O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 4 de março de 2009

ESPORTES - Ainda há vagas para o Suíço de Veteranos

Depois de terminados as competições esportivas que agitaram o Balneário Rincão, as atenções se voltam aos campeonatos no campo de grama. Deve iniciar ainda neste mês o Campeonato de Futebol Suíço Sênior (Veteranos).

Para discutir os últimos detalhes, será realizada uma reunião nesta sexta-feira, às 20h30min, na sede da Farben, no Bairro Aurora, em Içara. Até o momento 10 clubes confirmaram presença, mas a meta é chegar ao número de 12, que serão dividos em duas chaves.

A competição será organizada pela Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC) que tem como presidente Valmir Damiani Alves, que acredita no sucesso do evento esportivo. "Esperamos definir os últimos detalhes nesta sexta-feira para dar início à competição regional, que vai angariar um selecto grupo de atletas veteranos nos finais de semana".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Inscrições abertas do Futebol Suíço Feminino

Este ano será realizada mais uma competição de futebol suíço feminino.

Na disputa de 2008 a campeã foi Cocal do Sul que venceu o Índia Produtos Naturais nos pênaltis (8 x 7), após empatar no tempo normal por 1x1.

Para este ano, a Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC) já está com inscrições abertas para o campeonato, que tem prazo para iniciar na segunda quinzena de abril.

O presidente da LESC, Valdir Damiani Alves, afirmou que será realizada uma reunião na próxima sexta-feira, dia 6 de março, na Associação da Farben para rever os último preparativos para o evento esportivo.

Maiores informações nos telefones 9916-7541 ou 8403-2504.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - São José é mais uma equipe de Içara a disputar o Praião A


O time içarense que fez uma das melhores campanhas da do Praião B se consagrou campeão no fim de semana ao vencer o Zuleima Elite, de Criciúma, por 3x1 e já ensa na Série A.


Mais uma equipe irá representar o município de Içara nas competições do Praião 2009/2010. O São José que venceu neste último domingo o Zuleima Elite pelo placar de 3x1.

O jogo começou cedo. Eram nove horas da manhã e a bola já estava rolando na arena. Com um bom público, já que as duas equipes contavam com uma grande torcida. Muita gente da Vila Zuleima vestindo verde dividia espaço com torcedores do Vila Nova que chegaram mais cedo para torcer pelo São José.

E o time içarense saiu na frente, abrindo vantagem de dois gols. Antes, a arbitragem já havia expulso cinco atletas, sendo dois do São José. Mesmo com um a menos, o Zuleima Elite não se intimidou e partiu para cima. Conseguiu descontar mas, em um contra ataque, o São José definiu o placar e garantiu a passagem para a Série A.

Na premiação, além do festejado troféu, o São José faturou ainda a artilharia, com Bicudinho, autor de três gols no jogo e 10 na totalidade. Ronaldo foi o goleiro menos vazado, sofreu apenas três. O Praia B, eliminado na fase anterior, foi o time mais disciplinado.

Com o final da Série B, o Praião 2009/2010 já tem os doze participantes definidos: São José, Carbonífera Criciúma, Vila Nova, Espaço Alternativo, Trilho, Palmeiras, Comerciário, CPAI, Praia, Ajax, Siderópolis e Alô Você. O União da Praia, rebaixado, vai disputar a segunda divisão em 2010.

O técnico do São José, Reginaldo de Jesus (Dedê), afirmou que clube fez uma campanha impecável durante toda a competição. "Aproveitamos o nervosismo do time da Zuleima Elite, que depois dos primeiros minutos começou a ser agressivo, para tentar um resultado positivo", completou Dedê.

Para a campanha da Série A, a equipe começará a se preparar a partir do mês de agosto, para formar um time que permanecerá na elite representando o centro da cidade. "Vamos procurar apoio do centro, já que será o único time do centro representado na elite".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Belvedere: a origem italiana de Içara em exposição fotográfica


Com fotografias antigas das primeiras famílias italianas a colonizarem Içara, a Casa da Cultura pretende fazer renascer o amor pela cultura italiana nos corações dos içarenses.

Segundos dados do consulado italiano, aproximadamente 90% das famílias içarenses têm sobrenome de origem italiana.

Poucos sabem, por exemplo, que as duas primeiras famílias italianas que colonizaram a nova Belvedere (primeiro nome do município de Içara) foram os Zilli e os Mangilli.

É pela falta de conhecimento dessa e de outras informações e histórias, que a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes realizará, entre os dias 17 e 27 de março, uma exposição de fotos das primeiras famílias italianas que fundaram o município de Içara.

Segundo o expositor, Elias Zilli, o objetivo é justamente resgatar a importância da origem, da língua, da comida, enfim, da cultura italiana, já que a atual de Içara é nada menos do que o resultado da difusão desta cultura imigrante com as demais culturas brasilianas.

A exposição contará com dezenas de fotos antigas (entre 70 e 100, ainda a serem selecionadas). Também serão expostos os brasões oficiais das famílias italianas, com um breve histórico sobre cada um, entre outras curiosidades, como um bilhete do Nave a Vapore Garibaldi, navio pelo qual essas famílias chegaram ao Brasil.

Muitas pessoas só se preocupam em saber sobre os ancestrais italianos, quando tentam adquirir a Cidadania Italiana - que requer provas, através de certidões de nascimento, casamento e óbito, de que se trata de um descendente de italiano legítimo -, já que através da dupla cidadania, pode-se viajar para a Itália e fixar-se lá legalmente.

"A ideia é fazer as pessoas se interessarem realmente pela nossa história. Içara é a única cidade de colonização italiana que ainda não tem um monumento sequer em homenagem àquelas pessoas, que são o alicerce da história içarense", conta Zilli, que está preparando um documentário em vídeo sobre esse tema, com filmagens feitas em Içara e na Itália, nas províncias de onde vieram os imigrantes.

A abertura será no dia 17 e terá duração aproximada de quatro horas (o horário de início não foi estabelecido ainda pela organização). Os alunos das escolas públicas da região já es-tão convidados para prestigiar a exposição.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Sede da Polícia Militar de Vila Nova segue sem transtornos


Chuvas constantes barram alguns serviços no município, entretanto a nova sede do posto da Polícia Militar, que esta sendo construída no bairro Vila Nova, segue no prazo previsto, sem desordens.

O que era apenas um terreno com uma placa prevendo mais uma sede da Polícia Militar (PM) do município, já tem a estrutura prevista e em menos de 90 dias será inaugurado. A população do bairro Vila Nova poderá contar com serviços da PM, que funcionará em local de melhor acesso.

A construção foi iniciada no dia 16 de fevereiro, quando a construtora deu um prazo de 90 dias para o término da obra. O recurso foi liberado em janeiro pela Secretaria de Segurança Pública. Serão cerca de R$70 mil, que irão sustentar uma sede de 93m². De acordo com o comando da Polícia Militar haverá no local alojamento, recepção, sala, banheiros e garagem.

A nova sede, que irá substituir uma antiga, que está alugada há anos, além de manter um policial que atenderá a comunidade em horário de expediente, abrigará também a base do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), que disponibilizará um integrante para o plantão na madrugada.

Depois de finalizado, o posto policial receberá um rádio e uma linha telefônica para facilitar a comunicação entre os militares em serviço de rondas no bairro.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Educadores participam de projeto ambiental

Educadores de escolas públicas e particulares dos municípios de Criciúma, Nova Veneza, Forquilhinha, Treviso, Lauro Müller, Orleans e Siderópolis participarão, hoje, de uma Formação Continuada do Projeto de Educação Ambiental 2009 do Siecesc.

As palestras são sobre água, preservação ambiental, recuperação de áreas degradadas pela mineração de carvão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Lojistas aprovam a continuação do Sábado Total no município

A ideia de ampliar o horário no comércio em um sábado de cada mês deu certo no município. Os comerciantes avaliaram saldos positivos e repetirão a edição neste mês.

A campanha Sábado Total foi aprovada em reuni-ão realizada nesta segunda-feira na Câmara de Dirigentes Lojistas, e estará funcionando no dia 14.

O Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) registrou um aumento entre 15 a 45% nas consultas nos meses de março a novembro em relação ao mesmo período de 2007, um crescimento total de 2,9%.

O primeiro Sábado Total, que será realizado no segundo sábado do mês, inicia no dia 14 de março, com abertura das lojas das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. A CDL Mulher deverá organizar atividades de lazer na Praça da Igreja São Donato durante todo o dia.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Anel Viário: Obras de Içara começaram ontem

A última camada asfáltica de mais um trecho do Anel de Contorno Viário de Criciúma começou a ser colocada na tarde de ontem. O reinício das obras, paralisadas por pendências judiciais da empresa contratada, foi acompanhado pelo secretário Regional, Édio Castanhel, e pelo Diretor Geral da SDR Criciúma, Bruno Hirsch. No momento, a empresa segue finalizando a pavimentação do trecho de quase dois quilômetros que corta o bairro Presidente Vargas em Içara.

"Esta semana deve encerrar a pavimentação desse trecho, mas a liberação para o trânsito de veículos deve ocorrer apenas quando toda a sinalização, vertical e horizontal, estiver pronta", destacou o secretário Regional de Criciúma, Édio Castanhel.

Ainda conforme o secretário, o maquinário que está terminando a capa asfáltica no trecho de Içara será deslocado para um outro trecho do Anel Viário em Criciúma no dia 9 de março, segunda-feira. "Terminando a colocação de asfalto entre as SCs 444 e 443, começa a pavimentação do trecho que passa atrás da Unesc, entre as Avenidas Jorge Lacerda e Universitária em Criciúma", adiantou Castanhel.

Todo o trecho em obras do Anel de Contorno Viário de Criciúma possui cerca de 6,5 quilômetros, sendo 1,5 quilômetro em Içara feito exclusivamente pela Secretaria Regional e cinco quilômetros em Criciúma feitos em parceria entre Estado e município.

O anel viário de Criciúma irá beneficiar muitas pessoas que usam as estradas catarinenses para o transporte de carga ou mesmo para passeio sendo que a construção dará acesso a várias cidades vizinhas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Motoristas têm dificuldades no tráfego que dá acesso da 101 à Içara


O trevo situado antes do Viaduto de Vila Nova já provocou a queda de vários veículos, cujos motoristas estavam acostumados com o acesso menos sinuoso. O DNIT estuda uma solução do problema.

Carcaças e pedaços de veículos alertam os condutores quanto aos perigos existentes na curva em forma de "S", localizada na BR-101 e que dá acesso a Içara. Só neste final de semana foram sete carros que caíram neste trevo.

O recurvo acentuado é o principal motivo do transtorno. O problema ocorre desde a liberação do acesso, quando, constantemente os motoristas são surpreendidos pela curva sinuosa e, perdem o controle do veículo, eles acabam caindo às margens da rodovia.

De acordo com a assessoria de comunicações do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit), o principal problema é a imprudência dos motoristas. "O local é pertinente e possui toda a sinalização necessária. Entretanto, os condutores não obedecem à velocidade permitida o que acaba ocasionando os problemas", explicou o setor de relacionamento com a imprensa.

Mesmo por dentro dessa situação, o Denit está realizando um estudo com objetivo de analisar possíveis providências que venham resolver o caso e garantir a segurança dos condutores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Receita médica legível também será pedido por Marzinho

Um outro projeto, que possivelmente estará entrando em pauta na próxima sessão, que ocorrerá quinta feira, é em respeito a receita médica. De acordo com Marzinho, e como prevê a lei que será atualizada por ele "uma receita medica deve ser legível para o paciente e para quem vai avaliá-la".

De acordo com a lei, médicos e dentistas não poderão mais entregar receitas escritas manualmente. "Um remédio administrado erroneamente pode resultar em danos irreversíveis e ate mesmo na morte do paciente", descreveu o vereador do Partido Progressista na lei que será discutida pelos vereadores no próximo dia 5 de março, quinta feira.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1574: POLÍTICA - Bancos do município desconhecem a lei que limita o tempo de espera dos usuários

O vereador Osmar dos Santos solicitou na Câmara Municipal, no dia 19 de fevereiro, que o prefeito Gentil da Luz tomasse conhecimento aprofundado da lei para fazê-la funcionar urgentemente em Içara.

Enfrentar uma fila passa a ser o grande desafio da sociedade contemporânea, onde, para a maioria, "o tempo é precioso". Esse é o caso do agricultor Erani Souza Réus, que deixa todos os afazeres da lavoura e chega a esperar mais de uma hora nas filas de banco. "Já esperei muito aqui sentado, tem época em que eles não dão conta e a situação fica pior", contou Reús.
O caso do agricultor é semelhante ao de muitos trabalhadores da região que dependem do banco para pagar contas, realizar empréstimos e movimentar remunerações. Essas pessoas passam grande parte do dia enfrentando essa longa espera.

Pensando nisso, o vereador Osmar dos Santos (PP), o Marzinho do Pereira, incluiu na pauta do dia 19 de fevereiro um pedido para o funcionamento da lei no município. De acordo com ele, nenhum das agências bancárias de Içara cumprem a decisão criada em 26 de maio de 2004, a lei 2013, que determina o limite de tempo que cada consumidor pode esperar nas filas.

O Jornal Içarense, junto ao vereador, foi aos bancos do município para conferir a informação. A visita se deu em duas instituições bancárias: Banco do Brasil e Banco Itaú.

No Banco do Brasil, as pessoas relataram que diariamente esperam mais de 40 minutos para serem atendidas. "A fila é enorme. Em época de pagamento, o transtorno é ainda maior", contou a professora Maria Helena dos Santos, ressaltando que o fato ocorre em todos os bancos da cidade.

Depois de ouvir todos os relatos, a representante do Jornal Içarense e o vereador Osmar dos Santos se direcionaram ao gerente do banco, a quem apresentaram a lei sancionada em 2004. "Realmente essa lei existe e nós fazemos tudo o que é possível para fazê-la funcionar", afirmou o gerente Olacir Restelatto. O mesmo mostrou no documento que a lei só previa o atendimento nos caixas. Entretanto, os relatos da espera no caixa foram superiores ao tempo determinado pela lei.

No Banco Itaú, o movimento era pequeno e as pessoas não relataram cansaço na espera. Contudo, o artigo 2º da lei, que exige a existência de senhas e horários, não é disponível na agência. "Nós não tínhamos conhecimento dessa lei. Agora vamos analisá-la", confessou o gerente Fernando Cardoso.

O Bradesco também foi visitado. De acordo com os clientes, o tempo que os usuários ficam na espera ultrapassa os 40 minutos. Os sistemas de acesso à senha até existem no local, entretanto, não funcionam. O gerente administrativo, José Augusto Meller, alegou que o serviço só não funciona porque "os clientes criam as filas, sem querer pegar a senha". Depois de falar isso, ele foi questionado quanto ao funcionamento do painel: "se este recurso não funciona, como é que os clientes pegarão as senhas?", sem reposta, o gerente disparou com o "argumento" seguinte: "essa questão só pode ser respondida pelo gerente geral".

E assim acontece com todos os bancos do município. O Besc também não obedece ao tempo limitado. De acordo com a cabeleireira Jadna Clarindo, foram necessários mais de 40 minutos só para retirar um talão de cheques. "É uma falta de respeito! A fila era enorme e só tinham duas pessoas atendendo", desabafou Jadna.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.