O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Edição 1.743: EDITORIAL - Está na hora de ter representante na AL

Içara é um município em desenvolvimento, que tem uma grande participação na área da economia e no quadro político de Santa Cata-rina e está mais do que na hora de ter um repre-sentante na Assembléia Legislativa.
Júlio Cechinel (PP), Gentil Dory da Luz (PMDB) e Gilmar Bonifácio (Psol) até que ten-taram mas ficaram na suplência como depu-tados estaduais. Agora, quem se aventura, nu-ma carreira solo, é o ex-vereador Adilor Gugli-elmi (PSDB), que depois de muitos anos ser-vindo a ex-deputado Clésio Salvaro, hoje pre-feito de Criciúma, foi escolhido como candida-to da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Agora precisa apenas da aprovação da Executiva Estadual.
Agora Doia tem que se preparar para a dis-puta, que não é fácil e nem barata, e ele sabe disso, pois já trabalhou nos bastidores em di-versas eleições com Salvaro.
Os tucanos de Içara estão empolgados com a candidatura e já estão se mobilizando para que Doia consiga garimpar muitos votos em Içara e com isso, conquiste uma das vagas na Assembléia Legislativa. É claro que ele vai pre-cisar de votos em outras regiões, para isso é importante formar um grupo de apoio forte.

POLÍTICA - Câmara sem atendimento externo durante a semana


Devido à mudança de sede, a Câmara de Vereadores de Içara permanece sem atendimento ao público até o dia 19 de novembro, quando os trabalhos serão retomados normalmente.

A Câmara de Vereadores de Içara não realiza a sessão ordinária nesta segunda-feira, 9 de novembro, e o atendimento externo também estará suspenso até o dia 19 de novembro, devido aos trabalhos de mudança de sede que, ainda, estão acontecendo.
O presidente da Casa, Acirton Costa (PMDB) assinou o Ato Declaratório, determinando a interrupção do atendimento.
De acordo com o Diretor Administrativo da Casa, Paulo César Crescêncio, o PC, a organização da mobilia, instalação de equipamentos e ajustes na parte elétrica e telefônica requer este tempo para serem concretizados e na próxima semana os serviços ao público e sessão com parlamentares serão reestabele-cidos. A nova sede da Câmara Legislativa içarense se localiza na esquina das Ruas Henrique Lage e Ipiranga, no Centro.
Também foi cancelada a visita do Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Paulo Bauer, que aconteceria nesta segunda-feira, no auditório da Cooperaliança
De acordo com o vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, autor do pedido de vinda do secretário ao município, Bauer ligou, avisando, que não poderia comparecer ao compromisso, visto que o governador Luiz Henri-que da Silveira solicitou a presença do secretariado estadual nas inauguraçõ-es que realiza em Blu-menau e Joinville.
Segundo Polakinho o se-cretário da Educação deverá vir ainda este mês para falar da situação da educação no Estado e prestar esclarecimentos aos iça-renses sobre as obras na Escola Estadual Salete Scotti dos Santos.
Paulo Bauer garantiu que vai trazer novidades em obras para o município, contudo não há data formalizada para o encontro em Içara.

GERAL - Pavimentação à Barra Velha perto de virar uma realidade

Iniciaram nesta segunda-feira os trabalhos de pavimentação asfáltica do trecho entre Lagoa dos Esteves e Barra Velha, em Içara, começando a transformar em realidade um velho sonho.



A comunidade do Balneário Barra Velha, em Içara, viu na manhã desta segunda-feira, 9, o início dos serviços de pavimentação do trecho de 6,2 quilômetros entre a Lagoa dos Es-teves e a entrada de Barra Velha, passando pelas rodovias ICR 353/358.
O prefeito Gentil Dory da Luz, o vice-prefeito José Zanolli, e lideranças do município estiveram no local no começo de obra, que tem custo aproximado de R$ 3,2 milhões e é uma parceria entre prefeitura de Içara e Governo do Estado.
A empresa vencedora da licitação, Construtora Fer-nandes – Confer, terá cerca de 10 meses para concluir o trabalho. De acordo com o engenheiro responsável, Léo Charles da Luz, até o final do ano, cerca de 600 metros devem estar prontos com as devidas sinalizaçõ-es. “Também está sendo fe-ito drenagem, obras complementares (remoção e re-colocação de cerca); base macadame seco e base de brita graduada para o recebimento da capa asfálti-ca”, explicou.
“É um sonho de décadas e que agora finalmente vai sair do papel. É uma conquista da luta e persistência de muitos”, destacou Da Luz. “Essa obra é realidade porque classe política e comunidade se uniram, assim ganhamos força”, emendou Zanolli.
Já para o presidente da Associação de Moradores de Barra Velha, Antônio dos Santos Sebastião, o Marinheiro, com a obra as belezas naturais serão mais a-preciadas. “A poeira esconde as beleza que temos. Ho-je nasce a estrada e nós trocamos a ferrugem pelo brilho”, comemorou.
Terezinha Irmã Francisco, moradora da Lagoa dos Esteves,disse que a ação au-mentará a clientela na mercearia da família e que “os carros vão durar mais e até as roupas vão ficar limpas”, salientou.

POLÍCIA - Mais uma morte no Trecho Sul da BR-101 em Esplanada

Fim de semana trágico na BR-101 sul, em operação da PRF foi registrado três brutais mortes na região e um jovem de 12 anos em estado grave no Hospital São José em Criciúma.

Mais um acidente com morte foi registrado no Trecho Sul da BR-101, na noite de sábado, quando três veículos envolveram-se em um acidente na rodovia em Esplanada, Içara.
O motorista do Celta, placas MDI-5802, de São Ludgero, K.C.F., 28 anos, perdeu o controle e capotou, quando se dirigia de Arroio do Silva ao Norte do Estado. Ele morreu na hora. O irmão H.H.S., de 12 anos, foi levado ao Hospital São José, em Criciúma, com fratura em uma das pernas.
Outros dois acidentes fa-tais também foram re-gistrados na BR-101 Sul. Adão Luís Rodrigues, 50 a-nos, morreu no início da madrugada de sábado, no Km 413, em Araranguá, quando teve a moto Honda CBX 250, placa MFT-7651, atingida por um carro, que se evadiu do local sem prestar auxílio.
Também no sábado, no Km 272 da BR-101 em Im-bituba, Ildo Becker Justo, 69, morreu, após capotar o Peugeut 207 placas MGN-3055, de Araranguá. A esposa ficou ferida.

VARIEDADES - Assembleia de Deus realiza 15° Congresso de Missões

A Igreja Assembleia de Deus de Içara ,através do órgão missionário Ceifeiros da Última Hora, realiza do dia 9 ao dia 15 de novembro o 15° Congresso Internacional de Missões no município.



Os Ceifeiros da Última Hora, órgão missionário da Igreja Evangélica As-sembleia de Deus de Içara (cujo pastor presidente é Pedro Valentim Monteiro), promove de 9 a 15 de novembro, o 15° Congresso Internacional de Missões no município.
Durante a semana o congresso será realizado nos bairros e no fim de semana no Módulo Esportivo.
O evento contará com conferencistas de Santa Ca-tarina (Pastores Orlando Camilo Pacheco - Itajaí - e Cláudio Caetano - Joinville- e o Evangelista Kennedy Nunes- Joinville) e da África (Pastores Daniel Sagará- Mali - e Paulo Locatelli- Se-negal). Participarão, também, missionários do Brasil, Paraguai e África.
O congresso terá a presença dos cantores Quarteto Gileade, Dedos de Da-vi, Mery e Marlucy, Os Atalaias, José e Ricardo e Orquestra Sinfônica Celebração.
De acordo com o coordenador das missões da igreja no município, pastor A-nildo Zanardi, o objetivo do congresso é “mostrar aos içarenses e público em geral, evangélico ou não, aquilo que é feito nas missões no mundo inteiro.
Os Ceifeiros da Última Hora, levam o nome de Içara: em três frentes de trabalho no oeste do estado; no Amazonas; no Norte de Minas Gerais; no Para-guai, com missionários içarenses e uma família de missionários paraguaios; no Haiti, trabalho com crianças pobres; e também na Venezuela; Equador; Portugal; Espanha; Cabo Verde e Mali.
“Além de levar o conhecimento de Deus às pessoas, desenvolve-se uma obra social com trabalhos de alfabetização, orientação de saúde básica e alimentação”, explica Pastor Zanardi.
De acordo com ele, espera-se conscientizar aos i-çarenses, que vive, num lugar favorecido, em detrimento a condições de vida existentes no continente africano, por exemplo, e que a ajuda de cada cidadão é fundamental para a continuidade das missões, que vai além da religiosidade: é serviço humanitário. “A vida que Deus nos deu é para nos prepararmos para a vida eterna, que tem início, mas nunca terá fim. A melhor obra é ajudar aos necessitados e levar-lhes o caminho, a verdade e a vida, através de Jesus Cristo”, declara.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3432-4991.

ESPORTES - Criciúma não passou de um empate diante do Brusque

Precisando da vitória o Tigre realizou um jogo muito fraco, diante da torcida, neste domingo, na abertura do returno da Copa Santa Catarina é já começa a gerar dúvidas entre os torcedores.

O Criciúma empatou com o Brusque em 3 a 3 na noite de domingo, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo que marcou a abertura do returno da Copa Santa Catarina 2009.
O Tigre começou na frente do placar, com Marcelo Moscatelli, aos 25 minutos da etapa inicial. Logo depois, aos 27, Valdo empatou para os visitantes.
Na segunda etapa, Ro-naldo Capixaba, aos 2 minutos, fez para o Tigre. Aos 10, Lucas empatou para o time brusquense. Já, aos 12, Willian Gaúcho ampliou para o Brusque. E Ramom Zanardi, aos 48 minutos, empatou para o Tigre
Com o resultado, o Tigre soma um ponto, juntamente com o Brusque. Já Metropolitano lidera a nova etapa, somando três pontos no returno.
O Tigre volta a jogar na quarta-feira, dia 11, contra o Metropolitano, em Blumenau.
Time Júnior do Criciúma está próximo de garantir o título estadual da categoria.
Na decisão, marcada para o meio de semana em Floria-nópolis, a garotada pode perder por até 1 a 0 que ainda será campeã. Destaque da partida foi o lateral direito Roni, que desfalcou o time principal para fortalecer a categoria de base.
Jogando em casa o Cri-ciúma teve um gol anulado, mas saiu atrás no marcador. O primeiro gol foi marcado por Renê. Ainda no primeiro tempo Átila aproveitou uma cobrança de falta de Roni para de cabeça deixar tudo igual.
Na etapa final, o Criciúma partiu para cima do adversário e aos 17 Cassiano virou o jogo para o Tigre. Aos 34 o time da casa ampliou a vantagem com Paulinho.
Agora é se preparar para decisão, quarta-feira.