O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

CAPA: Edição2.111 - Içara, 21 e 22 de maio de 2020

Manique Barreto assume comando da PM de Içara
(Divulgação)


Família Zanolli busca adesão para fundar PSD
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Moradores do 1º de Maio pedem abertura de rua
(Bruna Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PSD começa devagar em Içara

O prazo que os içarenses tinham para recolher assinaturas de interessados em fundar o PSD no município, que venceria nesta sexta-feira, dia 20, foi adiado mais uma vez, para a pró-xima terça-feira, dia 24.
Porém, a intenção inicial dos democratas da cidade era entregar as cerca de 600 assinaturas recolhidas nesta sexta-feira no Cartório Eleitoral de Içara.
Para uma sigla que pretende se tornar a segunda força em Içara, o processo está muito lento.
O PSD tem que provar que é um partido que vem para se diferenciar dos demais no país e, para isso, os filiados tem que ter firmeza nos atos, contrário das outras siglas.
Qual vai ser o diferencial do PSD? Só tempo vai dizer.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,

Cuidados com aleitamento artificial

Infelizmente, a realidade de vida das mulheres muitas vezes não permite a amamentação exclusiva no peito, sendo necessário o uso da mamadeira, que nem de longe se compara ao seio materno, tanto em forma como em função, porém existem maneiras de a-limentar o bebê através da mamadeira, causando o mínimo de danos possíveis.
Dê preferência ao bico ortodôntico de mamadeira, em relação aos bicos comuns. O bico ortodôntico pos-sui o furo menor que o bico comum, pois é extrema-mente importante que a criança se esforce para sugar o leite. É desse modo que os músculos da face e a man-díbula são estimulados, além saciar a necessidade de sucção. Se o bebê não suprir a necessidade de sucção durante a amamentação, ele pode começar a sugar as mãos, os dedos ou a chupeta. Pela sua forma, o bico ortodôntico auxilia o vedamento labial e dá maior a-poio aos lábios. Tem furo na região superior do bico, impedindo que o leite caia diretamente na região pos-terior da cavidade oral, auxiliando o bebê na coordena-ção sucção-respiração-deglutição, diminuindo engas-gos e riscos de asfixia. Ele também per-mite a elevação da ponta da língua na cavi-dade oral, cri-ando padrões de deglutição que não prejudiquem as arcadas dentárias nem a fala.
Segundo a Dra. Thamara Silvestri Cruz Knabben - Odontóloga da Rede Municipal de Içara na ESF Espla-nada e Ortodontista Particular em Criciúma, apesar das vantagens do uso do bico ortodôntico em relação aos bi-cos comuns, seu uso é recomendado somente até os dois anos e meio de idade, devendo ser substituído gradati-vamente pelas papas de frutas e legumes, uso de canecas com canudos até o uso de copos comuns.
Outro ponto a ser citado é a cárie dentária de mama-deira, que afeta crianças que usam mamadeira com líquidos açucarados e que geralmente adormecem ou são alimentados durante o sono, sem que seja feita a higiene oral adequada. É muito importante que a hi-gienização da cavidade oral sempre seja feita após as mamadas. O bebê precisa de segurança e do calor dos braços da mãe. Por esse motivo, quando for dar a ma-madeira, a melhor coisa é copiar a maneira cômoda que ele estaria se estivesse no peito. A criança se ali-menta mais satisfeita e tranqüila e estabelece uma ligação afetiva com sua mãe. O ideal é que o bebê seja amamentado, exclusivamente, no peito por pelo menos seis meses, pois desta forma haverá, entre outros benefícios:
* Trabalho dos músculos dos lábios, língua e face
* Preparação da musculatura para futura mastigação
* Reforço da respiração nasal
* Preparação dos músculos para boa mobilidade na produção dos sons da fala
* Desenvolvimento da maxila e da mandíbula para correto posicionamento dos dentes.
Bom Final de Semana a todos!!!!

POLÍTICA - DEM de Içara recolhe 600 nomes para fundar PSD

O esvaziamento dos partidos pequenos promove a migração dos políticos para outras si-glas; e o recém-criado PSD é a alternativa de boa parte dos içarenses, principalmente do DEM.

O prazo que os içarenses tinham para recolher assinaturas de interessados em fundar o PSD no município, que venceria nesta sexta-feira, dia 20, foi adiado mais uma vez, para a próxima terça-feira, dia 24, segundo o vice-prefeito José Zanolli (DEM).
Porém, a intenção inicial dos democratas da cidade era entregar as cerca de 600 assinaturas recolhidas ainda nesta sexta-feira. “Devemos entregar as assinaturas no Cartório E-leitoral de Içara nesta sexta-feira, ou então no início da próxima semana, já que teremos um prazo maior. E quanto mais gente assinar, melhor”, comentou o democrata Renato Réus, no início da tarde de ontem.
Réus ficou de conversar com Zanolli para definir o que fazer.
A lista de nomes será en-tregue no Cartório Eleitoral, que vai fornecer uma declaração.
“Esta declaração vai ser enviada para a comissão nacional do PSD, pois acredito que não foi constituído Diretório ainda”, relatou Réus.
Em Içara, 20 pessoas estiveram mobilizadas na co-leta das assinaturas.
Para o município, a meta era recolher 200 nomes. Sendo assim, o número de adesões foi três vezes maior. Para todo Estado, o estipulado eram 12 mil assinaturas.
De acordo com o vice-prefeito, os nomes coleta-dos não serão automaticamente filiados ao partido quando for fundado. A lista serve, justamente, para medir o interesse das políticos em cada cidade em aderir ao PSD. As filiações serão tratadas em um segundo momento.
Está previsto para junho um grande ato do partido recém-criado, em Florianó-polis, com a presença do governador Raimundo Co-lombo, já filiado à sigla, e outras lideranças, como o fundador Gilberto Kassab. No evento, o PSD de Içara deve surgir oficialmente.
O partido precisa ser fundado até outubro deste ano, para que os filiados possam concorrer às eleições em 2012.

GERAL - Rua de acesso à escola no bairro 1º de Maio ainda está fechada

Desde o começo do ano a comunidade doPrimeiro de Maio está reivindicando a abertura de uma rua entre a Escola Angelo Zanellato e o Centro Comunitário, a liberação depende de acordo.

Há quase dois meses o Jornal Içarense relatou a dificuldade da comunidade do bairro 1º de Maio com relação a uma rua entre a Escola Angelo Zanel-lato e o Centro Comunitário, que foi fechada com cercas e tonéis pelo dito proprietário do terreno.
A diretoria da associação de moradores da loca-lidade, na tentativa de resolver o problema, informou, nesta sexta-feira, dia 20, que tem tentado agen-dar uma reunião com o prefeito Gentil da Luz, mas até agora não conseguiu.
“Só nos prometeram que seria marcada a reunião e nada”, relatou o presidente da associação de moradores do bairro, Fabiano Possamai Manarin.
Em março o prefeito declarou que estaria analisando junto ao setor de Planejamento o que poderia ser feito, e que no mapa do loteamento, o local já aparece como uma rua, ou seja, é de propriedade do município.
“Não queremos o prejuízo do morador. Mas, se é uma necessidade urgente da comunidade, vamos ter que exigir”, disse o chefe do Executivo na época, sobre a desapropriação.
Houve uma reunião entre a associação de moradores e a Associação de Pais e Amigos da escola. Segundo Manarin, a diretora Dalva de Mello Martig-nago disse que tentaria a-gendar uma reunião com o prefeito e também não conseguiu até o momento.
O secretário de Educação, Antônio de Mello, que estava intermediando o im-passe, informou nesta sexta-feira que “o prefeito está conversando com o dono do terreno”. A reportagem do Jornal Içarense tentou contato com o prefeito, mas não obteve sucesso.
De acordo com o assessor, ele esteve em reunião em Criciúma durante a tarde, e nem mesmo ele estava conseguindo contato.

POLÍCIA - Até junho PM de Içara passará a ter um novo comandante

Está sendo programado uma nova troca de comando na Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, e o tenente-coronel Adilton Maciel será substituído pelo coronel Cosme Manique Barreto.

A Guarnição da Polícia Militar de Içara pode receber um novo comandante, até junho. A informação se confirmou quando o atual, tenente-coronel Adilton Maciel, afirmou estar se transferindo para a cidade de Tubarão. Maciel ocupa o cargo a pouco mais de um ano.
O tenente-coronel já teve passagem por mais sete cidades. A primeira delas foi Florianópolis. Saiu da academia em 1984 e foi incorporado pelo 4º Batalhão como aspirante a oficial. Em seguida, se transferiu para Itajaí. Daí em diante chegou a atuar também em Curitibanos, Lages, São Miguel D´Oeste, Rio do Sul, Chapecó e Laguna. Recentemente Maciel completou 30 anos de serviço a Polícia Militar.
O substituto e poderá ser Cosme Ma-nique Barreto que a-tua há um ano e três meses na cidade de Laguna.
A ideia de troca de comando iniciou no final de 2010, mesmo que ainda sendo especulação. Içara já sabe que vai ter um novo comandante, a data da troca ainda não está definida, mas pode ser que o-corra até o final deste mês ou em junho.
Barreto afirmou querer vir para Içara, mas oficialmente não tem nada acertado. Somente há conversas entre o comando geral.
Em breve, o comando da Polícia Militar de Içara deverá se transferir para um novo endereço. Vai deixar a sede localizada na Rua João Menegaro, no Bairro Primeiro de Maio, para a nova guarnição, construí-da na Rodovia SC-444, ao lado da Central do Giassi.

VARIEDADES - Artista plástico Ademir Gonçalves expõe novas telas

Natural de Morro da Fumaça, o artista plástico Ademir Gonçalves vive em Içara há 26 anos, onde começou o trabalho com pintura em tela; ele está expondo em sua casa oito novas obras.

Desde criança Ademir Gonçalves gostava de de-senhar. Mas, foi aos 25 anos que ele começou a fazer o que seria seu ofício por muitos anos: a pintura em tela.
O interesse surgiu a par-tir da apreciação de obras de outros artistas.
Natural de Morro da Fumaça, Gonçalves está há 26 anos em Içara, municí-pio onde criou e expôs as primeiras obras. “As pri-meiras telas coloquei em exposição na Casa da Cul-tura Padre Bernardo Jun-kes, quando ela abriu”, re-lata o artista.
Temas bíblicos, paisa-gens e monumentos são o que Gonçalves mais gosta de pintar. Ele conta que tira inspiração para as pintu-ras da própria imaginação. “Não gosto de copiar, a não ser casas antigas, quando tiro fotos delas e, a partir disso, faço a pintura. Mas, prefiro mesmo é criar os meus trabalhos”, ressalta.
Recentemente Gonçal-ves criou oito novas telas que estão expostas em sua casa, no bairro Jaqueline. Ele explica que levou uma semana para pintar todas elas e que pretende criar mais, até completar 30, pa-ra poder expor a convite no Super-mercado Giassi, em Criciúma.
A principal característi-ca das suas obras, segundo o artista, são as diferentes cores. “Quando vejo telas de outros artistas, gosto de admirar o colorido. Mi-nhas telas são bem colori-das”, informa.
O pintor diz que vende bastante telas, principal-mente as feitas por enco-menda. Além disso, recebe pedidos para decoração de paredes de residências, co-mo fez em sua própria casa. “O pessoal fica muito curioso para ver a pintura nas paredes da minha ca-sa”, conta Gonçalves.
O valor das telas fira em torno de R$ 150. “O artista plástico é bastante admira-do, mas na hora de vender a obra é difícil valorizar”, co-menta, sobre o baixo preço.
Para “ganhar a vida”, Gonçalves teve que reser-var um espaço entre as artes plásticas para traba-lhar com pintura de letrei-ros, painéis, faixas e placas.
O pintor já participou de um livro com outros artis-tas plásticos de Santa Ca-tarina e foi convidado, no-vamente, para ter as obras incluídas na segunda edi-ção da literatura.
Gonçalves já expôs telas em diversas cidades da re-gião e diz ter muitos admi-radores. “Recebi cerca de 300 visitas no meu perfil do Orkut”, comemora.
Na perfil do pintor na in-ternet há a divulgação de fotos de algumas obras. O telefone para contato é (48) 3443-6480 e 9945-0749.

ESPORTE - Gaúcho já definiu equipe para a estreia da Série B

Criciúma já está definido para começar o Campeonato Brasileiro, neste sábado, diante do Guarani, no Heriberto Hülse, com o pé direito, dando ínicio a campanha para voltar a Série A.

O técnico Edson Gaúcho define o Criciúma para o jogo de estreia na Série B, neste sábado, às 16h20min no Estádio Heriberto Hül-se, contra o Guarani-SP.
O zagueiro Nirley e o lateral Fabiano estão no departamento médico.
O time novamente não terá segredo. Edson Gaúcho já pré-definiu a equipe, tricolor, que deverá entrar em campo com Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Toninho e Marinho Doni-zetti, Carlinhos Santos, Pi-rão, Diogo Oliveira e Roni; Schwenck e Lincon.
O adversário também es-tá definido. Guarani vai en-trar em campo com Emerson; Bruno Peres, Ailson, Neto e João Paulo Gomes; Rafael Jataí, Dadá, Jeffer-son Luís e Rodrigo Paulis-ta; Fabinho e Geílson.
A torcida tricolor deve lotar as arquibancadas do Majestoso, neste sábado
Na quinta-feira doa 19 a direção de futebol apresentou o goleiro Fábio e o atacante Zé Carlos. Mais dois reforços devem chegar nos próximos dias: o volante Diogo e meia Aloísio.
Começou com duas vitórias a participação do Cri-ciúma no Campeonato Ca-tarinense das categorias de base. Juvenis e juniores foram ao Estádio Domingos Machado de Lima, em Con-córdia, e arrancaram resultados positivos.
Na primeira partida, os juvenis do técnico Geraldo Spricigo venceram o Concórdia por 3 a 1, com gols de Mateus Badalotti, duas vezes, e Renan. No outro jogo, os juniores treinados por Wilson Vaterkemper marcaram 3 a 0 com gols de Baiano, Guilherme e Brian.