O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CAPA: Edição2.125 - Içara, 10 de junho de 2011

Carros da subprefeitura do Rincão são depredados
(Divulgação)


D’Estefane assume a gerência regional de Agricultura da SDR
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Tarcísio Lima vai presidir comissão do PP
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Hora de juntar os cacos no PP

Dispostas a pedir agili-dade no processo de insta-lação de uma comissão pro-visória para o PP de Içara, lideranças do antigo Dire-tório reuniram-se e assina-ram um documento, que foi entregue à Execu-tiva Esta-dual, pedindo que o ex-vere-ador e advogado Tarcísio Li-ma assumisse como presi-dente da comissão.
Lima terá a função de a-pagar o incêndio que existe dentro do partido, devido a duas alas, e para isso terá que ter muita paciência pa-ra unir os grupos de Dal-vânia Cardoso e de Júlio César de Luca, colar os ca-cos de vidros para fazer um vaso novo. Se conseguir isso, já uma benção.

CHARGE

De olhovivo na Educação

Livros didáticos com erros foram distribuídos pelo MEC

A Controladoria Geral da União (CGU) abriu na segunda-feira (6) dois procedimentos para identificar e punir culpados pela compra de livros didáticos com erros graves distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) a escolas públicas da zona rural.
Com 35 volumes, a coleção Escola Ativa ensinava, por exemplo, que dez menos sete é igual a quatro ou que dezoito menos seis é igual a seis. Para apurar as responsabilidades, foram desencadeadas uma sindicância e uma auditoria. Em nenhuma delas, porém, avisou a CGU, o ministro da Educação, Fernando Haddad, será ouvido.
A coleção custou aos cofres públicos R$ 13,6 milhões. Embora a distribuição da coleção com erros graves tenha ocorrido no segundo semestre do ano passado e descoberta no início do ano, somente semana passada o MEC decidiu comunicar o ocorrido à CGU. A ação do ministério ocorreu dias depois de o jornal O Estado de S. Paulo procurar a assessoria da pasta solicitando informações sobre a coleção cheia de erros.
Ao todo, foram impressos 7 milhões de livros. Os exemplares com erros foram distribuídos a 39.732 classes multisseriadas da zona rural, presentes em 3.109 municípios de todos os Estados do País. Segundo publicação do MEC, essas classes atendem 1,3 milhão de alunos. A coleção foi retirada do ar na internet. O ministro admitiu, na última sexta-feira, que o número de erros era tamanho que não se resolveria o problema com uma errata. O ministro reconheceu ainda que a revisão havia sido muito malfeita.
A CGU terá 30 dias, renováveis por mais 30, para concluir a sindicância. Responsáveis poderão ser punidos com suspensão até demissão do cargo. A auditoria, por sua vez, vai avaliar os prejuízos aos cofres públicos. De acordo com a assessoria, não há prazo para a conclusão da auditoria.

POLÍTICA - Tarcísio Lima é indicado presidente da comissão provisória do PP

O nome do advogado Tarcísio Lima foi colocado pela Executiva Estadual do PP e lideranças do partido de Içara durante reunião em Florianópolis, para assumir a presidência da comissão.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Dispostas a pedir agili-dade no processo de insta-lação de uma comissão provisória para o PP de Iça-ra, lideranças do antigo Di-retório reuniram-se e as-sinaram um documento, que foi entregue à Executiva Es-tadual na manhã desta quinta-feira, dia 9, em Flori-anópolis.
De acordo com a ex-se-cre-tária de Administração de Içara, Dalvânia Cardoso, que estava na comitiva de li-deranças; ainda ontem o PP Estadual sugeriu a forma-ção da comissão provisória.
“Para nossa surpresa, eles resolveram nomear a co-missão hoje mesmo (quinta-feira). Os nomes foram su-geridos tanto por nós de Iça-ra, quanto pela Estadual”, ressaltou Dalvânia, que foi acompanhada pelo ex-pre-feito Heitor Valvassori, o ex-vice-prefe-ito Naelti Vianna e empresário Olavo Della Bruna.
Segundo Dalvânia, 18 pessoas foram escolhidas para formar a comissão e o presidente será o ex-verea-dor e gerente administrati-vo da Cooperaliança, Tar-císio Lima.
“Nesta sexta-feira o do-cumento com os nomes dos integrantes da comissão se-rá entregue ao presidente Tarcísio Lima, que vai a-nunciá-los”, explicou a pro-gressista, sem querer a-diantar quem são.
“O nome de Tarcísio foi consenso entre todos, pela fi-delidade que tem ao parti-do. Já foi vereador por dois mandatos, é uma pessoa ponderada e capacitada pa-ra a presidência da comis-são”, enfatizou Dalvânia.
Tarcísio Lima, entretanto, informou na tarde desta quinta-feira que não sabia da indicação. “Há alguns dias o Heitor e a Dalvânia perguntaram se eu aceitaria fazer parte da comissão pro-visória e eu disse que sim. Desde então não falaram mais comigo sobre o assun-to, por isso não sabia que fui indicado”, falou.
A ex-secretária do gover-no do PP no município co-memorou a formação da comissão provisória. “O PP de Içara agora é novamente oficial. Os nomes foram es-colhidos para reestrutura-ção do partido, com o aval de lideranças como Julio Ce-chinel e Pedro Deonízio Ga-briel. Vamos trabalhar para organização do PP, a fim de vencer as eleições em 2012 e continuar a boa administra-ção que fez em Içara. Os no-mes já foram encaminhados ao Tribunal Regional Eleito-ral”, disse ela.
Ainda, segundo Dalvâ-nia, o ex-presidente da si-gla, Arnaldo Lodetti Júnior, e Júlio De Luca foram pro-curados para assinar o do-cumento, mas, se recusa-ram. “Estamos em uma de-mocracia, foi vontade da maioria que o processo se agilizasse”, comentou a progressista.
De Luca não quis comen-tar sobre a recusa de assinar o documento, mas, com re-lação à escolha de Lima, achou “ótimo”. “Se está nas mãos do Tarcísio, está em boas mãos”, disse.
Já Lodetti afirmou que só vai se pronunciar sobre a formação da comissão pro-visória quando receber a informação oficial. Mas, so-bre a indicação de Lima, também adiantou que é fa-vorável. “Se for o Tarcísio, está em boas mãos. Ele é um companheiro nosso, um dos símbolos do Partido Pro-gressista”, enfatizou.
Quanto ao fato de ter se recusado a assinar o docu-mento explicou que foi por causa da forma que foi feito o processo. “Não me convi-daram para reunião. Cinco ou seis pessoas se reuniram e decidiram formar a comis-são, trazendo o documento pronto para eu assinar. Não concordei também porque foi feito sem a participação dos vereadores, ex-presi-dentes do partido e lideran-ça da juventude progres-sista”, reclamou.
Apesar de não ter assina-do o termo que pedia agili-dade na definição da situa-ção do partido, o ex-presi-dente da sigla disse que era a favor disto. “Também acho que já estava na hora de o partido se definir. Só não a-provei a falta de partici-pação, tanto minha quanto de outras pessoas importan-tes do partido, na decisão”, esclareceu.

GERAL - MIV pede técnicos para Fundai contestar estudo de mineradora

Na Ação Popular movida pelo MIV e pela Fundai contra a licença concedida à empresa Rio Deserto, os ambientalistas pediram para apresentar perguntas questionando o EIA/RIMA.

(Divulgação)

Em reunião com o prefeito Gentil Dory da Luz, no Paço Municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 9, integrantes do Movimento Iça-rense pela Vida (MIV) e da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) pediram ao prefeito o aval para con-tratação de técnicos que deverão analisar o Estudo de Impacto Ambien-tal (EIA/RIMA) elaborado pela Empresa Rio Deserto, referente a Mina 101, de Santa Cruz.
O pedido foi feito devido a Ação Popular que tramita na 2ª Vara da Comarca de Içara desde 2009, em que o MIV pede a revogação da licença ambiental da minera-dora de Criciúma.
“Falamos com o prefeito da necessidade de criação de um departamento jurídico para a Fundai, além da montagem de uma equipe técnica para a fundação, a fim de apontar os erros que acreditamos existir no EIA/RIMA”, explica um dos integrantes do movimento, Renato Brígido.
De acordo com Brígido, assim como a mineradora apresentou estudo com o pa-recer de técnicos especia-lizados no assunto, o juiz da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, determinou que o MIV também fizesse o mesmo, para contestar o EIA/RIMA.
Ainda de acordo com o in-tegrante do movimento am-bientalista, o prefeito Gentil Dory da Luz concordou com o pedido. “A Administração Municipal também foi parte interessada na Ação Popular, ao lado do MIV. Então, tem o dever de ajudar”, ressalta.
Sete técnicos devem ser contratados temporariamente pela Fundai.
O advogado da Rio Deserto, Sérgio Clemes, explica que o processo está em “fase de provas” e que a empresa está tranquila quanto a adequação e completude do EIA/RIMA. “O estudo foi a-provado pelo Ministério Público Federal e pela FAT-MA. A empresa tem a convicção de que está adequado”, diz Clemes.
O advogado esclarece ainda que o juiz concedeu ao MIV a indicação de pontos controvertidos e apresentação de quesitos contra o EIA/RIMA, para que um perito judicial, designado posteriormente pelo magistrado, faça a análise.
“Então, não serão os técnicos da Fundai que vão de-terminar se existem erros no EIA/RIMA. Eles apenas indicarão pontos contraverti-dos e apresentarão quesitos, ou seja, as perguntas que o perito judicial vai responder”, enfatiza Clemes.
A audiência em que o juiz aceitou o requerimento do MIV para produção de prova pericial e testemunhal, bem como a concessão de prazo para indicação de pontos controvertidos e apresentação de quesitos, aconteceu no dia 9 de novembro de 2010.

POLÍCIA - Carros tornam-se alvos de vândalos no Rincão

Polícia Civil investiga um caso curioso de depredação contra quatro veículos que estavam na garagem da antiga Subprefeitura do Distrito Balneário Rincão, na madrugada de quinta-feira.

(Divulgação)

Parece que a Subprefei-tura tornou-se alvo constante de criminosos além da insegurança depois de um furto no prédio, há menos de um mês, na terça-feira dia 7, os ladrões tentaram arrombar um caixa eletrônico dentro da sede. E agora, foi à vez dos vândalos depredarem quatro automóveis públicos. Foi a segunda ação criminosa na mesma semana.
Segundo informações da subprefeitura do Balneário Rincão, quatro automóveis (um Fiat Palio, uma Currier e dois Fiat Uno) da instituição foram quebrados por vândalos, na madrugada de quinta-feira.
Nada foi roubado, os carros foram apenas depredados. Os funcionários chegaram por volta das 6h-30min e se depararam com a cena de destruição.
Os meliantes arrebentaram as portas dos veículos, e arrancaram os parabri-sas, jogando as peças pelas ruas centrais do Rincão.
Os vândalos aproveitaram o momento em que o vigia delocou-se até a sub-prefeitura para fazer o estrago com os carros.
Ainda não há suspeitos
Depois do registro de o-corrência o caso foi repassado à Polícia Civil que começou a investigar e ainda não têm suspeitos
De acordo com a Polícia Civil de Içara, caso como esse torna-se complicado pois o ato de vandalismo não segue padrão algum. “É muito provável que tenha sido ação de jovens que sem motivos aparentes cometem esse tipo de crime”, comentou o delegado.
O caso está gerando muita repercussão entre os moradores e os servidores público do Rincão.

VARIEDADES - FAI ajuda mulheres na criação de clubes de mães em Içara

Ao fornecer apoio, materiais e monitoras, a Fundação Assistencial de Içara (FAI) tem incentivado mulheres do município na realização de trabalhos manuais e confraternização.

(Fotos/Divulgação)

A Fundação Assistencial de Içara (FAI), além de outras atribuições, ajuda mulheres formar e manter clubes de mães. A função da entidade é fornecer o material para trabalhos manuais e disponibilizar monito-ras para ensino de pintura em tecido, bordado, entre outras atividades.
De acordo com a secretária executiva da FAI, Zul-mara Bacis Gugliemi, para a criação de um clube de mães, as içarenses precisam formar um grupo de no mínimo 10 pessoas.
“São elas que definem lo-cal e dia da semana para o encontro. Também elegem uma presidente e arrecadam dinheiro para suas festas e viagens. Nossa parte é explicar como deve funcionar o clube, fornecer material e contratar a monitora”, explica Zulmara.
Atualmente, a FAI ajuda 53 clubes de mães, sendo que quatro deles são de tercira idade. “Temos também oito clubes em parceria com a Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (EFIAS)”, conta a secretária executiva.
Na quarta-feira, dia 8, a FAI criou mais um clube, desta vez no bairro Jardim Elizabete.
A presidente da entidade e primeira dama, Marielza Inácio da Luz, decidiu ajudar as 23 mães que pediram reuniões no período noturno, por trabalharem durante o dia. “Elas nos relataram que gostariam de aprender a fazer trabalhos manuais e também participar do ambiente de descontração proporcionado pelos clubes de mães da FAI. Adoramos a ideia e prontamente atendemos ao pedido”, destaca Marielza da Luz.
Depois da fundação do clube do bairro Jardim Elisabete, a equipe da FAI distribuiu o material de trabalho para as 23 mulheres
Recentemente o clube de mães da localidade de Alto Alegre também ganhou o apoio da FAI.
Com a fundação oficial do clube, no início do mês, 17 mães passam a se reunir todas as segundas-feiras. Além de oficializar o clube, a FAI entregou às componentes todo o material necessário. “É bem legal. Um momento de descontração. A maioria das mulheres deseja aprender a fazer trabalhos manuais, mas algumas vão para as reuniões mais para conversar. É uma terapia para elas. Muitas que eram depressivas começaram a melhorar depois que se envolveram com o clube. Só estando nas reuniões para perceber a alegria delas”, enfatiza Zulmara.
Em abril a FAI ofereceu às mais de 20 monitoras e coor-denadoras aulas de capaci-tação artística com novas técnicas de pintura em tela e tecido. O curso foi ministrado no Centro de Eventos, pela paulista Lina Melão, contratada da empresa Con-dor, de São Bento do Sul.
Cerca de 70 aniversariantes do mês de maio foram contempladas com um passeio no Aqua Park, em Urussanga, com direito a almoço sorteio de brindes e música.

ESPORTE - Criciúma está escalado para enfrentar sábado o Vila Nova

O técnico Edson Gaúcho treinou durante a semana uma equipe ofensiva fazendo várias mudanças durantes os coletivos visando achar a equipe certa para surpreender o time goiano.

(Divulgação)

Três alternâncias para o meio campo do Criciúma foram testadas no treino tático de ontem. O técnico Édson Gaúcho observou opções para as vagas do volante Carlinhos Santos e dos meias Diogo Oliveira e Pedro Carmona. Os três, porém, estão com as titula-ridades encaminhadas para enfrentar o Vila Nova, no Serra Dourada.
Henik treinou alguns mi-nutos no lugar de Carli-nhos Santos. O meia Aloí-sio, que ganhou condições legais, chegou a atuar na vaga de Diogo Oliveira. E Breitner, também legaliza-do, esteve 20 minutos entre os titulares substituindo Pedro Carmona.
Dezenove atletas foram relacionados para viajar até Goiás: os goleiros An-drey e Fábio, os zagueiros Nirley, Rogélio e Toninho, os laterais Fábio Santana, Marinho Donizete e Thoni, os volantes Carlinhos San-tos, Henik e Pirão, os meias Diogo Oliveira, Pedro Car-mona, Mariano Rubbo, Breitner e Aloísio e os ata-cantes Zé Carlos, Schwen-ck (que não deve jogar por estar gripado e Roni.
O técnico Heron Ferreira tem problemas para escalar o Vila Nova, no Estádio Ser-ra Dourada, diante do Crici-úma. Na lateral esquerda, Jorge Henrique cumpre sus-pensão automática, pela ex-pulsão diante do Ituiutaba. O zagueiro Bem Hur segue no departamento médico e não deve jogar. A novidade deve ser a estreia de Marlon na lateral esquerda.