O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dalvânia é eleita presidente do PP

Depois do banho que a Chapa 2 (David) deu na Chapa 1 (Golias) e conseguir 70% dos votos dos filiados a ex-secretária de Administração de Içara e atual de Siderópolis, Dalvânia Pereira Cardoso, foi conduzida a presidência do Diretório, tendo como vice, Marcel Fabris, o Tuca.
A renovação foi radical, sendo que antigas lideranças da sigla passaram a ser coadjuvantes dando espaço para a juventude, levando o partido, novamente, ao lugar de oposição ao PMDB. Agora, é esperar para saber qual será o posicionamento dos vereadores do PP, que terão que se definir pela situação ou oposição.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Nem tudo é passageiro, um pouco é motorista e o resto é cobrador”. Frase de Ademir dos Santos, se referindo ao vereador Joaci Domingos Pereira (PMDB), o Boca, que já foi motorista de ônibus, e Prefeito Gentil da Luz (PMDB), que foi cobrador. Ambos trabalharam no Expresso Coletivo Içarense.

Câmara Municipal de Içara

reuniu nesta quarta-feira, pescadores e membros da APPA - Associação dos Pescadores Profissionais e Amadores de Caniço do Rio Araranguá, para debater sobre a regulamentação da pesca.
A associação vai realizar novos encontros nas Câmaras Municipais da região para obter força política para a liberação da pesca com balsas no Rio Araranguá. “Temos que nos unir para regulamentar a pesca de caniço, que é uma atividade centenária, os pescadores ajudam a preservar o Rio Araranguá”, salientou o autor do requeri-mento, vereador Joacir Domingos Pereira, o Boca.

Em relação (1)
ao comentário de Edson Astor, o Monginho, veiculado na coluna de ontem, Paulo Crescêncio, presidente do PSB esclarece: “Edson Astor está com o registro cancelado desde 13/01/2010 no Partido Socialista Brasileiro. Aproveitando a oportunidade parta dizer que o PSB que está com as portas abertas caso ele deseje voltar a fazer parte dos filiados”, comenta.

Astor (2)
respondeu que ’antes de PC entrar no PSB ele já era filiado, mas, tem uma grande admiração pelo diretor da Câmara, que veio para o partido dele e agora é presidente da Comissão Provisória’. “Torço que estejamos juntos em 2012 para tentar reeleger Gentil Dory da Luz, que vem fazendo uma bela administração em Içara”, finaliza o Monginho.

Dagoberto Inácio
depois de muitos anos de serviços prestados a Polícia Civil de Içara conseguiu a tão esparada aposentadoria. Agora, o torcedor do Botafogo, pode aproveitar melhor a vida. Dago sempre foi um policial exemplar e vai deixar saudades.

Paulo Preis Neto (1)
ex-presidente do PPS, afirmou: “Quem tem que ser respeitado pelo deputado é o PPS de Içara, que conseguiu os votos para ele por aqui. Nas eleições municipais de 2008 ele não participou de um comício nosso”, finalizou Neto, dando recado ao grupo do deputado estadual Altair Guidi, que segundo ele, está ditando ordens em Içara.

“O que acho (2)
estranho é que deve ter um interesse por trás de tudo isso, pois na terça-feira a presidente da Comissão Provisória do PPS, Silvia Mendes, estava na Convenção do PP com a camiseta da Chapa 1 transportando filiados”.
Silvia respondeu que não estava lá e que é tudo mentira do Paulo Preis, que está querendo criar picuinhas no partido.

Frase
“O maior castigo para quem não se interessa por política é ser governado por quem, realmente, se interessa.” (Anônimo).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Dalvânia Pereira Cardoso é eleita presidente do Diretório do PP

A Chapa 2 saiu vitoriosa com 67,7% dos votos válidos na eleição do Diretório do PP na última terça-feira; e nesta quinta-feira o Diretório e a Executiva da sigla foi composta.

BRUNA BORGES/JI
A ex-secretária de Administração de Içara e atual de Siderópolis, Dalvânia Pereira Cardoso, consolidou na noite desta quinta-feira, dia 10, a proposta de renovação do PP de Içara, levando o partido novamente ao lugar de oposição ao PMDB.
Reunidos do auditório da Cooperaliança, os progressista elegeram o Diretório e a Executiva Municipal, com Dalvânia na presidência.
“Quero agradecer a cada um que contribuiu com a nossa ‘ideia maluca’ de fazer parte de pelo menos 20% do Diretório oficial. Os 68% dos votos que a Chapa 2 levou foram a resposta dos progressistas de Içara, confirmando que o partido tem que ser oposição. A nossa ideia foi tomando força e hoje temos um PP renovado”, discursou a presidente.
Formação da Executiva: presidente: Dalvânia Cardoso, vice-presidente: Marcel Lodetti Fabris, 2º vice-presidente: Carlos Nelson Borges, secretário-geral: Sérgio Pizzetti, 1ª secretária: Simoni Della Bruna Gabriel, 1º tesoureiro: Alcino Fernandes Neto, 2º tesoureiro: Edson Pedro Alves, líder na Câmara: Osmar Manoel dos Santos, e mais suplentes e vogais Eduardo Lodetti Zim, Morgana Casagrande Guizzo, Luis Otávio Nunes, José Élio Maximiano.
Como os lugares a preencher no Diretório Municipal devem ser distribuídos proporcionalmente entre as duas chapas concorrentes, foram integrados ao novo Diretório 14 pessoas da Chapa 1: Heitor Valvassori, Júlio Cechinel, Osmar Manoel dos Santos, Itamar da Silva, Darlan Carpes, Olavo Della Bruna, Eduardo Espindola, Rodrigo Gonçalves, Valmor Rosso, José Guessi, Julio de Lucca, Arnaldo Lodetti Júnior, Tarcísio Lima e Pedro Deonízio Gabriel.
“Primeiramente, o PP vai se organizar para depois conversar com os partidos contrários à Administração Municipal para tratar de coligações para as próximas eleições. Entre os mais de dois mil filiados, temos muitas lideranças que podem ser aproveitadas para candidatura”, destaca Dalvânia.
A presidente foi bastante elogiada durante o encontro, pelo esforço em trazer o PP para o status de oposição, depois do processo de descrédito que a sigla passou devido algumas lideranças que se aproximaram do PMDB.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Relógio do HSD inicia contagem regressiva para os 50 de Içara

Faltam 50 dias para os 50 anos de Içara; a contagem regressiva está sendo feita por um relógio digital instalado em frente ao HSD; a inauguração do equipamento foi feita nesta quinta-feira.

BRUNA BORGES/JI
O relógio digital instalado em frente ao Hospital São Donato (HSD) começou a fazer a contagem regressiva para os 50 anos de Içara na tarde desta quinta-feira, dia 10.
O evento de inauguração do relógio levou ao HSD alunos e professores de escolas, representantes da Administração Municipal (AM), do Legislativo e comunidade em geral. O equipamento foi colocado no hospital devido às necessidades da instituição e à ligação de sua história com a história do município.
O presidente do HSD, Acirton Costa, disse que este é um momento histórico, que marca, além da contagem regressiva para os 50 anos da cidade, os 50 anos de fundação do hospital.
Costa elogiou o prefeito Gentil da Luz pelo apoio.
“Muitos criticam o prefeito, mas é graças a ele que a nossa fundação está de portas abertas até hoje”, comentou, sobre as ameaças que a instituição teve de ter o prédio leiloado.
Para o presidente da Câmara Municipal, Darlan Carpes, esta é uma “contagem progressiva”, dos progressos que a cidade ainda vai ter. “Foi bem pensado colocar o relógio na frente do hospital, pois, todas as vezes que passarmos por aqui, vamos pensar em nos engajar para ajudar”, ressaltou Carpes.
Durante a cerimônia os alunos da Escola Quintino Rizzieri, do Jardim Elizabete, recitaram uma poesia sobre Içara e Inês Rizzieri Pavei, esposa do primeiro prefeito da cidade, Ascendino Pavei (em memória), foi cumprimentada pelos presentes, convocados pelo prefeito Gentil da Luz.
Primeiro foram chamadas as pessoas que nasceram no HSD, depois as que já precisaram dos serviços do hospital e, por último, aqueles que desejam sucesso à instituição. Após o cumprimento à primeira dama da cidade, ela o prefeito acionaram o relógio, que marca os 50 dias para os 50 anos.
De acordo com a gerente de Relações Institucionais da AM, Eliana Jucoski Monteiro, as ações de comemoração continuam no dia 1o de dezembro, quando acontece a inauguração das luzes de Natal no Centro da cidade. “Estamos montando um cronograma de inaugurações das luzes. Primeiro vai ser na Praça Matriz São Donato, depois nas praças da Juventude e Castelo Branco, como também na rótula. Para cada local estão sendo programadas atrações”, explicou.
A festa de aniversário da cidade, no dia 30 de dezembro, terá o lançamento do livro Além dos Trilhos do Trem, na Fundação Assistencial de Içara (FAI), e show pirotécnico na Praça da Juventude Fernando Pacheco.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Senado aprova criminalização de dirigir sob efeito de álcool

Decisão judicial pode condenar como crime o motorista que dirigir sob efeito de álcool, e o Projeto de Lei nem precisou passar pela avaliação da Comissão da Constituição e Justiça.

ARQUIVO/JI
Dirigir sob efeito de qualquer nível de concentração de álcool ou outra substância psicoativa no sangue poderá ser considerado cri-me, segundo decisão terminativa (não precisa ir a plenário) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A comprovação do estado de embriaguez do motorista também poderá ser feita por outros meios, além do uso do bafômetro, como ocorre atualmente.
De acordo com a proposta, a caracterização do crime poderá ser obtida por meio de testes de alcoolemia (nível de álcool no sangue), exames clínicos, perícia ou outras formas que permitam certificar, técnica e cientificamente, se o condutor está ou não sóbrio.
O uso de prova testemunhal, de imagens e vídeos também será admitido para comprovação de um eventual estado de embriaguez.
Ao defender o projeto, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) disse que o País vive uma “epidemia” de violência no trânsito. Segundo ele, o consumo de álcool é responsável por 40% dos acidentes de trânsito registrados no País.
O relator Pedro Taques (PDT-MT) acolheu emendas do senador Demóstenes Torres (DEM-GO) quanto às punições a infratores. Lesão corporal grave acarretará em reclusão de três a oito anos, gravíssima, seis a 12; e morte, oito a 16.
Multas e suspensão ou proibição da permissão para dirigir serão outras penas aplicáveis nas infrações de trânsito por embriaguez.

Bombom com licor

Como a proposta passa a considerar crime qualquer nível de concentração de álcool no sangue, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) mostrou preocupação de que um condutor retido em uma blitz pudesse ser alvo de inquérito policial simplesmente por ter comido um bombom recheado com licor antes de pegar o volante.
Taques a tranquilizou afirmando que uma pessoa nessa situação não teria embriaguez comprovada nem em teste de bafômetro ou em exames físicos ou visuais.
Os senadores Sérgio Petição (PSD-AC) e Marcelo Crivella (PRB-RJ) também se manifestaram a favor da matéria, que, se não for alvo de recurso para votação pelo plenário do Senado, seguirá para a Câmara dos Deputados.
As informações são da agência do Senado.

Dirigir bêbado é crime
O Supremo Tribunal Federal decidiu que motorista pego dirigindo embriagado comete crime e fica sujeito a pena que varia de seis meses a três anos de detenção.
O crime acontece, segundo o Supremo, mesmo que o motorista não tenha provocado nenhum acidente.
Mais da metade dos motoristas do País bebe, e quase um quinto desse total é alcoólatra. A afirmação é da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego). Segundo o diretor da associação e médico, Dirceu Rodrigues Alves Júnior, 54% dos motoristas brasileiros ingerem bebida alcoólica e 17% desse índice fazem uso crônico da bebida. O médico afirma que os dados não significam que mais da metade dos motoristas bebe e na sequência dirige, mas mostram que 54% da população com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) têm o hábito de beber.
O número é alto, segundo Júnior, e revela um dos motivos do crescimento dos acidentes envolvendo motoristas alcoolizados. Os alcoólatras crônicos bebem todo dia, de manhã, à tarde e à noite, e dirigem.
Quarenta e cinco milhões é a frota de motoristas no Brasil e 54% fazem o uso de álcool, sendo que 17%, cronicamente e outros 37%, socialmente.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Museu do Ferroviário e FAI recebem iluminação especial

A luz azul é o símbolo que faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes; em Içara a iluminação especial foi colocada no Museu Ferroviário e na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI).
DIVULGAÇÃO
O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em 14 de novembro, próxima segunda-feira.
A cor símbolo da data é o azul. Em alusão ao dia, a Administração Municipal de Içara estará, nesta sexta-feira, dia 11, com todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família voltadas a ações intensificadas sobre a doença, além de estarem decoradas de acordo, à espera da população.
A exemplo do ano passado, quando a Casa da Cultura recebeu a “Luz Azul”; neste ano o Museu do Ferroviário Anselmo Cargnin e a fachada da Fundação Assistencial de Içara (FAI) recebem a iluminação especial.
Este movimento acontece mundialmente, onde vários pontos são iluminados como forma de chamar atenção para o problema que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, mata uma pessoa a cada oito segundos e já é considerado uma pandemia. Com dados preocupantes a Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde e Programa do Diabetes, concentra seus esforços na divulgação das causas, sintomas, complicações, tratamento e prevenção deste sério problema de Saúde Pública.
Em Içara, os números também aumentaram, passando de 350 insulinos dependentes em 2010 para 410 neste ano. E aproximadamente 950 pacientes diabéticos são cadastrados na rede municipal de saúde.
“Com este numero alarmante a Administração não se ateve apenas em fornecer o tratamento, mas disponibiliza profissionais de Educação Física, envolvidos em projetos da Fundação Municipal de Esportes (FME) como Caminhada Orientada”, destacou a coordenadora do Programa Municipal do Diabetes, enfermeira Led Jane Custódio.
A caminhada sob orientação é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e um segundo profissional está à disposição da comunidade também de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h, na academia ao ar livre.
Ambos os projetos são realizados na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco. Já em relação ao tratamento é distribuída insulina, seringas, fitas, aparelho de HGT e acompanhamento de nutricionista.
O secretário de Saúde, Laudo Calegari, informa que, entre as ações que serão feitas nesta sexta-feira, haverá caminhada, palestras em colégio e unidades de saúde, realização de exame de HGT, e orientações “visando sensibilizar e conscientizar sobre as forma de prevenir o diabetes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida. E assim estamos indo ao encontro das necessidades da população”, disse.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.