O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CAPA: Edição2.123 - Içara, 8 de junho de 2011

Pescadores do Rincão aguardam safra da tainha
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Boca deve trocar PP pelo PMDB
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Tentativa de arrombamento é frustrada
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

http://www.blogger.com/img/blank.gif

EDITORIAL - PP começa perder filiados para o PMDB

Caso se concretize a ida do vereador progressista Joaci Domingos Pereira, o Boca, para o PMDB o PP começa e ter perdas irrepa-ráveis no município.
Boca é uma forte lideran-ça no bairro Presidente Vargas, vereador de segun-do mandato, cujos votos vão fazer falta nas urnas do Partido Progressista.
No Rincão, Francisco Hortêncio Mota, o Teco, e Olívio Pereira, o Kissuco, já assinaram ficha no PMDB.
O momento não é nada bom para o PP, pois, além de perder liderança de ex-pressão, a sigla está sem comando no município. Sem entendimento, nem a comissão provisória foi formada. Não pode demo-rar para arrumar a casa, caso contrário, a debanda-da pode ser maior.

CHARGE

POLÍTICA - Promotor confirma grampo telefônico em investigação

Após suspeitas de vereadores sobre interceptações telefônicas, o promotor do Gaeco, que investiga a denúncia de marcação nas cédulas usadas na votação da Câmara, confirma o grampo.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) de Criciúma, Eduardo Paladino, confirmou a utilização de interceptação telefônica durante a investigação à possível fraude na votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao Projeto de Lei que prevê a extinção da Área de Proteção Ambien-tal (APA) de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), que a-conteceu na Câmara Municipal de Içara no dia 16 de maio. “Quanto à intercep-tação telefônica, está sob segredo de Justiça. Não po-demos divulgar o conteúdo. Mas, foi feita sim, com autorização judicial”, explica Paladino.
Pessoas envolvidas no processo legislativo como vereadores, servidores da Câmara, entre outros, tiveram os telefones grampeados para que as informaçõ-es sejam confrontadas com os depoimentos que estão sendo colhidos na Delegacia de Polícia Civil de Içara, pelo delegado Airton Ferreira, designado pelo Gaeco de Criciúma,
De acordo com o promotor, já foram ouvidas aproximadamente dez pessoas.
“Nesta semana vamos a-nalisar o inquérito para ver se há necessidade de ouvir outras pessoas ou, até mesmo, chamar novamente alguns que já deram depoimento. Provavelmente novas testemunhas serão ouvidas”, ressaltou Paladino.
Em até 15 dias o inquérito deve ser finalizado e entregue ao Ministério Público da Comarca de Içara.
Sobre as declarações feitas por alguns vereadores à imprensa, tanto sobre perguntas feitas na coleta de depoimentos, quanto cédulas marcadas e grampo telefônico, não haverá nenhum tipo de punição, desde que a fala seja para legítima defesa.
“Da nossa parte, as testemunhas não receberam nenhuma orientação para falar ou deixar de falar alguma coisa. Se falarem pa-ra a própria defesa, não serão punidas”, observou o promotor.
O delegado do Gaeco-Criciúma, Airton Ferreira, está em curso no Peru durante esta semana, não podendo dar maiores esclarecimentos sobre o caso das cédulas da Câmara.

GERAL - Secretaria de Saúde promove seminário sobre drogas e AIDS

Profissionais da área da saúde de Içara são convidados para o Seminário de Redução de Danos da AIDS e das Drogas no dia 14; que visa promoção à saúde de pessoas que usam drogas.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Secretaria de Saúde de Içara, junto ao Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, realiza o Seminário de Redução de Danos da AIDS e das Drogas, na pró-xima terça-feira, dia 14, no salão de festas da Igreja Matriz São Donato.
O evento acontece das 8h às 17h e das 19h às 21h.
A iniciativa pretende re-forçar a importância do de-senvolvimento das ações de promoção à saúde de pessoas que usam drogas, além de direitos humanos, saúde e assistência social.
“Cabe ressaltar que a e-pidemia do HIV e da dro-gadição vem avançando de forma significativa e im-portante, não somente no Brasil, como também em nosso município, enfren-tando agora adversários importantes: o crack e o oxi”, explica a co-ordenadora do Pro-grama DST/HIV/AI DS de Içara, Samira Abdenur.
A Secretaria de Saú-de e o Programa de DST/HIV/AIDS vão realizar, na Semana do Dia Mundial de Luta Contra as Dro-gas, ações com o obje-tivo de abrir um espa-ço de reflexão, sensibi-lização e articulação do Poder Público e so-ciedade civil, sobre a importância da constru-ção de uma política de se-gurança pública, que asse-gure e desenvolva ações de promoção à saúde, direitos humanos, educação e as-sistência social.
O evento é focado para profissionais de educação, saúde, assistência social, organização da sociedade civil, jurídica e outros.
Também na próxima semana, dia 17, uma blitz feita por voluntários no posto da Polícia Rodo-viária do bairro Liri, das 9h às 11h, vai distribuir a-desivos com o slogan "Dro-ga não, eu escolho a vida", a fim de sensibilizar a po-pulação para a data de 26 de junho, Dia Mundial da Luta Contra as Drogas.

POLÍCIA - Furto é frustrado pela PM na Subprefeitura do Rincão

Após um morador do Rincão avistar um movimento suspeito dentro da Subprefeitura, a PM acabou frustrando o arrombamento de um caixa eletrônico dentro do estabelecimento público.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O alto índice de crimes no Distrito Balneário Rincão,, em Içara, continua a preocupar a população e principalmente a força policial, que atende as ocorrências dentro da localidade.
Na madrugada desta terça-feira nem mesmo o prédio da Subpre-feitura do Balneário foi perdoada e mais uma vez teve o estabelecimento arrombado.
Um cidadão passava em frente a Subprefeitura, quando avistou dois elementos abaixados, nas proximidades do caixa eletrônico, dentro do estabelecimento. Em virtude dessa situação, acionou a Central de Emergência 190 da Polícia Militar. Então, foram deslocadas duas viaturas ao local, mas, os delinquentes possuíam algum olheiro, pois quando os militares chegaram, não havia ninguém no estabelecimento. Ao averiguar a situação, constatou-se que o caixa eletrônico possuía sinais de queimaduras, provenientes da ação de maça-rico. De acordo com o registro nada foi furtado. O caso foi repassado à Polícia Civil para as devidas providências e investigações. Os ladrões entraram por uma porta lateral.
Há cerca de dois meses um caso como esse já havia sido registrado no prédio da Subprefeitura. O caso foi registrado durante um fim de semana, segundo informações da Delegacia de Polícia local, a ação deu-se através da janela superior, na invasão, foram levados um notebook de um dos funcionários, além de uma câmera digital fotográfica.
Sabe-se que a entrada foi feita pela janela, devido às marcas de pés deixadas na parede. Eles pularam o mu-ro de uma casa vizinha.
O delegado da Polícia Civil de Içara, Rafael Marin Iasco, afirmou que ambos os casos tem características diferentes, os responsáveis pela atuação na madrugada desta terça-feira, são mais preparado. “Pode-se se dizer que são até profissionais, já que estavam interessados apenas no dinheiro caixa eletrônico”, explicou o delegado.
Em frene a subprefeitura, localizada na Avenida Le-oberto Leal, está localizada uma agência bancária do Sicredi.

VARIEDADES - Restaurante Tio João: comida caseira e uma empresa familiar

O sabor da comida caseira italiana, com a dedicação e envolvimento de uma família inteira, fazem do Restaurante Tio João, em Içara, um dos preferidos pela comunidade há quase 27 anos.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Consolidado pela quali-dade da comida e do aten-dimento, o Restaurante Tio João, no bairro Vila Nova, em Içara, mantém há quase 27 anos clientes fiéis do município e também de ou-tras regiões, que param no local devido à proximida-de com a BR-101.
“Temos uma clientela se-leta. Nos finais de semana o local fica até pequeno. Por isso, a meta no mo-mento é aumentar o espa-ço. Além disso, climatizar o ambiente, para oferecer maior conforto”, conta um dos proprietários, Cláudio Blissari.
A principal característi-ca do restaurante é o tempe-ro utilizado na comida.
“Oferecemos comida ca-seira italiana, com menos molho e mais tempero. Quem faz o gerenciamento dos temperos é a minha mãe, Elmira Blissari, com a ajuda de minha esposa e mais uma comadre”, conta.
Cláudio é filho de João Estevão Blissari, o Tio João, fundador do empreendi-mento.
“O restaurante já está na terceira geração do Tio João. Começou com ele, depois eu continuei e, ago-ra, meu filho, Eduardo Blissari, está ajudando no negócio. É uma empresa familiar, mas contamos com uma equipe de 12 pes-soas, chegando a 18 nos fi-nais de semana”, relata Cláudio.
O Restaurante Tio João funciona durante toda a semana, exceto aos domin-gos à noite.
De segunda-feira a sába-do o horário para almoço, com buffet e churrasco, co-meça às 11h15min e vai até às 13h45min.
A janta é servida das 18h 15min até às 21h45min. Porém, apenas com buffet e bife na chapa, ou seja, sem churrasco.
Já no domingo o horário é especial, assim como a estrutura, comidas e sobre-mesas, preparadas especi-almente para o dia em que as famílias se reúnem para o almoço. A refeição come-ça a ser servida às 11h e vai até às 14h30min.
O espaço também é aber-to para festas em geral.

ESPORTE - Aberta nesta terça-feira a segunda fase da bocha

Depois de uma semana de folga para os atletas que disputam o Campeonato Municipal de bocha, teve início nesta terça-feira a segunda fase da competição já com jogos de mata mata.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Parece que nem a chuva espantou os atletas e a torcida prestigiou a abertura da segunda fase do Campeonato Municipal de Bo-cha, Taça Elevadores Castelo, nesta terça-feira.
Oito equipes entraram enas canchas buscando um bom resultados nas partidas que são de ida e volta, de acordo com as regras da competição imposta pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara. A equipe que teve o melhor desempenho na primeira fase faz o segundo jogo em casa. As partidas de volta já estão mar-cadas para acontecer nesta quinta-feira, dia 9.
O principal responsável pela competição, Valdemar da Rocha, afirma que esta vantagem criada pela fundação é para motivar ainda mais os competidores na primeira fase. “Todos sabem que uma partida em casa sempre dá mais gás a equipe, ainda mais em uma fase de mata mata”, comentou Rocha
A final da competição es-tá programada para o final do mês, dia 30 de junho, se não ocorrer nenhum imprevisto durante a competição municipal.

DISTRITO - Estudo do TRE/SC para eleição no Rincão está em fase final

Ficou a cargo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) a elaboração de um estudo a fim de definir regras para as eleições nos municípios emancipados de Balneário Rincão e Pescaria Brava.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A comissão pró-emanci-pação do Balneário Rincão, formada por lideranças do Distrito, esteve na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), em Florianópolis, no dia 2 de maio, a fim de pedir ex-plicações sobre procedi-mentos relacionados à transferência dos títulos eleitorais e organização dos partidos para as eleições no novo município em 2012.
De lá, a comitiva saiu com a promessa do desem-bargador Sérgio Torres Pa-ladino e da a assessora-che-fe da Corregedoria Re-gional Eleitoral, Renata Fá-vere, de que seria feito um estudo para elaboração de um documento contendo o regulamento tanto para as eleição do Rincão, quanto para a da Pescaria Brava, distrito também recém-e-mancipadao de Laguna.
De acordo com a asses-sora-chefe, o estudo está em fase final e deve ser en-tregue para aprovação dos juizes do TRE/SC em duas semanas.“Após aprovado pelos juizes do TRE/SC, o documento será publicado e enviado a juizes e parti-dos políticos da região. O documento vai conter cro-nograma e explicações de como deverá ser feita a transferência de título e organização dos parti-dos”, explica Renata.
Ainda de acordo com a integrante da Corregedo-ria, não é possível adiantar o conteúdo do estudo, mes-mo já estando em fase final, pois alguma coisa pode mudar ao passar pelo crivo dos juizes.
Segundo o presidente da comissão pró-emancipa-ção, Jairo Celoy Custódio, durante a reunião os inte-grantes do TRE/SC não de-finiram data específica pa-ra entrega do documento, apenas pediram para que esperassem pela elabora-ção do estudo. “Eles fica-ram de levantar dados pa-ra sabermos como vai fun-cionar a eleição, se vai ha-ver formação de diretórios dos partidos, entre outras questões”, relata Custódio.