O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

ESPORTES - Atlético Içarense está se reforçando para disputar o regional da LARM

Comissão técnica da equipe içarense, que representa o município na Série B do Regional da Liga Atlética da Região Mineira, está contratando reforços para fazer a diferença na competição regional.

Pelo segundo ano consecutivo o Atlético Içarense vai participar, junto com outros 10 clubes,do Campeonato Regional da Série B (Segundona) organizado pela Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
O atlético é a única equipe representando Içara enquanto os demais clubes da competição regional são de Criciúma. Além da categoria titular os representantes da Série B devem apresentar um plantel Sub-18 para a disputa que será realizada na preliminar de cada partida.
Para passar para a segunda fase do Regional da LARM, o Atlético Içarense terá pela frente o São Luiz e o União, os integrantes da Chave C da competição. No Grupo A ficaram Ipiranga de Figueira, Pesada e Sombrio. E o Grupo B é completado pelo Meleiro, Universo e o Vasco.
A fórmula de disputa do Campeonato da Série B ocorreu nesta terça-feira, dia 27.
Para garantir o passaporte para às semifinais os times tem que ficar em primeiro lugar nas respectivas chaves, além do segundo melhor colocado geral.
O início da disputa pela Taça Rio Deserto será no dia 29 de agosto. Contudo, os içaren-ses não entrarão no gramado nesta data por estarem de folga já na primeira rodada que terá os confrontos entre Ipiranga x Pesada, Vasco x Meleiro e São Luiz x União.
O presidente da equipe representante de Içara, Lorival Medeiros (Vá), afirmou ser o segundo ano de participação da equipe, e que em 2009 conseguiram garantir um terceiro lugar, o que foi muito satisfatório. “Tomamos conhecimento dos cruzamentos esta semana, e acredito que teremos muitas dificuldades pela frente, pois as equipes do grupo são bem fortes”, explicou Vá.
Ele acrescentou que a equipe ainda não está totalmente definida e que está o-bservando alguns jogadores da cidade. “Estamos acompanhando outros atletas e da formação do time que disputa o Campeonato Içarense apenas três ou quatro irão reforçar a equipe que vai disputar o Regional da LARM”, finaliza.

CAPA: Edição1.917 - Içara, 29 de julho de 2010

Gentil afirma que Zanolli está o substituindo á altura






Trotes prejudicam serviços dos bombeiros e da Polícia Militar







Bittencourt é um exemplo de voluntariado

EDITORIAL - Gentil deve estender licença

A licença de Gentil da Luz vence no dia 2 de agosto, após 60 dias de descanso, mas, possivelmente, o peemedebista deve estender por mais um tempo, devido a recuperação da cirurgia da hérnia umbilical e cisto cebáceo.
Em entrevista, ele afirmou confiar no trabalho do vice-prefeito José Zanolli, que é trabalhador e dinâmico e traz no sangue o gosto pela política, através do pai, o ex-prefeito Arthur Zanolli.
Se a sintonia entre os dois continuar até o final do mandato, quem ganha com isso são os munícipes içarenses.

EDITORIAL - Gentil deve estender licença

A licença de Gentil da Luz vence no dia 2 de agosto, após 60 dias de descanso, mas, possivelmente, o peemedebista deve estender por mais um tempo, devido a recuperação da cirurgia da hérnia umbilical e cisto cebáceo.
Em entrevista, ele afirmou confiar no trabalho do vice-prefeito José Zanolli, que é trabalhador e dinâmico e traz no sangue o gosto pela política, através do pai, o ex-prefeito Arthur Zanolli.
Se a sintonia entre os dois continuar até o final do mandato, quem ganha com isso são os munícipes içarenses.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane Mendes


Assédio moral, acidente de trabalho?

Muito se tem falado ultimamente em assédio moral. Tal conduta traz consequências para o trabalhador que podem perdurar por anos, sendo fator de estresse, de desestruturação moral e até mesmo social, muitas vezes chegando à depressão profunda. O assédio moral é toda conduta abusiva da empresa, gerente ou superior hierárquico do trabalhador, que, por repetição ou sistematização, atenta contra a dignidade ou a integridade de uma pessoa, tornando insuportável o ambiente do trabalho.
Exemplos de assédio moral são apelidos pejorativos, rigor excessivo no trato com o funcionário, e toda conduta que gere a exposição do trabalhador a situações constrangedoras ou humilhantes. O direito à indenização em casos de assédio moral está previsto na própria Constituição da República, quando garante a dignidade da pessoa humana, colocando-a no rol dos fundamentos da República.
Entretanto, sabendo que a capacidade laboral, pela qual o trabalhador desempenha as funções e garante o emprego, é um bem de valor inestimável ao mesmo, cabe uma reflexão: somente a indenização resolve a situação do trabalhador que teve a capacidade laboral sistematicamente destruída através do assédio moral?
Entendemos que não, pois o trabalhador que deixa o emprego após sofrer com assédio moral dificilmente retornará ao mercado de trabalho com a mesma capacidade para o trabalho. Portanto, atualmente já se considera a possibilidade da caracterização das lesões decorrentes do assédio moral como doença do trabalho. Tal reconhecimento traz ao trabalhador uma série de benefícios, como o afastamento do trabalho para tratamento, assim como ocorre quando o trabalhador adquire uma doença laboral e a estabilidade no emprego quando o mesmo estiver recuperado e retornar as funções.
Com tal reconhecimento, o empregador deve emitir a CAT sempre que do assédio resultar doenças físicas ou psíquicas que podem ser consideradas como doenças do tra-balho e sempre que existir o nexo entre a conduta de um superior hierárquico que assediou moralmente o empregado e a doença eclodida.
Tal hipótese é perfeitamente permitida pela legislação em vigor, uma vez que reconhece como sendo laboral a doença que, ainda que não incluída nos incisos no rol das consideradas laborais, "resultou das condições especiais em que o trabalho é executado e com ele se relaciona diretamente ..." Entretanto, enquanto uma legislação expressa e direta não reconhecer o direito do trabalhador assediado moralmente a ter reconhecido esse assédio como acidente de trabalho, e esta mudança já está sendo apreciada, ainda devemos recorrer ao judiciário para que tal direito seja reconhecido. Afinal, o trabalho é fonte de dignidade ao ser humano, assim, a capacidade laboral, devendo esse bem ter a mais ampla e efetiva proteção.

POLITICA - Conselho de Saúde do Raichaski pede explicação sobre terrenos

Representantes do Conselho Local de Saúde não aceitam que a Administração Municipal retire da entidade dois terrenos doados anteriormente, devido a construção do posto de saúde.

Representantes do Conselho Local de Saúde do Raichaski estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira no plenarinho Adão Santos Moreira, na Câmara Municipal, com vereadores e lideranças da Administração Municipal, entre elas a gestora de Saúde, Mira Dagostim, que substituiram o prefeito em exercício José Zanolli.
O vereador Osmar Manoel dos Santos, o Mazinho (PP), marcou a reunião a pedido da presidente do Conselho Local de Saúde, Rosângela Teixeira. “O Zé disse que faria reunião com eles e não fez, e está retirando dois terrenos que pertenciam ao Conselho de volta para a prefeitura, visto que seria construído a unidade de saúde”, argumenta Marzinho sobre o caso, salientando que no local há mais terrenos que poderiam ser reintegrados.
Contudo, de acordo com o PE 073/2010, que revoga as leis 2.375 de 14 de maio de 2007 e 2.615, de 25 de julho de 2008, determina que os imóveis sejam utilizados para a construção da unidade de saúde, visto que 10% do recurso já está disponível através do Governo Federal, como informou a gestora da saúde, Mira Dagostim.
Em relação aos quatro terrenos, dois estão comprometidos com a educação e os outros retornarão à prefeitura.Os representantes do Conselho não tiveram a resposta que queriam.

COLUNISTA - Maso Nyetto


Entrevista com Gentil da Luz
Avaliação da dos 60 dias de administração de José Zanolli?
O Zé está dando continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas. Viabiliza-mos os projetos em Florianópolis e Brasília para garantir uma melhor qualidade de vida aos içarenses. Concentramos nosso trabalho na elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ampliando e melhorando os programas sociais, investindo na Saúde, na Educação, e os resultados foram notáveis! Veja, por exemplo, a excelente colocação dos alunos da rede municipal de ensino no IDEB. Quero citar também a nossa Assistência Social, que já é referência no Estado. A Habitação, que deu um salto nesta gestão: vamos inaugurar 182 apartamentos e 96 casas populares. São muitas famílias beneficiadas. É um número considerável. Também distribuímos mensalmente mais de mil cestas de complementos alimentares. Na Agricultura tivemos um avanço imenso, conseguimos retroescavadeira, caminhão isotérmico, várias espalhadeiras, tudo através do Ministério de Agricultura. Enfim, é todo um trabalho conjunto constante e focado no desenvolvimento humano. O José Zanolli é dinâmico, trabalhador e dedicado, não precisa falar muito, é filho do ex prefeito Arthur Zanolli e da Santina. Neste período como prefeito da cidade concentrou os trabalhos na infraestrutura, entregou as ordens de serviço da Esplanada, Sanga Funda, Diomício Freitas, Luiza Barp, obras importantes que conseguimos junto ao estado. Estou muito tranqüilo e confiante com o Zé Zanolli no comando.
Confirma o apoio à deputada Ada De Lucca e a Ronaldo Benedet? Farei parte da coordenação da deputada Ada e meu voto é Ronaldo. Ada tem ajudado muito a cidade de Içara, várias das obras que estamos realizando são frutos do seu empenho, e posso citar aqui a pavimentação da Esplanada, Barracão à Sanga Funda, a unidade de saúde do bairro Elizabete, da Barra Velha e também a informatização do hospital São Donato. Além de competente, determinada e íntegra, ela é esposa do içarense Walmor De Luca, que já foi deputado por quatro vezes, que trouxe a primeira unidade de saúde para o município, quando foi secretário da Saúde. Já Ronaldo será um grande deputado, foi estadual e agora será federal.
Qual a análise do governo Gentil/Zanolli até agora?
Um governo com diferencial de qualidade, moderno, arrojado, e principalmente: focado nas pessoas. Nós nos elegemos com a proposta de fazer uma administração voltada às pessoas, isso ficou bem claro desde o início. Pensamos principalmente nas necessidades de cada indivíduo, família e comunidade. Essa é a diferença. Ao invés de grandes obras de fachada, grandes obras humanas. Aquela visão de administração “concreteira”, de decisões ditatoriais, sem participação popular, não é a nossa linha de atuação. Nosso foco é o desenvolvimento humano. Veja bem: quando iniciamos a gestão Içara tinha o IDH mais baixo da região carbonífera, uma vergonha. Não se podia ignorar uma realidade dessas. A prioridade tinha que ser a educação, a saúde, a assistência social, a qualidade de vida. Deu para priorizar as pessoas e ainda realizar diver-sas obras, graças a Deus. Já estamos asfaltando mais de 15 km, construindo escola e creche, construindo 9 unidades de saúde - um fato inédito em Içara! A cidade tem 49 anos e todas as unidades de saúde funcionavam em prédios alugados. Nós mudamos este conceito. Hoje pensamos em projetos de grande porte, mas para isso dependemos de recursos dos governos federal e estadual. Quero dizer que o nosso foco continua o mesmo: as pessoas em primeiro lugar. Por ser uma visão nova na cidade, e tudo o que é novo encontra resistência no início, enfrentamos algumas críticas no começo. Agora, no entanto, parece estar havendo uma sintonia maior entre povo e poder público, as coisas estão caminhando muito bem.

GERAL - Bombeiros Comunitários pedem ajuda aos içarenses

Associação dos Bombeiros Comunitários realiza campanha para angariar fundos para manutenção dos serviços; em momentos de dificuldades o Funrebom é alternativa para o grupo.

”Ajudem a socorrer os Bombeiros Comunitários de Içara”, quem faz a alegação é o Capitão Alexandre da Guarnição do Corpo de Bombeiros do município. Para angariar recursos, o grupo está realizando a campanha S.O.S Bombeiros Comunitários.
A iniciativa será estendida aos bairros a partir do próximo mês, sendo descontada diretamente na fatura do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
A arrecadação será destinada à compra de equipamentos de proteção pessoal, uniformes e custeio da alimentação, já que o Estado contribui apenas para a qualificação e instrução dos Comunitários.
Conforme o capitão, os 75 voluntários são fundamentais para a execução dos trabalhos. “Sem eles teríamos que escolher qual ocorrência atender primeiro. O Bombeiro Comunitário supre a falta de pessoal”, relatou.
Atualmente o grupo recebe doações de alimentos e em momentos de maiores dificuldades recorre ao Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom). Existente em função de uma lei, a qual permite que a taxa do Estado, permaneça no município para utilização da guarnição.
Para fins de prestação de contas, o fundo possui um Conselho Diretor, o qual é presidido pelo chefe do Executivo. Segundo o capitão, o recurso funciona como um complemento para as despesas do batalhão, já que é insuficiente para a-quisições expendiosas, como compra de equipamentos. Mas, os bombeiros efetivos também passam por dificuldades. Desde o dia 8, o único caminhão tanque da guarnição está fora de funcionamento, após atender um incêndio em uma carreta, na Esplanada. Segundo informações do batalhão, o caminhão teria “sido muito usado”, o que danificou uma peça da máquina. A previsão é de que o caminhão volte a ativa nos próximos dias.

POLÍCIA - Trotes prejudicam os serviços de emergência no município

Responsáveis pelos serviços de emergência de Içara reclamam dos trotes realizados aos órgãos públicos, na maioria por menores, que prejudicam o andamento dos trabalhos de emergência.

Os trotes para órgãos públicos, principalmente as ligadas a segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícias Militares e Civis ainda são os que mais sofrem com esse transtorno.
O estado do Rio de Janeiro, aprovou nesta última semana, uma lei que pune os trotes aos serviços de emergências. De acordo com a nova lei, publicada segunda-feira no Diário Oficial, o responsável pelo acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências deverá ressarcir aos cofres públicos as eventuais des-pesas relacionadas ao atendimento. O pagamento será feito mediante cobran-ça na fatura de serviços telefônicos da linha utilizada para a chamada
As guarnições do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Civil são a favor desse tipo de lei que seria grande importância em todo o país.
A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara, através do Soldado Isaias, informou que casos como esse são normais. “É difícil passar um dia sem alguma ligação falsa e por ser a maioria delas de telefones públicos, o caso muitas vezes é ignorado. Caso alguma, viatura esteja perto da fonte da ligação até mandamos alguém para checar a ocorrência, mas na maior parte das vezes, a pessoa já não se encontra mais no local”, completou o soldado.
Os casos de trotes são semelhantes com a guarnição dos bombeiros. O responsável pelo número de emergência da corporação (193), o Sargento Correia, afirma que os trotes são comuns, e mesmo com as tecnologias nos diasde hoje, muita gente ainda passa trote, e com isso, muitas vezes, atrapalha o serviço de uma o-corrência verdadeira”, ressalta. Ele acrescenta: “Os casos mais graves são investigados, mas a maioria dos trotes acaba sendo ignorando, já que não temos ‘poder`para autuar o infrator”, finaliza o bombeiro militar.
Já no Batalhão da Polícia Militar de Içara, o Major Fraga, responsável pelo setor de ocorrências de Içara e região, confirma que os trotes são feitos quase que diariamente, aplicados tanto por crianças quanto por adultos. “Todos os meses é feito um levantamento dos boletins, e somente no mês de junho foram atendidos 20 mil ocorrências, destas, 2 mil foram consideradas trotes, sendo que uma única pessoa realizou 56 chamadas, e 30 delas em um único dia”, explicou. Questionado, sobre o que é feito em casos como esse Fraga foi enfático: “Os principais casos são encaminhados ao Ministério Público, onde é feito um relatório para a identificação dos número e assim poder atuar o mesmo e os demais são arquivados”, complementa.
Fraga afirmou que não existe nem um registro de alguma pessoa que tenha sido autuado por trotes até o momento. A Polícia Militar está trabalhando, apoiado na Lei de N° 14953 de 12 de dezembro de 2009, chamada Lei do Trote, sendo esta a única forma de tentar coibir casos que se assemelham aos trotes telefônicos.
Na Delegacia de Polícia Civi de Içara não é diferente dos demais órgão de segurança do município e a Central de Ocorrências também sofre com os trotes, principalmente no período noturno. Os plantonistas afirmam que durante o dia os casos são mais raros, mas a noite os trotes são mas frequentes, geralmente em momentos de maior movimento na delegacia.
E o que mais chama atenção dos investigadores civis é que a maioria das pessoas ligam simulando algum tipo de ocorrência, para chamar a atenção. Uma parte dos casos são verificados, mas a maioria são ignorados devido à preocupação com os casos que tenham veracidade no município.

VARIEDADES - Voluntário há 15 anos da Apae relata experiência

Natalino Bittencourt, de 76 anos, presta serviços voluntários há 15 anos para a entidade e revela como se sente em relação à isso, relembrando fatos que o emocionaram na Escola Especial.

De acordo com a definição dos dicionários, o trabalho voluntário é toda atividade desempenhada no uso e gozo da autonomia do prestador do serviço ou trabalho, sem recebimento de qualquer contra prestação que importe em remuneração ou auferimento de lucro. Em grande parte das entidades sem fins lucrativos, é dessa forma que os trabalhos ganham continuidade e reconhecimento.
Para Natalino Bittencourt, de 76 anos, o trabalho voluntário é algo que se faz presente em seu cotidiano há muito tempo, visto que exerce a atividade há 15 anos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Escola Especial Sonho Dourado, do município de Içara.
Ele revela que o voluntariado começou através da filha Cristina, que trabalhou como professora na entidade. “Começou em função dela”, relata, acrescentando como se sente em relação ao fato. “É gratificante e torna-se uma ocupação”, revela, lembrando que quando morava na localidade de São Simão, ajudava no transporte dos doentes para outros lugares quando não havia ninguém para fazê-lo.
Sobre o serviço prestado na entidade, ele diz que auxilia na área de construção e manutenção da sede. “Ajudamos a construír o campo de futebol, que antes era um terreno vazio. Participo buscando e trazendo materiais”, conta.
Dentre os resultados mais significativos, Bittencourt se emociona ao dizer que “o carinho das crianças é a recompensa”, e recorda-se do dia que prestou serviço de motorista, “levando as crianças embora, vendo o carinho dos parentes recebendo as crianças”, e presta elogio à elas e a equipe de profissionais da Apae. “Os alunos são comportados e a equipe dos profissionais é muito boa. Vou continuar sendo voluntário até quando eu puder me mexer, isso é muito importante, e é preciso de mais gente disposta a se doar”, finaliza.
Para a diretora Clair Martinello Faraco, o trabalho voluntário é de “suma impotância. Conforme o estatuto, os membros da diretoria também são voluntários. Eles são os braços direito da entidade”, compara Clair, enfatizando que “o olhar dessas pessoas que vem de fora contribui para que junto com o nosso, possamos criar inovações”, finaliza.
Quem quiser conhecer o trabalho da APAE, o telefone para contato é 3432 3184, localizada na rua Amaro Maurício Cardoso, número 915.

DISTRITO - Olho vivo no Rincão

A Colônia de Pescadores Z-33 registrou a visita de um leão-marinho na orla do Balneário Rincão, na divisa com a Barra do Torneiro, em Jaguaruna, nesta terça-feira. O animal, que procura água mais quentes no fundo do mar e fria na superfície em busca de alimentos, parou por aqui para dar uma descansada e deve seguir a viagem para o Sul nos próximos dias.

DISTRITO - Vigas da Ponte do Torneiro serão instaladas em 40 dias

Construtora responsável estabelece prazo para continuação da obra e solicita melhorias nas condições do acesso à localidade e moradores reclamam que nenhum serviço está sendo realizado.

Desde 2008, moradores da localidade da Barra do Torneiro têm se manifestado pela ponte de travessia do Rio Urussanga, que liga Içara e Jaguaruna. O novo protesto da comunidade é motivado pela demora na realização dos serviços.
Entre os descontentes está o morador Wilson Felicidade, afirmando que um engenheiro esteve no local, mas nenhum serviço é realizado há muito tempo.
“Um fala uma coisa, outro diz outra. A comunidade só queria saber o que está sendo feito para que a obra seja concluida”, questiona Felicidade, acrescentando que a ponte de madeira representa perigo à comunidade, sendo que três motociclistas já cairam no rio. Um dos acessos a localidade, pela Estrada Geral do Balneário Rincão, se encontra intransitável.
O secretário de Obras de Jaguaruna, Mário Goulart Ferreira, afirma que os trabalhos estão em andamento. Segundo ele, as vigas estão todas prontas, mas é necessário aguardar que elas sequem para que possam ser fixadas.
Ferreira relatou que a Construtora Confer, responsável pela obra, estabeleceu o prazo de 40 dias para o início da instalação das vigas. A empresa teria solicitado também melhorias no acesso a cabeceira da ponte, já que há dificuldade na tramitação dos caminhões de materiais.
O secretário ressaltou que as condições climáticas estão alterando a normalidade da execução dos serviços da ponte.
A obra está sendo realizada com o montante de R$ 300 mil do Governo do Estado. Já as contrapartidas de cada prefeitura que eram inicialmente de R$ 150 mil, poderão sofrer aumento em função da demora do serviço.
Até o fechamento da edição não foi possível entrar em contato com secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento.