O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 18 de março de 2009

VARIEDADES - Estilista içarense inaugura loja de roupas de festas e de casamentos

Trajes sociais sob medida, vestidos de noivas personalizados e um ambiente aconchegante são o que a Feestje Moda Festa, da estilista Gabriela Casagrande, oferece aos novos clientes.

Inaugurou no último sábado, 14 de março, à rua Amaro Maurício Cardoso, nº 231, ao lado do Giassi Supermercado, no Centro de Içara, a Feestjê Moda Festa, nova loja de roupas de festas.

O espaço confortável, aliado ao horário de atendimento flexível, tem atraido desde então diversas pessoas com bom gosto e o atendimento diferenciado tem consolidado os clientes.

Desde criança, a jovem Gabriela Casagrande, hoje com 28 anos, sempre teve vocação (ou seria paixão) para desenhar vestidos. Nildes Casagrande, mãe de Gabriela, ainda guarda alguns desenhos da filha, agora formada pela Udesc.

Antes de se formar, ela trabalhou por cinco anos com alta costura, em Florianópolis, sonhando com planos de ter seu próprio negócio, que presentemente é uma realidade.

Gabriela Casagrande já desenhou vários vestidos de candidatas à Miss Santa Catarina. Teve, inclusive, uma publicação na revista nacional Figurino Noivas. Já teve também suas criações em desfile no Floripa-Fashion, em março de 2008.

A príncipio com um estoque pronto, Gabriela pretende muito em breve disponibilizar a venda de suas próprias criações, pois além de desenhar, ela também costura, como poucos profissionais da área fazem.

Gabriela ainda treina novos costureiros, segundo a mãe Nildes, que é comerciante e trabalha no ramo há 20 anos. “Agora eu trabalho com minha filha aqui na Feestje. É muito bom trabalhar no que a gente gosta com quem a gente gosta, não é mesmo?”, contou Nildes, orgulhosa da filha.

A loja disponibiliza trajes (inclusive para aluguel) sob medida, para homens e mulheres, crianças e adultos, festas de 15 anos e casamentos, além de acessórios.

Para entender realmente o significado das palavras “aconchegante” e “bom gosto”, confira pessoalmente e faça uma visita a Feestjê Moda Festa, em horário comercial, não fecha ao meio-dia.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - Subprefeitura está arrumando as estradas

Depois de passar por problemas de falta de máquinas e caminhões a situação na subprefeitura do Distrito Balneário Rincão passa a normalizar e os serviços começam a serem realizados de forma efetiva.

As declarações são do encarregado de Obras da suprefeitura, Fladimir Santos, o Dido, que acompanhou o patrolamento de ruas no Rincão durante esta terça-feira.

Além de patrolar as ruas, realizar o conserto da pavimentação de diversas ruas, fazer a manutenção das creches e da Avenida Leoberto Leal, a equipe da subprefeitura está mantendo limpo o arroio. Ontem foi desmanchado o palco feito na beira-mar para o evento Garota Verão.

Dido acrescentou que também serão limpas as ruas tomadas pelos matos e terrenos baldios, para evitar a proliferação de insetos. “Com os equipamentos e maquinários funcionando será mais fácil fazer a manutenção no Distrito”, finaliza Dido.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - Emancipação bem próxima

Depois da criação da Lei Federal que permite o desmembramento dos municípios, aprovada no Congresso Nacional e no Tribunal Superior Eleitoral (TRE), a expectativa da emancipação do Balneário Rincão é maior dentro da população.

De acordo com o ex-vereador, Jairo Celoy Custódio (PMDB), tudo já está pronto para o distrito virar cidade. “É um momento em que tudo está legalizado, tudo esta certo. A única pendência são questões políticas”, explicou o peemedebista.

Segundo Custódio, será escolhido pelo Governo do Estado um prefeito provisório para dar início aos trabalhos no Rincão e será mantido o último Plebiscito realizado em 14 de setembro de 2005, quando a e-mancipação foi aprovada por 53,20% dos eleitores do município Içara.

Custódio afirmou que tão logo tenha informações de como vai se encaminhar o processo deverá fazer uma reunião com a comissão pró-emancipação, da qual é o presidente.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

DISTRITO - Empreiteria inicia reforma do telhado do Melchíades

Será trocado o telhado de sete salas, cujas armações estavam podres, mas o diretor da escola afirmou que a reforma não vai atrapalhar o ano letivo dos alunos, que estão estudando em salas improvisadas.

Depois de um pequeno atraso, teve início, nesta terça-feira, a reforma do telhado de sete salas de aula da Escola Estadual Melchíades Bonifácio Espíndola, no Balneário Rincão, em Içara. A responsável pela obra é a Empreiteira Selinger Casagrande.

Cerca de 120 alunos estão estudando em salas improvisadas na própria escola e apenas uma turma foi remanejada para o Salão de Festa da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, que fica bem próximo da escola.

De acordo com o diretor, Marcel Marcílio Zilli, a princípio, será trocado o telhado de três salas de aula e, na segunda etapa, mais quatro. “Vai ser trocada toda a armação com madeira tratada e também as telhas. E o mais importante, é que a reforma não irá atrapalhar o ano letivo dos alunos”, enfatiza.

Zilli acrescenta que a reforma foi uma conquista da direção da escola junto ao Gered.

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Falcão e Bairro da Juventude firmam parceria

Foi celebrada na manhã de ontem, a parceria entre o Bairro da Juventude e a Escola de Futsal Criciúma Falcão 12. O projeto, que no Bairro terá o nome "Falcões do Futsal" vai envolver 78 crianças de oito a 14 anos.

A Escola de Futsal Criciúma Falcão 12 possui cinco núcleos no município, mas o único gratuito é no Bairro da Juventude.

É coordenada por Marcos Sorato, o Marcos Pipoca, auxiliar técnico da seleção brasileira e técnico da Seleção Sub-20 e feminina. Está vinculada ao Centro de Treinamento Falcão 12, do jogador de futsal Falcão, reconhecido como o melhor do mundo.

As aulas acontecerão duas vezes por semana, ministradas pelo professor Moacir Vefago Junior.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Projeto Segundo Tempo será ampliado em Içara

O projeto que já faz um grande sucesso em Içara, entre crianças, adolescentes e jovens da cidade será ampliado para poder alcançar ainda mais pessoas, através da prática do esporte.

Os projetos sociais que envolvem modalidades esportiva e incentivo ao esporte sempre foram bem vistos pela sociedade. A cidade de Içara é contemplada há alguns anos com o Projeto Segundo Tempo e a cada ano que passa mais crianças participam dos núcleos na cidade.

De quase 200 participantes, o Projeto Segundo Tempo será ampliado para atender mais de 800 crianças de Içara. O início das atividades está programado para o próximo dia 1º de abril. Serão sete núcleos espalhados pelo Presidente Vargas, Liri, Centro, Jardim Silvana, Boa Vista, Pedreiras e Balneário Rincão.

O aumento das vagas no projeto faz parte da ampliação do Segundo Tempo em todo o Brasil. Nos dois anos anteriores, por exemplo, cerca de 20 mil crianças estavam incluídas no programa. Agora, para 2009, serão 30 mil participantes. Além das atividades esportivas, os atletas também terão direito a uniformes e uma alimentação mais adequada para repor as energias. Os içarenses de até 14 anos, interessados em participar, devem entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, através do telefone (48) 3432-8438.

As atividades serão garantidas através da parceria entre o Governo Federal e as Prefeituras Municipais. Em Santa Catarina, a responsabilidade pelo intermédio entre às administrações ficará a cargo do Instituto Contato. O lançamento do projeto está marcado para a quinta-feira do dia 26. A celebração do convênio será no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento, marcado para às 15h, terá a participação do Ministro do Esporte, Orlando da Silva Junior, e do Secretário Nacional de Esporte Educacional, Júlio Figueira.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Acusado de matar taxista é condenado

O juiz da comarca de Içara, Marco Augusto Guisi Machado, pronunciou sentença para o autor de um homicídio ocorrido no ano passado na rodovia SC-444, em Içara.

A defesa do réu tentou resistir à sentença, alegando que o crime foi praticado em legítima defesa, contudo o magistrado garantiu não ser possível essa alternativa em todos os elementos do processo.

O crime ocorreu no dia 9 de março do ano passado quanto o taxista, Edson Floriano Honorato, de 25 anos, foi assassinado por J.P.P. com dez golpes de canivete após discussão por causa de um acidente de trânsito. O assassino havia se envolvido numa colisão com outro veículo. Honorato brigou com J.P.P, que irritado cometeu o homicídio. Ele foi preso no mesmo dia pela Polícia Militar.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ladrões roubam trator no Balneário Esplanada e polícia não tem pistas

O episódio ocorreu na madrugada desta terça-feira, quando o veículo foi levado de dentro de um pavilhão. O caseiro tentou evitar o roubo mas foi atingido por tiros que passaram de raspão.

Na madrugada desta terça-feira, um caseiro que cumpria com o trabalho no Balneário Esplanada, na divisa entre Içara e Jaguaruna, acabou dormindo e teve o veículo que cuidava roubado. Ele acordou no momento em que os ladrões estavam levando o trator da marca Massey Ferguson 275, de propriedade de José Roberto da Silva.

Ao abrir a janela, o caseiro se deparou com os bandidos. Desesperado tentou gritar para acionar as pessoas do roubo, contudo nada adiantou a iniciativa e ele ainda foi atingido por tiros de raspão que o levaram a fazer curativos. O caseiro não identificou nenhum dos ladrões pois o local estava muito escuro.

De acordo com a Polícia Civil de Içara, as investigações já estão sendo feitas, mas ate o momento não há nenhuma pista dos ladrões e nem do trator. Os moradores de Balneário Esplanada ficaram surpresos com a audácia dos larápios em roubar um trator.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI

Com a aprovação do convênio entre a Administração Municipal de Içara e Casa de Recuperação Desafio Jovem, as ruas de Içara começaram a serem limpas.




Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Pavimentação de rua do Centro destruída por enchente é finalmente restaurada

A Rua Antônio Zago, no Centro de Içara, terá enfim a restauração pronta até a semana que vem, segundo o supervisor de obras de Içara, Márcio Toretti.

Segundo ele, desde o fim das enchentes das últimas semanas, já foram consertados aproximadamente 100 m² de remendo de lajotas, 20 bocas-de-lobo, além dos esgotos. “Mas ainda faltam umas 70 bocas-de-lobo a serem consertadas, isso sem contar com as que ainda não temos conhecimento”, disse Toretti.

A situação da Rua Antônio Zago já estava causando transtornos demais aos moradores da rua, por causa do mau cheiro e da falta de segurança. Uma das casas que fica de frente para o buraco ficou com a passagem de carro interditada.

Toreti deverá colocar faixas de segurança enquanto houver obras.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Administração de Içara anunciará Processo Seletivo nesta semana

De acordo com o procurador do município, Walterney Réus, a questão do processo seletivo de profissionais da área da saúde será decidida ainda nesta semana. Sete unidades permanecem fechadas.

O impasse na contratação de profissionais na área da saúde ainda não teve resolução no município. Enquanto isso, sete das nove unidades subordinadas distribuídas nos bairros de Içara permanecem fechadas por falta de médicos, dentistas e enfermeiras e técnicas em enfermagem.

“Alguns médicos tem que dar conta de mais de um dos postos pela falta de profissional. Não podemos fazer nenhuma contratação porque, caso isso venha a acontecer estamos sujeitos a multas”, explicou o secretário de Saúde Fabrício Pagani Possamai.

Segundo o procurador do município, Walterney Réus, será ainda nesta semana a resolução do problema. “Faremos outro processo seletivo onde será contratado o restante dos profissionais”, garantiu Réus.

A responsável pela Secretaria de Administração, Pedra Silvano, não quis dar maiores informações a respeito do processo seletivo, contudo garantiu que independente do que se faça a situação será resolvida dentro desta semana.

O impasse ocorre desde 2 de janeiro de 2009.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Comissão de vereadores de Içara busca melhorias junto ao Dnit

Vereadores estiveram ontem pela manhã em Tubarão, reunidos com o engenheiro do Dnit a fim de tentar resolver o problema no acesso de entrada do bairro Vila Nova e da passarela do Barracão.

Tentar resolver o problema no acesso de entrada do município de Içara na localidade de Vila Nova, sentido norte/sul, onde possui uma curva sinuosa “cotovelo” que está causando vários acidentes no local e tornar do conhecimento do Dnit as dificuldade dos moradores de Barracão e Poço Oito em decorrência da falta de acesso da via lateral da BR-101. Com esses objetivos, uma comissão de representantes Legislativos estiveram reunidos ontem com o engenheiro do Dnit Avanir Aguiar de Sá, em Tubarão.

Conforme Sá, o Dnit irá alargar em 1,30m a alça de entrada de Içara, abrindo mais a curva e eliminando o “cotovelo”. Na proximidade da entrada de acesso serão colocadas placas informativas de posto de gasolina, borracharia, restaurante e oficina, conforme um pedido feito pelos comerciantes. Já as vias laterais ele prometeu fazer uma pavimentação para viabilizar o trânsito de ônibus e pedestres.

Conforme o vereador Antônio de Mello o engenheiro garantiu que a partir do momento que uma pendência entre Dnit e a Construtora Queiroz Galvão for resolvida às marginais serão concluídas “Com as vias laterais prontas o trânsito de ônibus fica restabelecido, sem que os moradores da comunidade precisem cruzar a BR-101 para utilizar o ônibus”; completou de Mello.

Na oportunidade, os vereadores pediram para que o Dnit realize um projeto para a iluminação do viaduto de acesso ao Barracão, e depois os vereadores tentarão viabilizar a iluminação junto a Cooperaliança. O Dnit ainda disponibilizará material asfáltico frisado para a pavimentação da Rodovia Fortunato Borges, que liga Poço Oito ao encruzo da Ponta do Mato. Uma parceria que precisará da mão de obra da Prefeitura de Içara.

E com o intuito de acabar com a dificuldade que os motoristas têm em retornarem após passarem pelo viaduto da Vila Nova, sentido Balneário Rincão, na SC-444, foi solicitado um projeto para a construção de uma rótula na rodovia estadual após a igreja da Vila Nova. “A rótula beneficiará não apenas aos motoristas, mas a comunidade em geral, pois facilitará quem pretende atravessar a SC-444”, explicou o vereador André Jucoski.

Conforme Avanir de Sá, no máximo de 20 dias ele pretender começar a solucionar os problemas apresentados pelos vereadores.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: A Cultura em todos os tons - Parte 2

Ainda falando sobre a criatividade da arte popular, Lobato nos mostra a realidade do povo brasileiro, no ano de 1914, quando cria Jeca Tatu, destacando a pobreza e a ignorância do caboclo, intitulando-o de Piolho da Terra.

O título dado ao caboclo pretendia mostrar que, quando o homem entra em um estado miserável, na baixa pobreza, é incapaz de se manter e se auto promover, especialmente se for na agricultura. E o Jeca tornou-se o símbolo da cultura brasileira da época. Até porque, nesta época, a agricultura era a maior expressividade econômica do país.

Outra criação de Lobato foi o Saci, personagem da mitologia brasileira. O Saci trouxe para a literatura brasileira a possibilidade de mostrar as crendices do povo como um fundamento cultural. Penso que Lobato fez da literatura um núcleo de defesa da cultura nacional para combater a influência das idéias estrangeiras. Depois da iniciativa de Lobato, muitos mitos de criação brasileira, ou de influência das etnias colonizadoras do Brasil, foram mostrados ao povo.

Tomamos como exemplo a literatura de Franklin Cascaes. As crendices, ilustradas por Cascaes, nos mostra o imaginário do povo da ilha de Santa Catarina, em sua essência criativa.

As histórias que o povo passava oralmente foram escritas e ilustradas pelo catarinense. E foi por haver este registro que eu pude comprovar as semelhanças e diferenças entre: o folclore catarinense ilhéu, e a nossa microrregião carbonífera.

Ou mesmo a maneira de brincantes se apresentarem, ou os enredos da arte do boi de mamão. Tudo dá margem a estudo e aprofundamento da arte popular. Se o Saci é o carro chefe do folclore da região sudeste, a bruxa é o carro chefe do folclore catarinense, na região sul. Até porque as localidades içarenses falam com tanta intimidade desse ser fantástico, que há pessoas que juram conhecerem a bruxa que lidera em tal comarca, ou os lobisomens que percorrem as estradas interioranas de nosso município.

Pois bem, é de fundo popular o adágio que aprendemos e repetimos constantemente: “a arte imita a vida”. É por esses ditos que percebemos o quanto a crença e a arte popular estão enraizadas em nossa cultura. Mas para levar este substrato até a cultura erudita, precisamos primeiramente acreditar que o senso comum é a primeira base de construção.

Acreditar que a nossa linguagem materna, é o arsenal mais produtivo na construção da linguagem culta. São estes contextos que precisam ser trabalhados na escola, como uma bagagem a ser renovada e inovada. E não pensarmos em esvaziar os conhecimentos de base familiar, pensando que estamos fazendo uma construção. Até porque para fazermos uma construção, ou um novo produto, precisamos de matérias primas. E a matéria prima do ser humano é, primeiramente, a sua linguagem materna, e toda a semasiologia adquirida no berço. E por mais que estudarmos, que nos refinarmos em teorias, e outras águas científicas, é sempre o nosso vernáculo que identifica o nosso berço.

E a literatura é a arte complementar de uma língua e a expressão maior de uma cultura, pois é o registro de todo o fazer cultural.

Até a próxima semana com mais assunto ligado à cultura de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

OPINIÃO - Expresso Coletivo Içarense: que vergonha!

Na manhã do último sábado, dia 15, precisei tomar um ônibus para me deslocar ao balneário Rincão. (dia inclusive que ocorreu a final do Garota Verão, por isso já era de se esperar o excesso de movimento).

Ao entrar no veículo, quase não havia acentos disponíveis e o movimento já era intenso. Mesmo assim, consegui um lugarzinho ao lado de um senhor. Foram preciso apenas duas paradas para que o veículo já estivesse com todos os lugares e corredor ocupados.

De início, achei normal. Tirei um livro da bolsa afim de desfrutar de uma boa leitura durante o percurso. De repente, o ar não era o mesmo naquele local. A mistura de perfumes, que dava sensação de enjôo, se tornou nula perto do constrangimento de estar quase em cima do senhor que estava ao meu lado. Tirei os olhos do livro e não acreditei no que estava ocorrendo: o número de pessoas era suficiente para preencher quatro ônibus. O fluxo no corredor era tanto que eu, sentada, estava sendo empurrada para o lado (praticamente em cima do passageiro ao lado), porque aquelas pessoas que, como eu, pagaram (e não foi pouco) para estar ali, praticamente lutavam por um mísero lugar no corredor. Que transtorno, que absurdo! O calor era intenso. O pior de tudo é que parecia que, de certa forma, aqueles cidadãos já estavam conformados com aquela situação. Ninguém questionou, ninguém reclamou. O que ocorria era alguns comentários isolados, que naquele momento não faziam diferença.

Crianças e idosos estavam a bordo e não foram respeitados. Onde está a fiscalização para barrar esses absurdos? De que adianta tanta aquisição de ônibus com ar-condicionado se, na hora da “pressão”, a empresa sequer é capaz de mandar outros ônibus para emergência. Tremenda falta de organização!

Agora eu alerto: empresários dessa empresa deveriam procurar ficar a par dos acontecimentos da cidade. Se a final do Garota Verão ia ocorrer no Rincão, o mínimo a se esperar é movimento intenso nessa data. Além do mais, os motoristas não enxergam o número de pessoas que saem da rodoviária? O leitor e todos dessa empresa devem concordar que o mínimo de sabedoria deixaria claro que o movimento de partida grande é consequência de outro grande movimento que já estará esperando nos bairros e no centro.

Kelley Alves, acadêmica de Jornalismo

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1584: EDITORIAL - Gentil começa a receber pressão de todos os lados

O PMDB ficou 8 anos fora do poder, somente na oposição, e desde 1º de janeiro passou a ser situação e sentir na pele a responsabilidade de administrar Içara.

Passados 78 dias da posse, a Administração Municipal ainda não conseguiu dar a volta por cima nos problemas da estrada, que são uma constância, e da saúde, que não efetuou na totalidade as contratações de médicos, dentistas e enfermeiros.

Mas a maior pressão que o prefeito Gentil Dory da Luz está sofrendo é do próprio partido, o PMDB, que na sua maioria cobra cargos. E, no entanto, é o que deveria dar mais apoio dos que os demais 13 partidos que ajudaram a coligação “Por Uma Içara Mais Humana” sair vitoriosa nas eleições de 5 de outubro.

Mesmo com toda essa turbulência, o prefeito está sabendo levar a situação e buscando alternativas para o município, que não deve ser prejudicado por picuinhas políticas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.