O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

VARIEDADES - Nando, o Garanhão, obra do cartunista Jhow Jhow

O cartunista içarense Jhonatan Scarpari Motta cria o cômico personagem “Nando, o Garanhão”, um garoto que só se dá bem mal com as cantadas nas garotas das baladas.

O jovem cartunista, Jhonatan Scarpari Motta, o Jhow Jhow, de 21 anos, desenha desde os 12. Ele mora no Bairro Imigrantes, na divisa entre Içara e Criciúma.

Começou desenhando personagens de desenhos animados da época, mas agora ele estreia seu próprio personagem: Nando, o Garanhão.

Nando representa o típico jovem que experimenta todo tipo de cantada com as garotas, mas que sempre se dá mal, bem mal. As razões para isso são inúmeras e, para cada tirinha há uma delas.

“Cada tirinha leva cerca de meia-hora para ficar pronta. Eu me baseio nas cantadas que eu ouço por aí, inclusive nos foras que os caras sempre levam. Já tenho um repertório cheio para o Nando”, conta Jhow Jhow.

O tipo de desenho é baseado nos personagens da série Os Simpsons, da qual o cartunista se diz fã há muito tempo.

Jhonatan começou o curso de Artes Visuais, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, e está terminando o curso de Design, pela Microlins. Ele ainda faz retratos de pessoas, em grafite.

Ilustração: Reprodução (Jhow Jhow)
Foto: Djonatha geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Em ato de coragem policiais salvam homem de incêndio

Os soldados da Polícia Militar de Içara, Itamar de Souza Fernandes e Arcelino Alves Machado, poderão receber uma promoção por ato de bravura, segundo o major Jorge Luiz Silva, da PM.

“Nós estávamos vigiando a saíde de alunos de uma escola à noite, quando fomos avisados que havia uma briga de casal e que devíamos averiguar”, conta o soldado Itamar de Souza Fernandes, do 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara (PM).

Foi assim que começou a ocorrência que marcaria a carreira dos dois militares.

Os soldados Itamar Fernandes, de 36 anos e há 15 como soldado, e Arcelino Alves Machado, de 47 anos e 21 de Polícia Militar, foram responsáveis por salvarem a vida de R.R.A., 26, na noite de 25 de junho, quarta-feira, às 22h30min.

Segundo a ocorrência, após uma briga com a esposa, A. incendiou a própria casa, na Rua Luiz Zilli, no Bairro Jaqueline, em Içara. A mulher e a enteada saíram e os soldados foram acionados.

“Fomos preparados apenas para acalmar os ânimos dos envolvidos, mas ao chegarmos havia pequenas chamas saindo pela janela da sala. Em questão de segundos, o fogo já estava muito alto”, relatou Machado.

Foi então que um cidadão gritou que A. estava dentro da casa. “Não deu tempo para pensar, corremos para os fundos da casa e arrombamos a porta. O sujeito estava desmaiado, devido à fumaça que tinha lá dentro”, segundo Fernandes.

Assim que retiraram o corpo, o teto da casa desabou. De acordo com Machado, se o rapaz estivesse ainda lá dentro, com certeza teria morrido.

O homem foi levado ao Hospital São Donato, em Içara, pelo Corpo de Bombeiros, que gastaram 7 mil litros de água para apagar o incêndio.

Um grande número de curiososos se aglomeraram pela rua para ver o que estava acontecendo.

Segundo depoimentos da esposa e proprietária da casa, Marcolina da Silva, o próprio companheiro foi quem ateou fogo na residência de alvenaria, que ficou totalmente destruída, bem como todos os móveis, objetos e documentos.

Na mesma noite em que foi internado, o rapaz fugiu do hospital, sem dar esclarecimentos.

No Batalhão da PMI, o major Jorge Luiz Silva elogiou o ato dos dois em um boletim interno oficial, que vão para as fichas de conduta dos soldados. “Uma sindicância está sendo aberta para averiguar todos os detalhes do ocorrido. Os soldados poderão ganhar uma promoção por Ato de Bravura”, explica o major.

A sindicância da Polícia Militar deve levar até 30 dias para ser concluída.

Ao serem questionados sobre a sensação de, agora mais calmos, após analisarem a situação, terem arriscado as próprias vidas para salvar a de um estranho, Machado respondeu prontamente e com orgulho da profissão: “Sensação de dever cumprido”.

Fotos: Djonatha Geremias (1ª e 2ª) e Maso Nyetto (3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Poucas pessoas participam da Audiência Pública da Aneel

A Audiência Pública da Aneel deveria reunir centenas de pessoas ontem, mas dos 27 mil associados da Cooperaliança, que são os mais interessados, apenas 75 pessoas compareceram.

Aconteceu ontem pela manhã, no Salão Paroquial São Donato, no Centro de Içara, a Audiência Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os representantes da agência apresentaram os motivos que levaram a tarifa de energia elétrica da Cooperaliança a serem reduzidas em 10,33%.

Compareceram ao encontro o procurador federal da Aneel, Vladimir Cantanhede, o conselheiro-presidente da Agesc, Guilherme Marchewsky, o diretor da Aneel, Romeu Rufino, o superintendente de regulação econômica, Davi Antunes Lima, e a secretária da mesa, Patrícia Gomes. Representando a Cooperaliança, a assessora de imprensa, Taís Pacheco.

O professor universitário de Economia, Murialdo Gastaldon, como consumidor içarense, questionou o valor da tarifa comparada à da Celesc, de Criciúma, que chega a ser 35 a 37% mais barata que a da cooperativa.

Rufino explicou que cada região é diferente, por isso a Aneel visita cada município. Para reforçar os argumentos, apresentou um vídeo que explica de forma clara como funciona a análise da tarifagem. “Não compete à Aneel estabelecer políticas tarifárias, mas aplicá-las”, finalizou o diretor da agência nacional.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Vereador Jurê Bortolon deve recorrer ao TSE

O vereador Jurê Carlos Bortolon, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), teve o recurso negado nesta terça-feira (30), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis.

“O Jurê obteve doações de campanha, antes de abrir a conta eleitoral no banco e este tipo de ação não permitido por lei. Sendo assim, ele não poderá concorrer nas próximas eleições Municipais para nenhum cargo. Este foi o maior motivo pela reprovação”, afirma Marco Augusto Ghisi Machado, Juiz do Cartório Eleitoral da Comarca de Içara.

O advogado, Paulo Preis Neto, informou que está estudando um recurso para impetrar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No município de Içara, outros três vereadores eleitos estão aguardando o recurso no TRE. São eles, Darlan Carpes, do Partido Progressista (PP), Neuzi Berto Silveira, do Democratas (DEM) e Diego Vitorassi, do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Machado afirma que a maioria dos casos é falta de documentos que comprovem tais gastos.

Geraldo Baldissera, do PDT, que assumiu a Câmara há dois meses no lugar de Vitorassi, também aguarda recurso.

Se os vereadores tiverem os recursos negados, a situação será a mesma de Bortolon e terão que recorrer ao TSE, caso queiram ser candidatos em 2012.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Cinco candidatos que não prestaram contas estão inelegíveis em 2012

Os candidatos que não prestarão contas ficarão inelegíveis durante quatro anos, e não poderão concorrer às próximas eleições municipais de 2012, segundo informações do Cartório Eleitoral.

Cinco candidatos a vereadores que não foram eleitos, perderam o prazo de prestação de contas que foi até o dia 27 de abril de 2009, segundo o Cartório Eleitoral de Içara. A apresentação de notas fiscais e documentos são referentes às eleições municipais do dia 5 de outubro de 2009.

Os candidatos que não apresentaram as contas foram: Antônio José Zanete, o Toninho Zanette, José Rodolfo Shiminski de Lucca, o Dedé, ambos do Partido Progressista (PP) e Rodrigo Pereira de Freitas, o Doutor Rodrigo, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Já Volnei José Lino, o Nei Lino, do Partido Popular Socialista (PPS), e Jefferson Marques de Oliveira, do Partido Verde (PV), prestaram as contas fora do prazo estipulado. Porém o Juiz do Cartório Eleitoral da Comarca de Içara, Marco Augusto Ghisi Machado, determinou que as mesmas fossem devolvidas aos candidatos.

Nei Lino Informou que já entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e que só o atraso na entrega da prestação de contas não o deixará inelegível. Já com Jefferson Marques não possível entrar em contato.

O presidente do PP em Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, declarou que Dedé entregou as contas ao partido, mas faltou alguns documentos. “Já o Toninho não entregou as contas para o partido, mas vamos entrar em contato com ele para saber o motivo da não prestação das contas”, afirmou Lodetti.

Zanette Informou, que entregou as contas para o partido e desconhece o motivo pelo qual, elas não foram apresentadas.

Segundo o Juiz do Cartório Eleitora de Içara, “estas pessoas não poderão sair a candidato para nenhum cargo político nos próximos quatro anos, por não terem as quitações eleitorais apresentadas”. Ele comenta ainda que as disputas nas eleições estaduais de 2010 e as eleições municipais de 2012, estão descartadas.

Até o fechamento da edição não foi possivel entrar em contato com Rodrigo Freitas. Foi deixado recado no consultório dele, mas o mesmo não deu retorno.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Benefícios previdenciários que não exigem carência

Alguns benefícios previdenciários não exigem período de carência, que é o número mínimo de contribuições sociais para que o segurado tenha direito ao benefício previdenciário. Entre estes benefícios isentos de carência estão a pensão por morte, o auxílio-reclusão, auxílio-acidente, salário-família e salário-maternidade. Também não se exige carência para o auxílio-doença e para a aposentadoria por invalidez decorrentes de acidente de qualquer natureza e para as doenças cujo nexo com o trabalho forem equiparadas a acidente de trabalho.

Algumas doenças previstas em lei também excluem a exigência do período mínimo de carência para concessão de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, que são: tuberculose ativa; hanseníase; alienação mental; neoplasia maligna; cegueira; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; doença de Parkinson; espondiloartrose anquilosante; nefropatia grave; estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante); síndrome da deficiência imunológica adquirida – Aids; hepatopatia grave e contaminação por radiação.

O segurado que ao se filiar à Previdência Social já seja portador de alguma dessas doenças só terá direito ao benefício se houver o agravamento da doença que venha a causar a incapacidade. Para que o segurado possa ter direito a qualquer destes benefícios, precisa apenas estar inscrito na Previdência Social e manter ativa a qualidade de segurado, que é garantida pelas contribuições mensais à previdência podendo ocorrer a perda desta qualidade quando ficar por mais de 12 meses sem contribuição ou perder o vínculo com o INSS, mas o trabalhador poderá recuperá-la com o retorno dos recolhimentos de 4 contribuições. A Pensão por morte pode ser requerida pelos cônjuges, companheiros (as) e filhos menores de 21 anos ou inválidos. O Auxílio-reclusão pelos cônjuges, companheiros ou companheiras e filhos ou filhas, quando o segurado estiver preso sob regime fechado ou semiaberto, desde que o último salário-de-contribuição seja considerado de baixa renda, ou seja, inferior ou igual a R$ 710,08. O Auxílio-acidente é devido quando o trabalhador ou segurado sofre um acidente de qualquer natureza e, após a consolidação das lesões, resulte seqüela com redução da capacidade para o trabalho, ainda que não o impeça de exercer outro ofício ou função, podem requerer os empregados, trabalhadores avulsos e segurados especiais com sequelas nos aparelhos visual, auditivo e de fonação; prejuízos estéticos; perdas de segmentos de membros; alterações articulares; encurtamento de membro inferior; redução da capacidade funcional prevista no anexo III do decreto 3.048/1999.

O Salário-maternidade é devido às seguradas empregadas, empregada doméstica e trabalhadora avulsa, inclusive as desempregadas que na data do parto, adoção ou aborto espontâneo permanecem no prazo de manutenção da qualidade da segurada e por último o Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez que podem ser requeridas pelos trabalhadores que sofreram acidente de qualquer natureza, e os que, após filiarem-se à Previdência Social, forem acometidos das doenças isentas de carência, previstas em lei, com incapacidade atestada pela perícia médica e também aos que forem a-cometidos de doenças cujo nexo com o trabalho seja estabelecido pelo INSS ou em perícia judicial.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Como se prevenir contra a Gripe A (H1N1)

Os principais meios de transmissão da Influenza A (H1N1) são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Entre os sintomas estão febre alta repentina, tosse e dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações e dificuldades respiratórias.

PARA SE PREVENIR contra a Influenza A, a Vigilância Epidemiológica recomenda que as pessoas adotem os seguintes hábitos:

• Lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.
• Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável.
• Manter os ambientes ventilados e, se possível, recebendo luz solar.
• Evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes.
• Adotar hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.

Em casos suspeitos:

• Evitar ao máximo circular em locais públicos, com aglomerações e em ambientes fechados. Para adultos a recomendação e válida até 7 dias após o início dos sintomas, e para crianças até 14 dias.
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
• Seguir as recomendações de prevenção

Para pessoas em casos confirmados:

• Seguir todas as recomendações anteriores.
• Usar máscara cirúrgica descartável, principalmente quando estiver próximo a outras pessoas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1655: EDITORIAL - PMs merecem uma homenagem

Na noite fria de 25 de junho, os soldados militares, Itamar de Souza Fernandes e Arcelino Alves Machado, não pensaram duas vezes, e resgataram de uma casa em chamas Rodrigo Ricardo Araújo, que estava desmaiado, após ter colocado fogo na casa da companheira, em uma momento de loucura. São atos como esses, de bravura e coragem, que dão uma pequena amostra de que a Polícia Militar deve ser vista com outros olhos pela comunidade.

Por esse gesto humano o Comando da Polícia Militar de Içara deveria encaminhar um pe-dido de promoção aos dois soldados ao Comando Geral de Santa Catarina.

Que outros policiais sejam condecorados por atos como esses e que a Polícia Militar seja vista como um órgão que dá segurança e proteção aos cidadãos, ao invés do contrário.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.