O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Edição 1813: EDITORIAL - PP quer a saída do PMDB

Desde que assumiu a administração de Içara o PMDB não teve um minuto de sossego, devido as ações impetradas pelo PP, após ser derrotado nas eleições de 3 de outubro de 2008.
Até o momento, o PP está superando o adversário ao conseguir a cassação do prefeito Gentil da Luz (PMDB) e do vice-prefeito José Zanolli (DEM), na esfera municipal (Fórum da Comarca) e estadual (Tribunal Regional Eleitoral). E aguarda a decisão da justiça em outra ação que corre em segredo em Içara. Também saiu vitorioso na negativa do Tribunal Superior Eleitoral que repassou a decisão monocrática ao TRE. O PP está confiante, que desta vez, poderá festejar a cassação dos eleitos pela coligação “Por Uma Içara Mais Humana”.
Em contra partida, o PMDB, deu a resposta, reprovando as contas de 2007 do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP), acompanhando o parecer do Tribunal de Contas do Estado, que era favorável a desaprovação. Agora faltam as contas de 2006 e de 2008.
E nesta briga de bastidores os dois partidos travam uma briga caseira, mas evitam entrar em choque direto. O PP não quer falar sobre as contas reprovadas de Valvassori, mas solta o verbo no que se refere a cassação de Gentil, enquanto o PMDB, se silencia quando o assunto é cassação, e grita pelos quatro cantos de Içara que é uma questão de honra desaprovar as contas do ex-prefeito Heitor Valvassori. Esse assunto vai longe, pode esperar, leitor.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (30)

Pouco passava das sete horas da manhã quando cheguei à Clínica Vitali, na Rua Vitória. As casas com as janelas cerradas mostravam que a população ainda dormia. Um ou outro trabalhador passava à pé ou de bicicleta para o trabalho, junto com estudantes que já tomavam o caminho da escola.
A manhã plena de sol anunciava um dia morno, com uma agradável temperatura. Recordações passaram pelos meus pensamentos enquanto esperava pelo atendimento.
A casa onde morou seu Ângelo Lodetti e a família, fechada naquela hora da manhã parecia me dizer que em breve estaria aberta para o movimento normal do dia. Dona Santina assomaria à porta para pôr em dia a rotina, abrindo as janelas de par em par, acendendo o fogão com a lenha seca para não espalhar fumaça na parede branca da cozinha. Depois ela seguiria até a horta para dar tratamento especial às hortaliças, sobretudo às alfaces que precisavam sempre de um jato d’água para estarem fresquinhas na hora do almoço. Para dona Santina, a sua horta tinha um sentido especial: a sua ligação com a lavoura, amor que herdou da mãe e que continuava repassando para a família em forma de uma alimentação saudável.
Ao marido cabia a política, a administração do recém emancipado município. Ela, a primeira dama estava a cuidar de uma grande e laboriosa família. Também não era uma mulher afeita às vaidades de idas e vindas ao salão de beleza, aos jantares e festas sociais. As festas religiosas e as comemorações de família é que tinha um real sentido em sua vida. As crianças estavam todas crescidas, mas havia os netos, belas crianças que enchiam a cozinha de apetite e de alegria. A família, sim, ela era o elo maior da maternidade e da essência da posição de esposa e mãe. A casa fechada em plena manhã ensolarada parecia esperar pelas mãos adormecidas de dona San-tina. Mas outros continuariam a jornada do dia, com certeza.
A rua está diferente, é verdade. Aqui e ali há outras casas, inclusive o edifício onde espero atendimento parece ocupar um espaço sagrado de minhas recordações. A casa de seu Pedro Silva onde tantas vezes eu o vi em cuidados com a bela horta, está ocupada por uma escola de idioma estrangeiro. Os canteiros deram lugar a uma ampliação da casa. Foi necessário um espaço maior para abrigar as salas de aula. Horta e jardim é um espaço de cuidados indispensável para uma escola. Ao lado há uma lanchonete em uma arquitetura rústica, servindo lanches rápidos, tudo muito diferente da polenta que tantas vezes encheu a rua de aroma e apetite. Tempo em que repetíamos o refrão. ‘Meio dia, panela no fogo e barriga vazia’. E as palavras pareciam aumentar ainda mais o nosso apetite de infante-juvenil.
Na casa que fora do seu Adilson, uma saudade peculiar me despertou. Ali as saudades eram de um tempo mais além, um tempo de juventude aflorada e de jornada de trabalho. Estava impregnada do sorriso das meninas e os cuidados de dona Maria. Os crochês mimosos por todo espaço, inclusive na bandeja em que servia o cafezinho; um marco da vida profissional da filha Maria Cacilda e minha. Éramos colegas de trabalho, colegas de labuta, mas também de sonhos de quem vive a realidade da educação e a utopia que a vida profissional nos aponta.
Rua Vitória! Num espaço de tantas recordações, não pude deixar de pensar no seu Manoel Goulart. Ele tão presente na Rua Vitória nas primeiras horas da manhã.
E por aí vai as minhas recordações.

POLITICA - “Qualquer decisão seria natural” afirma Gentil

Um dia após a publicação da decisão do TSE, de que o processo contra o prefeito Gentil Dory da Luz deverá ser julgado pelo TRE, os envolvidos revelam quais são suas expectativas na ação.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), publicou a decisão monocrática (quando é tomada por apenas uma pessoa) do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Juiz Claudio Barreto Dutra sobre o processo de cassação do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB) e do vice José Zanolli (DEM).
O advogado proponente da ação movida pelos partidos da coligação “Por Uma Içara Mais Forte”, Gabriel de Souza, está viajando, e o advogado Alessandro Abreu, que presta assessoria no caso, alegou que o recurso foi negado pelo fato de que a decisão deverá ser resolvida no âmbito regional, mas, que ainda não há como estabelecer datas para o final do processo. “Vamos aguardar a publicação do agravo de instrumento para ver qual medida tomar. Como o recurso foi negado, ficou mais difícil a situação do prefeito”, argumenta o advogado.
Já o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, diz que as dificuldades ao longo do processo é normal, mas que tudo está se desenvolvendo no tempo previsto. “Agora queremos o afastamento de Gentil e que novas eleições sejam marcadas na cidade”, planeja Lodetti.
Conforme o prefeito, que está sendo julgado por denúncias de abuso de poder econômico e erros na prestação de contas de campanha durante o ano de 2008, a decisão foi natural. “Qualquer decisão que fosse tomada seria encarada como natural. A advogada já havia avisado que entraríamos com alguns embargos, até porque o resultado pela cassação foi apertado, 3 votos a 2”, afirma da Luz, garantindo que permanecerá no comando da administração do município.
A advogada de defesa, Katherine Schreiner, afirmou que o recusro será encaminhado à Brasília. “Não podemos abrir toda a estratégia de defesa, mas o processo tramitará em Brasília, sob a responsabilidade do advogado Fernando Neves”, revela Katherine.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Está na hora de agarrarem vergonha e começarem a trabalhar, não adianta fazer indicação e não ser atendidos. Os acessos as casas do Rincão financiadas pela Caixa ainda não foram feitos”. Vereador Jurê Bortolon (PMDB criticando a Administração Municipal em outubro de 2009, alegando que não está dando conta de arrumar as ruas de Içara.

Comando do PP
que estava de férias, se reuniu nesta quinta-feira para tratar sobre a cassação do Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, e também colocar em pauta a discussão sobre a candidatura à presidência da Cooperaliança.
Foi levantado pelos presentes que dois nomes serão apreciados pela Executiva Municipal.
O atual presidente é o ex-vereador Pedro Dionízio Gabriel, que, possivelmente, não poderá concorrer a reeleição, se for considerado como mandato o tempo em que ele substituiu Adêmio Pavei, afastado na época pelo Ministério Público.
Até o fechamento da edição não foi possível saber quais são os dois nomes indicados pelo partido.

O presidente do PP
Arnaldo lodetti Júnior, de fonte segura, vai trabalhar para o deputado estadual Joares Ponticelli e não para Valmir Comin.
Acredito que também fará alguns votos para Altair Guidi (PPS), como deve fazer o ex-prefeito Heitor Valvassori, amigo de longas datas.

Pelo andar
da carruagem o Comin vai ter uma votação muita fraca em Içara. Já que muitos lideranças do PP já se espalharam para apoiar outros candidatos.
Pelo que parece a união dos pequenos municípios acabou e Ponticelli vai ser o mais votado do PP em Içara.

A oposição
diga-se PP está confiante de que o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM) vão ser cassado, só não sabe quando, mas que é uma questão de tempo. E já começou a comprar foguetes.

Neka Dal Pont
que por muitos anos foi fotógrafo da Administração do PP e está desempregado, foi prestigiar o CarnaRincão, e saiu numa foto com o Prefeito Gentil da Luz e o Vice José Zanolli.
Até agora o PP não arrumou emprego pra ele, porque não é bocudo.

Frase
“ A política baseia-se na indiferença da maioria dos interessados, sem a qual não há política possível”.
Paul Valery - Filósofo e escritor francês

GERAL - Samae é notificado pela Vigilância Sanitária

O orgão içarense foi notificado pela Vigilância Sanitária Estadual, após a verificação e confirmação de que há 15 irregularidades presentes no sistema de tratamento de água municipal.



Foi instaurado um inquérito civil, em todo o Estado de Santa Catarina, para avaliar a água consumida pela população.
O órgão responsável pelo tratamento e distribuição de água e esgoto em Içara, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), foi notificado pela Vigilância Sanitária Estadual, em cumprimento da requisição da 2a Promotoria de Justiça de Içara, pois 15 irregularidades foram encontradas, entre elas a falta de tratamento dos afluentes e de barreira de proteção ou plano de contingência em relação a contaminação do manancial com os afluentes sanitários da população.
O prazo para a regularização dos problemas encontrados é de 30 dias.
Conforme a promotoria pública, as medidas cabíveis deverão ser tomadas pela Diretoria da Vigilância Estadual.
O coordenador da Vigilância de Içara, Gilmar Ghislandi, afirma que o engenheiro sanitarista do Samae já entregou um pedido de prorrogação de prazo, que será encaminhado a Florianópolis.
O engenheiro sanitário do Samae, Gilberto Benedet Júnior, explica que o tempo pedido no ofício não foi estipulado, mas espera que seja coerente com as mudanças que deverão ser realizadas. “Já vinhamos mexendo na estrutura, mas ainda não realizamos nada na Estação de Tratamento de Água (ETA), mesmo já tendo ciência sobre os problemas. Se a Casan não resolveu em 30 anos, como querem que resolvamos em três anos?”, rebate Benedet, garantindo que não haverá aumento no custo dos serviços oferecidos à população, já que as obras estavam previstas no orçamento do Samae.
Recentemente apareceram peixes mortos nas Lagoa dos Esteves e do Campo Mãe Luzia, cuja cuasa ainda não foi descoberta pelos órgãos ambientais.

POLÍCIA - Polícia Civil investiga morte de içarense

O acidente que resultou na morte de José Pedro Vicente começa a tomar rumos contrários, investigações da Polícia Rodoviária Federal e Civil de Içara geram duvidas sobre morte de içarense.



A Polícia Civil de Içara investiga para colher mais detalhes sobre a morte de José Pedro Vicente, 43 anos. Ele foi encontrado já sem vida às margens da BR-101, em Sangão, na madrugada de segunda-feira.
As primeiras informações dão conta de que Vicente teria se envolvido em um acidente, mas depois de uma perícia no local, as pistas indicaram que a vítima havia morrido antes mesmo do acidente.
As investigações irão continuar no decorrer da semana com o auxílio da Polícia Rodoviária Federal )PRF) de Tubarão e dos órgãos de segurança de Içara.
A principal suspeita é que o mesmo tenha sofrido um mal súbito, quando viajava na garupa de uma motocicleta, vindo a causar o acidente, na BR-101, na madrugada de segunda.
Segundo a PRF, pelo menos outros quatro veículos teriam se envolvido no acidente, mas os motoristas fugiram sem prestar socorro, motivo que leva a gerar novas investigações sobre o caso. A polícia começa procurar pelos familiares da vitima para começar a extrair mais informações que possam trazer maiores informações.

VARIEDADES - Revenda de Tratores é sucesso no Estado

A Trator Sul, Revenda de Tratores, Implementos Agrícolas, Peças e Serviços, está presente na ci-dade desde 1996, com a ampliação constante de serviços oferecidos aos clientes de Içara e região.



A Trator Sul, Revenda de Tratores, Implementos Agrícolas, Peças e Serviços, localizada no Loteamento Jussara, em Içara, iniciou as atividades no ano de 1996, fundada por Valdinei Mario Vieira, que conta com o suporte administrativo da esposa, Zulma.
Durante o início, a empresa trabalhava com a venda de tratores usados, implementos novos, peças e serviços.A partir de 2008, a empresa passou a ser uma concessionária autorizada da Montana Landini, cujos tratores começaram a ser revendidos em fevereiro de 2009.
Segundo Zulma Vieira, a expectativa é de que as vendas de 2010 superem as realizadas no ano passado. “O primeiro trator que chegou aqui, foi em fevereiro, e até o final do ano nós conseguimos revender 13 equipamentos. Em contra partida, no começo de 2010 já realizamos a venda de dois tratores”, relata satisfeita, Zulma, citando ainda que a empresa atende clientes de quase todo o Estado, vendendo os produtos para alguns que residem na Região Serrana .
A Trator Sul conta com uma equipe especializada em mecânica agrícola, auxiliando também no emprego adequado desses equipamentos, visando a otimização e viabilidade na obtenção de melhores resultados no trabalho das lavouras, além do serviços de torno.
Possui ainda convênio com as agências do Banco do Brasil para o financiamentos de tratores e também de todo o maquinário agrícola.
Conforme os proprietários, nesses 14 anos de existência, a qualidade, a honestidade, a inovação e a busca constante pela satisfação plena dos clientes, são as palavras de ordem para toda a equipe que compõe a Trator Sul, fatores estes que determinaram para a escolha como Destaque Içarense de 2009, na categoria Revenda de Tratores.
Para conhecer os produtos, visite a empresa, localizada na rua Neusir Fernandes, no Loteamento Jussara. Mais informações no telefone (48) 3432-0277.

ESPORTES - Torneio de Beach Soccer reúne atletas no Nossa Senhora de Fátima

A badalação dos campeonatos de verão no Balneário Rincão está chegando ao fim, o que faz com que as atividades esportivas comecem a serem reativadas em outras localidades de Içara.



As competições de verão podem estar chegando ao fim, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, como o Coroa Bom de Bola e o Praião, então toda a atenção dos esportistas se voltam aos outros bairros da cidade como o Barracão, que deu início no Campeonato de Futebol Suíço, que já está segunda rodada.
Já no bairro Nossa Senhora de Fátima será realizado, no fim de semana, um torneio relâmpago de beac soccer
A competição será organizada pela Associação de Moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima, no próximo domingo, dia 7.
O torneio será disputado no campo comunitário, com início, previsto, às 10h
Cada equipe deverá ter oito atletas devidamente uniformizados. As inscrições seguem até sábado, no fim da tarde, pelo telefone (48) 9615-0145, com Edson Cardoso Choplin. O custo por equipe é de R$ 40. Como premiação o plantel campeão receberá R$ 150. E a segunda colocada ganhará R$ 50.
O principal objetivo do torneio é fazer a integração de moradores e bairros, já que a competição é aberta a todas as comunidade vizinhas.
As chaves serão formadas somente no sábado quando se saberá o número de equipes efetuaram as inscrições.
Em 2009 também foi realizado um torneio relâmpago no bairro Nossa Senhora de Fátima que contou com um número razoável de equipes e foi um sucesso segundo a organização.

DISTRITO - Representantes do Loteamento Ijule recorrem à Câmara de Vereadores

Os representantes dos moradores do Loteamento Ijule, estiveram reunidos na noite de segunda com os vereadores, para solicitação de prazo para adequação das escrituras dos terrenos.



Os representantes e moradores do Loteamento Ijule, do Balneário Rincão, estiveram reunidos na noite de segunda-feira com os vereadores de Içara.
O assunto foi a regularização do loteamento, pois os moradores afirmam que a prefeitura deverá enviar um projeto para a Câmara de Vereadores, autorizando a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)., pois alguns lotes não estão regularizados, e dessa forma, as escrituras não puderam ser recuperadas.
O motivo para o pedido da isenção foi determinado pelo fato de que os proprietários já terem pago as taxas em questão ao adquirirem os terrenos. Mas, devido a uma retificação da área com a implantação do Loteamento Ijule II, em função de um acordo judicial entre as famílias de João Cardoso e Dauro Martinhago.
Os vereadores se comprometeram em solicitar ao Poder Executivo o envio o mais rápido possível do projeto, para ser aprvado na Câmara, já que a lei existente irá expirar no dia 31 de março.
Conforme o presidente da Câmara, Acirton Costa (PMDB), o projeto será votado assim que chegar na casa legislativa.