O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.939 - Içara, 28 de agosto de 2010

Equipe de Saúde realiza campanha contra tabagismo

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)






Apae de Içara conquista 20 medalhas

(Foto: Damiela Soares/ Jornal Içarense)





Cechinel chateado com pichações

(Foto: Bruna Borges/ Jornal Içarense)

EDITORIAL - Prática igual a eleição de 2008

A forma de pichar e rasgar as placas do candidato José Milton Schellfer é a mesma aplicada nas eleições passadas, em 2008, em Içara, quando diversas placas do PP e do PMDB foram destruídas.
O que parece, mas não se tem certeza, é que esse crime, o de agora, foi cometido por pessoas do mesmo partido do candidato, descontente com a adesão do ex-prefeito Júlio Cechinel na campanha de Schellfer.
É claro que nada justifica a agressão, e os autores, se forem pegos, devem ser punidos com rigor pela justiça.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno

Otoplastia (1)

A otoplastia é a cirurgia para correção de deformidades na orelha externa. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a orelha em abdução ou "orelha-de-abano".
Como se desenvolve?
Fatores genéticos, ou características familiares e raciais, têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma da orelha. Outro dado importante é o crescimento das cartilagens, embora na maioria dos casos de orelha em abdução a deformidade já possa ser notada ao nascimento.
Como se faz o diagnóstico?
Os pais podem perceber a alteração na forma da orelha muito cedo e procurar solução. O diagnóstico é feito pelo médico e nos casos de orelha em abdução somente o exame clínico é suficiente para chegarmos a uma conclusão. As deformidades se localizam fundamentalmente em dois pontos: na concha (a parte funda da orelha) que está muito elevada e na anti-hélix (a parte mais saltada no meio da orelha) que não está bem "desenhada". Normalmente, a queixa inicial é dos pais e vai sendo da criança a medida que se aproxima a idade escolar. Esta deformidade tem um potencial de dano psicossocial importante pelas "brincadeiras" a que seus portadores podem ser submetidos.
Como se trata?
Como em toda a cirurgia estética a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, isto é, o tratamento das deformidades estéticas só deve ser feito por autoindicação. O papel do cirurgião plástico é estabelecer se os anseios do paciente são reais, que tipo de tratamento é mais indicado para cada caso e mostrar que este é um tratamento médico, com todas as características (limitações, riscos).
Continuamos com o assunto na próxima edição. Até...

POLITICA - ´Placas do candidato Milton Scheffer são pichadas em Içara

O ex-prefeito de Içara, Júlio Cechinel (PP), foi acusado de traidor através de pichações feitas em 20 placas do candidato a deputado estadual José Milton Scheffer (PP), a quem ele apoia.

(Foto: Maso Nyetto/ Jornal Içarense)
Placas do candidato a deputado estadual José Milton Scheffer (PP), expostas em Içara, foram encontradas pichadas, na última semana, com a palavra “traidor”.
O motivo seria o fato do ex-prefeito de Içara, Júlio Cechinel (PP), aparecer nas placas apoiando o candidato e ex-prefeito de Sombrio.
Cechinel deixou de apoiar o candidato a deputado estadual, Valmir Comin (PP), que concorre à reeleição para o quarto mandato, e passou a apoiar Scheffer.
Para Cechinel, a pichação foi uma falta de respeito com ele e com o candidato. “As pessoas que fizeram ou mandaram alguém fazer isso não têm o menor respeito por nós e nem pelo povo içarense. Não sei quem foi, mas imagino que seja alguém do próprio partido. Por que um adversário me chamaria de traidor?”, interroga. “Não fiz nada de errado para merecer essa acusação. Se alguém tem alguma coisa contra mim, que venha falar comigo e não ficar usando a placa de um candidato”, adverte.
O ex-prefeito de Içara explicou a razão do apoio a Scheffer. “Através do apoio do Zé Milton, consegui mais de dois mil votos na região do Vale do Araranguá, em 2006, quando fui candidado a deputado estadual. Sou grato a ele e acho que Içara deve muito ao Zé Milton”, conclui Cechinel.
De acordo com o coordenador da campanha de Scheffer, Tuca Fabris, o candidato recebeu solidariedade de candidatos da região como Manoel Mota (PMDB) e Altair Guidi (PPS). “Nós repudiamos qualquer ato de vandalismo e lamentamos que a política ainda seja feita de determinados atos, até impensados”, lamenta o coordenador.
Fabris disse ainda que não foi feito Boletim de Ocorrência porque não localizaram o infrator e não há suspeitos. “Só o que sabemos é que há conotação política”, diz o progressista.
No total, foram pichadas 20 placas, sendo que dez delas foram totalmente rasgadas.
Segundo o coordenador de campanha, o prejuízo do foi de aproximadamente R$ 1.8 mil, ao custo de R$ 110 por placa restaurada.
Para o presidente do Partido Progressista de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, a pichação feita nas placas do candidato a deputado estadual e ex-prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer (PP), é um ato de vandalismo. “Sou contra, acho um absurdo. Independente de candidato ou de partido , todos têm o direito de expressar a posição política”, fala, sobre o episódio envolvendo o ex-prefeito de Içara, Júlio Cechinel, que manifestou apoio a Zé Milton em agradecimento à ajuda quando foi candidato, também, a deputado estadual.

COLUNISTA - Maso Nyetto

“Vou discutir com amigos e pessoas do meu partido se fico em uma Secretaria ou no cargo de vice-prefeito, mas em princípio vou me dedicar a campanha de Raimundo Colombo". Vice-prefeito José Zanolli (DEM), um dia após entregar o cargo de chefe do Executivo, onde ficou por 60 dias, à Gentil da Luz, em 2 de agosto.

Caso do Ciretran
foi o motivo que levou se reuniram ontem na Câmara Municipal de Içara, vereadores, polícia civil, prefeitura municipal, proprietários de auto escolas, despachantes e responsáveis pelo Ciretran do município para discutir sobre a lentidão nos processos para conseguir a carteira de habilitação e vistorias e documentação de veículos.
O delegado Rafael Marin Iasco explicou que as dificuldades do Ciretran em Içara, estão mais relacionadas com a falta de efetivo, tendo em vista que são muitos atendimentos feitos. “São realizadas 60 vistorias por dia, com apenas um funcionário, precisamos de pelo menos mais três estagiários para melhorar os trabalhos”; explicou Iasco.
Conforme a gestora de Administração, Pedra Silvano, o Poder Executivo se compromete em disponibilizar um estagiário. “Estamos aqui para ajudar resolver este problema e até dia 10 de setembro vamos disponibilizar um funcionário”; completou.
Oos vereadores devem formar uma comissão para, na próxima semana, agendar uma reunião com Vanderlei Rosso, Diretor Geral do Detran, em Florianópolis, para conseguir mais dois estagiários para trabalharem em Içara. “Vamos aproveitar a viagem para pleitear junto a Secretaria de Segurança Pública do Estado mais policiais para a cidade, tendo em vista a aproximação da formatura na academia policial”; explicou vereador Antônio de Mello.

Vereador Volnei Lino (PPS)
em conversa com o prefeito de Içara, Gentil da Luz, nesta sexta-feira, fez algumas reivindicações entre elas a abertura da Barra do Torneiro e o desassoreamento da Lagoa Urussanga Velha, que segundo ele, era um dos maiores criadores de peixes da região. “A lagoa possui 200 hectares de lâmina d’água e com este trabalho poderemos retomar a criação de peixes na localidade” ressaltou.
Gentil da Luz garantiu que irá ver junto aos órgãos para efetivar a ação.

Frase
“ O maior castigo para quem não se interessa por política é que será governado pelos que se interessam.” (Anônimo).

GERAL - Reajuste de energia elétrica está valendo há uma semana

Conta de energia elétrica deste mês já trará a taxa determinada e homologada no último dia 13 pela Agência Nacional de Energia Elétrica; Cooperaliança diz que aumento não é significativo.

(Foto: Jhonatan Motta/Jornal Içarense)
O consumidor içarense desembolsará um pouco mais de dinheiro para pagar a conta de energia elétrica deste mês. Já que desde o último dia 14, começou a valer no município o reajuste de 9,75%, determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O valor da tarifa será compatível com os grupos de consumidores. O cliente considerado de alta tensão, como as indústrias, sofrem aumento de 12,65%, as residência, classificados como baixa tensão, pagam um reajuste de 7,94%, enquanto que os consumidores de baixa renda, os quais participam de algum programa do Governo Federal sofrem acréscimo de apenas 0,97%.
Após a Celesc anunciar o aumento, a Cooperaliança teve duas semanas para se ajustar a mudança. Uma portavoz da cooperativa explicou, que por comprar energia de uma outra empresa, a Cooperaliança teve de aplicar o acréscimo para não ter prejuízos na distribuição.
Outra causa para o aumento, foi a elevação da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), que atua como encargo das empresas de distribuição e de transmissão elétrica.
Todos os anos, o serviço sofre reajuste, sendo que no ano passado o custo ficou mais barato. Conforme a Cooperaliança, o reajuste atual não apresentará danos financeiros ao consumidor içarense.
Já a Subestação S.E. Rincão da Cooperaliança deve ter a parte da construção civil concluída nos próximos 30 dias. A etapa seguinte será a montagem da estrutura que abrigará os transformadores.
As obras iniciaram neste ano com os serviços de terraplanagem e da construção da estrutura que irá abrigar a subestação.
A previsão é que entre o final de 2010 e início de 2011 a subestação já esteja em funcionamento.

GERAL - Ação conscientiza sobre os efeitos do fumo

(Foto: Damiela Soares/ Jornal Içarense)

Os içarenses que passaram ontem pela Praça Matriz São Donato receberam informação sobre o tabagismo. A ação alusiva ao Dia de Combate ao Fumo, lembrado em 29 de agosto, contou com exposição de cartazes confeccionados por alunos da rede pública de ensino, além da distribuição de material educativo.
Conforme a gestora de Saúde, Mira Dagostin, a iniciativa teve como objetivo conscientizar a população, por intermédio de informações de prevenção e promoção da saúde.
Entre os programas oferecidos pela Secretaria de Saúde está o programa Nacional de Controle do Tabagismo que consiste em proporcionar às pessoas com interesse em deixar de fumar uma série de trabalhos.
“Estão em atividade no município três grupos de tabagismo, nos bairros Aurora, Presidente Vargas e Cristo Rei. Grupos esses que ajudam o fumante a deixar do cigarro por meio de informações, conversas, experiências e medicações quando necessário”, relatou a gestora de Saúde de Içara.

POLÍCIA - PMRv de Içara comemora duzentos dias sem mortes

Apesar da região não estar registrando acidentes com óbitos, o mês de agosto foi o mais violento do ano nas estradas de Santa Catarina; e soldado Trombim alerta para os cuidados na direção.

(Foto: Alex Cichela/ Jornal Içarense)
Hoje a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara, comemora 200 dias sem registros de morte na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444). Mas, no estado os números são diferentes.
Apesar de ainda não ter terminado, o mês de agosto já apontado como um dos mais violentos do ano nas estradas de Santa Catarina. Somente o último fim de semana, 18 vidas foram interrompidas em decorrência de acidentes, sendo este o maior índice de morte desde o início de 2010.
Por isso o soldado Everson Trombim alerta para os cuidados que podem prevenir acidentes de trânsito. Segundo ele, medidas simples como manter a distância regulamentar do outro veículo, utilizar o cinto de segurança, verificar a situação do carro e não beber ao dirigir podem evitar a ocorrência de acidentes.
Segundo o soldado, o excesso de velocidade e ultrapassagem indevida são as principais causas de acidentes na jurisdição. Estes mesmos motivos, teriam ocasionado a maioria dos acidentes registrados no estado.
Everson destaca ainda, que acidentes envolvendo motocicletas são frequentes no município, em função de tentativas de ultrapassagem forçada. O soldado enfatiza que “os motoqueiros precisam redobrar a atenção na direção”. Até o momento, nenhum acidente causado por embriaguez no volante foi registrado pela PMRv.

VARIEDADES - Mirassol recebe ajuda de acadêmicos da Unesc

Projeto de extensão do curso de Economia da Unesc visa criar uma cooperativa para produção de estopas no bairro Mirassol, no Rincão, com o objetivo de ajudar as famílias carentes.

(Foto: Divulgação/Unesc)
Professor e alunos do curso de Economia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, estarão na tarde deste sábado, na comunidade do Mirassol, zona sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, para uma atividade de extensão, na qual os acadêmicos vão apresentar e debater os conceitos de Economia Solidária: cooperação, desenvolvimento sustentável, igualitarismo, democracia participativa e autogestão.
O objetivo do grupo, liderado pelo coordenador do curso, Murialdo Canto Gastaldon, é montar uma cooperativa para produzir estopas, proporcionando assim renda e emprego na na comunidade, que é carente de emprego.
De acordo com Gastaldon, a cooperativa será o primeiro empreendimento do Mirassol. “É uma atividade geradora de renda, que será empregada no consumo local podendo gerar outras micro atividades”, explica. “O empreendimento nascerá com a marca da economia solidária, o que estimulará a irradiação desses princípios para outras atividades no local e também para outras comunidades”, destaca.
O bolsista do projeto de extensão, Rodrigo Lessa Pereira, da 6ª fase do curso de Economia, explica que já existe no Mirassol uma fábrica de estopas, que são confeccionadas por algumas mulheres, porém, a logística da fábrica está bastante fragilizada e as mulheres não têm a quem recorrer. “Elas receberam uma doação de máquinas de costura há um tempo e a comunidade descobriu que era possível fabricar estopas. No final de 2009, o professor Murialdo esteve na comunidade, com alunos do curso, e percebeu a dificuldade que as mulheres tinham em tocar o empreendimento. Então, montamos um projeto, e vamos apresentá-lo na comunidade”, explica o estudante da Unesc.

ESPORTES - Apaes da região realizam corrida rústica em Içara

(Foto: Daniela Soares/ Jornal Içarense)

Atletas das Apaes de toda a região carbonífera ocuparam a Rua Marcos Rovaris e os entornos da Praça Castelo Branco, na Prefeitura Municipal de Içara, na manhã de ontem, para a realização da 11a Corrida Rústica da Integração, a segunda realizada no município.
Os jovens foram divididos em 10 grupos com somatória total de quase 30 categorias.
Dos 38 atletas da Apae de Içara 20 conquistaram medalhas, a maioria delas de prata. Foram oito presenças no segundo lugar do pódio, além de sete ouros e cinco bronzes.
Do total de 158 atletas de toda a Região Carbonífera, Içara conquistou a primeira colocação com Vanderlei da Silva, André Cipriano, Conceição Nazareno, Jaison Silva, Everaldo Mendes e Márcia Olivo.
A promoção esportiva deste ano foi preparada pelas professoras Eva Silva de Souza e Maria Albertina Vuolo. E, teve o trajeto adaptados conforme as necessidades especiais dos participantes, assim como as distâncias percorridas, de 25 a 500m.

ESPORTES - Domingo será dada a largada as semifinais do Campeonato Içarense

Estão programados para domingo os jogos das semifinais dos tiulares entre Vila Nova x Cristo Rei e São José x União da Praia, e pelos aspirantes jogam Vila Nova x PV e São José x União do Sul.

(Foto: Arquivo Jornal Içarense)
Neste domingo serão realizados os jogos de ida das semifinais do Campeonato de Içarense, entre aspirantes e titulares.
Com a realização dos jogos que estavam faltando das quartas de final, o Vila Nova fechou a segunda fase do Campeonato Iça-rense com a liderança absoluta. Conseguiu manter, inclusive, a presença nas duas categorias, juntamente com o São José.
Classificados às semifinais, os dois times enfrentarão, respectivamente, o Cristo Rei e o União da Praia. Com vantagem pela melhor campanha, o Vila Nova e o União da Praia iniciam a próxima fase do Municipal fora de casa.
Já no Aspirante, o Vila Nova enfrentará o Presidente Vargas. E o São José terá como adversário o União do Sul.
Pela equipe titular os atletas do São José e Cristo Rei que tiveram a melhor campanha, nos últimos jogos, irão aproveitar o fator casa para já de inicio conseguir uma e vantagem sobre os adversários.
Claúdio Blissari, técnico do Vila Nova afirma que a e-quipe está bem motivada, na espera de um resultado positivo. “Teremos o time completo para este jogo já que não temos atletas participan de competições paralelas, então iremos com toda força pra cima do Cristo Rei”, finalizou o técnico.
Pelo lado adversário, um dos responsáveis pelo time, Ademir Passarela, admite sentir uma certa pressão em momentos decisivos mas a equipe está bem entrosada e deve jogar de igual para igual contra o Vila Nova.
A competição esteve ameaçada de ser cancelada devido a falta de recursos mas pelo que parece a Liga Atlética Içarense (LAI) conseguiu os recursos suficientes para continuar a competição municipal.