O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Edição 1.836: EDITORIAL - Rincão se torna bairro sem lei

Somente neste ano ocorreram duas mortes e duas tentativas de homicídios no Distrito Balneário Rincão, em Içara, elevando o índice de violência naquela região litorânea, o que é preocupante.
Todas ocorrências aconteceram na zona sul, o que merece uma atenção especial, tanto da Polícia Civil quanto da Militar, para que não se transforme uma localidade sem lei.
Os moradores que residem no Rincão estão preocupados com os assaltos e crimes e pedem mais segurança aos órgãos competentes.

CHARGE

POLITICA - Costa quer dar uma cara nova ao HSD

O vereador e presidente da Câmara, assumiu na quinta-feira a presidência do Hospital São Donato e terá como principal desafio, e prioridade, sanar a dívida da entidade com o INSS.



Após vencer a disputa da presidência do Hospital São Donato (HSD) com o ex-prefeito Júlio Cechinel e com o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, ambos do PP, o também vereador e presidente da Câmara Legislativa, Acirton Costa , foi aclamado como novo presidente da entidade. Cechinel ficou como secretário.
Conforme Costa, a prioridade será o pagamento da dívida que o HSD tem junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), e para que isso se torne viável, o presidente tem como prazo até o dia 30 de abril, para pedir o parcelamento da dívida, que será em 180 vezes com o valor da parcela em aproximadamente R$32 mil. “Vamos nos reunir com os deputados estaduais e federais para pedir que eles coloquem nas emendas também”, declarou, acrescentando que assim, a instituição receberá a negativa do INPS, podendo voltar a contar com os recursos do governo.
Além da dívida, as outras prioridades são as melhorias e adequação do pronto-socorro, além da contratação de novos médicos, fato que será discutido com o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB).
Contudo, está para sair a qualquer momento a resposta judicial sobre o pedido do mandato de segurança para cancelamento do leilão, programado para dia 16 de abril.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Soube disso através de comentário, comigo não houve esta conversa. Nós temos o Pedro Dionísio Gabriel como candidato do PP a presidente da instituição”. Declarações do ex-vice-prefeito Naelti Vianna (PP) no início do ano sobre os comentários de que estaria encabeçando uma chapa de oposição, junto com o PMDB, contra o presidente Pedro Dionísio Gabriel. Mesmo assim, parece que os pepebistas do Balneário Rincão estão se mobilizando para indicar um nome no ano que vem.

O prefeito Gentil Dory da Luz
esteve nesta segunda-feira (5), na sede da Secretaria Regional em Criciúma, juntamente com os dirigentes da Escola Melchíades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão, em Içara, reunidos com o secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso.
A nova diretora da unidade, professora Maria Inês Salvador Cesca, além de apresentar um relatório sobre o andamento do processo escolar, também salientou o trabalho exaustivo de manter a única escola do Balneário, com mais de mil estudantes. “Estamos solidários à direção da escola e faremos todo o possível para que os estudantes do Melchíades tenham sempre qualidade na educação”, enfatizou o prefeito.
O secretário Regional ratificou as palavras de Gentil e acrescentou que o estado não medirá esforços para que o bom funcionamento da unidade escolar.
Espero que não sejam promessas políticas e que, realmente, os alunos do Melchíades tenham a atenção que merece. E também, torço, pela união dos professores, que é uma classe desunida.

Gentil da Luz
realizou ontem uma bateria de exames em Criciúma e se for por força médica ele deve entrar de licença por um período de até 30 dias ou mais. Mas anada foi divulgado pela assessoria de imprensa.

Até entendo

a situação do prefeito, que vem sendo pressionado pela oposição para sair do cargo e ainda tem que aguentar as reclamações e pedichos do partido. Aí, ninguém aguenta, nem mesmo um monge.

Acidente

em frente a Câmara de Vereadores, entre o Corsa placas MDF-2503, de Içara, dirigido por A.A.F, e a motocicleta placa MBM 6193, de Criciúma, dirigida P.C.C., 25 anos, que sofreu ferimentos leves, desviou a atenção do plenáriodo Legislativo, nesta segunda-feira à noite.

GERAL - Gripe A: vacinação para pessoas entre 20 e 29 anos

Durante a terceira etapa da vacinação, que vai do dia 5 até 23 de abril, a meta é vacinar a população jovem, aproximadamente 35 milhões de pessoas, o maior grupo de risco no país.



A terceira etapa nacional de vacinação contra o vírus Influenza H1NI1, agente da Gripe A, teve início durante a segunda-feira. Esta fase é voltada para os jovens saudáveis entre 20 e 29 anos, e se estenderá até o dia 23 de abril.
No geral, conforme o Ministério da Saúde, estima-se que o publico-alvo seja de aproximadamente 35 milhões de pessoas.
A população saudável foi incluída entre os publicos alvos, pois o país decidiu ir além da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que seria de vacinar apenas os quatro grupos que apresentam maiores riscos, que seriam os profissionais da saúde, gestante, população indígenas e os portadores de doenças crônicas preexistentes.
A meta de vacinação contra a Gripe A é de atingir 80% dos grupos considerados com maior risco para adoecer e morrer, de vido ao vírus, no caso os jovens entre 20 e 29 anos.
A intenção do Ministério não é a de evitar a transmissão, já que o vírus está sendo disseminado globalmente desde o ano passado, mas sim o de evitar que mais mortes aconteçam causadas pela pandemia.
Entretanto, as grávidas, doentes crônicos (exceto os idosos) e crianças entre seis meses e um ano e 11 meses que ainda não receberam as doses, poderão comparecer aos postos de vacinação também durante a terceira etapa.
Todas as gestantes, independentemente do período de gestação que se encontram, precisam se vacinar. Já as mulheres que engravidarem no final desta etapa, poderão ser imunizadas nas fases seguintes da campanha.

POLÍCIA - Mulher é encontrada ferida nas dunas no Balneário Rincão

O Pelotão de Patrulhamento Tático, PPT, da Polícia Militar, encontrou uma jovem baleada com quatro tiros, nas dunas do Mirassol, Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara



Uma mulher de 27 anos foi encontrada por populares baleada nas dunas de areia do bairro Mirrasol, na Zona Sul do Distrito Balneário Rincão, em Içara, na madrugada de sexta-feira, dia 2 de abril.
Conforme informações da Polícia Militar, F.M. foi encontrada inconsciente, alvejada com quatro tiros, provavelmente de um revólver calibre 22, sendo dois deles no rosto e outros dois no pescoço. A vítima disse não saber que foram os autores da tentativa de homicídio, mas, relatou que teve R$ 90 roubados.
Ela foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros de Içara ao Hospital São José, em Criciúma, onde continua em observação.
A Polícia Militar supõem que o crime tenha relação com tráfico e consumo de drogas, que tem sido crescente no Distrito.
O caso foi repassado a Polícia Civil de Içara, e de acordo com o delegado Rafael Marin Iasco, é aguardado a recuperação da vítima para que seja dado início aos depoimentos, cujas infromações podem levar a prisão de uma ou mais pessoas..
Um caso semelhante foi registrado no começo do ano, no Balneário Rincão, quando dois jovens levaram um moça para as dunas e a forçaram a manter relação sexual com ambos. Com a recusa um dos jovens fez dois disparos sobre a moça, que passou um mês entre a vida e a morte. Até agora ninguém foi preso.

VARIEDADES - Procissão: tradição e emoção que lembra a ressurreição de Jesus

Conforme já é uma tradição dos cristãos, todos os anos durante a Sexta-feira Santa, o sofrimento de Jesus é retratado durante as 14 estações que passaram no caminho da crucificação.




Assim como já é tradição de toda a Sexta-feira Santa, os católicos acordaram cedo para relembrar os passos e o sofrimento infligido a Jesus, durante suas últimas horas de vida, demonstração de fé que se repete em cada bairro, em cada capela, em grande parte das vezes, atravessando gerações.Na ocasião, os fiéis agradecem por suas vidas, a saúde, as graças alcançadas durante o ano, assim como aqueles que aproveitam a data para pedirem graças, como um novo emprego ou causas familiares, na esperança de uma nova vida, como prega o simbolismo da Páscoa, como pregam os ideais da fé cristã.
Os fiéis de Içara, na seta-feira Santa, se dirigiram da Capela Santa Bárbara, no Bairro Aurora (Mineração) até a Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara, com velas e acompanhando as estações pela Rádio Difusora, em um ato de fé cristã.
Vários movimentos católicos colaboraram na procissão, que teve início há mais de 15 anos.
Já no bairro Presidente Vargas, durante a procissão, os católicos encenaram as 14 estações que marcam a trajetória da Paixão de Cristo, deixando as pessoas emocionadas. Todos os anos, os fiéis se comovem com a celebração católica, durante a caminhada que une as pessoas em orações, cantos, reflexões sobre morte de Jesus, assim como questões referentes ao tema da Campanha da Fraternidade, cuja tema de 2010 foi “Economia e Vida: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
No evento preparado pelo grupo de jovens na Rua Santa Rita de Cássia, os fiéis viram Jesus ser chicoteado, carregar a cruz, ser amparado por Maria, limpo por Verônica e er-guido na crucificação. A cerimônia religiosa encerno Salão Paroquial.
Relembre as 14 estações: Jesus é condenado à morte; Jesus toma a cruz; Jesus cai sob o peso da cruz; Jesus encontra a mãe; Simão de Cirene ajuda Jesus a transportar a cruz; Uma mulher piedosa enxuga a face de Jesus; Jesus cai pela segunda vez; Jesus consola as filhas de Jerusálem; Jesus cai pela terceira vez; Jesus é despojado das roupas; Jesus é pregado na cruz; Jesus morre na cruz; Jesus é retirado da cruz e entregue à a mãe Maria; Jesusé sepultado.
Um dos principais pontos de peregrinação no Sul de Santa Catarina, a Colina de Nossa Senhora Aparecida, em Treze de Maio, recebeu muitos católicos durante a Sexta Feira da Paixão.

ESPORTES - Praia vence e Ciclosul e Cebola empatam no Suíço do Barracão

Com a vitória na noite desta segunda-feira, em partida válida pela segunda fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, o Praia se recuperou e tem chances de passar a próxima etapa.


A chuva que caiu no fim de semana em Içara não deu uma trégua nesta segunda-feira, mas mesmo assim foram realizadas as duas partidas válidas pela segunda fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, disputadas no Centro Esportivo Barracão, em Içara.
Mostrando mais objetividade e menos erro a equipe do Praia venceu o Tchê Comunicação por 5 a 3, com gols de Everaldo (3), Lucas e Quina. Já, pelo adversário Luiz Felipe marcou os três vezes e assume a artilharia da competição com 11 gols.
No jogo de fundo, o Cebola Automóveis não conseguiu superar a Ciclosul e o confronto terminou empatado em 4 a 4. Pelo lado da Ciclosul os artilheiros foram André Scotti (2 e Guilherme (2). Os gols do Cebola Automóveis sairam dos pés de Fi (2), Marcel e Santino.
A rodada tem continuidade nesta quarta-feira, dia 7 de abril, às 20h, com União Pedreira x Primos, e às 21h e entre Farben x Marlan Embalagens.
O Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, terá mais dois dias de jogos durante esta semana. A Liga Atlética Içarense definiu as datas dos quatro jogos, que foram transferidos devido as chuvas. Cebola Tchê Comunicação e Ciclosul x Praia, ficou para sexta-feira, dia 9, enquanto Farben x Primos e Marlan x Pedreira será segunda-feira, dia 12.