O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

CAPA: Edição1.907 - Içara, 15 de julho de 2010

Proerd/SC alerta crianças e adolescentes sobre as drogas






Sindicato dos Mineiros protesta contra embargo da Mina 101







Dóia Guglielmi afirma que seu partido é Içara

EDITORIAL - Uma palmada não tira pedaço

Com tantos projetos importantes para serem sancionados o Presidente Lula aprova a medida que proíbe do pai de dar palmadas em um filho. Olha, um tapa até que dói mas não tira pedaço e ajuda a educar.
Quem não levou um tapa dos pais? E nem por isso virou deliquente. Por falta de um tapa a sociedade está cheia de “marginais”, que não é da classe pobre, mas sim de pessoas abastadas, que não medem as consequências dos atos, fazendo a família refém das ameaças e agressões, devido o consumo de drogas. Quan-tos menores tem ficha policial mais suja do que adultos. A lei tem que ser branda para formar pessoas de bens e não parasitas.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Dóia defende criação de cursos profissionalizantes

Candidato à deputado estadual pelo PSDB, Adilor “Dóia” Guglielmi, defende a criação de cursos técnicos profissionalizantes para aqueles que saem do ensino médio e duplicação da SC-444.

Após homologar a candidatura à deputado estadual no final de junho, Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB), revelou qual será a plataforma da campanha eleitoral,
“Foi bem iniciada e com muita viabilidade, pois contamos com a adesão de Içara”, relata o candidato, acrescentando que também conta com o apoio da sigla nos outros dez municípios da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), assim como da AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).
Como propostas principais, há a geração de empregos, através da criação de cursos técnicos e profissionalizantes para os jovens que sairem do Ensino Médio. “A formação irá ajudar para que o jovem possa ingressar no mercado de trabalho”, argumenta, defendendo que as especializações deverão ser financiadas pelos governos municipal, estadual e federal, alegando que os existentes na região são todos particulares”.
Também citou a duplicação da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), que possui “um dos maiores fluxos de carro e escoamento da produção, vindo produtos de Lages para cá, assim como na alta temporada o fluxo dobra”, relata, finalizando que espera contar com o apoio dos içarenses durante as eleições. “Meu partido é Içara”, finaliza Dóia Guglielmi.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Se punição e chicotada resolvesse , não tinha corrupção e tanto bandido no país. (...) Nunca bati nos meus filhos, não é necessário bater”. Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao sancionar o Projeto de Lei contra castigos fí-sicos em crianças, durante a cerimônia de comemoração de 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Gentil Dory da Luz
prefeito licenciado de Içara, realizou na manhã de ontem duas cirurgias no Hospital Unimed, em Criciúma. A operação que durou aproximadamente 60 minutos, foi um sucesso segundo o médico responsável, Giancarlo Búrigo.
Da Luz ficará em observação com repouso de 30 dias. “Foi feita a operação de uma hérnia umbilical e um cisto cebáceo, sendo assim ele não poderá realizar nenhuma atividade que exija esforço físico, durante algumas semanas”, orientou Búrigo.
Ainda sob o efeito de medicamentos o prefeito licenciado de Içara afirmou que agora é o momento mais delicado. “O repouso e o acompanhamento médico são indispensáveis para que minha recuperação seja rápida. Seguirei as recomendações do doutor Giancar-lo para que a recuperação seja breve. Os profissionais que cuidaram de todo o procedimento foram ótimos", agradeceu da Luz, que em duas semanas realizará o retorno médico.
A informação foi da assessoria de imprensa.

Assessoria da PMI
ficou de enviar o resultado da reunião da comissão que trata do embargo da Mina 101, nas localidades de Esperança e Santa Cruz, o que não ocorreu.
A imprensa não pode participar da reunião.
Quando a água bate na bunda a tão falada transparência é esquecida e os assuntos são resolvidos a portas fechadas.

A ex-funcionária

J.V., do Hospital São Donato, que foi demitida, em breve deve se reunir com as outras funcionárias, que foram afastadas da instituição, após a denúncia de fraudes nas contas do SUS do hospital, para dar a sua versão.
A Polícia Federal deve encerrar as investigações e o resultado pode sair nos próximos dias.

Os vereadores
Acirton Costa (PMDB), Darlan Carpes (PP), Itamar da Silva (PP) e Joaci Domingos Pereira (PP), juntamente com Severiano Valetim, ex-mineiro e liderança do PT em Içara, usaram a mesa do prefeito para fazer um lanche, durante a manifestação dos mineiros contra o embargo da 101.

GERAL - Mineiros protestam embargo de mina realizado pela Fundai

Em manifestação para a retomação imediata do funcionamento da Mina 101, mineiros e representantes do sindicato da categoria passaram o dia de ontem concentrados no Paço Municipal de Içara.

Contrários ao embargo dos serviços da Mina 101, de propriedade da Rio Deserto, na localidade de Esperança, pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundai), cerca de 45 descontentes, entre funcionários e representantes do Sindicato dos Mineiros, estiveram reunidos durante o dia de ontem no Paço Municipal, onde foram recebidos pelo prefeito em exercício José Zanolli.
Em reunião, o presidente do Sindicato dos Mineradores de Criciúma e Região e vereador de Criciúma, Ivan Roberto Westphal, o Camisa, expôs que a decisão pela interdição dos serviços foi motivada por razões políticas, já que nenhuma irregularidade fora apresentada em estudos de impacto ambiental realizados anteriormente pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA).
“No nosso entendimento o impasse já estava superado, porque todas requisições ambientais estão sendo cumpridas. O que houve foi uma ação política, movida por alguém que tem posição clara contra o funcionamento da mina. Existem outros empreendimentos em Içara que apresentam os mesmos problemas, mas recebem tratamento diferenciado da fundação”, ressalta.
Compartilhando da mesma opinião, o presidente da Federação dos Mineiros, Genoir dos Santos, declarou que “o que classificaram como nascente é uma vala para escoamento da água”, acrescentando que a Fundai não estabeleceu nenhuma exigência à empresa.
Zanolli respondeu aos presentes que “exige dos secretários do município que sigam as leis”, e anunciou também que a decisão já foi encaminhada ao Ministério Público, o que provocou a manifestação dos trabalhadores. Durante a tarde, o prefeito solicitou que fosse formada uma comissão de cinco componentes.
O presidente da Fundai, Geraldo Baldissera, o qual não compareceu à prefeitura, declarou que exerceu a função do órgão ao fiscalizar o funcionamento das empresas. “A discussão agora é na Justiça”, finalizou.
Após acionamento da polícia, no final da tarde, a comissão se reuniu com o prefeito, José Zanolli, o procurador municipal, Walterney Réus e um promotor na busca de uma solução.
Até o fechamento da edição Zanolli não repassou nenhuma informação sobre o embargo.

POLÍCIA - Proerd forma mais 484 alunos em campanha contra as drogas

Ocorreu na noite de ontem, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara, a 1ª for-matura de 2010 dos alunos que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Foi realizado na noite de ontem a formatura de 484 alunos do projeto do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), divididas em 21 turmas, sendo seis escolas municipais três estaduais e duas particulares, totalizando 11 escolas.
O evento ocorreu no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, contou com a presença de André Luiz Mendes da Silveira, Secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina, e também de outras lideranças.
De acordo com Major Padilha, coordenador geral do Proerd de Içara, o projeto conta com a participação de 13 instrutores, que dividem o projeto em dois semestres, cada um dividido em nove semanas, com aulas de 45 minutos cada, a aula é acompanhada pelo professor tutor. Lá eles oferecem atividades educacionais, onde os alunos aprendem a resistir os apelos dos traficantes e de usuários de drogas.
“São 12 anos do projeto em realização pelo Estado e nove anos realizados em Içara, totalizando até o momento, 9,6 mil alunos formados, para o décimo ano talvez será realizado um comemoração bem maior”., enfatizou o Major.
“Com o encerramento do semestre já estamos planejando a participação das escolas que entrarão neste próximo semestre do ano, onde já confirmaram a participação das escolas da praia ‘Queremos atingir 100%”.
O projeto atinge alunos da 5ª Série na faixa etária de 13, 14 anos, que é a melhor idade para trabalhar a prevenção contra as drogas, pois é uma idade de transição, onde os jovens começam a criar uma opinião própria e a aceitação é bem maior.
O consumo de drogas pode ser considerado o mal do século, o crack ainda é principal preocupação, por ser mais barata e de fácil acesso, destrói totalmente o usuário em pouco tempo de vicio.

VARIEDADES - Lions Clube Içara Centro completa 43 anos de serviços

O Clube, fundado em maio de 1967 pelo Lions Clube Criciúma Sul, completou 43 anos no dia 1º de maio, tendo realizado diversas campanhas pelo bem estar da comunidade içarense.

O Lions Clube de Içara, foi fundado em 1º de maio de 1967 pelo Lions Clube Criciúma Sul, tendo como padrinhos Amyr Faísca e Roberto Nuren-berg.
A Carta Constitutiva foi entregue em 12 de outubro do mesmo ano, Sociedade Recreativa e Esportiva Ipiranga, recebendo o número 17.551 da Associação Internacional de Lions Clubes, que é a maior organização de clubes de serviço do mundo, com representação na ONU (Organização das Nações Unidas) e presente em 201 países e regiões do planeta.
Para integrar os jovens nas ações do Lions, foi fundado em 23 de março de 1996 o Leo Clube Içara Centro, cujos membros tem idade de 12 a 30 anos.
Entre as ações do grupo, destacam-se serviços e campanhas realizados em prol da comunidade, como a representação no Conselho Curador do Hospital São Donato, os movimentos para implantação do 2º grau na Escola Professora Salete Scotti dos Santos (antigo Colégio Antônio João), criação da Comarca de Içara e construção do viaduto sobre a BR-101,da campanha de construção da Igreja da Paróquia São Donato, assim como a criação da Rede Feminina de Combate ao Câncer .
Como destaque, a entidade participou da primeira campanha para a implantação do Corpo de Bombeiros de Içara e da construção da APAE (Escola Especial Sonho Dourado) de Içara, que foi iniciada pelo Lions Clube Içara Centro, , na presidência de José Moacir Colonetti e terminada na gestão de Pedro Piazza, e a campanha permanente no Natal, em parceria com a Pastoral Social do Centro e, atualmente, defende a construção do Hospital de Olhos do Lions de Santa Catarina que prestará atendimento gratuito a população carente.
Como o clube começou a crescer foi inaugurado o Lions Clube Içara Balneário, que está instalado no Distrito Balneário Rincão.
Fazem parte da atual administração, Ana Edwiges Colonetti Gonçalves, a Lila, atual presidente, cumprindo o ano leonístico 2010/2011 e Mara Rúbia Maria Modolon Lima , presidente de Divisão D -1 do LD-9. O lema do Clube, que completa 43 anos é: um leão olhando para trás, orgulhoso dos serviços prestados, e outro olhando para frente, sempre pronto para novas realizações.
Para a atual presidente, as metas são “trabalhar o companheirismo, união e trazer mudanças mais inovadoras. Estou presidente”, finaliza Lila, sobre a experiência.

ESPORTES - FME de Içara promove corrida de São Donato

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, está programando para 7 de agosto, dia de São Donato, uma corrida qem homenagem ao Padroeiro, entre o Bairro Aurora e o Centro.

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara realiza no dia 7 de agosto (sábado), a partir das 14h, a 1ª Corrida de São Donato, com percurso entre o Bairro Aurora (Mineração) e o Centro da cidade, diferenciando a trajetória por cate-gorias. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho na secretaria de Fundação ou através do e-mail fme@icara.sc.gov.br.
O evento também contará com a participação das escolas que serão premiadas, se tiverem o maior número de inscritos, com troféu de participação mais um kit esportivo (uma rede de voleibol, três bolas de vôlei, duas bolas de futsal, duas bolas de basquete, duas bolas de handebol, quatro raquetes de tênis de mesa, dois suportes com rede de tênis de mesa e 10 bolinhas de tênis de mesa).
Além dos estudantes das escolas os interessados em participar da 1ª Corrida de São Donato poderão se inscrever nas categorias Aberto (acima 19 anos) – 12 km; Sub-16 (14 a 16 anos) – 7 km; e Sub-13 (10 a 13 anos) – 4 km.
A corrida marcará um ciclo de competições que irão acontecer todos os anos durante as comemorações do padroeiro da cidade.
Mas a tendência é de que a FME implante novas modalidades no decorrer dos anos, incentivando a integração das pessoas com a prática de esportes, que já uma contante na vida dos içarenses, que primam pela qualidade de vida.