O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CAPA: Edição1.859 - Içara, 8 de maio de 2010

Marlan é campeão







Reús afirma que falta de pessoal prejudica a Fundai







Mais duas pessoas morrem na BR-101


EDITORIAL - Chuva prejudica governo de Gentil

A chuva não está dando trégua a Administração Municipal de Gentil Dory da Luz (PMDB) e coligados, que não estão dando conta de patrolar as ruas.
Para agilizar os serviços é necessário que haja maquinários e isso a Prefeitura não tem e o que é mais preocupante. É hora de Gentil e equipe adquirir maquinários novos e começar a arrumar as estradas, pois tem locais que estão intrafegáveis. O povo está cansado de esperar. E a insatisfação de hoje pode prejudicar a eleição de amanhã.

CHARGE

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane Maragno


Afasia (2)

Afasia é a perda da linguagem causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre do lado esquerdo do cérebro.
Os quadros de afasia são muito variados. Vão desde a dificuldade de articular bem as palavras até a perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização.
Ela não se manifesta apenas na linguagem oral. Pode manifestar-se também na escrita, porque os pacientes perderam a capacidade de simbolizar, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita. Em alguns casos, são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram. Em outros, trocam ou omitem letras, às vezes, as vogais; às vezes, as consoantes.
Principais tipos de afasia:
1) Afasia de Wernecke: caracteriza-se pela fala fluente, que não faz sentido para quem ouve.
2) Afasia de Broca: a pessoa preserva a compreensão, mas tem dificuldade para falar.
3) Afasia Global: perda total da capacidade de falar, compreender, ler e escrever.
Tratamento:
O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso. Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o terapeuta irá construir pontes entre as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central. A plasticidade neuronal permite estabelecer novas ligações entre os neurônios.
No tratamento da afasia, a estimulação controlada, auditiva e visual, tem por objetivo ajudar a pessoa a construir cadeias para ultrapassar os déficits provocados pela lesão, de modo a tornar as palavras novamente disponíveis.
Recomendações:
• É sempre possível melhorar a afasia, embora o nível dos resultados possa depender de alguns fatores como extensão da lesão, motivação e idade do doente e de suas condições gerais de saúde.
• O portador de afasia deve ser estimulado para fazer um tratamento que o ajude a reabilitar as capacidades comprometidas, sejam elas de fala, escrita ou compreensão.
Atenção: antes de tomar qualquer medicação procure orientação médica.

POLÍTICA - Responsável pela Fundai concorda com vereadores

O procurador e responsável interino pela entidade, Walterney Ângelo Réus, diz concordar com os comentários realizados pelos vereadores Osmar Manoel dos Santos e Antônio de Mello.



A Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), responsável por liberar as licenças ambientais e pela resolução de assuntos relacionados ao meio ambiente, atualmente contra com quatro funcionários: uma assistente administrativa, um biólogo, um fiscal e uma engenheira, que retirou férias por 15 dias, mas voltará para dar continuidade a alguns trabalhos, retornando depois para mais 15 dias de férias.
O atual responsável pelo órgão, o procurador do município, Walterney Ângelo Réus, afirma que está interinamente no cargo, mas acha “que em breve alguém assumirá”, argumenta, mas ao ser perguntado se há indicações, ele responde que ainda não sabe.
Sobre o quadro de funcionários, que está defasado, declara que já foi feita a solicitação para a contratação de mais pessoas. “Já fizemos solicitação à Administração Municipal, colocando essa necessidade. Isso já foi feito no ano passado e também no começo do ano, já que um funcionáro é emprestado da prefeitura e outro é concursado para trabalhar só meio período”, rebate Réus.
Em relação aos comentários que os vereadores Osmar Manoel dos Santos (PP) e Antônio de Mello (PMDB), realizaram na sessão de segunda-feira da Câmara Legislativa, sobre o atraso dos projetos, Réus complementa.”Eu concordo com eles. Mas como temos um número insuficiente de servidores, fica muito difícil o quesito tempo”, finaliza o procurador.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Não tem como falar bem deles, já deu tempo pra fazerem alguma coisa. O Poder Público está deixando a desejar, enquanto as ruas não forem arrumadas, os motores das máquinas não roncarem, não vou votar projetos do Executivo”. Frase do vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), na sessão de segunda-feira, em mais uma crítica á Administração Municipal de Içara.

Aproximadamente 40 estradas
com pavimentação asfáltica passam por recuperação no município de Içara.
De acordo com o secretário de Obras José Eloir do Nascimento diversas vias já passaram pela operação ‘recupera estradas’. “São trabalhos de manutenção das vias, tapa buracos e recolocação de tampas de bocas-de-lobo que já foram realizado em mais de 10 estradas na região central, dentro da programação que deve seguir por mais três semanas”, explicou.
Paralelo a estes serviços continuam sendo realizados os trabalhos de construção de pontes, limpeza e construção de bocas de lobo, revitalização dos trevos, patrolamento e revestimento em saibro.
As informações e foto são da assessoria de imprensa da Administração Municipal de Içara.
Mesmo assim é muito pouco o que a Secretaria de Obras está fazendo, precisa acelerar os serviços pois tem lugares que estão intrafegáveis.

A licença médica
do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) foi adiada, pois a cirurgia para a retirada de um cisto do ombro, foi desmarcada. Assim, o José Zanolli vai ter que aguardar mais alguns dias para assumir o comando de Içara.
E as férias?

Moradores
do Presidente Vargas esperam que o secretário de Obras, José Eloir Nascimento, cumpra a palavra e inicie o mutirão no bairro, no dia 10
Vereador Boca está só na expectativa, para ter o que falar na Câmara segunda-feira

“Amigo Maso Nyetto!
Gostei da matéria sobre o Procon, porém o vereador Antônio de Mello (PMDB) novamente nao foi feliz nas colocações na edição de sexta-feira. Primeiro é por que nem todos os consumidores que procuram o Procon estão com a razão e os problemas que nao se consegue ser resolvidos no Procon são encaminhado ao Judiciário. E quanto ao afirmar que as críticas foram baseadas na pesquisa da Rádio Difusora, lembro que as críticas do vereador foram na segunda feira, dia 3 de maio, e a pesquisa só saiu na quinta-feira, dia 6 de maio, e conforme a direção da rádio informou nao apareceu o Procon em nenhuma resposta. Isso só mostra que o vereador realmente esta servindo de papagaio de pirata. Obrigado, Maso pelo espaço”.
Advogado Giovani Martins, Coordenador Executivo do Procon de Içara.
O espaço está aberto ao vereador Antônio de Mello.

GERAL - Município alcança meta de vacinação em todas etapas

Segundo a Vigilância Epidemiológica, Içara foi único município da AMREC a alcançar a meta de imunização dos idosos, e última etapa da campanha já inicia na próxima segunda-feira.

Inicia na próxima segunda-feira, dia 10, a última etapa da vacinação contra a Gripe Influenza A (H1-N1), correspondente aos adultos de 30 a 39 anos.
Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Içara, 21.709 pessoas já foram imunizadas contra o vírus da nova gripe, sendo que em todos os grupos foram alcançadas as metas estimuladas pelo Ministério da Saúde.
Içara foi o único município da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) a alcançar a meta de imunização do grupo dos idosos com idade superior a 60 anos portadores de doenças crônicas. Já foram vacinados 4.064, representando 83% da população idosa.
Na etapa referente aos doentes crônicos, o índice alcançou 105%, contabilizando 6.912 pessoas. Foram imunizadas 1.213 crianças entre seis meses e dois anos, representando 95,14% desta população.
Aos adultos saudáveis entre 20 e 29, foram aplicadas 8.849 doses, indicando 87% deste grupo. Já a população de grávidas imunizadas alcançou o índice de 84,13%, representando 671 mulheres.
A meta elaborada pelo Ministério da Saúde é que todos os municípios imunizem 80% da população de cada etapa.
Segundo os índices estaduais da Vigilância Epidemiológica, os únicos grupos prioritários que ainda não alcançaram a meta, foram as gestantes e os portadores de doenças crônicas com idade inferior a 60 anos.
Na próxima semana as equipes da Vigilância Epidemiológica e da Secretaria Municipal de Saúde de Içara devem se reunir para decidirem se a dose continuará sendo disponibilizada até o fim da campanha aos outros grupos.
A estimativa para a próxima etapa é que cerca de 8.350 içarenses recebam a dose da vacina.

POLÍCIA - Carro capota e duas pessoas morrem na 101

A chova que caia na noite de sexta-feira provocou a capotagem de um Corsa de Araranguá, na BR-101, próximo ao Pórtico Comercial, em Criciúma, deixando duas pessoas mortas e três feridas.

Na noite desta sexta-feira uma capotagem na Rodovia BR-101, nas proximidades do Pórtico Comercial, na localidade de Quarta Linha, em Criciúma, provocou duas mortes e deixou três pessoas feridas.
Chovia forte no momento do acidente.
Um bebê de apenas um ano foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma, com parada cardio-respiratória, mas morreu ao dar entrada no Hospital Infantil Santa Catarina.
Outra criança de quatro anos continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo o Corpo de Bombeiros de Criciúma a capotagem envolveu um Corsa com placa de Araranguá. Antes de tombar fora da pista, o veículo bateu numa carreta que vinha no sentido contrário.
O condutor do carro morreu no local. O caroneiro ficou preso nas ferragens e foi encaminhado ao Hospital São José, em Criciúma, com a passageira que estava no banco de trás com as duas crianças.
O resgate também contou com o auxílio dos bombeiros de Içara.
Até o fechamento da edição a Polícia Rodoviária Federal de Araranguá não divulgou os nomes das vítimas do Corsa e nem do motorista do caminhão.

VARIEDADES - A origem do Dia das Mães pode ser grega

Conforme historiadores, na mitologia grega, a deusa Rhea, considerada a Mãe dos Deuses, era homenageada na entrada da primavera. Mas ainda há a versão americana do século 20.

Conforme remontam historiadores, a comemoração ao Dia das Mães teve a origem na mitológica Grécia antiga, quando Rhea, a Mãe dos Deuses, era festejada durante a entrada da primavera. Contudo, a história mais aceita, data do príncipio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Anna Jarvis, entrou em profunda depressão, após perder a mãe, e as amigas resolveram fazer uma festa em homenagem a mãe de Anna.
A data foi oficializada no Brasil em 1932, no segundo domingo de maio, pelo então presidente Getúlio Vargas.
Em homenagem às mães, contaremos a história de dona Júlia Aguinello Ferreira, que afirma ter visto a imagem de Jesus Cristo, após a morte do filho, José Ageu Ferreira, afogado, em 31 de dezembro de 1983.
“Meu filho sonhou que iria morrer: tinha sonhado que uma pessoa da família, já falecida, viria buscá-lo. A partir de então, ele co-meçou a viver como se isso fosse realmente verdade, mas sempre passando muita alegria de viver. Por conta disso, antecipou seu casamento de julho, para janeiro de 1984. Tempos depois, sonhei que ele caia na lagoa, e vinha um velhinho me avisar que ele estava lá, e eu o resgatei. No final do ano, ele e a noiva foram para a Lagoa do Ermido, na Esplanada, em Jaguaruna, sem avisar ninguém, e eu me senti impotente. Como a noiva estava se afogando, ele foi salvá-la. Assim que um senhor a alcançou, ele não subiu mais. Uma semana depois, pedi que Deus me mostrasse só um pouquinho meu filho. De repente, começou um clarão no meu quarto, e então vi Jesus Cristo, com um manto vermelho e um vestido (túnica) branco. Lindo, com o cabelo cacheado, loiro e com o nariz fino. Deus estava me ouvindo e me deu consolo”, relata dona Júlia.
Durante o ano de 1994, ela recebeu uma carta psicografada de Argeu, em que ele relata o momento em que partiu, assim como pede que a mãe o a família não se desesperem por ele, pois está bem.
“Eu fico aqui pensando, que eu queria falar para um desses cientistas que eu vi Jesus Cristo. Não poderia morrer sem contar isso para as outras pessoas”, finaliza Dona Júlia a reportagem do Jornal Içarense.

ESPORTES - Jean Vitorassi marca dois e Marlan conquista título


Depois de adiar a decisão por duas vezes devido as chuvas, na noite de ontem ocorreu o jogo final do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, realizado no Centro Esportivo, na localidade de Barracão, em Içara.
Com méritos o Marlan Embalagens conquistou o título, após vencer a equipe do União Pedreiras/Abimar Supermercados por 4 a 1, com dois gols de Jean Vitorassi, um de Fá e outro de Jair Bala. O atacante França descontou.
O artilheiro do campeonato foi Jean Vitorassi (Marlan Embalagens), que marcou 20 gols.
Já o troféu de goleiro menos vazado ficou com Júlio (União Pedreiras).
A competição foi organizada pela Liga Atlética Içarense (LAI). As equipes e os organizadores estão de parabéns pelo nível do campeonato, que foi disputado dentro de campo com muito profissionalismo e também aos torcedores, que deram exemplo de esportividade.

ESPORTES - Copa Santa Catarina continua no domingo

Duas partidas dão sequência da primeira rodada da competição estadual, que iniciou na quarta-feira com a derrota do Criciúma para o Brusque e a vitória do Avaí sobre o Metropolitano.

O departamento de futebol do Criciúma deve anunciar nos próximos dias a contratação de mais cinco jogadores. Na tarde de ontem, foram apresentados mais dois reforços para o setor ofensivo. O centroavante Zulu, velho conhecido da torcida tricolor e o atacante Léo, que vem do Corinthians Alagoano, integram o elenco de jogadores para a disputa da Copa Santa Catarina e do Campeonato Brasileiro da Série C.
Após a partida da última quarta-feira, o técnico Argel Fucks comentou que o Tigre precisa de mais um zagueiro, um lateral direito e um volante que atue pela esquerda.
O meia esquerda Leomir, foi dispensado e está livre para negociar com outros clubes. Luiz Ricardo, Ramon Zanardi e Diego Oliveira, retornaram para a base para reforçar o time junior na Copa Belo Horizonte da categoria.
O Tigre volta a jogar na próxima quarta-feira. Equipe vai a Blumenau enfrentar o Metropolitano.
Na quinta-feira o Avaí venceu o Metropolitano, por 3 a 2, em Blumenau.
O técnico Edinho Nazareth vai montando o Joinville para a estreia na Copa Santa Catarina, domingo, contra a Chapecoense, no Oeste do Estado. Na última quinta-feira, Edinho comandou um treino coletivo no estádio Olímpico, do América clube de futebol amador de Joinville.
Entre os titulares, algumas surpresas. A principal delas é o meia Lira. No Campeonato Catarinense, o jogador teve poucas chances até mesmo no banco de reserva. Dos novos contratados, o zagueiro Souza e o volante Luís André foram escalados.