O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Detran investiga falsificação de CNH em Criciúma

A Corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou nesta terça-feira, em Criciúma, a tomada de depoimentos dos titulares de pelo menos quatro Carteiras Nacionais de Habilitação.
A corregedoria investiga a lisura do processo de emissão pelos Centros de Formação de Condutores (CFC) da região Sul do Estado de Santa Catarina.
Esta é a terceira semana que a equipe do Detran de Florianópolis está em Criciúma.
Segundo o corregedor Max Vieira, os documentos são legítimos, mas foram retidos devido à suspeita de os motoristas não terem freqüentado, de forma integral, os cursos obrigatórios para a retirada da primeira habilitação ou para renovação. Em vez de participar de 15 horas de aulas, os interessados freqüentariam apenas nove.
Se as suspeitas forem confirmadas, os titulares deverão repetir os testes junto ao Detran. Os trabalhos de fiscalização e preventivo das auto-escolas devem continuar nos próximos dias. A possibilidade de compra de carteiras também não está descartada pela corregedoria.
A Corregedoria fará a análise do processo e tomará todos os depoimentos, que podem resultar, ou não, em processo administrativo nos Centros de Formadores de Condutores.
Esta não é a primeira vez que a corregedoria investiga fraudes no sistema de emissão de CNHs em Criciúma. Em dezembro de 2007, uma força-tarefa entre Ministério Público e Polícia Civil desarticulou um esquema de corrupção e facilitação no processo de emissão dos documentos. Mais de 25 pessoas foram denunciadas.

Valvassori empossa nova diretoria da CIPA

O prefeito de Içara, Heitor Valvassori, assinou quarta-feira o decreto de posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Foram empossados Fabrício Pagani Possamai, como presidente, Wolnei Minato, vice-presidente, Marli de Fáveri, secretária titular, Paulo Neis Cruz, secretário substituto, Luciano Zaniboni Al-ves, Fátima Gislon Moreira e Maria Aparecida Vieira, membros titulares, e Clair da Silva, Maria Aparecida Dagostim, Rodrigues Mendes, Gentil Valentin da Silva e Jorge Luiz Fernandes, suplentes.
A Cipa reúne-se regularmente e faz visitas nos setores da Administração Municipal vistoriando equipamentos de proteção individual (EPI) conforme manda a legislação. Macacões, uniformes de identificação, botas de borracha, óculos de proteção, protetor auricular e até protetor solar para os que trabalham o dia todo na rua são alguns itens que são utilizados pelos funcionários públicos visando à segurança de todos, informa a secretária de Administração Dalvânia Cardoso. "Não queremos que nada aconteça ao servidor. Acredito que a prevenção é o melhor caminho. No entanto, o trabalho é lento, porque há a necessidade de conscientização de cada funcionário", finaliza.

Obras do Anel Viário continuam mesmo sem as indenizações

Apesar da interdição da barreira onde a Setep, empresa vencedora da licitação, retira o material para pavimentação, as obras do Anel de Contorno Viário seguem sem paralisação. Tanto no trecho entre a Primeira Linha e a SC-443, no bairro Presidente Vargas, em Içara, quanto nos dois trechos de Criciúma, a empresa está fazendo canalizações e outras melhorias necessárias nas laterais da pista.
Especificamente, em Içara, os funcionários da Setep estão executando as obras do viaduto sobre a SC-444, na altura do bairro Presidente Vargas. Além disso, apenas um dos moradores ainda não recebeu os recursos de indenização pela desapropriação. pois negocia o valor com o governo do estado.

DEM e PC do B oficializam coligação com PMDB

Lideranças municipais e regionais prestigiaram na noite de ontem, na Câmara de Vereadores, a composição dos Democratas (DEM) e do Partido Comunista do Brasil (PC do B) a pré-coligação com o PMDB, que já conta com a adesão do PDT, PPS, PRB, PSC, PS, na disputa do comando de Içara, que é 20º colégio eleitoral de Santa Catarina com 40.090 eleitores.
Os ex-prefeitos Arthur Zanolli e Deobaldo Donato Pacheco marcaram presença no encontro municipal.
O ex-vereador e presidente do DEM, José Zanolli, amplia a lista de pré-candidatos a prefeito. Os outros nomes são: Gentil da Luz e Sandro Giassi Serafim (PMDB), José Pizzetti (PDT), Paulo Preis (PPS) e Marion Silveira (PC do B). Oito partidos (PDT, PRB, PSC, PSL, PCdoB) já estão pré-coligados.
Agora os partidos tem até 30 de junho para oficializar a coligação e definir quem será candidato a prefeito e quem será o vice.

Partidos já podem fazer coligações

Os partidos políticos que pretendem lançar concorrentes a prefeito e a vereador nas eleições de 5 de outubro devem realizar as convenções sobre a escolha dos candidatos e a formação de coligações entre os dias 10 e 30 de junho. As normas para a escolha são as previstas no estatuto de cada partido.
De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97) e a Resolução 22.217/08 do TSE, para a realização das convenções, os partidos políticos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por possíveis danos causados.
O partido só pode pedir o registro de candidato escolhido em convenção. O prazo para o registro vai até 5 de julho e deve ser feito junto ao juiz eleitoral do município.
A Justiça Eleitoral estima que vai receber mais de 400 mil pedidos de registro de candidatos aoPoder Executivo e Legislativo.
Em Içara, já houve uma pré-coligação entre o PMDB e sete partidos: PDT; PPS; PRB; PSL; PSC, DEM e PC do B. Os dois últimos devem selar a união nesta semana.
Enquanto o PP, PT, PTB e PSDB ainda não definiram que rumo devem tomar.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só poderão formar coligações para disputar as eleições proporcionais (para vereadores) os partidos coligados na chapa majoritária (para prefeito).

Vem aí mais uma Festa da Tainha

A comissão organizadora composta pelo Lions Clube Balneário lançou oficialmente na quinta-feira passada, no Centro Comunitária do Balneário Rincão, a 14ª Festa da Tainha, que será realizada entre os dias 13 e 15 de junho.
O jantar contou com a presença de patrocinadores e convidados e foram servidos aos presentes a tradicional tainha assada, frita, ensopada, pirão e saladas.
O presidente do Lions Clube Balneário, Abílio Custódio da Silva, o Nénem do Abimar Supermercados, está otimista com esta edição. e aguarda um grande número de pessoas para saborear os pratos preparados pelas voluntárias nos três dias da festa
A Festa da Tainha abre na sexta-feira, 13, com janta às 19 horas e presença do grupo musical Cordas Caipiras. No sábado, o almoço será servido às 11 horas e a janta às 19. No domingo, o almoço inicia também às 11 horas.

DEM e PC do B devem foramlizar coligação com PMDB

O presidente estadual do PMDB, Eduardo Moreira e o presidente da Alesc deputado Júlio Garcia (DEM) alinhavaram, após analisarem o quadro eleitoral do Sul do Estado, a possibilidade de unir forças para enfrentar as próximas eleições municipais.
A composição entre os partidos deve ocorrer em três municípios da AMREC: Forquilhinha (DEM encabeçando a chapa); em Criciúma, Acélio Casagrande deve ter como vice, Celso Menezes, do Democratas; e em Içara, que é 20º colégio eleitoral de Santa Catarina com 40.090 eleitores, o ex-vereador José Zanolli (DEM) amplia a lista de pré-candidatos a prefeito. Os outros nomes são: Gentil da Luz e Sandro Giassi Serafim (PMDB), José Pizzetti (PDT), Paulo Preis (PPS) e Marion Silveira (PC do B). Oito partidos (PDT, PRB, PSC, PSL, PCdoB) já estão pré-coligados.
De acordo com o presidente municipal do PMDB, Adilton Tramontim, até 30 de junho o trabalho será realizado "nesta direção". "Nosso plano de governo, que é focado na humanização da administração pública, tem sido o principal material de 'sedução'; as conversas com os partidos avançam com o objetivo principal de proporcionar mudanças para a comunidade içarense", ressalta.
José Zanolli, presidente do DEM/Içara, afirma que esta união pode trazer a possibilidade de fazer algo maior para a população. "Pela localização privilegiada o crescimento do município é automático, mas isso deve acontecer ordenadamente. É preciso preparar a cidade para este desenvolvimento" explica e salienta que a qualidade de vida da comunidade é um fator determinante, "e esta é uma das funções do homem público".
No PC do B, o discurso também prioriza a transparência e a democracia. "O que nos aproximou do PMDB foi o projeto de plano de governo, que está sendo elaborado com a participação dos partidos e da comunidade, e a garantia de implantar o orçamento participativo aplicando o dinheiro público em obras escolhidas pela população", explica Marion Silveira.
"Os partidos que coligam com nossa sigla têm, também, o objetivo de proporcionar mudanças para a comunidade içarense", finaliza Tramontim.