O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Edição 1.743: EDITORIAL - Polícias Civil e Militar deveriam rever urgentemente os conceitos

As Polícias Militar e Civil são incorporações que cuidam da segurança do cidadão brasileiro, uma faz o trabalho preventivo e a outra o investigativo. Muitas vezes uma faz o trabalho da outra e vice-versa o que gera discusssão entre as partes, e em alguns casos até chegam a partir para a briga.
O Governo Federal deveria unificar as duas polícias, quem sabe o atendimento ao público seja melhor, pois hoje há muita reclamação das duas polícias. E também, com isso faria uma economia nos cofres públicos. Outro ponto seria criar uma assessoria de imprensa que repassasse as informações para a mídia, sem distinção de veículo
Em Içara, tanto a Polícia Civil quanto a Militar repassam informações das ocorrências para os sites de notícias, rádios e televisão da região, menos para a imprensa do município. E para falar com o delegado da Civil ou com o comandante da Polícia Militar, somente com senha.
A comunidade tem reclamado do atendimento das duas corporações mas com medo de represálias prefere ficar somente no desabafo. E não adianta jogar a culpa na falta de efetivos, pois a educação vem de berço e quem sabe usá-la sempre consegue vencer barreiras. Para o bem e segurança da cocieda está mais do que na hora das Polícias Civil e Militar rever os conceitos e se perguntarem quais são as funções delas.

POLÍTICA - Dóia articula consensocom Frigo antes de prévias

O ex-assessor do prefeito de Criciúma, Adilor Guglielmi, o Dóia, afirmou que tem conversado com o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, para fechar consenso em sua pré-candidatura.

As prévias do Partido da Social Democracia Brasileira ( PSDB), para decidir qual nome representará a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) nas disputas eleitorais de 2010, acontecem neste sabado, dia 7 de novembro, no Centro Social Urbano, na Grande Próspera, em Criciúma, das 9 horas às 15 horas.
Tem direito a voto os di-retorianos dos 11 municípios que formam a Amrec. O ex-assessor de Clésio Salvaro, Adilor Guglielmi, o Dóia, disputa vaga à deputado estadual com o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e com o vereadora de Cocal do Sul, Lézio Rosso.
Dóia relatou vem, durante a semana conversando com Frigo a respeito de fecharem consenso. Na tarde desta sexta-feira, 6 de novembro, houve mais u-ma reunião entre os dois pré-candidatos ao Legisla-tivo Estadual, desta vez na prefeitura de Nova Vene-za. “Acredito num consenso em torno da minha candidatura porque tenho conhecimento em toda a região, trabalhos prestados e adesão de grande número de lideranças”, argumenta Guglielmi.
Ele ainda defende que deve haver ponderação en-tre os inscritos na prévia, para que não saiam candidatos mais de um representante da região. Contudo ele não abre mão da candidatura e tenta articular acordo com o prefeito de Nova Veneza, que também tem representabili-dade na Amrec, para assim conquistar o apoio, conse-quentemente dos diretó-rios tucanos que votariam em Frigo.
Dóia tem o apoio dos tucanos içarenses, que anunciaram que se concentrariam em frente à Câmara de Vereadores de Içara e do Paço Municipal, hoje, para se dirigirem ao encontro do partido, em Criciúma.
Se escolhido para concorrer à vaga na As-sem-bleia Legislativa, Gugliel-mi será um representante içarense na Casa, o que não acontece há muito tempo.
Vereadora Tatiane Tei-xeira retirou candidatura.

GERAL - Ex-dirigente critica Departamento de Cultura

Ex-coordenadora do Departamento de Cultura de Içara, Silésia Pizzetti, envia relatório para a imprensa e autoridades içarenses sobre, segundo ela, de irregularidades cometidas no setor.



Um relatório com o que seriam irregularidades realizadas pelo Departamento de Cultura (setor da Secretaria da Educação), em Içara, com destruição, descuido, falta de manutenção e despreparo dos funcionário relacionados ao patrimônio histórico do município, foi encaminhado à imprensa local.
A autora do relato, a professora e artista plástica Silésia Pizzetti, o intitula de “Os descaminhos administrativos da Cultura Iça-rense” e diz que o objetivo é alertar a falta de treinamento e capacitação das pessoas que estão trabalhando nos Museus e Casa da Cultura Padre Bernar-do Junkes, em Içara.
Ela diz que equipamentos da Reserva Técnica, destinados a manutenção de temperatura e umidade, estão desligados ou quebrados, devido aos funcionários não saberem usá-los; as reformas de adaptação das Reservas Técnicas não foram concluídas; uso inadequado do acervo tombado, peças e documentos estariam sendo manipulados de forma danosa, sendo expostos in-devidamente a luz do sol e móveis históricos usados na recepção da Casa da Cultura; os museus estão fechados ou com atendimento comprometido; ex-tinção ou desestruturados de muitos cursos oferecidos pelo departamento; funcionários inexperien-tes e sem treinamento; entre outras citações.
“A Administração Municipal e a atual Coordenação da Casa da Cultura em nenhum momento demonstrou preocupação de fato com a continuidade aos 20 anos de luta, trabalho e conquistas do Departamento Municipal de Cultura. (...) O mau uso e a falta de manutenção tem me assustado cada vez mais, não posso mais prender-me somente em conselhos, preciso denunciar”, declarou a ex-coordenadora do Departamento de Cultura do município.
A gestora da Secretaria de Educação, Giovana dos Santos, informou queo trabalho está sendo feito, com oferta de Oficinas à comunidade içarense, com dis-ponibilização dos serviços, tanto da Casa da Cultura como dos museus que estão abertos ao público. Quanto as alegações de funcionários desqualifica-dos, sem formação especifica e o fato de serem ex-al-unos, Giovana esclarece: “Que bom que são ex-alunos, estão dando continuidade ao trabalho. Os profissionais que estão no Departamento da Cultura tem ou estão formação e todos tem condições de desempenharem suas funções.
Ela lembra que têm participado de inúmero eventos culturais da região, como do Unesc em Dança, em que a participação da Oficina da Casa da Cultura Padre Bernado Junkes “foi um sucesso”, enfatiza.

POLÍCIA - Vítima de roubo reclama de investigação da Polícia Civil


Depois de ser enganado e roubado por marginais, o locatário de uma casa no balneário Rincão reclama da demora na investigação da Polícia Civil de Içara e descaso para conclusão do caso.

O aposentado Vitório Bruna Spilere, 62 anos, procurou a redação do Jornal Içarense, depois que sofreu um roubo na residência do Balneário Rincão em Içara, que chegou ao valor aproximado de R$ 2 mil. O roubo que de acordo com a vítima foi cometido por cinco pessoas que utilizaram um caminhão Mercedez Benz para levar os produtos.
Ele afirmou que recebeu a visita de um casal (Marcos e Camila) os mesmo disseram ser o proprietário do imóvel e que Vitório deveria desocupar o local. Em princípio a vítima acreditou no caso já que toda a transação foi feita com uma pessoa que reside no estado da Bahia. Dias depois foi surpreendido com o roubo de todo os utensílios da casa e com a farsa tramada pelo casal que não era dona da residência.
A ocorrência foi registrada no dia 25 de outubro, que está nas mãos dos investigadores da Polícia Civil de Içara.
Conforme Spilere, a polícia está muito lenta com as investigações e mesmo depois de todas as informações repassadas as autoridades policiais continuam sem resolver o caso.
Até o fechamento da edição não foi possível um contato com o delegado Ra-fael Iasco.

ESPORTES - Tigre vai para o tudo ou nada no returno da Copa SC

Depois da brilhante vitória sobre o Avaí, nesta quinta-feira, o Criciúma se prepara para o returno da Copa Santa Catarina, enfrentando o Brusque, domingo, no Estádio Heriberto Hülse.

Neste domingo será aberta o returno da Copa Santa Catarina com três partidas.
Com o término da primeira fase durante a semana o Joinville sagrou-se campeão e vai em busca do título estadual para garantir vaga no Brasileiro da Série D de 2010.
Já o Criciúma, que terminou a campanha em terceiro lugar com nove pontos, precisa jogar bem mais do que apresentou na primeira fase da competição, para isso o técnico Itamar Schuller pretende fazer algumas mudanças na equipe.
O torcedor do Tigre terá a chance de acompanhar dois jogos domingo, no Heriberto Hülse. Em acordo com os adversários, e visando atrair um maior público, o Crici-úma decidirá o Estadual de Juniores, às 18h, diante do Figueirense. A partida contra o Brusque, pela Copa Santa Catari-na, será às 20h30min.
A ideia surgiu depois da vitória do Tigre contra o Avaí na semifinal dos juni-ores, na Ressacada, em Flo-rianópolis.
"Vai ser bom para todos. Para o torcedor, que poderá voltar da praia e assistir dois jogos, e para os meninos, que terão mais apoio, jogando em casa", comentou o coordenador da base, Evandro Guimarães.
A direção do clube espera um grande número de torcedores na rodada duples deste domingo.