O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.959 - Içara, 29 de setembro de 2010

CAPS completa 8 anos
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


PC tem dezenas de mandados pendentes
(Arquivo/Jornal Içarense)


Descaso da AMI deixa moradores da Lagoa do Faxinal indignados
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Estado tem 15 mil mandados em aberto

Operação integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já cumpriram 560 mandados de prisão em todo Santa Catarina.
Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ainda existem 15.355 mandados em aberto. Desse número, 5,8 mil são casos em que já houve julgamento e condenação. Outros 3,9 mil tratam-se de prisões preventivas. Já 4,3 mil não apresentam risco social, pois respondem por atos como não pagamento de pensão alimentícia. O resultado é baixo para o número de ações pendentes em Santa Catarina.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello



Nuances de Vidas
em Crônicas (61)

Não podemos amar ao que não conhecemos, afirmava Franklim Cascaes. É uma verdade corroborada por todos aqueles que se debruçam a buscar uma verdade enrustida em um projeto, em uma experiência ou em um propósito qualquer. A razão primeira para o amor telúrico é termos nascido na terrinha e, sonharmos em repousar o sono derradeiro naquele Torrão Natal. O amor telúrico é a mola que nos proverá de um capital ideal para administrar com altruísmo nossa vida, nossa terra e nossa gente.
Quem ama a sua terra, sabe cantá-la, louvá-la, administrá-la com serenidade e com capacidade. E o que fazemos com amor e por amor é a obra maior de nossa construção humana e social.
Içara não é apenas a cidade. Içara é um município e, consequentemente uma reunião de localidades, de bairros e de um Distrito. Pensar Içara é pensar o conjunto de lugares com a diversidade e peculiaridades, entre elas, os moradores. Há em cada comunidade, uma riqueza cultural a ser aproveitada, além da capacidade de produção econômica. Há toda uma memória coletiva que enriquece a história içarense. E essa memória é perceptível ao ser nomeada uma rua, um bairro, um logradouro ou uma praça. Eu louvo ao vereador que escolhe entre a memória do lugar, a nomeação das ruas ou dos lugares de memória. Não há, para o meu entendimento, nada mais frio e obscuro do que falar da Rua A, Rua J, Rua 7 ou Rua 23.
As ruas com data precisam ter o sentido histórico para não ser banalizados como um número ordinal. Um estudante não encontrará sentido ao falar de sua rua, como a Rua 7. Um morador não saberá justificar a razão de sua rua ser a Rua7, um professor não terá um perfil metodológico para que o aluno faça a história da Rua 7. Mas, se for a Rua 7 de Setembro, aí há todo um fato histórico e cívico que justificará a denominação.
Pois bem, minha fala está embasada na observação que fiz a minha filha quando saíamos do Centro, pela Rua Anita Garibaldi, a rua que lembra a nossa heroína dos dois mundos. Atravessamos a Rua Getúlio Vargas e pegamos a Natal Tassi. Ali minha memória buscou, com saudades, os resquícios do pomar do Tassi e a figura de dona Elisa no seu longo avental e a cabeça coberta com o lenço escuro de sua viuvez. Até a propriedade de seu Pedro Dal Pont, o pasto onde as vacas leiteiras pastavam tranqüilas remoendo a grama verdinha ou a erva fresquinha arrancada do quintal que foi invadida pelo loteamento. Onde havia a fonte para lavar roupas há uma rua alinhada com as casas ocupadas por pessoas que desconhecem a existência da vida, das conversas, das novidades divulgadas entre as lavadeiras. Havia um silêncio crucial no loteamento, ...ou na minha alma? As casas estavam fechadas e, os moradores estavam, provavelmente trabalhando àquela hora do dia. Passamos para a rodovia pavimentada e a paisagem era bem diferente daquela que conheci na cidade de Içara.. Meus pensamentos buscaram ao longe a passagem dos primeiros imigrantes para o povoamento da cidade de Içara. Ali foi erigida a primeira capela e o primeiro cemitério. O aceno da prosperidade que traria os trilhos do trem foi a causa primeira da mudança das famílias para mais próximo do Centro da atual sede do município.
A rodovia bem conservada e as mudanças ocorridas nas moradas são visíveis para a compreensão das mudanças ocorridas. Lembrei-me com certa nostalgia da figura do carreiro e do vai e vem do carro de bois que cruzava quase diariamente aquele caminho para abastecer de lenha as casas da cidade que naquele tempo tinham os fogões de lenha em suas cozinhas. Ninguém tomava o mata-bicho sem antes acender o fogo de lenha.
Seu Santos Valvassori percorria as ruas entregando a lenha e recebendo as encomendas de novas carradas com o apelo para uma lenha bem sequinha. A lenha verde era manhosa para pegar o fogo e enchia a casa de fumaça. Transtorno para a cozinha, um horror!
Hoje, o fogão à gás, as inovações tecnológicas, a facilidade de acesso aos bens de consumo sepultaram práticas de vidas que a minha geração conheceu com tanta propriedade. Mas, vale a pena recordar estes tempos para podermos valorizar o tempo presente, e preservar certos valores essenciais na construção humana e que vão sendo desvirtuados.
Até a próxima semana com mais um assunto de Nossa Terra, de Nossa Gente.

Política - PP do Sul se mobiliza para levar Angela ao 2º turno

Militância e lideranças progressistas da Região Sul do Estado foram convocadas para intensificar a campanha de Angela Amin (PP) ao governo do Estado, a quatro dias das eleições.



A campanha pela candidatura de Angela Amin (PP) ao governo de Santa Catarina deve se intensificar nestes últimos dias, nas cidades do Sul do Estado.
De acordo com o coordenador da campanha da candidata na Região Sul e vice-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP), militantes, prefeitos e lideranças progressistas da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AM-REC) vão fazer visitas nas casas e organizar grandes mobilizações na reta final da campanha.
“Em reunião, no domingo, todos foram convocados a levar a máquina progressista para as ruas, realizando visitas nas casas dos eleitores, para apresentar as propostas da candidata e pedir voto. Nas cidades maiores, como Criciúma e Içara, vamos realizar bandeiraços, carreatas, passeatas, enfim, diversas mobilizações para alcançar o povo nas ruas. Pois, temos certeza absoluta que Angela Amin vai para o segundo turno e estamos nos mobilizando para garantir esta ida”, enfatiza Búrigo.
A candidata participou de todos os debates para os quais foi convidada. “A Angela Amin participou de todos os debates por conta do pouco tempo que tem de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, com relação aos outros candidatos. Então, ela optou por aproveitar todas as oportunidades de exposição na mídia”, explica o vice-prefeito de Criciúma.
Sobre o último debate dos candidatos ao governo do Estado, promovido pela RBSTV na noite de ontem, Búrigo fala sobre sua confiança na performance da candidata.
“Nossa expectativa para este debate foi a melhor possível. Pois, acreditamos que a Angela é a candidata mais preparada, por causa de sua vida pública, como prefeita de Florianópolis por duas vezes e por já ter assumido outros cargos políticos”, destaca.
Angela Amin, que no início da campanha estava na liderança nas pesquisas de intenções de votos, agora aparece em segundo lugar, com 27% na preferência do eleitorado. Em primeiro vem Raimundo Colombo (DEM), com 43% e Ideli Salvatti (PT) aparece com 16%.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Não importa quem é que está na administração a comunidade está precisando e tem que fazer. Fizeram o Carna Rincão, o Cão Amigo, a Mesa do Prefeito e a comunidade do Nossa Senhora de Fátima ficou para tras”. Vereador Itamar da Silva (PP), sobre o abandono do Poder Público com os moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, que sofrem há mais de dois anos com a precariedades das pontes, sendo que a marioria ainda continua sem consertos

Paciência tem limite
e está na hora do secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, definir qual o rumo que vai tomar, porque como secretário é incompetente. Primeiro, não atende as comunidades que estão pedindo socorro pelo péssimo estado em que se encontram as ruas. Segundo, quando o Jornal Içarense entra em contato com ele e consegue sinal no celular o mesmo fica de dar retorno e isso não ocorre. Não foi uma e nem duas vezes mas várias. Se não quer trabalhar pega o chapéu e vai embora. Mas o culpado de tudo isso é o Prefeito de Içara, Gentil da Luz, que não tem o comando do barco, que está indo a deriva. Outra coisa, é que durante esses últimos dias, o prefeito também não atendeu o telefone. Deve ser porque está ocupado demais pedindo votos para os candidatos dele.
A administração anterior teve suas falhas e erros mas nunca correu da raia, ao contrário desta.
Volto a dizer, o José Eloir tem que mudar a conduta e sair da toca, caso contrário vai afundar o Governo Gentil, como fizeram alguns ex-secretários de Obras. Se eu fosse o Gentil nomeava Márcio Toretti como secretário de Obras, pelo menos ele não se esconde do serviço.

Altemir Gregolin
ministro da Pesca, segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, disse ao secretário da Agricultura de Içara Silvio Viana, que vai mandar investigar se a máquina retroescavadeira que veio para os piscicultores está trabalhando realmente, para a categoria.
Conforme Viana “quem mandava a máquina arrumar estradas era o vice prefeito José Zanolli”.
Essa conversa ocorreu quando o ministro esteve em Içara, dia 18.

Em ritmo
cada vez mais acelerado, a campanha de Dóia Guglielmi vem tomando as ruas da cidade e dos municípios vizinhos para refazer e reiterar o pedido de apoio. Ha apenas quatro dias das eleições o candidato se mostra incansável e vem tentando multiplicar os votos com visitas às empresas, comércio e reuniões noturnas com o pedido de voto e de confiança nesta reta final.
Nesta quarta-feira o candidato tucano realiza visitas aos comerciantes de Içara.

Correção
O encontro de louvor da Renovação Carismática Católica ocorreu na Paróquia São Donato, no Centro, e não na Paróquia São Miguel, em Vila Nova.

Frase
“Quando for roubar dinheiro público, não se esqueça que na sua conta tem a honra de um homem envergonhado por ter que ver a sua família passando fome”. (MV Bill, cantor de Rap brasileiro)

GERAL - CAPS de Içara comemora oito anos em evento recreativo

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município atende 165 pessoas, prorporcionando atendimento de saúde e recreação, além de remédio, auxílio transporte e alimentação.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Dança, bingo, jogos e outras atividades enriqueceram uma tarde especial aos usuários do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em comemoração aos oito anos do atendimento no município.
O evento, alusivo ao aniversário celebrado em setembro, tem como objetivo integrar e socializar os usuários, conforme a coordenadora do CAPS, Marli de Sá. “Sempre quando temos uma data comemorativa realizamos algum evento. A gente não quer que os usuários fiquem isolados. Eles gostam e se sentem motivados”, disse.
Marli destaca que as atividades promovem o desenvolvimento da autoestima do indivíduo. “O evento valoriza o grupo. Eles entendem que tem capacidade para administrar a própria vida”, ressalta.
No âmbito das atividades, um time dos usuários do município disputará uma partida de futebol contra uma equipe de Siderópolis, na próxima segunda-feira, 4. Já em outubro, os centros da região realizarão o campeonato InterCaps em Urussanga.
No município 165 pessoas, entre 30 e 60 anos, recebem atendimento de uma equipe multiprofissional de saúde. Além de receber medicação, vale transporte e alimentação nos horários de atendimento. “Para melhor atender não fechamos ao meio dia. Há sempre alguém disponível para atender quando é preciso”, finaliza a coordenadora.

POLÍCIA - Estado de SC tem mais 15 mil mandados de prisão em aberto

Operação que visa cumprir mandados pendentes em todo o estado já teve êxito em 560 casos, mas ainda existem mais de 15 mil ordens judiciais em aberto; e a ação é realizada também em Içara.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Operação integrada da Secretaria de Segurança Pública (SSP), já cumpriram 560 mandados de prisão em todo o Estado.
Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ainda existem mais 15.300 mandados em aberto. Desse número, 5,8 mil são casos em que já houve julgamento e condenação. Outros 3,9 mil tratamse de prisões preventivas.
Já 4,3 mil não apresentam risco social, pois responder por atos como não pagamento de pensão alimentícia.
Apesar do índice elevado, os números anteriores mostram uma redução na quantidade de infratores nas ruas. Como em abril, quando haviam cerca de 19.330 mandados.
No início do mês, em operação conjunta entre Polícias Civil e Militar no município, em quatro dias de ação, apenas um mandado foi efetivado. Conforme o delegado, Rafael Marin Iasco, existem dezenas de mandados pendentes no município.
O delegado aponta que os acusados não permanecem no mesmo local por muito tempo, o que dificulta a busca. Além, de em alguns casos informarem o endereço errado às autoridades policiais.
A ação prioriza cumprimento de mandados judiciais referentes a crimes mais graves, como homicídio, estupros, assaltos ou tráfico de drogas.

VARIEDADES - Festa da Família no Quintino Folhiarini Dajori é sucesso

A E.E.B. Quintino Folhiarini Dajori, do bairro Presidente Vargas, em Içara, promoveu neste sábado, dia 25, a Festa da Família, que envolveu a comunidade em diversas atividades.

(Fotos:Divulgação)


(Fotos:Divulgação)

A Festa da Família, promovida nas dependências da Escola de Educação Básica Quintino Folhiarini Dajori, reuniu a comunidade do bairro Presidente Vargas, em Içara, na manhã de sábado, dia 25.
Durante o evento, foram realizadas atividades de esportes, lazer, apresentações artísticas, orientações, serviços ligados à cidadania e à saúde.
“O sucesso deste evento foi possível graças à disponibilidade e a ação voluntária de cada participante”, enfatiza Édina Silva de Freitas, uma das coordenadoras da festa.
A direção da Escola Estadual Quintino Dajori agradece especialmente as seguintes entidades e pessoas: Coral Infantil Sol Nascente; Polícia Rodoviária Estadual; Corpo de Bombeiros; Ambulância; Secretaria de Saúde de Içara; Sistema Naciona de Empregos (SINE) de Içara; Jornal Içarense; Sérgio Bernardo da Rosa e Valdir da Rosa Pires ( Boi-de-mamão); Secretaria de Obras; Rede Feminina de Combate ao Câncer; Fundação Municipal de Esportes; Programa Segundo Tempo e Escola Aberta; Cartório Eleitoral de Içara; Pastoral da Criança; Salão de Beleza da Jú; Unidade de Saúde do Bairro Presidente Vargas; educandos, educadores, pais e comunidade do Presidente Vargas.

ESPORTE - Cinco equipes já estão classificadas no Juniores

Cocal do Sul, Carbonífera Criciúma, Rui Barbosa, Caravággio e Grêmio Turvense já estão garantidos na próxima fase do Regional da LARM, e Caiçara precisa da vitória para seguir diante.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), das onze equipes participantes cinco já garantiram classificação à próxima fase na categoria junior.
Cocal do Sul, Carbonífera Criciúma, Caravaggio, Rui Barbosa e Grêmio Turvense cumprem a tabela e ficam no aguardo dos adversários na segunda etapa da competição.
O Caiçara, com sete pontos, precisa vencer e esperar uma combinação de resultados na última rodada para seguir na LARM.
Já foram realizados 37 jogos, contabilizados 134 gols, com média de três gols por partida.
Pelos titulares, mais uma equipe classificada foi conhecida neste fim de semana. O Caravággio, após vencer o Caiçara por 3 a 0, juntou-se ao Internacional, Carbonífera Criciúma e Metropolitano. As últimas vagas serão completadas no decorrer da rodada.
O Caiçara volta a campo somente no dia 9 de outubro, contra o Rui Barbosa, em Morro da Fumaça. As duas equipes estão empatadas em pontos.

DISTRITO - Comunidade prepara novo protesto no acesso à Barra Velha

Sem receber resposta do Poder Público após mobilização no último domingo, comunidade prepara novo protesto para a véspera das eleições; rodovia teve serviço de pavimentação interrompido.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Em favor de melhorias na pavimentação, a comunidade da Lagoa dos Esteves, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, prepara um novo protesto para o próximo sábado, dia 1º, véspera das eleições. No último domingo, 26, cerca de 100 moradores se reuniram em manifestação das, 9h às 11h, na estrada da localidade.
Conforme o presidente da Associação de Moradores da Lagoa dos Esteves, Marcos Antônio Rodrigues, até o momento o Poder Público não deu nenhum respaldo à comunidade, que pretende continuar realizando manifestações até a reivindicação ser atendida.
“Ainda não decidimos que pontos serão fechados, mas pretendemos interditar o acesso e mais outros dois”, disse.
A Rodovia Jorge Fortulino, acesso à Barra Velha, no Distrito Balneário Rincão, representa o ponto mais crítico aos motoristas e comunidade. Há cerca de dois meses a obra de pavimentação, realizada pela Administração Municipal em parceria copm o Governo Estadual, foi interrompida na etapa de terraplanagem deixando areia depositada pela estrada.
Conforme os moradores, os serviços eram paralisados constantemente, mas desde o dia 15, foi parado permanentemente , com a remoção do maquinário.
Para a pavimentação dos 6,2 km, estão sendo investidos quase R$ 4 milhões, em parceria com o Governo do Estado.
Mais uma vez o secretário de Obras de Içara, José Eloir do Nascimento, de forma irresponsável desligou o celular, quando soube que era o JI. Infelizmente, o prefeito Gentil da Luz, também não atendeu o telefone para comentar o assunto, que é bem sério.