O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 27 de março de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1591 - sexta-feira, 27 de março de 2009

Colunista: Maso NIETTO

IBGE: Nova alta de desemprego no país.

ENQUETE: O que percisa melhorar em Içara?

Condenado homem por sexo com aspirador.

Homem mantinha mãe em freezer.

Piloto nada por 7 horas e salva companheira.

Ex-jogador diz: morte foi acidente.

Adolescente foi estuprada por piloto.

Dona da luxuosa botique Daslu está fragilizada.

Federação Nacional dos Políciais Rodoviários inicia trabalho contra exploração sexual.

Homem é baleado em Criciúma.

Operação Arrastão: Mais policiais devem ser presos em SC.

Criciúma: Motorista morre em capotagem.

Criciúma, Avaí, Chapecoense e Joiville estão na semi-final.

"Júlio César é o melhor goleiro do mundo", diz argentino.

Rubinho Barrichello circula na Austrália com camisa do Corinthians.

Torcedor do Criciúma relata violência de PM.

Copa Sul: São José terá que vencer.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

VARIEDADES - Profissão: Sapateiro, com muito orgulho

Há mais de quarenta e cinco anos no exercício em Içara, Mário Antônio Rodrigues é um dos raros profissionais que ainda trabalham no negócio de consertos de sapatos, com capricho.

Hoje em dia, quem tem sapato com defeito, ou joga fora, ou doa, ou ainda troca na loja em que comprou, não por falta de vontade de consertar, mas simplesmente porque está cada vez mais difícil encontrar quem saiba reparar um sapato.

Aqui mesmo em Içara, não há mais que dois ou três sapateiros. Nem por isso, deve-se escolher qualquer lugar para confiar o querido objeto danificado.

É por isso que agora tem-se oportunidade de conhecer Mário, o sapateiro.

Mário Rodrigues, 61 anos, casado, três filhos, tem o estabelecimento de consertos à Rua Anita Garibaldi, ao lado da Ferraria do Donato Dal Pont.

Há 45 anos atrás, começou a carreira como aprendiz. O instrutor concedeu que ele trabalhasse por dois anos só para aprender, de graça, isto é, sem remuneração.

Entretanto, a habilidade para a função era tamanha que, 15 dias após o início do “treinamento”, o próprio instrutor pediu à Rodrigues que aceitasse receber pelo trabalho.

Imagine, o leitor, o que mais de 45 anos de experiência não acrescentaram a este profissional nato.

Quem procurá-lo verá que ele poderá descrever com precisão qual o problema, o que deve ser feito e principalmente como deve ser feito, de forma que o cliente saiba exatamente pelo o que está pagando.

“O único problema mesmo é que muitos vêm deixar seus objetos aqui para reparo e, depois de prontos, não voltam para buscá-lo”, comenta desapontado o sapateiro.

O Procon dá um prazo de 90 dias para a retirada do objeto, mas Rodrigues espera meses, antes de doar para igrejas.

Além de um funcionário que o auxilia há 4 anos, ele também tem uma funcionária costureira, Vera Gomes Camilo, que costura e conserta mochilas e bolsas.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Iniciam as inscrições para o Campeonato Içarense 2009

As equipes interessadas em participar do Campeonato Içarense podem fazer as inscrições a partir desta sexta-feira na secretaria da LAI, no Complexo Esportivo Ramos Rousseng, em Içara.

As competições para o segundo semestre deste ano começam a ser organizadas e um dos mais importantes campeonatos da região, o Içarense, está com as inscrições abertas para a disputa de 2009.

Até o momento, quatro equipes já realizam as inscrições. Barra Velha, Alvorada, CPAI e Caiçara estão prontas para a disputa do título Içarense de 2009.

Para que os clubes participem do campeonato, será necessário estar com a documentação e o registro em dia. Por isso, os dirigentes devem correr contra o tempo. As inscrições iniciam nesta sexta-feira e a competição está prevista para começar somente no dia 17 de abril.

O Jardim Silvana, que esteve presente no ano passado, ficará fora da competição.

Na lista de participantes devem estar o Barão, Barracão, Vila Nova, União da Praia, Jaqueline, Presidente Vargas, Atlético Içarense, União do Sul, Praia e São José, campeão do ano passado.

A disputa, que poderá ter 14 clubes, será entre todos na chave. Além do número de clubes, as mudanças em relação à última edição também atingem os atletas. Para este ano, os jogadores da categoria aspirante poderão ter qualquer idade e ser de outro município, sem limite para quantidade. A mesma regra valerá aos titulares. A diferença é que a categoria principal não será federada como ocorreu em 2008.

O modelo de Sub-20 utilizado no último ano também será mantido pela Liga Atlética Içarense (LAI). Mas, os atletas irão compor um outro campeonato, a ser realizado depois do Içarense. Assim, no próximo ano, os confrontos juvenis iniciariam logo após o Praião. Já o Aspirante e o Titular seriam realizados posteriormente.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Acusado de homicídio em 2002 tem audiência cancelada

O julgamento, que seria ontem de manhã no Tribunal do Júri de Içara, teve que ser adiado. O motivo foi a ausência do advogado do réu, já que este não acertou os honorários com a defesa.

O. J. M. responde processo criminal em liberdade. Ele seria julgado nesta quinta-feira por homicídio, lesão corporal e rixa qualificada. O julgamento, que seria às 9 horas, em sessão no Fórum de Içara, foi cancelado pela ausência do advogado do próprio réu, que também não compareceu.

De acordo com informações do Cartório Criminal, o réu trocou de advogado há algum tempo após o crime. Ontem a defesa não compareceu ao julgamento o que o tornou inviável.

Ao entrar em contato com o advogado, Berilo Borba, ele informou que não participaria mais do caso por não ter acertado honorários com o réu. "O." foi intimado pelo juiz a contratar outra defesa. Se isso não ocorrer a própria autoridade fará a contratação da defesa.

O julgamento foi redesignado para o dia 23 de abril, às 9h.

Entenda o caso:

No dia 22 de dezembro de 2008, Alexandre e o colega, Gilmar Fernandes, fizeram uma festa com o objetivo de arrecadar dinheiro para algumas necessidades.

Pessoas que participavam do baile afirmam que o acusado, na época residente do bairro Pedreiras, teria entrado no local portando uma faca e, no meio de uma briga, esfaqueou seis pessoas. Alexandre morreu depois de ter ficado cinco dias no hospital. Ele teve o pulmão e uma artéria perfurados e, após ser submetido a uma cirurgia, ficou em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no Hospital São José, em Criciúma.

O acusado fugiu e foi preso dias depois do crime.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - ACII forma novos profissionais em Içara

No dia 21 de março de 2009, sábado, foi realizada no Clube Ipirang a formatura de 29 alunos dos cursos de Secretáriado Executivo e Manutenção de Computadores, promovido pela Associação Empresarial de Içara (ACII).

Representantes de várias entidades de Içara se fizeram presentes, como Pedro Picin Neto, do Lions Clube Içara Centro, Eulália Borges Geremias, presidente da Rede Feminina do Combate ao Câncer, Acirton Costa, presidente da Câmara de Vereadores, Maurino Peres Barbosa, presidente do conselho de consumidores, Custódio Abílio da Silva, presidente do Conseg/Centro, entre outras pessoas.

O presidente da ACII, Adalberto Pizzetti, agradeceu ao empenho dos formandos e também ao apoio dos empresários que ajudaram em mais esta conquista da entidade.

Em Abril, serão formados mais 20 alunos do curso de informática.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Planejamento de Içara ficará pronto até o final do ano

Em encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira na prefeitura de Içara foram estabelecidas as metas que seguirá o Plano Diretor de Içara, que terá novo núcleo gestor até o próximo dia 1°.

Na manhã de ontem, ocorreu o encontro que definiu as etapas que procederá o Plano Diretor do município. Na presença do prefeito, Gentil da Luz, do vice, José Zanolli, do colegiado e de equipe técnica, a Coordenadora do Plano Diretor de Içara, Yona Bresciani, realizou explanação sobre a criação deste instrumento que orienta o crescimento e o funcionamento da cidade.

O planejamento para os próximos dez anos deve ficar pronto até o final do ano, faltando algumas etapas.

Segundo a coordenadora do Plano, o processo está em fase de diagnóstico. Contudo, se faz necessária a formação de um novo núcleo gestor, composto por membros da atual administração, para dar continuidade aos trabalhos de identificação das carências e problemas da cidade.

O núcleo deve estar formado até a próxima quarta-feira, dia 1º, quando também será definido o numero de consultas às comunidades. A novidade é que serão feitas discussões com a comunidade através de microaudiências.

A ideia foi do procurador do município, Walterney Réus, que acredita que esta seja a melhor maneira de conhecer as reais necessidades da população.

O uso do solo, meio-ambiente, condições econômicas, serviços, habitação e arrecadação de tributos em Içara serão os fatores levantados pelo grupo de pesquisa.

O prefeito, Gentil da Luz, ressaltou a necessidade de tratar o assunto com importância que merece e pediu empenho de toda a equipe municipal. “Peço empenho de toda a equipe, dos técnicos e secretários para que a elaboração do Plano Diretor ganhe agilidade e que o processo seja realizado de forma realmente participativa”.

Além do Plano Diretor, as leis de Perímetro Urbano, Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo, Sistema Viário, Código de Obras e Posturas e Legislação Tributária fizeram parte das discussões desta quinta-feira.

Foto: Alexandra Cavaller (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Procurador pede absolvição de Luiz Henrique

Ameaçado de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) colheu, quarta-feira, uma vitória em Brasília.

Ao analisar as quase duas mil páginas do processo movido pela Coligação Salve Santa Catarina, o Ministério Público Eleitoral apresentou parecer no qual absolve o governador e o vice, Leonel Pavan, das acusações de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2006.

Com apenas uma página, o documento assinado pelo vice-procurador geral eleitoral, Francisco Xavier, reitera a decisão adotada em agosto de 2007, quando ele próprio desconsiderou as denúncias.

Na avaliação do MPE, os fatos relatados no processo são insuficientes para caracterizarem o abuso de poder político e econômico.

O advogado Gley Sagaz alega que o mesmo parecer já foi apresentado no passado, sendo desconsiderado pelo TSE, que continua julgando o caso.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI

Ginásio Multiuso da Escola Professora Salete Scotti dos Santos, conquista de pais, preofessores e de lideranças de Içara, começa a ter forma.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Partido dos Trabalhadores de Içara agora on-line

Com o objetivo de interagir não só com os filiados do partido, mas com toda a população, o PT de Içara criou um informativo on-line capaz de ser acessado em qualquer lugar do mundo.

“Discutir os reais problemas do município, propor projetos para cidade e estabelecer uma franca e sincera relação com a população içarense”, com esses objetivos, o Partido do trabalhador de Içara criou o blog que entrou no ar no dia 16 de fevereiro de 2009.

Com o título “PT: Içara precisa, Içara merece”, os integrantes explicaram que o principal foco do meio de comunicação on-line é “discutir a cidade que temos para coletivamente construirmos a cidade que queremos”.

O site já dispõe de oitos atualizações com os temas que mais tem sido discutido dentro do município. Uma delas insere-se com o título “Uma sugestão ao prefeito Gentil”. O assunto, que foi publicado no dia 3 de março, refere-se ao cenário de abandono ocorrido na Lagoa do Jacaré, no balneário Rincão, em Içara.

“Parabéns, prefeito, pelas atrações que vem trazendo ao Balneário Rincão, isso leva positivamente o nome de nosso município ao Estado e para o Brasil. Porém, não pode ser uma ação isolada. Precisa ser articulada com ações práticas de infra-estrutura, preservação e desenvolvimento”, sugeriu o partido no blog oficial. “Se o contrato de exploração da lagoa não está sendo cumprido, deve ser rompido imediatamente”, opinaram.

Outros assuntos, como a eleição do Conselho Fiscal da Cooperaliança e os problemas enfrentados pelas escolas públicas, também fazem parte das discussões.

O endereço do blog é http://www.pticara.blogspot.com/.

Foto: Kelley Alves (Reprodução / Blog PT)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Acidente de Trabalho e direitos do Trabalhador

O acidente de trabalho gera direitos ao trabalhador acidentado tanto por parte da previdência social quanto por parte da empresa contratante. Discorreremos hoje sobre os direitos em relação à previdência social.

De acordo com a Lei Previdenciária, “acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente".

Se do acidente resultar a morte do trabalhador, os dependentes receberão uma pensão por morte, que será do mesmo valor de uma aposentadoria por invalidez deste mesmo trabalhador.

Se ocorrer incapacidade total e permanente, será aposentado por invalidez. Se resultar sequelas que reduzam sua capacidade fará jus ao auxílio acidente, que será no valor de 50% do salário utilizado no cálculo do auxílio-doença, corrigido até o mês anterior ao do início do pagamento do auxílio-acidente.

Têm direito ao auxílio acidente: o empregado; o trabalhador avulso e o segurado especial (agricultores e pescadores). Não têm direito a esse benefício o empregado doméstico, o contribuinte individual (autônomo) e o contribuinte facultativo.

Considera-se também acidente de trabalho: o que ocorre durante o trajeto entre a residência do trabalhador e o local de trabalho; doença profissional que é produzida pelo exercício de determinado trabalho ou desencadeada pelas condições em que a função é exercida.

É corriqueiro o INSS não conceder o auxílio acidente de forma espontânea, sem o trabalhador ir buscar este direito no judiciário.
Também é muito comum o trabalhador que tem uma doença profissional, portanto tem direito ao auxílio acidente ou a se aposentar por invalidez decorrente de acidente de trabalho e no lugar do beneficio devido ver deferido um auxilio doença ou uma aposentadoria por invalidez decorrente de doença. O que não é correto e traz prejuízos para o trabalhador.

É sempre prudente o trabalhador que teve deferido ou indeferido qualquer tipo de benefício, consultar um advogado previdenciário para ter a informação de que a concessão do seu benefício está correta, tanto no que se refere à espécie, quanto ao cálculo.

Até a próxima semana.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ECONOMIA - Vai acabar em casamento?

A união entre Sadia e Perdigão, se confirmada, pode dar origem à maior processadora de carne de frango do mundo, em faturamento. Considerando os resultados das duas empresas acumulados em 12 meses até setembro de 2008, a receita líquida das companhias, juntas, somaria aproximadamente US$ 10,7 bilhões, acima do faturamento da líder mundial no segmento de aves Pilgrim’s Pride, que obteve receita líquida de US$ 8,52 bilhões no mesmo intervalo, segundo levantamento da Economática.

O porte que a nova companhia teria logo após a fusão levaria a “empresa combinada” à condição de terceiro maior faturamento na atividade de abate nas Américas, atrás somente da Tyson Foods, que faturou US$ 26,86 bilhões no mesmo intervalo, e da JBS Friboi, cuja receita somou US$ 14,29 bilhões no período.

Na semana passada, Sadia e Perdigão anunciaram ter iniciado negociações para analisar a viabilidade e convergência de interesses em algum tipo de associação, mas informaram que nada foi fechado. A Perdigão acrescentou ainda que as empresas não chegaram a um acordo e que, neste momento, não há nenhuma negociação em curso. Procuradas novamente, ontem, as duas empresas afirmaram, por meio das assessorias de imprensa, que não fariam novos comentários sobre as negociações.

Agroindústrias já têm porte global

Apesar da ressalva contida no comunicado encaminhado pela Perdigão à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o mercado financeiro trabalha com a possibilidade de avanço nas negociações, resultando na alta das ações na Bovespa.

No setor de alimentos como um todo, a união de forças entre Sadia e Perdigão possibilitaria que a nova companhia ocupasse a nona posição entre as maiores das Américas. O primeiro lugar no ranking elaborado pela Economática é ocupado pela gigante americana ADM, que teve receita de US$ 78,15 bilhões em 12 meses encerrados em setembro último. Na segunda posição, aparece a Kraft Foods, com faturamento de US$ 14,83 bilhões, seguida por Tyson e JBS. A quinta posição é ocupada pelo moinho General Mills, seguido por Sara Lee, Kellogg e Dean Foods – todas empresas dos Estados Unidos.

Sadia e Perdigão já têm porte global. As exportações das duas companhias representam entre 40% e 50% de seu faturamento e ambas contam com representações comerciais em dezenas de países.

Sem dúvida, a empresa resultante da união de Sadia e Perdigão se consolidaria como uma das maiores do mundo no segmento de aves e suínos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1591: EDITORIAL - Dobra número de infectados com mais de 50 anos pelo vírus da Aids

O número de pessoas infectadas pelo vírus da Aids com idades acima de 50 anos dobrou entre os anos de 1996 e 2006, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Enquanto no início da série histórica essa faixa etária registrava taxa de incidência de 7,5 casos por cem mil habitantes, no fim da série, o índice chegou a 15,7 casos.

Por esta razão, a próxima campanha contra a Aids feita pelo governo terá como foco principal os homens com idades entre 50, 60 e 70 anos. A preocupação das autoridades com essa faixa etária se deve principalmente ao fato de pesquisas apontarem que o uso da camisinha é menor entre os mais velhos.

Enquanto entre os jovens o índice de uso do preservativo fica em torno de 60%, entre os maiores de 50 a taxa de uso da camisinha é de aproximadamente 20%.

Outro problema, segundo o ministro, é que a sociedade tem dificuldade de aceitar que as pessoas mais velhas continuam sendo sexualmente ativas. A campanha que será lançada em breve pelo ministério será voltada ao “clube dos ‘enta’” e terá como lema: “Sexo não tem idade. Proteção também não”.

O vírus da Aids é o que mais mata no mundo e o uso de preservativo é uma forma garantida de fazer sexo. Portanto, sem camisinha, nada de sexo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.