O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 29 de março de 2011

CAPA: Edição2.074 - Içara, 29 de março de 2011

Férias de médico causa alvoroço no Rincão
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Paço Municipal é arromdabo e caixa eletrônico fica destruído
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Convenção do PP é suspensa por falta de consenso e Estadual definirá Diretório
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Içara precisa de mais segurança

Cada dia que passa uma nova ocorrência deixa em alerta a população de Içara de que a cidade não é mais pequena e que os fatos, antes vistos através da televisão, passam a serem realida-des no dia a dia do município. São furtos, assassinatos, roubos a mão armada, es-tupros, entre outras barba-ridades. No fim de semana, os ladrões tiveram a audácia de entrar no Prefeitura Municipal de Içara e tentaram arrombar o caixa eletrônico do Banco Itaú existente no Paço Ângelo Lo-detti. A segurança no Paço deve ser redobrada.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Arando
a terra


O solo seco é improdutivo para plantio. Nada cresce. Não se vêem lindas plantas em solo árido. Pelo contrário, em solos ruins, crescem ervas daninhas e se proliferam.
A terra é o nosso coração. Vamos prepará-lo, preparar o coração para o dia do mal. Não se colhem louvores de corações improdutivos.
Em cada coração há uma semente de amor. A semente precisa germinar, precisa dar frutos, precisa ocupar o seu espaço. A semente somente germina se a terra estiver própria.
Os frutos de alegria, satisfação e contentamento somente serão conse-quências dos corações puros dispostos a estar vivos. Corações amargurados, tristes, solitários não batem na cadência da vida.
Existem como órgãos mas não vivem suas emoções. Vamos arar o coração. Preparar para receber as recompensas das lutas, do empenho na busca do melhor.
Há sempre uma condição estável e satisfatória esperando pelas nossas ações. Não nos contentamos com a falta de esperança, pelo olhar abatido, pela falta de sonhos.
Preparamos o coração para ser um vitorioso. O propósito da vida é maior. Tem sentido.
É mais re-al que nossas próprias dúvidas. Não há na-da melhor que coraçõ-es satisfeitos, confiantes e fortes. A fortaleza do homem não está apoiada em ventos passageiros que destroem intenções e, sim nas experiências vivas de fatos positivos que se repetem e nos levam, cada vez a um estágio muito melhor. Vamos arar a terra. No solo fértil estão as razões para se viver feliz.
Até a próxima semana com mais um assunto!!!!

POLÍTICA - PP suspende convenção por falta de consenso

O presidente do Partido Progressista de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, avaliou como um “problema bom” a suspensão da formação do Diretório, devido ao grande número de interessados.

(Maso Nyetto/Jotnal Içarense)

“Ninguém quis abrir mão de uma vaga no Dire-tório do PP de Içara”. Este foi o motivo apresentado pelo presidente da sigla, Arnaldo Lodetti Júnior, pa-ra a suspensão da convenção do partido que aconteceria no último sábado, dia 26, das 8h às 12h, na Câmara Municipal de Içara.
Quase 80 militantes do PP se mostraram interessados em participar do Dire-tório. O problema é que o setor comporta apenas 44 pessoas. “Não houve consenso entre os interessados. Os integrantes da chapa antiga não quiseram a-brir mão da vaga para os novos. Por isso, o prazo a-cabou e nenhuma chapa foi inscrita”, disse Lodetti.
Sem chapa, um novo Di-retório não pôde ser eleito, e o presidente da sigla a-chou melhor não haver disputa. “Na sexta-feira, dia 25, quando resolvemos suspender a convenção, encaminhamos um expediente ao Diretório Estadual, informando a situação. Agora, resta esperar uma manifestação deles. Acredito que daqui uns 15 dias teremos alguma resposta”, comenta Lodetti.
O Diretório Estadual po-de determinar que o PP de Içara entre em consenso para a formação da chapa ou realize uma convenção.
O presidente avalia a situação como um “problema bom”. “Muita gente es-tá querendo participar. Temos, na verdade, um ‘problema bom’, pois, ruim seria se estivéssemos procurando pessoas interessadas”, observa.
Sobre a falta de consenso ser consequência da possível coligação com o PMDB nas eleições municipais de 2012, Lodetti afirma que “não teve nenhuma influência”.
“O que tinha que ser discutido este ano a respeito de coligação já foi discutido, com a eleição do presidente da Câmara e da Co-operaliança. Agora o PP vai fazer o seu projeto e o PMDB também. Caso, no futuro, os dois partidos se alinhem nos ideais, é outra conversa”, explica.
Com relação às especu-lações de que Dalvânia Cardoso e Júlio De Luca estariam disputando a presidência, Lodetti diz que as conversas estão invertidas.
“Estão adiantando as coisas. Primeiro temos que escolher o Diretório, que por sua vez elege a Executi-va e, consequentemente, o presidente”, ressalta, completando, “depois de tudo isso é que podemos tratar de coligações. O PP é um partido muito forte em Içara. Então, uma série de discussões ainda ocorrerá. Não está nada resolvido”, comenta o líder dos progressistas.

GERAL - Posto do Rincão sem médico pela manhã até a próxima semana

O médico que atende pela manhã na Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão está de férias; e o Dr. Paulo Henrique Nandi continua atendendo no período da tarde.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Na manhã desta segunda-feira, dia 28, o Jornal Içarense recebeu uma denúncia de populares, a respeito da falta de médico na Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão.
A reclamação dava conta de que muitas pessoas aguardavam no posto para serem atendidas.
De acordo com a enfermeira responsável pela u-nidade, Magda Andréia de Brito, a queixa dos moradores se deve às férias do Dr. Geraldo Quintana, que se ausenta por 15 dias.
O médico atende no horário da manhã, das 8h às 12h. “A unidade de saúde central do Rincão é a única que possui dois médicos, um para a manhã e outro para a tarde. Por isso, o pessoal está acostumado a ter bastante vagas. Nestes dias em que um médico está de férias, as pessoas a-cabam ficando preocupadas em não conseguir atendimento e chegam muito cedo, bem antes das 13h, o que ocasiona o grande número de cidadãos na unidade”, explica Magda.
O médico Quintana fica fora do posto dos dias 21 de março a 5 de abril. Até a próxima semana, os pacientes serão atendidos apenas à tarde, nas terças, quartas, e sextas-feiras. A quinta-feira é para atendimento de gestantes.
O agendamento de consultas na unidade acontece todas as segundas-feiras, a partir das 13h.
“Mesmo com as férias do Dr. Geraldo, estamos com um número razoável de consultas, o mesmo que nas outras unidades. Pois, ainda temos um profissional atendendo”, observa a enfermeira.
Magda pede que a comunidade tenha um pouco de paciência e, aquele que não tiver urgência, que precisa apenas fazer exames e procedimentos de ro-tina, deixem para ir ao posto a partir do dia 6.
“Temos muitas vagas disponíveis normalmente. Por isso, aconselho que a-queles que podem deixar para procurar o posto na próxima semana, o façam, pois terão maior conforto para conseguir uma consulta”, orienta.
A Unidade de Saúde da Estratégia da Família Central do Balneário Rincão tem, em média, 200 atendimentos por semana, normalmente, com os dois médicos disponíveis. São 32 vagas pela manhã e 17 no período da tarde.

POLÍCIA - Tentativa de assalto no Paço Municipal

A ação de bandidos na madrugada de sábado terminou com um caixa eletrônico danificando dentro das dependência da PMI e o sistema eletrônico de alarme não disparou durante o arrombamento.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As ações dos bandidos dentro de Içara parece estar cada dia mais ousada. Eles começam arquitetar crimes em locais menos vigiados pela Polícia Militar.
Neste fim de semana, os ladrões arrombaram o prédio da Prefeitura Municipal de Içara, localizado na Rua Altamiro Guimarães.
A ação resultou em um vidro quebrado, além do terminal de auto-atendimento do banco Itaú queimado. O fato ocorreu na madrugada de sábado, 26. Contudo, somente no período da manhã foi reparado a invasão no primeiro andar do prédio. A demora ocorreu porque o sistema de vigilância eletrônica contratado pela Administração Municipal (AM) não disparou.
De acordo com o gerente operacional da vigilância Triângulo, Vilmar Carvalho, o único motivo aparente de o alarme não ter disparado foi um posicionamen-tos dos sensores. “Quando eu estive no local para averiguar o motivo de o alarme não ter disparado percebi que os dois sensores que ficam de frente para a porta principal da prefeitura haviam sido mudados de posição, impedindo assim seu acionamento através de algum movimento”, explicou o gerente. A situação foi repassada à Polícia Civil de Içara e será investiga.
Os ladrões não tiveram sucesso no furto, já que não conseguiram abrir o terminal e nem uma das cédulas que estava no equipamento foi levada, assim como nem um outro material da AMI.

VARIEDADES - Nicole Custódio é a nova colunista do Jornal Içarense

A fotógrafa Nicole Custódio passa a assinar uma coluna no Jornal Içarense, que inicia na próxima sexta-feira, dia 25; e a jovem vai registrar imagens de eventos da sociedade içarense.

(Divulgação)



O contato de Nicole Cus-tódio com o mundo da foto-grafia começou cedo e sem compromisso com o lado profissional.
Aos quinze anos ela brincava de fotografar as a-migas. “Mesmo com muito amadorismo e com poucos recursos de uma câmera di-gital, aquele universo das imagens me encantava”, conta a jovem.
Nicole adquiriu a primei-ra câmera profissional, mais avançada em recur-sos, em 2009. Foi quando resolveu aperfeiçoar-se em um curso de fotografia pro-movido pelo SESC, com o professor Álvaro Dias.
“Através deste aprendi-zado, desenvolvi novas técnicas e novas maneiras de fotografar. Cada vez mais sentia que nasci para testemunhar fatos, pessoas e paisagens através de re-tratos”, comenta Nicole.
Depois de especializar-se também em cursos de maquiagem e contabilida-de, a jovem sentiu-se pre-parada para fazer traba-lhos próprios como fotó-grafa. “Graças a Deus e a minha boa comunicação, não demorou muito para que várias oportunidades surgissem. Consequente-mente, meu leque de clien-tes não parou de aumen-tar”, comemora.
Um tempo depois, Nico-le recebeu uma proposta de emprego em um estúdio de fotografia em Criciúma. Com isso, ela pôde aliar o trabalho com sua paixão e continuar com os projetos próprios. “Esta experiênci-a me rendeu ótimos frutos. Aprendi a me tornar uma profissional completa. Lo-go depois, vieram outras o-portunidades”, ressalta.
A ideia de montar o pró-prio negócio surgiu quan-do não conseguia mais conciliar o trabalho no es-túdio com os projetos parti-culares. “Precisei optar em ir atrás de um sonho ou a-diá-lo por um tempo. Esco-lhi a favor de meu sonho e investi em minha própria carreia como fotógrafa”, enfatiza a moça.
Nicole contou com a aju-da dos pais para realizar o sonho do próprio negócio. Com o investimento, ad-quiriu equipamentos, entre eles uma câmera ainda me-lhor do que já tinha, e mon-tou o estúdio, com o nome Nicole Custódio Photogra-phy. “É algo modesto para os olhos das outras pesso-as, mas para mim é algo grandioso, a realização de um sonho”, comenta.
O interesse por produzir uma coluna do Jornal Iça-rense (JI) surgiu da própria fotógrafa.
“Ela percebeu que não havia no jornal uma colu-na voltada para o público jovem. Então, entrou em contato conosco e achamos uma boa ideia”, conta o e-ditor-chefe do JI, o jor-nalista Maso Nyetto.
Nicole se diz motivada e pronta para o novo desafio. ”Hoje, não me vejo em ou-tro lugar ou em outra pro-fissão. O universo das ma-is variadas formas e ângu-los das ima-gens é o meu lugar”, conclui a jovem que tem o estúdio na Rua Para-ná, no Balneário Rincão.

ESPORTE - Criciúma deixa escapar a vitória

O Tigre enfrentou, domingo, em Blumenau, o Metropolitano e deixou a vitoria escapar outra vez, voltando para casa com um empate, já no próximo domingo enfrenta o Joinville, no Majestoso

(Divulgação)

Os atacantes do Crici-úma fizeram a sua parte, mas a defesa deixou a desejar e o Tigre empatou em 3 a 3 com o Metropolitano, em Blumenau, em jogo válido pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Catarinense.
O tricolor vencia por 3 a 1 até os 35 minutos da etapa final. O Tigre fechou a rodada em quinto lugar no segundo turno com nove pontos, e volta a campo no próximo domingo, às 16h, no Estádio Heriberto Hül-se, contra o Joinville, que goleou o Avaí por 4 a 0.
Schwenck marcou duas vezes e o outro gols foi de Lincom. Enquanto, Jona-tas, Rafinha e Matheus balançaram a rede em favor do time do Norte do Estado.
O técnico Guilherme Macuglia tem a semana cheia para corrigir as falhas e escalar a equipe, que já apresenta três desfalques para o confronto. Schwen-ck, Rogélio e Pirão, receberam o terceiro cartão amarelo no empate com Metropolitano e vão cumprir suspensão automática.
No lugar de Rogélio, Nir-ley deve ser a opção. No ataque Lincoml pode ganhar a vaga e no lugar de Pirão, pela esquerda, Fabiano deve ser a opção
O Criciúma colocou apenas um jogador na seleção da sexta rodada do segundo turno. O atacante Sch-wenck, autor de dois gols. Os demais: goleiro Max (Jo-inville), os laterais Bruno (Figueirense) e Rafinha (Metropolitano), os zagueiros Renato Santos (Joinville) e Grolli (Chapecoense), os volantes Diego (Joinville) e Leandro Leite (Brusque), os meias Ramon (Joinville) e Pittoni (Figueirense) e o atacante Lima (Joinville).