O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.942 - Içara, 02 de setembro de 2010

Colombo e Moreira pedem que Içara vote na Políanliança

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)



Loja de Vila Nova sofre segundo furto esse ano

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Acabou-se a ideologia política

No dicionário, a palavra ideologia se apresenta co-mo a ciência que trata da formação de ideias. Já o termo partido, equivale à associação de pessoas que seguem a mesma doutrina política. Mas, a expressão “ideologia partidária”, pelo que se observa na prática, tornase distante do pensamento utópico de um grupo político movido pelo mesmo ideal.
Basta ver o que está acontecendo nessas eleições. Contrariando as decisões políticas, vereadores, prefeitos e outras lideranças apóiam candidaturas de adversários da sigla do qual faz parte pensando no interesse próprio e não do grupo. Isso é politicagem.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Interesses

Quais são os nossos interesses? O que nos faz sorrir para uns e calarmos diante de outros? O que nos faz sorrir amarelo? Onde estamos centrados? O tempo e a vida nos ensinou que, na teoria, todos são iguais. Todos retornarão ao pó. Ninguém merece ser injustiçado. O ser humano nasceu para ser feliz.
Respeito, humildade, ajuda mútua, harmonia, solidariedade, valores estes trocados por fama, dinheiro, influências, articulações e conveniências. Onde fica a consciência quando os valores humanos são teorias empoeiradas. A quem devemos recorrer? Quais os nossos interesses? O conceito do melhor é individual. O bom senso nada mais é do que o senso de cada um nos seus interesses. A coerência é um padrão consensado na particularidade de cada um. Se estamos jogando, qual é o jogo? Com quem jogamos? Contra quem competimos? Contra nós mesmos. Contra nossos próprios pontos de vista. O que significa sair vitorioso e um jogo fictício?
Planos, objetivos, realizações. Todos em prol dos interesses. Quem sabe entendamos a essência de tudo isso. Vamos procurar as pessoas que tenham interesses: em serem úteis, em somar, em praticar a igualdade, repartir o pão, estender a mão, compartilhar. Esses interesses são nobres e tais pessoas merecem ser admiradas. O “nós” é mais forte que o “eu”.
Quem estará interessado em viver assim? Quem estará preocupado em abandonar interesses egoístas as custas da melhoria das pessoas? Servir não pode ser um verbo distante. Acrescentar alegria as pessoas não pode ser tão utópico assim. Existem pessoas com interesses nobres. Tais pessoas têm a consciência tranqüila. E um dever.
Algumas pessoas estão competindo por posses e poder, não por trocas.
Os poderosos massacram! Quem se distancia das pessoas, olha para baixo com hipocrisia e mediocridade, olha para os lados minando adversários , porém olha para cima com vergonha. Então, o que é ser feliz? Subir no podium contemplando cadáveres, ser aplaudido por oprimidos ou ganhar na vida as costas do sucesso conjunto. Ninguém estará bem até que todos estejam bem. Se os interesses humanos forem cruéis, terão vida curta, pois estarão sempre a mercê de interesses mais cruéis. Estejamos interessados no mundo melhor e nossa parte será sorrir com quem ajudamos a levantar das cinzas. Sejamos transparentes. Que bom se a transparência fosse conhecida por quem nos rodeia, assim estaríamos aliviados e teríamos tempo para viver. Quais os nossos interesses?

POLÍTICA - Polialiança realiza comício em Içara

Empolgados com crescimento de Raimundo Colombo (DEM), na última pesquisa na Região Sul, a coligação As Pessoas em Primeiro Lugar realizou comício, nesta quarta-feira, no Clube Ipiranga.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A Coligação As Pessoas em Primeiro Lugar realizou comício em Içara nesta quarta-feira, dia 1º, no Clube Ipiranga, no Centro.
O evento contou com a presença do candidato ao governo do Estado, Raimundo Colombo (DEM), e do vice, Eduardo Moreira (PMDB). Também compareceram os candidatos ao senado Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB), e mais os candidatos à deputados estaduais e federais da Região Sul. E também o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli.
Na pauta dos pronunciamentos constou a apresentação da ideia de construir pelo menos cinco policlínicas na região.
Entre as iniciativas previstas para o Sul, está a proposta de estadualizar as obras de duplicação da BR-101, para acelerar a obra.
Colombo também propôs a ampliação de aeroportos e do calado do Porto de Imbituba. Os recursos seriam federais, mas a responsabilidade da obra ficaria a cargo do Governo do Estado.
O envolvimento dos prefeitos da Polialiança na região e o trabalho de Moreira, já trazem bons resultados à coligação. Colombo aparece, de acordo com a mais recente pesquisa, avançando nas intenções de voto no Sul.
Colombo pediu a Gentil e Zanolli que ajudem ele e Moreira a sairem vitorioso nas urnas em 3 de outubro.

COLUNISTA - Maso Nyetto



“ O Márcio Toretti me autorizou falar que essa administração em um ano e oito meses fez mais que o prefeito anterior em quatro anos.”.Vereador Volnei Lino (PPS), na sessão de segunda-feira, se referindo ao coordenador da Defesa Civil de Içara, que é funcionário concursado da Administração Municipal de Içara.

Mostrando
que tem gosto iguais quando se refere ao vermelho, o Prefeito Gentil da Luz, o candidato a vice governador Eduardo Moreira, ambos do PMDB, e o candidato á senador Paulo Bauer, do PSDB, estavam com camisas de litras quase idênticas. Só esqueceram de avisar o Luiz Henrique, que estava de camisa de listra, mas não igual ao trio, que mais parecia atendentes do Macdonalds..
É nessa sintonia que a Políaliança pretende sair vitoriosa nas urnas, mas, pela mobilização feita em Içara, na noite de ontem, vão ter que trabalhar bastante para vencer os adversários em Içara. Tanto o PMDB quanto o DEM de Içara terão que se esforçar bem mais.


Pelo pouco (1)
que conheço de política o vereador Neuzi Berto Silveira, pela postura que tem mostrado como homem público, dificilmente se reelege. É uma pessoa que troca de opinião do dia para a noite.
Ele afirmou recentemente, em frente a Câmara, que vota nos candidatos que o Jorge Rodrigues mandar. Será que foi Rodrigues que pediu pra Silveira votar na Ângela Amin, que é do PP?


Mas o culpado (2)
pelas rateadas de Silveira é o comando do Democratas, que fica em cima do muro, submetendo-se a uma situação de constrangimento.
E se continuar assim, o Democrata não elege nenhum vereador nas eleições de 2012, pois o povo quer pessoas que tenham palavra.
As denúncias do ex-assessor Valdelir Da Rolt deveriam ser levadas a sério pela direção da sigla.


Vereador Antônio de Mello
afirma que a culpa das estradas estarem péssimas é do prefeito Gentil da Luz mas também da Administração Municipal anterior (ex-prefeito Heitor Valvassori), que não fez as melhorias e deixou a situação ficar como está “Essa administração demorou para fazer a manutenção das estradas e essa crítica vai direta para o Gentil da Luz”, comenta o peemedebista.


O Prefeito
Gentil da Luz, antes de colocar um portal na en-trada do Distrito Balneário Rincão deveria colocar um monumento na BR-101 que identificasse Içara.
Quem passa pela rodovia não sabe nada de Içara pois não existe nada vinculada a cidade.
Pelo que me lembro isso foi uma promessa de campanha do peemedebista.


Clésio Salvaro
nunca gostou de críticas, quando era deputado e não seria diferente, hoje, como prefeito.
A lei da mordaça que ele quer impor no Dia 7 de Setembro, de forma dedocrática, impedindo pessoas ou entidade de se manifestarem mostra um despreparo como homem público. As criticas servem de termômetro.


Frase
“A diferença entre o ladrão e o político, é que o primeiro eu escolho e outro me escolhe” (Autor desconhecido).

GERAL - Moradores do Jardim Silvana cobram do Samae falta de água

Bairro sofre com frequente falta de água; presidente do Samae diz que obra em andamento poderá solucionar a questão e vereador marca reunião sem comunicar associação de moradores.

(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

Falhas no abastecimento de água permeiam nova reclamação de içarenses. Dessa vez, a manifestação vem do bairro Jardim Silvana. A problemática foi discutida na noite de ontem na presença da comunidade e do presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Paulo Preis Neto.
Conforme o presidente da Associação de Moradores, Rodrigues Mendes, os pontos mais elevados da localidade são os mais atingidos pela falta de água.
Preis comentou que uma moradora da localidade relatou que o problema no abastecimento acontece há 30 anos. O presidente do Samae explicou, ainda, que está sendo realizada uma obra que poderá solucionar parcialmente ou totalmente a questão.“Está sendo implantada uma rede de encanamento mais grossa que irá aumentar a vasão da água”, disse.
O serviço deverá ser concluído nos próximos dias, mas será efetivado apenas com o funcionamento da caixa d’água do bairro Marili. A obra beneficiará também os bairros Tereza Cristina e Jaqueline.
Mas, a busca por uma solução causou desencontros entre comunidade e o Poder Público. A associação de moradores solicitou a realização da reunião na segunda-feira. E na sessão legislativa do mesmo dia, o vereador Diego Vitorassi (PDT), requereu a presença do presidente do Samae junto a Câmara, nesta quinta-feira.
Vitorassi explicou que conversou com uma moradora do bairro, mas não en-trou em contato com os representantes da associação. Ao tomar conhecimento do encontro de ontem, o vereador achou mais adequado o cancelamento da reunião no legislativo.
Mendes ficou chateado com a gafe de Vitorassi.

POLÍCIA - Loja é alvo de assaltantes pela segunda vez em dois meses

Estabelecimento teve vidraça quebrada ao ser atingida por uma pedra; proprietária do comércio viu um Chevette deixar o local em disparada; foram levadas camisas, jaquetas e moletons.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Loja de roupas no bairro Vila Nova, em Içara, foi alvo de assaltantes na manhã de ontem pela segunda vez em dois meses.
O estabelecimento localizado na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), teve a vidraça estourada ao ser atingida por uma pedra por volta das 5h.
A proprietária, que reside na parte superior da loja teria ouvido o barulho e viu um veículo Chevette deixando o local.
Conforme uma funcionária da loja, a ação teria acontecido muito rapidamente, o que a leva a presumir que teria sido realizada por mais de uma pessoa. Foram levadas diversas jaquetas, camisas e moletons. “Não sabemos precsar quanto é que foi o prejuízo, mas parece ser pouco em proporção a tudo que temos na loja”, considerou a atendente.
A porta de vidro estourada foi substituída provisoriamente por uma de madeira. A gaveta da caixa registradora chegou a ser aberta, mas não havia dinheiro no compartimento.
Na primeira tentativa de assalto, a porta foi arrombada com o pé de cabra, mas os infratores teriam sido afugentados pelo disparo do alarme.
Há menos de 100 metros da loja tem um posto da Polícia Militar.
No Centro de Criciúma, um estabelecimento do setor informático foi assaltado na tarde de terça-feira, 31. Funcionários e clientes foram rendidos e diversos equipamentos foram levados pelos ladrões.

VARIEDADES - Abertura da Semana da Pátria reúne escolas e autoridades

As comemorações alusivas ao Dia da Independência iniciaram nesta quarta-feira, dia 1º, com a presença de instituições de ensino, banda do 28º GAC e autoridades diversas do município.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A abertura da Semana da Pátria em Içara aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 1º de setembro, às 9h, na Praça da Juventude Fernando Luciano Pacheco.
O evento contou com a participação de alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Arlete Bitencourt Lodetti, do Centro de Educação Infantil Pequeno Mundo e do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho.
Os estudantes do 3º ano da Escola Arlete Bitencourt Lodetti fizeram uma apresentação com dança e teatro, intitulada Retratos do Brasil, que foi muito aplaudido pelos presentes.
As crianças do 3º ano se vestiram de índio e das cores da bandeira do Brasil. “Há duas semanas eles estão se preparando para a apresentação. As crianças adoraram saber que iriam participar da abertura da Semana da Pátria”, conta a diretora Marlene Casagrande.
Os estudantes do 2º e 4º ano foram prestigiar os colegas no evento. “Eles vão se apresentar na escola também, para os colegas que estudam na parte da tarde”, explica.
Segundo Marlene, a Secretaria de Educação de Içara fez uma reunião com os diretores das escolas para saber quais teriam interesse em participar com apresentações nas comemorações alusivas ao Dia da Independência. A partir disso, fizeram um crono-grama, intercalando instituições de Ensino Fundamental e Centros de Educação Infantil.
Antes da apresentação dos alunos, a banda do 28º Grupo de Artilharia de Campanha Severiano Martins da Fonseca, executou o Hinos Nacional, com a convocação das autoridades presentes para hasteamento das bandeiras.
Ficaram ao lado das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e de Içara, o prefeito Gentil da Luz, o vice-prefeito José Zanolli, a gestora de Educação Giovana dos Santos, o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Geraldo Baldissera, a chefe de gabinete, Vanusa Fernandes, e o dentista Rodrigo de Freitas, representando o secretário da Saúde, Laudelino Calegari.
Em seguida, a banda tocou música populares, e se despediu com o Hino da Independência.
As comemorações, com participação de escolas e instituições do município, continuam até o dia 7 de setembro. Hoje, dia 2, a Fanfarra da E.M.E.F. Quintino Rizzieri, do Jardim Elizabete, se apresenta às 9h, na Praça da Juventude.

ESPORTE - Vila Nova e São José querem aproveitar vantagem do empate

Domingo ocorre os jogos de volta da semifinal do Campeonato Içarense e as equipes do Vila Nova e do São José venceram o primeiro confronto e entram em campo com a vantagem do empate.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Acontece domingo os jogos de volta da semifinal do Campeonato Içarense.
Na categoria titular,Vila Nova e São José jogam pela vantagem no tempo normal, pois venceram os confrontos contra o Cristo Rei e União da Praia, por 1 a 0, respectivamente.
As duas equipes não tiveram atletas punidos e deverão estar completas para os jogos de domingo.
Pelo lado adversário o Cristo Rei e o União da Praia, que precisam vencer com um gol de diferença para seguirem na competição municipal.
Apenas o Vila Nova e o União da Praia tem a vantagem de jogar em casa, devido a melhor campanha na fase anterior e vão aproveitar o apoio da torcida para sairem vitoriosos de campo e com a classificação a final do Içarense.
Um dos dirigentes técnicos do Vila Nova, Claúdio Blissari, afirmou que a equipe está motivada e vai fazer de tudo para garantir um resultado positivo. “O que mais nos importa nesse momento é nos garantirmos na final e pensar na estratégia para os últimos jogos da competição”, complementou Blissari.
Os técnicos das outras três equipes não foram encontrados pelo JI.
Na categoria aspirante o Vila Nova também leva a vantagem do empate contra o Presidente Vargas, pois venceu o jogo de ida por 1 a 0.
Já o União do Sul venceu o São José por 1 a 0 e entra em campo domingo perto da classificação, para isso precisa empatar ou vencer, derrota nem pensar.
Os jogos dos aspirantes foram os mais disputados até aqui, a cada partida os resultados mudavam as classificações, e até o final da primeira fase a liderança estava com o Atlético Içarense, invicto até então, seguido pelo União do Sul, que conseguiu sobreviver na competição e ainda pode sonhar em ser campeão Içarense. Para isso tem que superar o São José nesse domingo.