O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.971 - Içara, 19 de outubro de 2010

Joesinho incentiva a prática de esporte
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Incêndio criminoso destrói residência na Lagoados Freitas
(Divulgação)


Pedágios em Içara e Criciúma atingem objetivo da AMA
(Mano Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Analfabeto político

O Brasil ainda tem 14,1 milhões de pessoas analfabetas. A maior incidência ocorre entre a população que se declara preta ou parda, 70%. Em relação à idade, a pesquisa mostra que 42% daqueles que não sabem ler e escrever têm 60 anos ou mais. A região nordeste continua abrigando mais da metade dos analfabetos, 52%. Já a população de 15 a 24 anos representa apenas 4,6% dos analfabetos. Em 1999, este número era de 10,1.
Mas na política o analfabetismo é maior poi o eleitor elegeu neste ano candidatos fichas sujas como Paulo Maluf (PP) e Jader Barbalho (PMDB), que estão aguardando a vista grossa da Justiça Eleitoral.

CHARGE

De olho na Violéncia

Indignação de uma mulher

Domingo, à noite, bateu em minha porta, desesperada, com dois filhos, de 4 e 5 anos, a pescadora RBCP. Vinha da delegacia de Içara onde registrara queixa contra o esposo, por agressão física e moral. Lembrando que no dia anterior ela já pedira socorro à mesma polícia, por 9 vezes, sem sucesso. Toda machucada fisicamente, extremamente angustiada, ela me pedia socorro para não morrer.
Pois bem, seu marido esteve preso por muitos anos (latrocínio) e está solto sob condicional (cumpriu 12 anos e tem outros doze para cumprir). Depois de lhe bater violentamente diante dos filhos, quebrar as coisas da casa, a ameaçou de morte, caso o denunciasse. E como ela o denunciou... Pasmem, agora: R registrou BO às 16h e foi mandada para casa com a orientação para fazer exame de corpo de delito (acho que é isso), amanhã (segunda), às 8h, em Criciuma. Se fosse para sua casa, provavelmente ‘ele’ estaria lá.
Na tentativa de ajudá-la liguei para a Polícia Militar no 190 e o policial Douglas disse que nada poderia fazer. Ele me infomou o telefone do Conselho Tutelar – 99944550 – que no momento estava desligado, mas, meia hora depois, atendeu. Mais meia hora de conversa e a conselheira Renildes me informou que a única coisa que poderia fazer, seria abrigar as duas crianças, mas que a mãe não poderia acompanhá-las. Vendo que a mãe não poderia ser ainda mais vitimizada, desistimos de pedir auxílio ao Conselho. Insisti mais um pouco no telefone da Polícia Civil e o policial André me informou que nada também podia fazer. Eu também já estava me desesperando. Pedi – tanto à polícia civil quanto à militar, se poderiam providenciar uma viatura para acompanhar a vítima até sua casa, onde precisava pegar roupas, remédios – e que dormiria conosco ou em uma amiga. Também isso não seria possível, segundo os policiais. Agora já passa da meia noite. Estou chegando em casa. Eu, com 59 anos, fui escoltá-la até a casa e, depois, até a amiga. Duvido que ela, as crianças, a amiga e eu mesma, consigamos dormir, tamanho o medo do que possa acontecer nesta noite.
Preciso ainda dizer que em todas as vezes que contatei com as polícias e com o conselho, me identifiquei com funcio-nária da Colônia de Pescadores Z-33 e como esposa do Presidente do CONSEG, João Picollo, que não estava presente. Todas as vezes contei a história e avisei que o tal esposo estava ameaçando o tempo todo por telefone e era usuário de crack, o que não pareceu fazer a mínima diferença.
Gostaria de ver esta denúncia publicada, antes que o pior aconteça. Para que fique bem claro: usei todos os telefones de referência que as polícias me deram: 3468-1654 e 9614-5091(Polícia da Praia do Rincão não atendia); 3432-3114(Polícia Civil de Içara não atendia); 9994-4550 (Conselho Tutelar); 3902-1720 (Políai Civil não atendia). Precisamos nos indignar a cada dia em que a Lei Maria da Penha e o ECA são desrespeitados...mas de que adianta a indignação. O que fazer diante desse desrespeito cotidiano.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Nós temos médicos que não cumprem horário mas também temos um acordo em que eles devem cumprir apenas seis horas no posto e restante participando de programas e reuniões”. Declaração da gestora da Secretaria de Saúde, Mira Dagostim, sobre os médicos que tem que cumprir 8 horas nos postos de saúde, cujo horário não é realizado por muitos, conforme crítica do Prefeito Gentil Dory da Luz, na semana passada.

Vereadores de Içara
na sessão ordinária desta segunda-feira aprovaram em votação única e por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2011. A LDO consiste na determinação das metas para posterior elaboração do orçamento que discriminará obras, ações, programas e atividades a serem realizadas pelo Poder Público Municipal. Por se tratar de matéria orçamentária não houve o horário político. A sessão durou menos de 15 minutos, o que já tem sido um costume.

Agora
já sei porque o pronto-socorro do Hospital São Donato está sempre lota-do de pessoas doentes.
É que os médicos não atendem nos postos de saúdes as 8 horas para quais foram contratados.

Enquanto
alguns médicos do Hospital São Donato pensam somente no umbigo deles a direção da instituição es-tá fazendo das tripas coração para ír em burca de recursos e sair do vermelho. Que falta de sintonia.

O prefeito de Içara
Gentil da Luz reuniu no final da tarde ontem com secretários, lideranças dos partidos que dão sustentação a Administração Municipal, através da coligação “Por Uma Içara Mais Humana”, para discutir sobre a troca de secretários e também para tratar sobre a contenção de despesas.
Não sei quais foram as decisões, mas pelo jeito vem cortes orçamentários pela frente. E algumas demissões podem ser uma das primeiras decisões do “co-legiado político”.
Uma das mudanças que deve ocorrer é na Secretaria de Obras, onde José Eloir do Nascimento, não tem dado conta do recado. É esforçado, mas para o cargo precisa muito mais do que isso. Se isso não ocorrer Gentil da Luz e José Zanolli vão ter que amargar com as críticas por parte dos içarenses e da imprensa.

Empresário
Jorge Rodrigues, segundo os meio políticos, cortou relação com o Prefeito Gentil da Luz, e deve ser oposição ao peemede-bista nas próximas eleições. Parece que o casamento terminou em divórcio, mas no litigioso.

O nível
do horário político de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) caiu na baixaria, com poucas propostas e muitas acusações.
Não sei quem é do bem e nem quem é do mal. Espero que o eleitor consiga escolher o melhor.


Frase
“A calúnia e a injúria são as armas prediletas dos ignorantes”. (Aurore Dupin - escritora francesa).

POLÍTICA - PRB aumenta bancada na Câmara Federal

Ainda novato, se comparado aos grandes partidos políticos do Brasil, o PRB tem sido um dos que mais cresceu em 2010; apesar disso, em Içara a sigla não conseguiu eleger o candidato.



O Partido Republicano Brasileiro (PRB) recebeu mais de 1,7 milhão de votos nestas eleições. Com isso, na próxima legislatu-ra, o partido contará com oito deputados federais na Câmara dos Deputados, o que representa um crescimento de 700% em relação à eleição de 2006, quando elegeu um representante.
Com apenas cinco anos de fundação, o PRB tem 220.219 filiados.
Dentre os deputados federais de primeiro mandato, está o presidente nacional do PRB, Vitor Paulo, eleito pelo Rio de Janeiro.
Em Santa Catarina, a deputada Odete de Jesus que concorria à reeleição ficou na primeira suplência com 27 mil votos, enquanto o jornalista Jerônimo Alves, candidato a deputado federal ficou na terceira suplência com um pouco mais de 35 mil votos.
O PRB contou ainda com a candidatura à deputado estadual de Aldo Wagner Fernandes, empresário e presidente da sigla em Içara, que recebeu apenas 210 votos. Ele atribui a derrota nas urnas à pequena estrutura do partido. “O número de votos que recebi foi bem abaixo do esperado. O PRB é um partido muito novo. Temos poucos recursos financeiros e isto acabou contribuindo para a pouca divulgação do partido e, consequentemente, da minha candidatura”, explica o empresário.
Para o coordenador do PRB de Içara, Luciano Gonçalves, apesar da baixa votação do candidato, os objetivos foram alcançados. “O PRB de Içara hoje é referência no Sul do Estado e estamos nos preparando para as eleições de 2012, com a possibilidade de lançar chapa à majoritária, além de vários candidatos a vereador”, informa.

GERAL - Ações desenvolvidas na ESF rende premiação

A premiação nacional conquistada pela Secretaria deSaúde, no fim de semana, em Florianó-polis, durante o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, é referente a campanha do cãncer de mama.

(Divulgação)

A campanha de rastreamento do câncer de mama realizada no município de Içara rendeu, na Segunda Mostra Nacional de Estratégia de Saúde da Família, o único prêmio de Santa Catarina entre os destaques da categoria de pôsteres do evento que foi realizado em Florianópolis, durante o 62º Congresso Brasileiro de Enfermagem, na última semana. A menção honrosa está relacionada às ações desenvolvidas nos ESFs.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde foram inscritos três trabalhos para a sessão ‘pôster’: Manual de Normas e Rotinas para Procedimentos de Enfermagem da SMS de Içara, apresentado pela enfermeira Maristela Paz Meinerti; a Administração Publica e a Saúde da Família nas Comunidades de Içara, responsável enfermeira Glícia Pagnan Silveira; e o trabalho premiado ‘Campanha de Rastreamento do Câncer de Mama: Um Desafio Vencido em Içara’, sob a responsabilidade da Gestora de Saúde, Mira Dagostin.
Aproximadamente 170 trabalhos estavam inscritos, destes, 56 foram selecionados, apenas 36 levados à exposição e quatro receberam premiação. “O reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos nas Estratégias de Saúde da Família em nosso município, com esta premiação, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo levando ações de prevenção e diagnóstico rápido, bem como levando a saúde pública para mais perto das famílias”, salientou o secretário de Saúde Laudo Calegari.
Tubarão também representou o estado com um trabalho e não foi premiado.

POLPICIA - Residência é tomada pelo fogo na Lagoa dos Freitas

Fogo foi percebido durante a madrugada do último domingo, 18 por vizinhos que teriam ouvido vozes masculinas no local; e em Criciúma casa abandonada também é consumida pelas chamas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O Corpo de Bombeiros de Içara atendeu nova ocorrência de incêndio no Distrito Balneário Rincão. Por volta das 2h30min, de domingo, 17, os vizinhos perceberam as chamas em uma residência e acionaram socorro na Rua Tramandaí, na Lagoa dos Freitas.
As instalações ocupavam 80 metros quadrados e eram utilizadas apenas no verão. Conforme uma vizinha, foi percebida uma movimentação estranha no local antes do incêndio.
A mulher que reside próximo, relatou que ouviu vozes masculinas que diziam que deveriam correr. Ela acredita que a casa tenha sido utilizada como ponto de fumo de jovens, o que se tornou recorrente no distrito.
Nos últimos dois meses, duas casas foram incendiadas na localidade. Conforme um vigia, uma delas teria sido arrombada por três jovens que bebiam no local. Nada foi levado do local.
As forças de segurança recomendam que em casas de veraneio, seja desligada a energia durante a baixa temporada, além de prover meios de proteção ao patrimônio particular.
Em Criciúma, uma casa de madeira, usada por menores de rua, também pegou fogo na noite de sexta-feira, 15, no bairro Argentina.

VARIEDADES - Clube Ipiranga realiza Baile de Debutante 2010

A noite tão esperada pelas debutantes 2010 aconteceu neste sábado, dia 16, no Clube Ipiranga; um evento cheio de brilho e glamour marcando a nova fase na vida das adolescentes içarenses.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A noite dos sonhos aconteceu neste sábado, dia 16, para dez jovens, que foram as estrelas do 24º Baile de Debutante 2010, da Sociedade Recreativa Ipiranga, de Içara.
A alta sociedade içarense esteve reunida, como faz todos os anos, tradicionalmente, para prestigiar as meninasmoças que foram apresentadas à sociedade, marcando oficialmente uma nova etapa na vida delas: a presença nos eventos sociais.
A cerimônia iniciou com a apresentação do presidente do clube, Edson Luiz Pizzetti e esposa Rose Mere; dos padrinhos das debutantes, Eliana Budny da Silva e Ervínio da Silva Filho, o Preto; além de demais convidados ilustres. Em seguida, cada uma das debutantes desfilou, sendo apresentadas pelo radialista Carlos Alberto Fiorenza.
As jovens, em sua maioria, são estudantes do 1º ano do Ensino Médio e pretendem cursar faculdade em áreas administrativas.
Logo após o desfile, todas foram chamadas novamente ao centro do salão de festa para dançar a valsa com pais, pares e padrinhos.
Depois da valsa, houve o encerramento do cerimonial, liberando as garotas para sessão de fotos ao som da Banda Pecado Capital, que animou as debutantes e convidados até altas horas da madrugada.
“O baile foi um sucesso total. Tudo ocorreu dentro das expectativas. Com certeza foi um dos melhores já feitos pelo clube. Alguns pais, que nunca haviam participado do Baile de Debutante içarense, comentaram que ficaram encantados com a organização”, conta, entusiasmado, o presidente do clube.
Antes da noite tão especial para as adolescentes, elas participaram de diversas atividades sociais e recreativas. A começar pelo encontro realizado na casa dos padrinhos, em Criciúma. No dia 21 de setembro, elas foram a um coquetel na Lokanda Boutique; nos dias 25 e 26 do mesmo mês, as garotas estiveram em Florianópolis, no Costão do Santinho, acompanhadas da patronesse Eliana.
No início de agosto, dia 5, elas foram recepciona-das com um coquetel, oferecido pela Loja Ponto das Novidades.
Dia 10, à noite, aconteceu uma missa na Matriz São Donato. E o último evento antes do baile foi um coquetel no Clube Ipiranga com as debutantes, patronesse e convidados.
As debutantes de 2010 foram: Vitória Pavei de Jesus; Maria Luiza Silvano Guglielmi; Giovanna Goulart Cardoso; Letícia Maximiliano Bruscatto; Victória Valvassori; Ana Paula Bortolotto Feltrin; Marinara Dagostin da Silva; Luana da Silva Réus; Monique Réus Girardi e Luiza Mazzuco Zanatta.

ESPORTE - Abertura do Joesinho movimenta o município

Estudantes das escolas da cidade participaram ontem da abertura dos Joguinhos Estudantis de Içara (Joesinho) que será realizado durante toda essa semana, por atletas de 7 a 10 anos.


A Fundação Municipal de Esportes (FME), iniciou na manhã de ontem a 9ª Edição dos Joguinhos Estudantis de Içara (Joesi-nho), com a participação de mais de 1,5 mil estudantes, de 7 a 10 anos, de escolas municipais, estaduais e particulares. A cerimônia de abertura ocorreu no Ginásio de Esporte Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.
Os atletas estarão disputando as modalidades de xadrez, tênis de mesa, voleibol, futebol suíço, han-debol e atletismo até o dia 21 de outubro.
O presidente da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Flávio Felisberto, destacou que o principal o-bjetivo é facilitar o entrosa-mento entre professores e alunos e demonstrar que o esporte é fundamental, no desenvolvimento físico e mental de cada atleta. Segundo ele, “o esporte não é apenas saúde, mas também a garantia do desenvolvimento humano. Valorizar as competições sadias desde a infância é proporcionar um futuro feliz para os estudantes”.
Após a abertura, os atletas começaram o confronto de vôlei e futebol suíço, nos naipes masculino e feminino. Ao todo serão disputadas seis modalidades. No decorrer da semana serão realizados as demais partidas.
As competições terão atividades nos dois períodos, com a participação de todos os atletas.
O aluno do Colégio Cristo Rei Marcos Aurélio dos Santos de 10 anos, explicou o que é o esporte na sua opinião. “Gosto muito de jogar futebol, e estar junto com os amigos em uma competição e isso me deixa mais motivado”, afirma. “O que mais quero é ganhar, mas os professores nos ensina que em competições assim como essa o que mais importa é a participação nos jogos”finaliza.
Os jogos já são uma tradição na cidade, e geralmente, são realizados, juntamente, com o Joesi no início do ano. Em 2010, a Fundação Municipal de Esportes de Içara achou por melhor separar as competição já que a participação dos atletasalunos era maior do que o esperado.

CONTRA CAPA - Melhores momentos do Baile de Debutantes da Sociedade Recreativa Ipiranga de Içara