O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Edição 1.721: EDITORIAL - Respeito é bom e faz bem à saúde

Louvável a iniciativa dos educadores do Colégio Evangélico de Içara ao ensinar as crianças a importância da Educação no Trânsito dentro do Projeto “Resgatando Valores no Trânsito Por Amor à Vida”. A ação teve a participação dos familiares dos alunos do jardim até 4ª Série e também da Polícia Militar de Içara.
As crianças sabendo do que pode e do que não pode ser feito pelos motoristas no trânsito vão chamar atenção dos pais, dos irmãos, ou qualquer outra pessoa de como devem se comportar no volante de um veículo. São os verdadeiros fiscalizadores, que vão ajudar a educar o trânsito de uma cidade.
Toda a iniciativa que venha somar para o crescimento das pessoas é bem vinda, pois res-peito e educação fazem para a saúde.
Da mesma forma que existem ensinamentos no trânsito por parte da Polícia Militar (PM) há também recomendações dos malefícios das drogas que é dada aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares, através do Proerd.
A PM busca estar presente na comunidade com o objetivo de espantar a imagem de bicho-papão, que ainda assusta crianças e jovens.

POLÍTICA - CDL acha desinteressante feriado criado pela Câmara

Projeto que cria feriado destinado à emancipação de Içara, de autoria do vereador Itamar da Silva (PP), recebeu aprovação unânime dos parlamentares e aguarda sanção do Prefeito de Içara.

A Câmara de Vereadores de Içara aprovou por unanimidade o projeto de criação do feriado para homenagear a emancipação do município, na sessão desta segunda-feira, 5. A data escolhida foi 26 de dezembro, em detrimento da data de fundação que é 30 de dezembro.
A diretoria da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Içara mantém a posição por entender que fica sem sentido mudar a data da emanci-pação e por ser um período com muitos feriados e onde as pessoas tendem a viajar para a praia, por estarem de férias ou recesso de final de ano, além do mais já se comemora durante o mês inteiro através do Içara Fest.
Segundo o presidente da CDL, Jader de Souza, são essas razões que fazem o órgão ser contrário ao projeto. “Não cabe a CDL definir a sanção ou não da lei, no entanto esternamos nossa opinião como solicitado a-través de ofício enviado à Câmara de Vereadores. Demonstramos a posição dos empresários de Içara, mas a função de legislar é deles”, comenta.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), Adalberto Pizzetti, cobra novamente que o órgão deveria ter sido consultado. “A Câmara errou em aprovar esse projeto. É uma falta de consideração e respeito fazer um feriado sem consultar os empresários, sendo que é o Comércio e Indústria são os maiores empregadores do país”, declarou.
Silva relembra que três representantes da CDL se reuniram com os vereadores e concordaram com a fixação do feriado no dia 26, por sugestão do órgão, visto que o dia 25 de dezembro já é feriado e acaba por imprensar o dia seguinte. “Tenho maior respeito pela CDL, mas não tem como ser diferente. Quase todas as cidades da região tem esse feriado, por que Içara, às vésperas de completar 50 anos de fundação, não pode ter esta data para comemorar o feito?”, declarou o autor do projeto.
De acordo com ele a iniciativa não será paralizada por conta da reprovação dos empresários. “Eles deveriam agradecer pelos vereadores estarem enobrecendo a cidade, a CDL precisa estudar, somos solidários à opinião deles e esperamos a contrapartida”, afirmou. Quanto a ACII, Silva diz que houve um erro de esquecimento. “Pedimos desculpas, não houve a intenção de deixá-los de fora da discussão. Passou despercebido”.
O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), a quem cabe a sanção ou veto da lei, parece inclinado a apoiar a CDL e ACII, embora enfatize respeitar aos vereadores e às suas decisões. “Já pensou mudar a data do seu aniversário?”, questionou Da Luz. Ele afirmou que promoverá reunião com a Câmara de Dirigentes Logistas e com a Associação Comercial e Industrial do município e os vereadores para tomar uma decisão baseada em dados consistentes. “Não podemos nadar contra a maré” finaliza o Prefeito de Içara.

GERAL - Içara ganhará museu em comemoração aos 50 anos

Uma parceria entre a Unibave/Febave e a Administração Municipal de Içara criará um museu no município com a finalidade de resgatar e preservar o patrimônio cultural dos içarenses.

O representante do Poder Executivo de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), recebeu nesta terça-feira, dia 6, o Reitor da Unibave/Feba-ve, Celso de Oliveira Souza, o pró-reitor de pós graduação, pesquisa e extensão, Alcionê Damázio Cardoso, e o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Guilherme Valente de Souza, para tratar da criação de um museu, objetivando a preservação do patrimônio cultural do município.
A Unibave já é parceira da Administração Municipal no Projeto Cão Amigo. “Esta seria mais uma vertente com objetivo de proporcionar o enriquecimento cultural e até mesmo pedagógico dos cidadãos içarenses. Seria mais uma fonte de estímulo”, ressalta o reitor
Segundo o prefeito serão realizadas visitas com as coordenadoras municipa-is de Cultura e de Museu, Lílian Philipe e Sanete Dagostim, respectivamente, a locais que poderiam fazer parte do projeto.
Gentil afirma ainda que lideranças da comunidade serão convidadas a discutir a criação de uma entidade comunitária que sirva de suporte para o desenvolvimento de todos os projetos dentro do contexto municipal. Ele, que é também o presidente do Instituto Içara 50 Anos, pretende, deste modo, marcar o aniversário de meio centenário içarense. “Pretendemos realizar algo que marque a data, mas que além de tudo possa contribuir com a história de Içara”, concluiu o Prefeito de Içara.

POLÍCIA - Novos pardais na BR-101 pedem atenção dos motoristas

DNIT anunciou a abertura de licitações para a instalações de novos pardais na Rodovia BR-101 na temporada de verão 2009/2010, que deverão gerar mais 3,4 milhões de multas por ano.



Os motoristas podem ir se preparando para redobrar a atenção, pois o número de multas podem aumentar na Temporada de Verão na BR-101.
O Departamento Nacional de Infroestrutura e Transporte ( DNIT), que lançou um edital para a contratação de equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade, para, deste modo, controlar, não somente, a velocidade dos veículos em áreas urbanas e rurais.
O investimento preve diminur em até 70% o número de acidentes.
A meta é iniciar a instalação dos sistemas ainda neste ano.
Só em rodovias federais de Santa Catarina: BR-101, BR-280, BR-282 e BR-470 serão 82 pontos de barreiras eletrônicas, 112 radares fixos e dez por avanço de sinal. Será o segundo es-tado a ter mais pontos de fiscalização, atrás apenas de Minas Gerais.
Segundo o DNIT, quando todos os equipamentos estiverem funcionado, devem gerar 3,4 milhões de multas por ano, uma a cada nove segundos. Para quem ultrapassar o limite de velocidade, o prejuízo poderá chegar a R$ 574,61.

VARIEDADES - Júlia Dias faz crítica social em música finalista do Femic

O amor pela música nasceu desde o início da adolescência, a criticidade tem aflorado junto com o desenvolvimento musical, pois a sensibilidade artística vai além do potencial vocal.



Autodidata a jovem finalista da etapa regional do 3º Festival da Música e In-tegração (Femic) de Santa Catarina, que vai fazer 18 anos no mês de dezembro, Júlia Pereira Dias, descobriu o gosto por cantar e tocar violão aproximadamente aos 12 anos.
Marinheira de primeira viagem no Femic ela foi classificada com a canção “Camuflado”, cujo título reflete o seu teor. “Essa é a real, para que fingir que não vemos nada”, talvez esse trecho da letra da música de Júlia complemente o significado do conteúdo da canção.
“Muitas vezes é o que fazemos, não enxergamos, ignoramos ou fingimos não ver o que se passa lá fora”, teoriza.
Segundo a finalista içarense do Festival Estadual, que toca Pop Rock com uma levada de Reggae, a crítica social por traz do trabalho é resultado da leitura que faz dos acontecimentos ao seu redor.
Corajosa ela comprou um violãozinho de pouca qualidade e passou a se dedicar à aprendizagem do instrumento. “Comecei sozinha, meu pai, Ênio Santino Dias, percebeu que eue estava me esforçando e me deu um violão novo”, conta Júlia. Aos 14 anos Dias montara uma banda e passou a fazer eventos e se aperfeiçoar no mundo musical.
A cantora se refere ao pai como seu “maior incentivador”, embora receba o apoio de toda a família e amigos, que pretendem inclusive montar torcida organizada na final, é ele quem a acompanha sempre por ter maior disponibilidade.
“Quero ser uma das vencedoras para poder gravar a música e divulgá-la”, enfatiza. Júlia é a única mulher no grupo dos 14 classificados da final regional do Femic que acontece nesta quinta-feira, 8, às 20h no Teatro Elias Angeloni em Criciúma.
“Esse Festival só tem galera que já toca há um tempão, além disso a grana para o vencedor é muito boa e o mais importante é o CD do Femic para divulgar o trabalho dos classificados”, afirmou a cantora içarense.
Questionada sobre o peso do prêmio em dinheiro para a sua participação no concurso ela não hesita. “O maisvalioso não é isso e sim participar e poder divulgar minha música”, declara a artista.
Serão escolhidos seis canções para a final em Florianópolis que premiará o a música vencedora com R$ 30 mil e os doze primeiros colocados com gravação do CD do Femic.

ESPORTES - Librelato assume cargo de diretor de futebol

Depois de muita conversas e reuniões o empresário José Carlos Librelato aceitou, nesta terça-feira, o convite do presidente Edson Cascão Búrigo e assume como diretor de futebol do Criciúma.



Acabou a novela no Estádio Heriberto Hülse. Depois de várias reuniões, finalmente, o empresário José Carlos Librelato, 54 anos, o Lussa, acabou confirmado como diretor de futebol do Criciúma.
A decisão foi anunciada na noite desta terça-feira, após uma reunião de duas horas de duração entre o empresário e a direção.
Lussa deixou o encontro rapidamente e resumiu-se a revelar à imprensa que havia decidido assumir a função no clube.
O presidente Édson “Cascão” Búrigo deixou o encontro mais cedo, pois precisava participar de um encontro onde o Tigre estava sendo homenageado.
Participaram da reunão o presidente do Conselho Deliberativo, Renato Bastos, o secretário Valcir Zanette, outros dirigentes e toda a comissão técnica, liderada pelo treinador Itamar Schulle.“Não tratamos de negociações nem nomes de jogadores ainda. Foi um primeiro momento de apresentação e trocas de ideias. Posteriormente, o Librelato partirá para a rotina da direção de futebol. Ele está muito disposto e a-nimado com a missão assumida”, afirmou Bastos.
Já que a pendência do gerente de futebol foi resolvida agora chegou a vez do técnico Itamar Schulle acertar a equipe.
E a primeira atitude foi dar um puxão de orelha no atacante Ronaldo Capixaba, expulso no amistoso diante do Hercílio Luz - vitória por 1 a 0 em Tubarão -, ati-tude que irritou o técnico do Criciúma. “Foi uma ati-tude inadmissível do joga-dor e isso vai ser tratado internamente, mas aqui disciplina vale para todos”, dando um aviso direto ao demais atletas de quem manda no time.
O zagueiro Glaydson não retorna mais para o Criciúma como foi cogitado na imprensa, pois o América-RN, somente, libera o atleta caso ele pague uma multa rescisória.
O gerente de Futebol Abel Ribeiro está em conversa com o atleta e o clube.

DISTRITO - Cinco famílias estão abrigadas no Centro Comunitário


Após o vendaval que assolou parte do Balneário Rin-cão e da Barra Velha, em Içara, cinco famílias do Mirassol continuam abrigadas no Centro Comunitário.
As 15 pessoas que tiveram as casas completamente destruídas estão contando com auxílio da Secretaria de Assistência Social do Município.
Segundo a gestora Silvana Vasconcelos Cechinel, as famílias estão sendo assistidas em todos os ângulos como educação, encaminhando as crianças à escola, fornecimento de colchões, cobertores e alimentos, cuidado com a saúde verificação da possibilidade legal de fornecer habitação a esses cidadãos.
As famílias não podem voltar para as casas , que estão totalmente destruídas e inabitáveis.

Edição 1.720: EDITORIAL _ PMDB faz politica de partido anão

Que o PMDB é um dos maiores partido do país, de Santa Catarina, e também de Içara, todos sabem (tem que contar os números de filiados para saber qual a posição que ocupa), mas que também é o mais desorganizado, e que, em algumas vezes se comporta como um partido anão, criado para interesse de um grupo de políticos.
Veja porquê. Quando se vai realizar uma votação de grande importância como é a escolha de um diretório, a primeira coisa que tem se buscar é uma urna para depositar os votos. Pois então, na eleição de sábado, o secretário do partido Delaunei da Silva, achou mais prático apanhar a urna que estava nas dependências da Câmara Legislativa, para uso do Destaque Içarense, de propriedade do Jornal Içarense, para colocar os votos dos filiados, que não tiveram culpa nenhuma da inoperância do secretário, que ao invés de pedir desculpas pelo uso indevido da urna, ainda se acha na arrogância de arrotar que errado foi o jornalista Maso Nyetto, que levou a urna, de sua propriedade.
A consideração dada pela urna é a mesma consideração que algumas lideranças da sigla tem com os partidários. Nenhuma. Estão mais preocupados em apreciar o umbigo,do que o interesse coletivo.
Se uma sigla, do tamanho do PMDB, usauma urna com logotipo do Jornal Içarense erroneamente, para fazer uma eleição interna e não tem humildade para admitir o erro, mostra que politicamente é zero. Caso o Ministério Público resolva impugnar a eleição, o Jornal Içarense está disposição da Justiça, para qualquer declaração, pois não tem rabo preso, nem com o PMDB, nem com qualquer partido que seja.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PMDB usa urna do Destaque Içarense em eleição partidária

Na tarde de sábado, 3, para escolha da Executiva e eleição do Diretório o secretário doPMDB de Içara utilizou uma urna deixada na Câmara para coleta de votos do Destaque Içarense 2009.



A urna do Destaque Içarense 2009, evento realizado pelo Jornal Içarense (JI) há 10 anos foi usada indevidamente pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), em eleição do diretório da sigla que ocorreu neste sábado, 3, na Câmara de Vereadores de Içara.
O jornalista do periódico, Vilmar Santos Nyetto, o Maso Nietto, foi cobrir o evento, quando chegou ao local percebeu que a urna, cujo emprego é exclusivo para coleta de votos para as pessoas ou empresas que mais se destacarm durante o ano e de uso exclusivo do JI, estava sendo usado para depóito de votos da eleição partidária.
Nietto dirigiu-se ao ao secretário do partido, Delaunei da Silva, o Delau, que ao ouvir que a urna era do Jornal Içarense autorizou a retirada da mesma.
A urna foi deixada na Câmara Legislativa de Içara, no mês de julho de 2009, sob a permissão do presidente, Acirton Costa, e do diretor da Casa, Paulo César Cres-cêncio, o PC, ambos do PMDB.
Segundo Crescêncio “a urna foi entregue na Câmara no início do processo de escolhas dos destaques, com a autorização dele, e desde então, estava numa mesa na recepção para que as pessoas votassem”.
Desmentindo-se as alegações do presidente da sigla, Adilton Tramontim, e de Delau de que a caixa para coleta de votos estaria há um ano na Sede do Legislativo içarense jogada nos cantos.
“Se tivessem pedido uma urna emprestada seria concedida, mas se um partido não tem a capacidade de ter uma caixa para depositar a votação do seu diretório não tem capacidade de realizar essa eleição”, alfineta Maso. Ele ainda afirma. “O JI não se apropriou de nada, apenas recolheu o que lhe pertence e só o jornal teria o direito de abrir a urna do Destaque Içarense”, concluiu.
O que de fato aconteceu, na tarde desta segunda-feira, 5. A urna foi aberta no JI com a presença do PC e de duas testemunhas. Tramontim e Silva, que foram convidados a participar , contudo não apareceram. Havia votos para o Destaque Içarense e 13 sufrágios para a eleição do diretório dentro do recipiente de papelão. As cédulas referentes à escolha do diretório do PMDB foram entregues à Paulo César, que é um dos candidatos á presidente da sigla, contra Tramontim.
“Vou direto ao promotor pedir a impugnação da eleição para a presidência do partido”, declarou Crescêncio. Ele ainda vai além: “fico triste com uma situação dessas, mostra a desorganização dos atuais dirigentes da sigla. É quase igual a forma desorganizada como está sendo conduzida a Administração Pública de Içara”, detonou PC.
Delau foi procurado pela reportagem mas não quis se pronunciar sobre o caso e tampouco explicar como que um partido do porte do PMDB içarense precisa se utilizar de uma urna com logotivo de uma empresa de Comunicação e cuja finalidade é estritamente restrita à escolha de premiados do Destaque Içarense. Ele apenas declarou que as urnas fossem queimadas, pois já tinha resolvido a situação.
O presidente da Câmara Legislativa de Içara, vereador Acirton Costa, que chamou a atenção de Silva pelo uso indevido da urna, declarou que recipiente estava na Casa para que fosse colocado os votos dos Destaques Içarenses e não para uso de eleições da sigla partidária.
PC afirmou que, mesmo Costa pedindo para aguardar um pouco, definiu que vai entrar com uma ação no Ministério Público para impugnar a eleição do partido, haja visto que foi usada uma urna irregular., de propriedade do Jornal Içarense.
Outro agravante é que Delaunei da Silva colocou uma outra capa do JI, datada em 23 de setembro, onde aparecia o presidente da Câmara de Içara, Acirton Costa, entregando o título de Cidadão Honorífico ao governador Luiz Henrique da Silveira, para fazer propaganda política com os eleitores do PMDB, com chapéu dos outros.

GERAL - Ventos causam estragos no Centro de Içara


Depois de uma semana de estragos causados pelo forte vento no Distrito Balneário Rincão, ontem foi a vez do temporal provocar estragoso no Centro de Içara. Além das rajadas de vento, que chegou a cerca de 80km, houve uma chuva forte, que obrigou muitos motoristas a colocarem os carros em lugar seguro.
Na Rua Duque de Caxias, no Centro, madeiras de proteção de uma construção, cairam em cima do Uno placas LXX-0347 e do Siena placas MBO 4535, ambos de Içara, causando danos materiais. O Corpo de Bombeiros de Içara ajudou a retirar as tábuas dos veículos. A Cooperaliança desligou a rede pois os ventos arrebentaram cabo de energia elétrica.
Até o fechamento da edição não foi possível fazer contato com a Defesa Civil de Içara para saber quais as localidades atingidas.
O climatologista Ronaldo Coutinho já havia alertado de que o fenômeno de uma frente de vento vinda do Rio Grande do Sul atingiria o sul do Estado no início da noite de ontem.
Os temporais devem continuar nesta terça-feira.

GERAL - Greve dos bancários continua enquanto não houver consenso

Sem proposta formal da Fenaban, o Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, decidiu em Assembleia, nesta segunda-feira, 5, por continuar com a paralisação que já dura 11 dias.

Assembleia dos bancários da Região Carbonífera, na manhã desta segunda-feira, 5, decidiu pela continuidade da greve, que mantém os Bancos de Criciúma e Região fechados desde o dia 24 de setembro.
De acordo com Edgar Genenoso, presidente do Sindicato dos Bancários da região, a greve vai continuar e os serviços, somente, nos terminais eletrônicos das agências.
“As negocições com a Fenaban (Federação Nacional dosd Bancos), órgão que representa os bancos, continuam, no entanto até agora não se chegou a um consenso. Estamos aguardando um nova proposta”, declarou.
Sobre os transtornos causados aos clientes, que estão impossibilitados de realizar operações bancárias ele justifica: “a gente solicita compreensão e solidariedade dos cidadãos. Não temos como resolver questões individuas no momento. Tem sido feito o que se pode pela coletividade, como o saque do FG-TS”, explica.
A reinvindicação da categoria é por 10% de reajuste salarial, mas a Federação Nacional dos Bancos acena, apenas, com 4,5%.
Na região, a categoria está mobilizada e 90% das agências estão fechadas. Em Criciúma, prestam atendimentos os clientes o Bradesco, Itaú e Banrisul, estes dois por força de liminares.
Em Içara o Bradesco e o Itaú atendem normalmente.

POLÍCIA - Motorista se perde e derruba poste na Rodovia SC-444 em Içara

Um motorista em alta velocidade acabou se perdendo no trevo do bairro Liri e colidiu com um posto de iluminação, que com o impacto foi ao chão, sendo que o condutor do Voyage saiu ileso.



Um motorista perdeu o controle de um veículo na madrugada de segunda-feira, na Rodovia SC-444, nas proximidades do Posto da Polícia Militar Rodoviária de Içara, no bairro Liri, e colidiu com um poste de iluminação no canteiro central da rótula.
O condutor F.M.T.dirigia o Voyage com placa de Morro da Fumaça no sentido Criciúma. O acidente resultou apenas em danos materiaisno veículo. Embora não tenha sido realizado o teste de bafômetro, o motorista teve o carro e a habilitação apreendida e vai responder procedimentos administrativos.
Na noite de sábado, dia 3, o Gol placas LXY 0700, de Criciúma, ficou totalmente destruído em uma colisão, na rodovia Sebastião Toledo dos Santos (SC-445), no trevo de acesso ao bairro Vila Zuleima, em Criciúma.
O motorista do outro veículo envolvido na batida fugiu. Conforme moradores, era um Golf, que teria seguido em direção a Side-rópolis. Um homem, que testemunhou a colisão, informou que o Golf vinha em alta velocidade. Uma médica prestou atendimento no condutor do Gol.

VARIEDADES - Escolas Municipais de Içara recebem o Projeto Cão Amigo

O Projeto Cão Amigo, da Prefeitura de Içara, é levado às escolas municipais com o objetivo de conscientizar as crianças de primeira a quarta séries quanto à posse de animais é responsável.

O Projeto Cão Amigo, uma das prioridades da Administração Municipal de Içara, chega às escolas da rede Municipal de ensino em mais uma etapa da iniciativa que visa conscientizar os içarenses para a posse responsável de animais de estimação, especialmente os caninos.
O evento de lançamento aconteceu nesta segunda-feira, 5, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Zanellato, no bairro Primeiro de Maio.
Para a coordenadora da iniciativa, Mariah de Freitas Marques “esta etapa tem como objetivo conscientizar as crianças, de primeira a quarta séries.
O programa passará por duas escolas por dia, nos turnos matutino e vespertino, até o dia 16 de outubro. A equipe do Cão Amigo entregará um conjunto de fantoches composto pelo cão, veterinária, pulga, e uma família (pai, mãe e filho). Ainda será distribuído material educativo que será utilizado na grade curricular e as crianças podem assistir a peça teatral ‘Novo Amigo de Arthur’, apresentada por alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), do bairro Jaqueline.
Para a unidade escolar será fornecido material educativo que será utilizado na grade curricular.
Segundo a Gestora de E-ducação, Giovana dos Santos, esta é uma importante ferramenta de conscientização. “Acreditamos que desta forma poderemos atingir todos os membros das famílias, pois as crianças tem facilidade e sensibilidade para propagar entre os seus esta ação de conscientização tão importante para o controle efetivo da população de animais domésticos e cães abandonados em nosso municipio”, afirmou.
O prefeito do município, Gentil Dory da Luz, acredita que o projeto contribuirá com a melhoria da saúde pública. “Queremos fazer do projeto uma referência estadual. Isto foi constatado porque em cada comunidade que visitamos o problema da quantidade de cães e gatos soltos nas ruas está entre os cinco assuntos mais abordados”, justifica.
Mariah também ressalta que é importante que todos participem. Afinal o projeto só funcionara com a adesão popular. É preciso que os içarenses abracem esta causa. “Se conscientizem, se engajem e tratem seus animais domésticos com responsabilidade”, defende.
No dia 17 de outubro, será a vez de uma caminhada, com saída em frente á Clinica SOS Animal, às 10h, no Centro de Içara, e chegada na Praça da Juventude Fernando Pacheco, onde haverá sorteio de brindes e premiação para o maior e menor cão e também para o mais enfeitado. Mais uma ação do Projeto Cão Amigo, que é uma parceria com o curso de Medicina Veterinária, da Unibavi, da cidade de Orleans.

ESPORTES - Caiçara reage e consegue a primeira vitória no Regional

Depois de amargar quatro derrotas e um empate no Campeonato Regional da Larm o Caiçara mostrou que tem capacidade de seguir na competição ao vencer o Mãe Luzia, por 2 a 0, fora de casa.

Depois de quatro derrotas e um empate o Caiçara reagiu no Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) e conseguiu a primeira vitória na competição. Mesmo assim o resultado não tira a equipe içarense da zona de rebaixamento.
No sábado, Caiçara, reforçado Michel, Cleicon e Luiz Henrique, mostrou competência e conseguiu respirar no campeonato ao vencer o Mãe Luzia, por 2 a 0, com gols de Danilo e Tico, para alegria do técnico Dilnei Silva, o Pintinho, e da diretoria.
Cada um dos gols registrados pelo plantel içarense ocorreu numa etapa diferente. No primeiro tempo, aos 43 minutos, Jonny chutou, a bola resvalou na cabeça de Danilo e foi parar no fundo da rede. Já no segundo tempo, Guilherme levou o perigo novamente para a área do Mãe Luzia. Contudo, acertou apenas a trave. Em seguida, aos 42min, Tico finalizou a contagem para o Caiçara, cujo resultado dá um gás a mais à equipe colorada para o próximo jogo.
Na mesma rodada, o Cocal do Sul venceu o União por 4 a 2, com gols de Gabriel, Lucinho e Testa (2) já Ramos e Adrianinho descontaram para o União.
E no outro jogo, o Meleiro, com gol de Figueroa, empatou em 1 a 1, com o Rui Barbosa, escore marcado por Datcho.
Em uma posição mais confortável a equipe junior do Caiçara venceu o Mãe Luzia por 3 a 1, com gols de Dedé, Negão e Foguinho, subindo da quarta para a segunda posição no Regional da Larm.