O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.215 - 20 de outubro/2011

CALEBE BORGES/JI
ESPORTES: Muitos gols na segunda rodada do Interfirmas







DIVULGAÇÃO
POLÍTICA: Jurê na subprefeitura e Edna na Câmara em novembro
A definição ocorreu nesta quarta-feira em reunião entre as partes com o atual Subprefeito Jairo Celoy Custódio e o Prefeito Gentil Dory da Luz





DIVULGAÇÃO
Variedades: Marciel ministra Oficina de Violino no Jussara

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Edna Benedet vai dar um toque feminino na Câmara



O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) confirmou o que já vinha anunciando há algum tempo, a posse do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) como subprefeito do Balneário Rincão e da suplente de vereador Edna Benedet da Silva (PC do B) na Câmara Municipal. Bortolon vai assumir o comando da subprefeitura no dia 4 de novembro, quando termina o prazo de 15 dias de afastamento do Legislativo, devido ao atestado médico apresentado.
Já Edna, que obteve 902 votos nas eleições de 2008, ocupa o lugar do vereador em 7 de novembro, na sessão ordinária subsequente, dando um toque feminino no Legislativo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Jurê na Subprefeitura e Edna na Câmara em novembro

A ida de Jurê Bortolon (PMDB) para a Subprefeitura do Balneário Rincão foi confirmada pelo prefeito nesta quarta-feira; a cadeira do vereador será ocupada por Edna Benedet (PCdoB).

DIVULGAÇÃO
O prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) confirmou na tarde desta quarta-feira, dia 19, o que já vinha anunciando há algum tempo, a posse do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) como subprefeito do Balneário Rincão e da suplente de vereador Edna Benedet (PCdoB) na Câmara Municipal.
Bortolon vai assumir o comando da subprefeitura no dia 4 de novembro, quando termina o prazo de 15 dias de afastamento do Legislativo, devido ao atestado médico apresentado.
Já Edna, ocupa o lugar do vereador no dia 7 de novembro, na sessão ordinária subsequente.
A suplente obteve 902 votos nas últimas eleições, em 2008. “Edna é uma mulher de garra e nos ajudou a ganhar as eleições. Em retribuição a sua lealdade, ganha espaço no Legislativo”, destacou o prefeito, sobre a suplente da coligação ‘Por uma Içara mais humana’. Gentil ainda elogiou a nova representante das mulheres na Câmara. “Edna Benedet é valente e tem muita fibra”, declarou.
Para Edna, a posse na Câmara é um marco na história do PCdoB. “É a primeira vez que o partido assume uma cadeira no Legislativo de Içara. O mandato não é da Edna, ele representa a população e também o partido. Esta suplência é uma oportunidade de representar as ideias do PCdoB, não só apresentando o meu trabalho, como também buscando o crescimento do partido”, enfatizou a suplente.
Edna, que é pré-candidata à majoritária nas próximas eleições, disse que não firmou qualquer compromisso com o prefeito a respeito de coligação para o próximo ano. “O PCdoB não fechou acordo com ninguém. Vamos tratar de coligações só no próximo ano”, disse a suplente.
No início de outubro, o vereador Jurê Carlos Bortolon chegou a dizer que não iria mais para a subprefeitura, devido à cassação do mandato do prefeito Gentil Dory da Luz e do vice José Zanolli (PSD).
A reportagem do Jornal Içarense tentou contato com o vereador, mas o mesmo estava com o telefone celular desligado.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Se eu voltar, volto e sou candidato. Se não voltar, já começo a trabalhar agora para garantir nas urnas o direito de governar a minha cidade. Eu não vou desistir”. Gentil Dory da Luz, no dia 4 de outubro, quando soube da cassação do mandato, que depois conseguiu reverter no TRE.

Ex-deputado e ex-prefeito Décio Góes

poderá enfrentar problemas com a troca do domicílio de Criciúma para o Distrito Balneário Rincão, em Içara .
Segundo o advogado Gabriel Schonfelder de Souza, contratado por lideranças do distrito vinculadas ao PMDB, Góes não tem como comprovar que vinha residindo com ânimo definitivo no balneário até três meses antes da troca do domicílio. Essa seria uma condição legal para que ele viesse a ter condições de disputar as eleições no novo município em 2012 pelo Partido dos Trabalhadores.
O advogado afirma que o petista tem residência no Rincão, mas não reside no Distrito.
João Picollo, presidente do Diretório do Partido dos Trabalhadores do Rincão, comentou que Góes transferiu o título para o Rincão, é uma verdade, mas que o partido não o colocou como candidato e nem tão pouco ele. “O Décio tem uma grande participação no processo de emancipação do Rincão, pois, quando deputado, presidiu a Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, um dos responsáveis pela retirada da Adin, em Brasília, que poderia engessar a emancipação. Ele vem para somar, pois tem um compromisso com o PT do Rincão, pois recebeu nas eleições de 2008 mais de 600 votos no Distrito, e também ajudou na construção da Casa dos Pescadores da Z-33”, comenta Picollo.
Ele acrescenta que a sigla está aberta a conversação com todos partidos do Distrito. “Temos alguns nomes para disputar a majoritária, entre eles, o meu, o da professora Maria Canever, do Pico, e outros. Temos um projeto para o Rincão”, finaliza.

Nesta segunda-feira


foi ao ar pela Rádio Difusora AM910 o terceiro programa “Içara 50 anos - Uma história de 12 legislaturas”, que terá uma série especial de 12 programas com resgate histórico dos 50 anos de criação de Içara.
O apresentador Archimedes Naspolini Filho recebeu os ex-vereadores Bonifácio Espíndola Neto, Seu Bona, e Quintino Zanette, que foram eleitos na terceira legislatura (1970/71 e 72). Naspolini resgatou fatos passados na legislatura e as lembranças dos convidados deixaram o programa cheio de curiosidades.

Frase
“O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer. (Abrahan Lincoln - 16o presidente dos EUA- 1809-1865).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Plano de Carreira do Samae segue para o Legislativo

O Sindserpi está negociando desde a implantação do Samae, em 2006, e implantação do Plano de Carreira dos 27 funcionários efetivos; agora o plano segue para aprovação dos vereadores.

DIVULGAÇÃO
Após inúmeras reuniões e negociações por mais de seis anos entre Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi) e Administração Municipal, o projeto do Plano de Carreira do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) segue para a votação na Câmara de Vereadores na próxima semana.
Foi fechado o acordo no maior entrave, que era a contagem do tempo de serviço prestado na autarquia. Na negociação, todo o tempo de serviço prestado no Samae será computado para as vantagens e direito na carreira dos servidores como: licença prêmio, triênios, promoção por tempo de serviço e promoção por merecimento.
A direção do Samae queria considerar somente o efeito de triênio e tempo de serviço.
Segundo a diretora do Sindserpi, Edna Benedet da Silva, essa conquista significa uma grande vitória para todos trabalhadores e para a diretoria do sindicato, que vem lutando pelo plano há muitos anos. “Finalmente, administração e servidores chegaram a um consenso e esse sonho torna-se realidade, principalmente pela perseverança, união da categoria e postura do sindicato, firme na defesa dos direito dos trabalhadores”, avalia Edna.
O plano deve beneficiar 27 servidores efetivos no serviço público. O Projeto de Lei que o instituiu foi assinado no dia 20 de setembro, no Paço Municipal, pelo prefeito Gentil Dory da Luz. O ato contou com a participação dos 25 funcionários do Samae.
Também acompanharam a cerimônia o presidente do Samae, Paulo Preis Neto; o vice-prefeito José Zanolli; a presidente do Sindserpi, Vera Regina Vieira; entre outras autoridades.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Idoso é atropelado na Avenida Procópio Lima

A maioria dos casos envolvendo acidentes de trânsito é causado por falta de atenção dos pedestres ou manobras indevidas de motoristas em locais impróprios, deixando sequelas nas vítimas.

FRAMBER JÚNIOR/JI
No fim da tarde desta terça-feira, o aposentado R.P., 71 anos, foi vítima de um atropelamento na Avenida Procópio Lima, próximo ao acesso ao bairro Tereza Cristina, em Içara.
O idoso sofreu escoriações leves ao ser atingido pela motocicleta placa MEK-1546, conduzida por B.C., 32, que nada sofreu.
O Corpo de Bombeiros de Içara prestou os primeiros socorros e depois enviou a vítima, que reclamava de dores na região pélvica, para o Hospital São Donato, para ser examinado.
Na manhã do mesmo dia, 18, F.M.G., motorista de uma Paraty invadiu o vão central da BR-101, sentido Sul/Norte, próximo o bairro Esperança, e nada sofreu, apenas tendo danos materiais.
E nesta terça, uma motocicleta foi furtada no bairro Presidente Vargas, em Içara. E.M.J., 36, estacionou em frente uma lanchonete para comprar cigarro, deixou a chave no contato e quando voltou a moto não se encontrava mais.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Oficina de violino do Projeto Ponto de Cultura vai ao Jussara

O Projeto Ponto de Cultura é realizado através de convênio com os governos Estadual e Federal e visa atividades culturais e de ensino a crianças e adolescentes excluídos socialmente.

DIVULGAÇÃO
Adolescentes do bairro Jussara, em Içara, que, na maioria, não tinham acesso a atividades culturais, têm agora a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical clássico, o violino.
Através do Projeto Ponto de Cultura, da Rádio Cidadania 104.9 FM, estão sendo realizadas aulas de violino no bairro, que possui aproximadamente 1.200 habitantes.
As lições são ministradas pelo professor Marciel Cardoso Miguel, formado no Conservatório de Belas Artes, de Joinville.
Ele é luthier (profissional) de instrumentos musicais na Oficina do Miguel.
Com as aulas no próprio bairro, os alunos têm mais facilidade para participar.
Nesta terça-feira, dia 18, eles receberam os instrumentos para levar para a casa e, assim, podendo estudar nas horas vagas.
Para a moradora Eliane da Silva Honorato, mãe da aluna Larissa da Silva Honorato, o projeto aumenta a autoestima dos adolescentes e também dá oportunidade para desenvolver uma profissão.
A aluna Natália Pereira da Silva, de 13 anos, por exemplo, já escolheu a carreira. “Estou gostando muito das aulas e pretendo seguir carreira de violinista”, destacou.
Estudante da E. E. B. Antonio Guglielmi Sobrinho, do bairro Vila Nova, Natália aproveita o tempo em que não está na escola para estudar o instrumento.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Grupo de Escoteiros de Içara promove paella

O Grupo de Escoteiros Djalma Marques Escaravaco, de Içara, está vendendo ingressos para um jantar beneficente com paella que será realizado no dia 19 de novembro, às 20h30min, no Clube Ipiranga.
O evento servirá para angariar fundos para a reforma da sede da instituição, no Jardim Silvana. O valor do ingresso é R$ 20 e pode ser adquirido com o presidente do grupo, Clair da Silva e, nos próximos dias, em pontos de venda no Centro da cidade, que serão divulgados. “Contamos com a sociedade para que participe do evento e ajude o grupo de escoteiros. Pretendemos, com a paella, levantar dinheiro para pagar a mão de obra da reforma, que vai custar em torno de R$ 5 mil”, explicou o presidente da entidade. Segundo Silva, não existe uma expectativa de quanto será arrecadado com o jantar, pois é o primeiro que o grupo realiza.
Os escoteiros precisam ainda de doações. “Já ganhamos piso, tinta e materiais elétricos. Porém, estamos pedindo 175 telhas e 170 metros de forro de PVC”, enfatizou o presidente.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Içara conhece adversários

DIVULGAÇÃO
Representantes dos 73 municípios participantes estiveram reunidos em Criciúma, terça-feira, no Clube Mampituba, para o congresso técnico da 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).
O maior evento esportivo do Estado neste ano vai ocorrer na cidade, entre 10 e 20 de novembro.
Durante a reunião, a Comissão Central Organizadora (CCO) apresentou os locais de competições nas 26 modalidades. Também foi definida a formação das chaves na primeira fase de alguns dos esportes em disputa.
De acordo com dados da Fesporte, os 73 municípios participantes enviarão 5,2 mil atletas à competição, divididos em 444 equipes, que disputarão ao todo 47 troféus e também o título de campeão geral.
O município de Içara vai disputar três modalidades: basquete masculino, tênis masculino, e tênis de mesa feminino.
Os adversários no basquete serão Criciúma, Joinville, Concórdia e Xaxim.
Já, no tênis, a equipe de Içara vai enfrentar Criciúma, Concórdia, Lages, Rio do Sul, São José, Itajaí, Florianópolis, São Miguel do Oeste e Joinville.
E no tênis de mesa fazem parte do grupo as equipes de Criciúma, Rio do Sul e Joinville.
A Comissão Central Organizadora do JASC confirmou a presença de 10 a 20 de novembro do ex-jogador de vôlei Tande, hoje apresentador da Rede Gloo, do ex-tenista Gustavo Küerten, o Guga, do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa, e da ginasta Daiane dos Santos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.