O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

CAPA: Edição2.093 - Içara, 27 de abril de 2020

Prefeito Gentil da Luz recebe Colombo e Moreira em Içara
(Arquivo/Jornal Içarense)


Custódio aguarda parecer do TRE sobre emancipação
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Moradores do Jardim Silvana solisitam fechamento do depósito de carros do DER
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

POLÍTICA - Gentil organiza visita de governador na AMREC

A comitiva com o governador Raimundo Colombo (DEM) e o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB), que visita o Sul do Estado, passará por Içara nesta quarta-feira, dia 27, em evento na FAI.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O prefeito de Içara, Gentil da Luz, que é vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Car-bonífera (AMREC) está interinamente na função de presidente nesta semana, devido à ausência do prefeito de Lauro Muller, Hélio Bunn, que está em Bra-sília em compromisso.
Por isso, o prefeito iça-rense ficou encarregado de coordenar a vinda do governador Raimundo Co-lombo (DEM) e do vice E-duardo Moreira (PMDB) na região. O roteiro faz parte do projeto “Governar o Governo”, que faz uma radiografia de toda estrutura governamental.
Desde o mês de fevereiro, representantes da administração direta e indireta apresentam ao governador um balanço das atividades.
Araranguá foi a primeira cidade da Regional a receber a caravana do Governo de Santa Catarina. Chegou ao município nesta terça-feira, dia 26, o ônibus que levou Colombo, Morei-ra, os secretários setoriais e os presidentes de autar-quias, fundações e sociedades de economia mista.
Por volta das 16h, todos se deslocaram para a sede da SDR Araranguá. O prefeito de Içara também a-companhou o processo, se-gundo a secretária de gabinete, Vanusa Fernan-des. “A agenda do prefeito para esta terça-feira à tarde inclui o acompanhamento da comitiva do governo do Estado”, disse.
Gentil da Luz não foi localizado através do telefone celular.
A caravana segue nesta quarta-feira, dia 27, e quinta-feira, dia 28, passando por, Criciúma, Içara e Tubarão. Todos seguirão de ônibus e o roteiro será simi-lar ao de Araranguá, com visitas do governador e do vice a obras, além das atividades específicas dos secretários.

GERAL - Sala de vacinação é inaugurada no posto do bairro Pedreiras

A inauguração da sala de vacinação do posto de saúde do bairro Pedreiras foi marcada pelo lançamento da Campanha de Vacinação do Idoso; o grupo recebe conscientização até sábado.


A sala de vacinação da unidade de saúde do bair-ro Pedreiras, em Içara, foi inaugurada na manhã des-ta terça-feira, dia 26.
Junto com o evento de inauguração houve o lan-çamento da Campanha de Vacinação do Idoso contra a gripe. Na ocasião estive-ram presentes o prefeito Gentil Dory da Luz, o su-bprefei-to do Balneário Rincão, Jairo Custódio, o secretário de Saúde, Laudo Calegari, o coordenador de Vigilância de Saúde do mu-nicípio, José Eloir do Nas-cimento, entre outras auto-ridades envolvidas na área da Saúde do município.
A Campanha de Vacina-ção do Idoso foi lançada pela Vigilância Epidemio-lógica de Içara, junto com a Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Assis-tencial de Içara (FAI).
“No início foram vacina-dos todos os idosos presen-tes e feita a a-bertura da campanha, que acontece especialmente para os idosos até o próximo sábado, dia 30, em todas as unidades de saúde do município”, explica a pre-sidente da FAI, Marielza Iná-cio da Luz.
A Secretaria de Saúde pediu o auxílio da FAI para reunir os idosos do Balne-ário Rincão, entre Zona Sul e Barra Velha, além dos idosos do bairro Pedreiras.
Após a inauguração da sala de vacinação, os par-ticipantes puderam sabo-rear um almoço, no salão da Igreja Católica do bair-ro. À tarde, os idosos, do Balneário Rincão e Pedrei-ras se uniram com os do Centro de Içara para uma confraternização com mú-sica e dança.
“Os idosos ficaram bas-tante tranquilos na hora da vacinação e se divertiram na tarde dançante. Fize-mos justamente com o obje-tivo de alegrá-los”, ressalta Marielza.

POLÍCIA - Moradores do Jardim Silvana querem fechar pátio do DER

Os moradores do Jardim Silva não aguentam o descaso e pretendem fazer de tudo para ter o terreno da comunidade de volta, pois há um ano brigam pela desocupação do pátio do DER.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Os moradores do bairro Jardim Silvana brigam pela liberação do pátio de veículos do Departamento Es-tadual de Estradas de Rodagem de Santa Catarina (DER), destinado ao depósito de carros aprendidos pela Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv). A comunidade reivindica o local para a construção de um centro comunitário.
Há cerca de dois meses os moradores perceberam que os veículos voltaram a ser depositados no local.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Rodrigues Mendes (Sapinho), afirmou que a comunidade está revoltada com a situação. “Queremos fazer tudo dentro da lei, mas está difícil estamos cogitando a ideia de fechar aquela entrada e proibir o acesso de qualquer veiculo no pátio do DER”.
O contrato com a empresa já esta vencido desde o mês de dezembro de 2005, e o Prefeito Gentil Dory da Luz assinou uma liberação do terreno dando todos os poderes a-os moradores em abril de 2009.
Sapinho ainda complementou. “O projeto do local já esta todo pronto, estamos aguardando apenas a liberação do terreno”.
Alguns carros já foram tirados do local, o que restou foi a apenas veículos apreendidos, que a-guardam a liberação para serem transferidos para um outro terreno, o que não ocorreu até o momento.
“Os moradores não suportam mais a falta de respeito, pois queremm apenas, a melhoria do bairro, a lei está do lado deles, só falta à boa vontade do Departamento Estadual de Infraes-trutura (Deinfra) para tirar os veículos”, reclama.
O coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, foi procurado pelo Jornal Içarense, mas não pode prestar maiores esclarecimentos pois estava em uma reunião.

VARIEDADES - 1º Seminário Içara Mais 50 Anos recebe ideias para o futuro

Projetos a longo prazo para Içara serão recolhidos no 1º Seminário Içara Mais 50 Anos e re-presentantes de entidades organizadas vão sugerir o que a cidade precisa para ficar melhor.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara e a Administração Municipal realizam nesta quinta-fei-ra, dia 28, às 20h, no Clube Ipiranga, o 1º Seminário Iça-ra Mais 50 Anos Novas Ide-ias, a fim de recolher suges-tões de entidades organi-zadas sobre o futuro do município.
“O nosso objetivo é reu-nir clubes de serviço, asso-ciações de bairros, associa-ção comercial, sindicato patronal, imprensa, entre outros, para saber o que os representantes destas enti-dades vislumbram para o futuro de Içara”, explica o presidente da CDL, José Dionísio Cardoso, o Déio.
O evento iniciará com uma palestra do ex-depu-tado federal e professor José Carlos Vieira. Em seguida, os participantes vão preen-cher um formulário com as ideias e se confraterniza-rão com um coquetel. “O palestrante tem uma capa-cidade muito grande de percepção sobre a situação das cidades. Vai dar base para as sugestões dos par-ticipantes”, ressalta Déio.
O presidente da CDL in-forma que a entidade su-geriu à Secretaria de Admi-nistração a confecção de um livro com as sugestões dos participantes do semi-nário, para ser entregue no final do ano, junto com as comemorações dos 50 anos de Içara. “É interessante, pois as próximas gerações vão ver que nós nos mobi-lizamos para tornar Içara melhor. Além disso, as ide-ias que forem viáveis para o momento poderão ser a-plicadas. Queremos tam-bém, desta forma, imorta-lizar os nomes dos ideali-zadores no livro”, enfatiza.

ESPORTE - Içarense vai começar em junho com apoio da AMI

Depois de muitas reuniões e pressões por parte da Liga Atlética Içarense a Administração Municipal de Içara resolveu ajudar a competição, isentando as equipes de pagarem as inscrições.

(Divulgação)

Parece que agora é definitivo, o Campeonato Iça-rense de futebol deste ano está garantido.
O Campeonato Içarense de 2011 será patrocinado pela Administração Municipal de Içara (AMIo.
Com isso, os times não precisarão pagar inscrição. Afinal, um projeto de lei criado pelo vereador Darlan Bitencourt Carpes assegura a participação gratuita em eventos esportivos com o apoio do Município. Apesar disso, os custos dos times não deverão ser reduzidos na competição.
O montante que os clubes aplicariam como taxa da Liga Atlética Içarense (LAI) será destinado a reforma dos estádios. Os reparos seguirão uma série de itens listados em vistoria da Polícia Militar (PM) aos gramados da cidade. A realização de melhorias nos campos de Içara deverá ocorrer dentro de 60 dias. Deste modo a competição só poderá começar em 19 de junho. Até lá, as equipes vão em busca de reforços para disputar o título de campeão içarense 2011.

DISTRITO - Comissão pró-emancipação aguarda parecer do TRE/SC

Segundo o presidente da Comissão pró-emancipação do Dsitrito Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, deve marcar uma reunião nos próximos dias.

Depois de algumas reu-niões, com o Legislativo e Executivo e feito os encami-nhamentos para o proces-so de transição entre a Ad-ministração Municipal de Içara, e a comissão de e-mancipação do Distrito Balneário Rincão, agora, o próximo passo a ter o aval do Tribunal Regional Elei-toral (TRE) de Santa Catari-na que deve ocorrer nos próximos dias, em Floria-nópolis.
Segundo o presidente da comissão, Jairo Celoy Cus-tódio, que também é sub-prefeito do Distrito, o pre-feito Gentil da Luz já escolheu pessoas do Executivo para junto com a comissão tratar da divisão da contabilidade dos dois municípi-os. São eles: o secretário de A-dministração Anildo Zanar-di, o contador Júlio Cruz, e os advogados Joel Bitencourt e Fa-biano Casta-nhetti.
Agora, con-forme Custó-dio, é discutir com o TRE os trâmites eleito-rais e ter o aval para dar início no processo po-lítico que é a e-mancipação do Rincão.
Faltando um pouco mais de um ano para que o novo município seja emancipa-do a expectativa dos líde-res políticos é grande e a união, neste momento, é o melhor caminho para que o processo eleitoral seja fei-to sem transtonos.