O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CAPA: Edição2.051 - Içara, 22 de fevereiro de 2011

Colisão traseira envolve quatro carros na SC-444
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Rede Municipal voltou às aulas nesta segunda
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Gabriel e Rodrigues vencem com diferença de 2,7 min votos
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Oposição não supera pesquisa

A vitória de Pedro Deo-nízio Gabriel já era esperada e os números apontados pela pesquisa da Rádio Di-fusora se confirmaram. O candidato da chapa 1 venceu Cléber da Silva com 77,80% da preferência dos associados que compareceram no Colégio Salete Scotti dos Santos, totalizando 3.404 votos, enquanto a o-posição recebeu 831 votos.
Silva foi guerreiro e até que teve uma votação expressiva, mas é importante ressaltar que o PDT somou muito pouco à chapa 2, conferindo os resultados da última eleição em que a-poiou, junto com o PMDB, o ex-prefeito Arthur Zanol-li, que recebeu 3.368 votos, contra 4.633 de Gabriel.

CHARGE

POLÍTICA - Gabriel é reeleito presidente com 77,8% de aprovação

Pedro Deonízio Gabriel (PP) foi reeleito presidente da Cooperaliança neste sábado; Gabriel vai para o terceiro mandato, agora tendo como vice-presidente Jorge Rodrigues (PMDB).

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Com o apoio das maiores siglas partidárias de Içara, Pedro Deonízio Ga-briel (PP), candidato da Chapa 1, foi reeleito presidente da Cooperaliança sábado, dia 19.
Votaram, nas dependências da Escola Salete Scotti dos Santos, das 8h às 17h, 4.371 associados. Destes, 3.404 (77,8%) escolheram o Conselho Administrativo encabeçado por Gabriel, junto ao vice-presidente Jorge Rodrigues (PMDB). Ambos assumem a diretoria da cooperativa durante os próximos 4 anos.
A Chapa 2, a única opo-sitora, que teve como candidato à presidência o comerciante Cléber Luiz de Oliveira da Silva e à vice Claudionor Estácio Rafael, o Biroska; recebeu para o Conselho Administrativo 831 votos, o que correspon-de a 19%.
O pleito teve ainda 92 vo-tos brancos e 44 nulos.
Os integrantes do Conselho Fiscal e Delegados junto à Fecoerusc da Chapa 1 também foram os mais votados, com 3.287 e 3.257 vo-tos, respectivamente.
Gabriel está à frente da cooperativa de energia de Içara desde o ano de 2004. Ele assumiu a vaga após o afastamento do ex-presidente Adêmio João Pavei.
Em 2007, Gabriel concorreu e foi eleito com 4.633 votos, contra 3.368 do principal adversário, Arthur Zanolli. Este ano, foi o favorito desde o inicio da campanha.
“É o reconhecimento de nosso trabalho, demonstrado nas urnas. A nossa reeleição é a prova de uma administração responsável e transparente”, declarou o presidente eleito.
Durante os dois mandatos de Gabriel, a cooperativa adquiriu equipamentos modernos e implantou o sistema de linha viva. Assim, a Cooperaliança se tornou uma das primeiras concessionárias de eletrificação do Estado a realizar serviços em redes sem interromper o fornecimento de energia elétrica.
Também durante a gestão de Gabriel, a Cooperali-ança recebeu o certificado como primeira concessionária de energia elétrica do país a ter o Sistema de Gestão da Qualidade certificada pela ISO 9001 e também nos serviços prestados pe-lo setor comercial.
No último mandato de Gabriel, também foi implantado o tele-atendimento (0800) 24 horas, atualizado o site da empresa e criado o auto-atendimento a-través da página virtual, sendo que nela o consumidor pode retirar e verificar a fatura. Além disso, houve modernização de toda a estrutura do setor administrativo, comercial e diretoria. Um elevador para deficientes físicos também foi instalado na empresa e a frota aumentou.
Além de todo o trabalho, Gabriel reduziu em mais de 13% a revisão tarifária, sendo que o consumidor paga hoje a mesma margem de porcentagem que pagava em 2007.
“Eu tinha um sonho, que era a subestação. Hoje posso dizer que esse sonho se realizou. Meu outro sonho era poder construir a sede da cooperativa e poder proporcionar ao nosso associado um local de la-zer com conforto, que o mu-nicípio de Içara merece”, declarou Gabriel.
Além de Pedro Gabriel e Jorge Rodrigues o conselho administrativo é formado por Severiano Antônio Va-lentim como secretário, Juscelino Dagostim, Pedro Luiz Da Luz, Hilário Dal Molin, Silvio João Viana e Cláudio Blissari como conselheiros.
Já no Conselho Fiscal, a composição é formada por Edu Eduviges de Souza, Olívio Natalício Pereira e Gelson Possamai. Na suplência, ficaram Tarcísio Marangoni, João Picolo e Sebastião Geraldo da Silva.
Os delegados efetivos são Everaldo Borges Réus e Quintino Pavei, e os suplentes Wagner Pereira Pizzetti e Evanir Calegari.
O candidato da Chapa 2, Cléber Luiz de Oliveira da Silva, não foi encontrado para opinar sobre o resultado da eleição.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Pretendemos com esta proposta não apenas trabalhar a história do município, mas resgatar a parte cultural da cidade.” Secretário de Educação, Antônio de Mello, sobre o tema do jubileu de Içara como tema da literatura da rede municipal de ensino.

Os serviços
para a colocação dos tubos da rede de esgoto na Rua Marcos Rovaris, Centro de Içara, serão realizados apenas aos sábados à tarde e aos domingos. Esta foi à solução encontra pelos comerciantes da área central da cidade, engenheiros da Setep e vereadores, em reunião nesta segunda-feira, na Câmara Municipal.
A preocupação dos lojistas seria em relação ao fluxo de vendas, haja vista que as ruas serão fechadas para as obras. As obras terão início neste sábado, dia 26.
Segundo o engenheiro da Setep, Marcelo Del Moro, os trabalhos podem ser estendidos aos próximos finais de semana. “Vamos comunicar o Samae sobre o cronograma para a rua central, é um trecho de 400 m, mas por ser estreita a maioria do trabalho é manual, assim, tornando lento os serviços”; explicou Del Moro.
O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polaki-nho, ficou satisfeito com a reunião, pois houve um acordo entre ambas as partes. “Foi importante este encontro já que os comerciantes e a empresa responsável encontraram uma forma de realizar a obra sem causar grandes prejuízos para ambos”; falou.
Apenas cinco vereadores participaram da reunião, cadê os demais que não deram as caras?

Nesta quinta-feira
às 17h, será realizada uma reunião entre os vereadores, presidente e administradora do Hospital São Donato de Içara, para tratar a constante falta de médicos no plantão do pronto-socorro.
Espero que eles também cobrem como está a situação do hospital junto a Po-lícia Federal no caso das denúncias de superfatu-ramento do SUS e do Grêmio, que teve um desfalque de mais de R$ 100 mil.

João Picollo
presidente da Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, em Içara, lembra que de desculpas em desculpas a Ponte do Tor-neiro nunca acaba..., uma hora é problema, agora é porque o dono do terreno não deixa fazer o acesso para a ponte, por cima da casa dele... Ele cita que a casa já estava lá há muito tempo quando a ponte começou... Será que não a tinham visto???
Ele tem razão.

Silva
foi guerreiro e até que teve uma votação expressiva, mas é importante ressaltar que o PDT somou muito pouco à chapa 2, conferindo os resultados da última eleição em que apoiou, junto com o PMDB, o ex-prefeito Arthur Zanolli, que recebeu 3.368 votos, contra 4.633 de Gabriel E Silva levou apenas 831 votos. Para um partido que pensa grande a votação foi pequena.

Frase
“A política é a arte de tirar o melhor proveito possível de determinada situação”. (Maurice Barrés - Escritor e político francês - 1862-1923).

GERAL - Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas

As oito escolas da rede municipal de ensino de Içara abriram as portas nesta segunda-feira para receber os mais de cinco mil alunos; e o JI conferiu como foi a recepção na Escola Angelo Zanellato.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os alunos da rede municipal de ensino de Içara voltaram às aulas nesta segunda-feira, dia 21.
De acordo com a diretora da E.M.E.F. Angelo Za-nellato, Dalva de Mello Martignago, todas as escolas da rede vão trabalhar durante o ano o tema literatura. “Cada instituição vai abordar o tema de uma forma diferente. O projeto vai focar na literatura do município, pois Içara faz 50 anos, e as escolas querem resgatar a história da cidade”, explica Dalva.
No primeiro dia de aula na instituição do bairro Primeiro de Maio, os alunos foram recebidos com uma peça literária, apresentada pela professora de Criciúma, Ana Maria Ma-naus Teixeira.
“A peça é uma contação de histórias criada para o projeto Museu vai à Escola. Ela visa à valorização do patrimônio histórico e cultural. Mostro que, através das brincadeiras e brinquedos, as crianças passam o patrimônio à diante”, diz Ana, que é mãe de Davi, de quatro anos, e Sofia, de um ano, e formada em História.
A coordenadora pedagógica da escola, Lúcia Mendes Topanotti, conta que os alunos interagiram bastante na peça. “Eles brincaram de trava-língua, acompanharam as cantigas. Enfim, participaram diretamente do evento”, observa.
Segundo a diretora, os estudantes já estavam ansiosos pelo retorno das aulas e o primeiro dia foi tran-quilo. O único impasse que a direção terá de enfrentar é o deslocamento de duas turmas para salas fora do espaço da escola.
“Neste ano a escola teve que alugar salas em um prédio próximo para colocar duas turmas, pois faltou espaço. Esta é uma questão que vamos ter que discutir com os pais. Mas, estamos agindo para garantir a mesma segurança que elas receberiam dentro da escola”, ressalta Dalva.
De acordo com a diretora, a escola tem a promessa de receber reforma e ampliação ainda neste ano.
Outra novidade contada pela coordenadora, é a presença do músico e escritor Gabriel O Pensador em Içara, em maio, quando todas as escolas da rede municipal participarão da 1ª Feira do Livro. “Ainda não contei para os alunos. Tenho certeza de que ficarão muito a-nimados”, enfatiza Lúcia.
Os alunos do CEI Aventura do Saber, do bairro Te-reza Cristina, foram recep-cionados com muitas brincadeiras nesta segunda.

POLÍCIA - PMRv de Içara registra acidente na SC-444

Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara atendeu neste domingo um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia SC-444, o impacto foi tão forte que um dos carros teve a frente destruída.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A imprudência no trânsito ainda tem sido o maior causador de acidentes nas rodovias de Içara.
No fim da tarde de domingo, a Polícia Rodoviária Militar (PMRv) de Içara atendeu a um acidente na Rodovia Paulino Burigo (SC-444), no Km 12,530, próximo de Vila Nova.
De acordo com os soldados da PMRv de Içara, qua-tro carros acabaram se envolvendo em um engaveta-mento. M.P, motorista da Pagero placas MHF-5380, parou na rodovia e os demais veículos que vinham atrás não conseguiram segurar o freio. O Palio placas MVO-9748, dirigido por A.C.D., o Vectra placas BVA-6543, conduzido por R.D.Z., e o Voyage placas MGG-9355, dirigido por V.S.M., acabou sofrendo o maior dano no impacto. A frente do automóvel ficou completamente destruída, e o trânsito ficou lento por cerca de uma hora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Içara, o condutor do Voyage foi encaminhado ao hospital São Donato em Içara com dores pelo corpo. Depois de ser atendido e constatado que não havia nenhum fe-rimento ele foi liberado.
A guarnição dos bombeiros também registrou neste domingo uma colisão entre duas motocicletas que, deixou duas pessoas feridas em Içara. O acidente aconteceu, na Avenida Pro-cópio Lima, no Raichaski.
M.J.M., 34 anos, condutor da moto placa MHS-1033, de Criciúma, apresentava fraturas expostas na perna esquerda. Enquanto J.V.L., 35, da da motocicleta placa MEN-2617, de Içara, teve feri-mentos levados. Os dois foram levados ao Hospital São José, em Criciúma.
Em Jaguaruna, Salete Ja-nuário Torres, 46, morreu ao ser atropelada na BR-101. O motorista fugiu.

VARIEDADES - Jovem diretor assume comando da Escola Básica Salete Scotti

Escola de Educação Básica Salete Scotti dos Santos, localizada no Centro da cidade, passa a ser conduzida por Max Dagostim de Mello e o novo diretor estreia convidando os pais para assembleia.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Com apenas 25 anos de idade, Max Dagostim de Mello, assistente técnico pedagógico efetivo, assu-miu a direção da maior escola estadual de Içara: E.E.B. Professora Salete Scotti dos Santos.
O jovem, formado em Matemática, assumiu o pos-to na sexta-feira, dia 18. Ele encara o convite como um grande desafio. “Sempre ti-ve muita vontade de traba-lhar e realizar. Assumir uma escola deste porte é um grande desafio. Mas, estou muito feliz em poder contri-buir com a instituição em que sou efetivo”, declara.
Mello foi diretor nos a-nos de 2009 e 2010 na Es-cola E.E.F. Professora Alaí-de Tabalipa, localizada no bairro Esplanada.
“Foi excelente o tempo que estive no Tabalipa. A comunidade de lá é muito parceira. Com isso, tive-mos bastante êxito no tra-balho. O avanço só aconte-ce quando a escola e a co-munidade caminham jun-tas”, ressalta Mello.
O novo diretor vai substi-tuir Lilian Inácio da Silva, que está de licença mater-nidade, e deve voltar à ins-tituição como professora.
Mello está concluindo pós-graduação em Gestão, Supervisão e Orientação E-ducacional. O diretor já tem planos para melhorar ain-da mais a qualidade de en-sino que, segundo ele, é a principal meta da escola.
“Para melhorar, estamos pensando também na re-forma da estrutura física, para atender bem aos alu-nos”, reforça Mello.
Entre os objetivos está a conclusão do ginásio de esportes e a climatização de cem por cento do ambi-ente escolar, projeto que es-tá sendo encaminhado.

ESPORTE - Conhecidos os oito classificados do Praião

A sexta rodada disputada neste fim de semana definou as equipes classificadas para as quartas de finais da competição e o destaqueficou por conta do Vila Nova, campeão do primeiro turno.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Neste fim de semana foram realizados os últimos seis jogos da primeira fase do Praião 2011, ao mesmo tempo que foram conhecidas as equipes que irão integrar as quartas de finais.
Nenhum time conseguiu encerrar a primeira fase do Praião com 100% de aproveitamento. O mais próximo disso ficou o Vila Nova. A equipe içarense obteve 16 pontos na orla do Rincão. E, com isso, faturou a primeira fase com a melhor campanha da competição.
Assim terá um caminho mais fácil para, a possível, conquista da taça. A busca pelo caneco continuará contra o oitavo colocado, Ajax, que obteve 8 pontos. Se vencer, terá então pela frente o Palmeiras ou o CPAI. Por último, poderá encontrar na final o Carbo-nífera Criciúma, São José, Praia ou Siderópolis.
Com o término desta fase a nova tabela para as próximas rodadas foram definidas. E entre os 12 times que iniciaram a temporada na orla do Rincão, quatro já estão fora da disputa do título. Se despediram do Praião o Espaço Alternativo, Trilho, São Martinho e União da Praia, que conquistou apenas dois pontos e por ocupar a última colocação na tabela retor-na a Série B em 2012.
No mata-mata, seguirão na próxima semana somente oito times. No sábado, os duelos contarão, com Car-bonífera Criciúma x São Jo-sé, Vila Nova x Ajax. Já, no domingo, se enfrentam Praia x Siderópolis e CPAI x Palmeiras. Destas oito equipes classificam-se às quatro melhores para a semifinal, em 13 de março.