O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 19 de julho de 2011

CAPA: Edição2.150 - Içara, 19 de julnho de 2011

Gentil e Zanolli participaram da Festa do Agricultor
(Divulgação)


Imprudência de motorista provoca acidente no Centro
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Pescadinha para todos
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Lino é o primeiro a se filiar no Balneário Rincão
(Divulgação)

EDITORIAL - Professores voltam as aulas

Os professores da Rede Estadual de Ensino retor-naram as aulas nesta segunda-feira por total.
A categoria não saiu for-talecida como esperava o Sinte - Sindicato dos Traba- lhadores em Educação mas deve ter tirado uma lição da greve e o governo também.
Os professores devem ser valorizados e respeitados pelo governo, mas, para isso não deve se deixar usar co-mo uma moeda de troca na política, como ocorre até hoje. A qualidade de ensino tem que melhorar, e bastante, não só por parte dos governantes, mas também dos educadores, que tem que se reciclar.

POLÍTICA - Cartório Eleitoral recebe eleitores do Rincão para substituir títulos

O Cartório Eleitoral de Içara convoca os moradores do Balneário Rincão para que substituam os títulos eleitorais, que agora têm o nome do novo município; o procedimento começou ontem.

(Maso Nyeto/Jornal Içarense)

O Balneário Rincão foi emancipado de Içara oficialmente nesta segunda-feira, dia 18. Isto porque foram emitidos os primeiros títulos de eleitor da nova cidade, que elegerá a própria Administração Municipal em 2012.
Também nesta segunda-feira foi dada a largada pa-ra a organização dos dire-tórios dos partidos políticos. Já é possível encaminhar a Justiça Eleitoral as nominatas das executivas e retomar os procedimentos de filiação partidária.
De acordo com o chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral, de Içara, Marcos Mo-raes, a quantidade de pessoas que procuraram o cartório para substituir o título foi abaixo do esperado.
“Até o início da tarde, a-penas dez pessoas compareceram. Acreditamos que a chuva tenha prejudicado”, explicou Moraes.
O chefe de cartório enfa-tizou a necessidade de que as pessoas que moram na área de abrangência do bal-neário se dirijam ao Cartório Eleitoral o mais rápido possível para retirar o no-vo título. “Este é o momento ideal para fazer a substituição e revisão do título eleitoral. Se não houver fila, o procedimento leva menos de cinco minutos. Convocamos os moradores do Rincão para buscarem seus títulos. Quem deixar para o ano que vem, ano de eleição, pode enfrentar fi-la”, advertiu Moraes.
O primeiro cidadão rin-conense a substituir o título foi o empresário Olírio José Lino. “Me emocionei muito. Tinha certeza de que o título ia sair, mas vê-lo nas mãos é diferente. Senti quase como se estivesse tendo o primeiro filho. Estou muito alegre por ter tido a sorte de ser o primeiro a substituir o título. Espero que todo o pessoal vá ao cartório”, relatou Lino. O empresário foi uma das pessoas que ajudou no processo de emancipação do Balneário Rincão.
“Quando o Rincão se tornou Distrito, há 16 anos, eu estava presente. Agora, ver o resultado de tanto trabalho para a emancipação ser consolidado, é muito gratificante”, enfatizou.
Moradores do Centro de Içara e de outras localidades que desejam fazer a transferência do título pa-ra o Balneário Rincão também podem procurar o Cartório Eleitoral.
De acordo com Moraes, o Código Eleitoral explica que qualquer pessoa que tenha interesse no novo município e possa comprovar residência, como os veranistas, tem direito de transferir o título.
No dia 20 de junho os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Florianópolis, aprovaram por unanimidade a resolução que dispõe de normas e atribuições ao novo município. No Balneário Rin-cão foram definidos seis locais de votação para as eleições de 2012.

GERAL - Greve acaba e alunos da rede estadual voltam às aulas

A assembleia estadual dos professores decidiu pelo retorno às aulas, mas os docentes ficam em estado de greve por até 120 dias; em Içara todas as escolas já iniciaram as aulas ontem.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os içarenses souberam durante o fim de semana, através de meios de comunicação e carro de som, que as aulas da Rede Estadual de Ensino retornariam nesta segunda-feira, dia 18, após 61 dias de greve dos professores.
Porém, nem todos os docentes retornaram ao trabalho. Um grupo continuou a paralisação e decidiu esperar pela assembleia estadual da categoria que aconteceu também nesta segunda-feira. Na Escola Estadual Professora Salete Scot-ti dos Santos, por exemplo, cerca de dez professores não foram trabalhar ontem, mas os alunos tiveram todas as aulas.
“A maioria retornou à sa-la de aula por causa da pressão feita pelo governo. As aulas iniciaram ainda na sexta-feira, dia 16, mas poucos alunos compareceram”, explicou a professora de História, Márcia Tu-ratti. Ainda de acordo com Márcia, os grevistas que restaram decidiram esperar o resultado da assem-bleia estadual, assim como determinou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Criciúma.
Em Florianópolis, durante a assembleia de ontem à tarde, o comando de greve avaliou que não era mais possível continuar a paralisação. Porém, uma nova assembleia ficou definida para daqui 120 dias.
“Com a decisão de terminar a greve, pela assemble-ia estadual, todos os professores de Içara e do Estado retornam ao trabalho”, esclareceu Márcia.
O Governo do Estado garante que os professores terão ganhos com a aprovação do Projeto de Lei Complementar 26, proposto pelo governo, na As-sembleia Legislativa.
Simulações realizadas pela Secretaria de Estado da Educação apontam que os professores poderão ter ganhos de até 43% já no sa-lário referente a junho. “A tabela da Educação é muito complexa e é importante registrar que a atual foi feita para que cumpríssemos a lei do piso”, afirmou o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps.
Já entre agosto e dezembro, quando os valores de regência de classe passarão a ser de 30% para as séries inicias e de 20% pa-ra séries finais e ensino médio, o aumento pode chegar a 46,6%. A partir de janeiro de 2012, a regência de classe volta a ser de 40% e 25%, respectivamente.

POLÍCIA - Jovem foi ver acidente e morreu atropelado na BR-101

Uma trágica morte de um jovem foi registrado neste sábado na localidade de Vila Nova, quando ele foi observar o resgate de um acidente, sendo atropelado por uma F-1000, no acostamento.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Mais uma morte foi registrada no Trecho Sul da BR-101, na localidade de Vila Nova, em Içara.
Rafael Mai, 25 anos, morreu após ser atropelado. O acidente aconteceu no sábado, no Km 379,5.
Um Honda Fit seguia na marginal da rodovia federal no sentido Norte/Sul quando caiu numa vala. A motorista G.R.S., 24, e o caroneiro P.S.S.J., 13, tiveram escoriações leves. Ambos foram levados ao Hospital São José, em Criciúma, pelo Corpo de Bombeiros de Içara.
Mai e outros curiosos estavam no local para observar o acontecido, e ele acabou sendo atingido por u-ma caminhonete F1000 de Içara dirigida por C.P., 60.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista pode ter se assustado com a movimentação na pista e desviado pelo a-costamento, quando atingiu a vítima. O jovem morreu no local. O motorista foi encaminhado para o hospital com lesões leves, ficou em observação por um tempo e depois foi liberado.
Um segundo acidente aconteceu na noite de domingo, na Rua Antônio Co-lonetti , no bairro Jardim Eli-zabete. V.M, 46 conduzia a motocicleta Honda placa MBT-4553, de Capivari de Baixo, quando perdeu o controle e bateu no Corsa, placas MIR-6809, de Içara, que estava parado no local.
O condutor da moto sofreu escoriações leves e foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital São Donato. Além disso, houve apenas danos materiais.
A manhã chuvosa de segunda-feira foi responsável pelo descuido dos motoristas e causa de acidentes. Um homem tombou a motocicleta placa MAA-2000 na Rua Lúcia de Luca, no bairro Jardim Silvana. O condutor R.F.C., 37, apresentava escoriações e foi encaminhado ao Hospital São Do-nato, pelos bombeiros.
Também ontem foi registrado um acidente na Rua Ipiranga, que envolveu três veículos. O condutor do Gol placas BMA-7243, de Içara, ao sair do estacionamento da Cooperaliança, acabou atingindo a lateral de dois carros, o Vectra de placas CRQ-4161 e o Pas-sat placas MGW-9893, ambos de Içara. O trânsito ficou caótica naquele trecho até a chegada da Polícia Militar.
ninguém se feriu foram apenas danos matérias.
Dando sequências nas ocorrências no dia de ontem, ao meio-dia, M.J.F., 22, motorista de um Golf, com placas de Criciúma, teve a frente cortada por S.G., condutor de um Gol, no trevo da DRodovia SC-444 com acesso a Rua Vitória, Centro de Içara. G. com fortes dores em uma das pernas foi levado ao Hospital São Donato, enquanto o outro motorista nada sofreu.

VARIEDADES - Festa do Agricultor supera expectativa dos organizadores

A última prova da gincana da Festa do Agricultor de Içara teve de ser cancelada devido à chuva; a tarefa será realizada em nova data, assim como a entrega dos prêmios aos vencedores.

(Divulgação)

A Festa do Agricultor de Içara, que aconteceu entre os dias 15 e 17, superou a expectativa da Secretaria de Agricultura e Desenvol-vimento Rural. Os três dias de diversão, com destaque para as tradições rurais e delícias gastronômicas, reuniu grande público no CTG Querência Praiana, no bairro Boa Vista.
“Há muitos anos não a-contecia a Festa do Agri-cultor em nosso município e estamos felizes com a re-tomada deste evento no ano do cinquentenário de Içara”, salientou o prefeito Gentil Dory da Luz.
A programação, que con-tou também com exposi-ções, feiras, apresentações culturais e shows naciona-is, teve de ser alterada devi-do à chuva. “Lamentamos que a gincana que envol-veu toda a comunidade rural não pode ser finaliza-da devido ao mau tempo”, declarou o secretário de Agricultura e Desenvolvi-mento Rural de Içara, Sil-vio João Viana.
O vice-prefeito José Za-nolli explicou que uma no-va data será marcada em breve para que a tarefa can-celada seja realizada e a premiação entregue às e-quipes vencedoras. “Adia-mos a prova do arranca-dão de tratores, pois pri-mamos pela segurança dos participantes”, ressaltou Zanolli.
A premiação que seria feita para o três primeiros colocados (automóvel zero quilômetro, motocicleta e carreta de trator) foi ampli-ada e, no próximo encontro de confraternização, em data a ser marcada, mais duas comunidades recebe-rão os prêmios.

ESPORTE - Tigre joga melhor mas perde para o Salgueiro

Criciúma voltou a jogar bem mas não resistiu a pressão do Salgueiro, fora de casa e acabou der-rotado por 2 a 1, resultado que deixa o time catarinense em nono lugar na tabela de classificação.

(Divulgação)

O Criciúma perdeu, de virada, para o Salgueiro em partida válida pela 11ª rodada da Série B.
O Tigre saiu na frente com Rogélio, de cabeça, a-pós cobrança de escanteio do estreante Fabinho Capi-xaba, aos 2 minutos de jo-go. Porém, a equipe de Gu-to Ferreira permitiu a reação da equipe pernambu-cana. Aos 11, Alemão subiu livre na pequena área e de cabeça empatou.
A virada do ‘’carcará’’ do Sertão saiu dos pés de Clebson. Em outra bobeira da zaga tricolor.
De um lado, goleiro Marcelo estava imbatível, enquanto Andrey mostrava insegurança e falhou em um dos gols.
Com a derrota, o Tigre estaciona nos 17 pontos e fica a seis pontos dos primeiros colocados e cinco a frente dos times que estão na zona de rebaixamento.
O Criciúma volta a campo no próximo sábado, dia 23, quando enfrenta o Pa-raná no Estádio Heriberto Hülse, às 16h20min.
Mais uma derrota pode resultar na demissão do té-cnico Guteo Ferreira, que ainda não convenceu.
Roni, dispensado pela Seleção Brasileira SUB-20, está de volta ao Estádio He-riberto Hülse, e poderá ser aproveitado pelo treinador na partida de sábado, em casa, diante da equipe do Paraná, que está na terceira colocação e virá com tudo em busca de mais um resultado positivo.