O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 31 de março de 2011

CAPA: Edição2.076 - Içara, 31 de março de 2011

Rita levanta autoestima das mulheres içarenses
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Posto policial
do Rincão
sofre incêndio

(Maso Nyetto/Jornal Içarese)


Moradores da Rua Rubens Nunes Albino
pedem pavimentação

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Segurança em Içara é precária

Os números de ocorrên-cias referentes a assaltos em postos de combustíveis, arrombamentos em resi-dências, tráfico de drogas tem sido crescentes em Iça-ra, deixando a sociedade a mercê dos bandidos.
As Polícia Civil e Militar, com um contingente pe-queno tem até se esforçado, mas não está dando conta de combater a violência que vem transformando Içara e cidades vizinhas em lugares inseguros.
Talvez, com a implanta-ção das câmaras de segu-rança as ocorrências dimi-nuam, mas tudo vai depen-der dos pontos em que se-rão colocados.
A expectativa é que em breve a Secretaria de Segu-rança Pública de Santa Ca-tarina libere os monitores a Cidade do Mel.

CHARGE

POLÍTICA - TJ/SC suspende artigo de lei que cria cargos no Samae

A Justiça de Santa Catarina suspendeu a eficácia do art. 4º de Lei Complementar Municipal que autorizava a contração de pessoal em caráter temporário nos cargos criados para o Samae.

(Arquivo/Jornal Içarense)

(Arquivo/Jornal Içarense)

No dia 21 deste mês o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) suspendeu a eficácia do art. 4º da Lei Complementar Municipal de Içara nº 44, de 8 de dezembro de 2010, que autorizava a contratação de pessoal em caráter temporário nos cargos criados pela mesma lei para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae).
A 2ª Promotoria de Justiça de Içara e o Centro de A-poio Operacional de Con-trole de Constitucionalida-de do Ministério Público, haviam ajuizado, no dia 9 de março, uma Ação Direta de Inconstitucionalida-de contra lei. Agora, o TJ/SC concedeu medida limi-nar à ação.
“Segundo consta da decisão, a lei questionada em nenhum momento [...] descreve a imperiosa necessidade de contratação imediata, apenas autoriza a con-tratação temporária, em seu art. 4º, sem qualquer ressalva quanto aos requisitos necessário para mitigar-se a realização do concurso público [...]”, publicou a promotoria de Justiça de Içara sobre a decisão.
A regra é o concurso público para provimentos dos cargos, e a contratação temporária deve ser feita em caráter excepcional.
Ainda de acordo com a decisão, “não se trata de cargos que visam atender situação de excepcional urgência, especialmente porque o serviço já era desenvolvido sem a participação dos cargos em questão, de modo que, por ora, afigura-se desarrazoado permitir a contratação de profissionais em caráter temporário”.
A lei criou cargos de Advogado, Assistente Social, Assistente Jurídico, Telefonista, entre outros, e permitia, em seu art. 4º, a con-tra-tação em caráter temporário, por processo seletivo, pelo diretor presidente do Samae, que atualmente é Paulo Preis Neto.
Sobre a determinação da Justiça do Estado, Preis diz que não sabe de detalhes, pois o advogado Joel Casa-grande é quem está cuidando do assunto.

GERAL - Moradores do Presidente Vargas sofrem com poeira vinda de rua

Nos dias secos a poeira toma conta de um trecho da Rua Rubens Nunes Albino, no bairro Pre-sidente Vargas, que não está pavimentado e a população pede providências para Administração.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os moradores da Rua Rubens Nunes Albino, no bairro Presidente Vargas, em Içara, estão há anos reivindicando a pavimentação da via.
De acordo com Jair Armando Amoroso, que reside há 7 anos no local, a po-eira que levanta da estrada de chão com a passagem dos carros é um problema antigo, que tornou-se insustentável após o as-faltamento da Avenida Diomício Freitas, no final do ano passado.
“Nossa rua é, hoje, a melhor ligação entre a SC-443, a Diomício Freitas, e a SC-444. Devido a isso, o tráfego de automóveis, utilitários e caminhões é intenso”, reclama Amoroso.
Ele explica que dos 750 metros de extensão da rua, apenas 200 metros não são pavimentados, o que gera uma nuvem de pó constante, que invade as residências. “A maioria dos veículos trafega em alta ve-locidade, aumentando o problema. Tudo o que conseguimos com políticos foram promessas. Gastamos uma enorme quantidade de água tratada para molhar a rua e lavar as calçadas diariamente, numa tentativa de manter a higiene”, comenta.
Além da sujeira formada pelo pó, há ainda um outro agravante para a família de Amoroso.
“Minha esposa tem câncer nos pulmões, devendo, de preferência, permanecer em locais arejados e limpos. Porém, vivemos sufocados no meio do pó e da sujeira, devido ao descaso com essa rua”, enfatiza.
Amoroso ressalta que a via fica aos fundos de um posto de saúde e de uma creche. Ele teme pela saúde da população.
De acordo com o morador, a necessidade é tanta que os residentes já concordaram entre si de pagar pe-la obra. “Porém, precisamos do intermédio do Poder Público para que a mesma aconteça”, observa.
A vizinha de Amoroso, Valdenir Joaquim, que reside no local há 30 anos, reforça a intenção dos moradores de pagar pela pavi-mentação. “Queremos pagar. As nossas casas ficam trancadas o tempo todo por causa da poeira. Além disso, ressalto o desrespeito dos motoristas, que passam pela rua em alta velocidade”, adverte Valdenir.
O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, residente do bairro, explicou que está ajudando a população na pavimentação das ruas. Porém, está indo por partes. “Os moradores das Ruas Santa Rita de Cássia até o Anel Viário já estão pagando parcelas da pavimentação. Além destas, em outras ruas já fizemos o acordo entre a população e a prefeitura. Em abril pretendo chegar na Rua Rubens Nunes Albi-no, onde vamos fazer uma reunião”, conta Boca.
Ele explica que os moradores pagam pelas lajotas e mão-de-obra; e a Administração Municipal fica responsável pela drenagem, corte topográfico e corte da rua.

POLÍCIA - Posto da PM do Balneário Rincão afetado por incêndio

Os soldados da Polícia Militar do Balneário Rincão tiveram um susto ao perceber chamas atingindo o posto localizado na arena de eventos, cujas chamas vieram de um terreno ao lado.

(Divulgação)

Os soldados da Polícia Militar de Içara leveram um grande susto na noite de terça-feira, dia 29, quando ocorreu um incêndio no posto policial, construído próximo a Arena de Eventos no Balneário Rincão.
Isto porque a queima de materiais na área externa do posto atingiu o interior da construção de madeira. O combate foi iniciado pelo efetivo local, através de extintores de incêndio. Logo em seguida a guarnição do Corpo de Bombeiros foi então acionado, para impedir que as chamas causassem um estrago maior. Foram usados 200 litros de água no controle do fogo.
O comando da Polícia Militar de Içara pretende investigar para saber se o incêndio foi acidental ou ato criminoso de vândalos.
Danificar um bem público é um crime grave podendo, até, gerar prisão do responsável.
Também na noite de terça-feira o Corpo de Bombeiros de Içara atendeu a ocorrência de um incêndio em carro. Um Monza com placas de Criciúma pegou fogo no bairro Terceira Linha, em Içara.
Quando o Corpo de Bombeiros do município chegou no local, toda a parte interna e dianteira do veículo estavam em chamas, e para conter o fogo foram usados, cerca de 2 mil litros de água, evitando que afetasse o porta malas, onde estava o cilindro de Gás Natural Veicular (GNV), que havia sido instalado naquele dia.
As hipóteses da causa do incêndio podem ter sido um curto no sistema elétrico ou o auto aquecimento do veículo.
Segundo a PM, ninguém se feriu no incidente.

VARIEDADES - Palestra de sexóloga em Içara atrai mais de 800 mulheres

O 3º Encontro da Mulher de Içara reuniu um grande número de convidadas que lotaram o salão de festas da Igreja São Donato; onde Rita Rostirolla palestrou sobre sensualidade.

(Divulgação)

O salão de festas da Igreja Matriz São Donato foi lo-tado por mais de 800 mu-lheres de Içara e região que foram ao local na tarde des-ta quarta-feira, dia 30, para assistir a palestra da sexó-loga gaúcha Rita Rostirolla.
A abertura do evento foi feita pela presidente da Fundação Assistencial de Içara (FAI) e primeira-da-ma, Marielza Inácio da Luz. Em seguida, o secretá-rio de Saúde, Laudelino Calegari, comentou sobre a importância das mulheres, que estão sempre dispos-tas a cuidar da família.
O prefeito Gentil Dory da Luz também enalteceu o empenho da FAI; da Se-cretaria de Assistência So-cial, Trabalho e Renda; e da Secretaria de Saúde, que estavam à frente dos trabalhos; além de focar na qualidade de vida.
“Cuidar da saúde do cor-po e cuidar da saúde da mente se equivalem quan-do o assunto é qualidade de vida e esse tema é nossa busca contínua em Içara”, destacou o prefeito.
Para a gestora de saúde de Içara, Mira Dagostin, a realização dos encontros está transformando a reali-dade da mulher de Içara.
“Cuidar da saúde física já é parte do cotidiano, ago-ra é a vez de cuidar do bem estar, da beleza, da sensua-lidade e autoestima”, des-tacou a gestora.
A palestra, que deveria iniciar às 13h30min, co-meçou por volta das 15h. O atraso se deve ao gran-de número de pessoas. Com isso, os organizado-res tiveram que providen-ciar mais cadeiras.
Um vídeo, no qual foram mostradas fotos de mo-mentos da carreira de Rita, marcou o início da progra-mação da palestra.
A primeira sex personal trainer do Brasil, pioneira ao desenvolver técnicas es-peciais de sedução e con-quista, foi à frente ani-mando as convidadas.
“Só sei que a minha pa-lestra surtiu efeito quando causa insônia nas mulhe-res. Pois, elas vão ficar pen-sando em tudo que falamos aqui, ou fazendo outras coisas”, provocou Rita.
O evento ainda contou com apresentação do Coral Show Criança Feliz, que distribui rosas às mulheres presentes, sorteios de rou-pas íntimas e chocolate.
Às içarenses, Rita falou sobre sensualidade e auto-estima feminina, enfocan-do a prevenção à AIDS.
Para as mulheres que não participaram durante a tarde, devido ao trabalho, puderam conferir a pales-tra à noite, no Clube Ipi-ranga. Mas, apenas as que possuíam convite.
Rita Maria Rostirolla, 46 anos, é gaúcha, e consul-tora comportamental.
Desde que instituiu as palestras como uma nova forma de treinamento, Rita Rostirolla já falou, com su-cesso, a mais de 600 mil mulheres em centenas em-presas e eventos de todos os portes pelo Brasil.

ESPORTE - Içara estreia nesta sexta-feira no Campeonato Estadual de Futsal

Os atleta do futsal da categoria Sub-13, da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara irão ter um fim de semana bem puxado na estreia do Campeonato Estadual da categoria

(Divulgação)

O ano começou movi-mentado para o esporte içarense, com as competi-ções de verão concluídas, rapidamente os campeo-natos foram retomados na cidade.
A Fundação Municipal de Esportes, (FME) de Içara prepara a equipe de futsal, categoria Sub-13, para a estreia nesta sexta-feira, 1º de abril, no campeonato estadual da categoria.
Para garantir resultados expressivos o treinador Gustavo Teixeira tem in-tensificado o treinamento.
Os jogos acontecerão no no Ginásio Esportivo Pro-fessor Adolfo Back, em For-quilhinha, nos dias 1°, 2 e 3 de abril. Os içarenses enfrentarão as equipes de Forquilhinha/ADC/Sea-ra/Anjo Futsal; Energia/Prolincon/Tubarão; Rui Barbosa/APAF/Colégio São Bento e ADESC/CME Braço do Norte.
Na primeira fase, os ti-mes jogarão entre si, em tur-no único, dentro das cha-ves, com pontuação corri-da. Esta primeira etapa ser-virá apenas para a forma-ção do ranking - todas as equipes estarão classifica-das para a segunda fase, quando as disputas pas-sam a ser em turno e retur-no. No total, 32 times parti-cipam do Estadual Sub-13.
“Estamos treinando du-as vezes por semana no gi-násio do bairro Cristo Rei por causa das reformas no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq. Como se trata de uma equipe de ba-se, formada nos últimos dois anos, o entrosamento é grande. Estou com uma expectativa grande por isso. Temos que confiar em nosso potencial”, ressalta Gustavo Teixeira.
O técnico destaca a in-tenção de conquistar uma posição confortável para que Içara sedie uma etapa da competição, somando, no mínimo, quatro pontos.