O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 12 de setembro de 2009

VARIEDADES - Bairro Jussara recebe o projeto “Escola de Postura”

Projeto “Escola de Postura” na Escola de Ensino Infantil Padre Pacífico Dagostim, no bairro Jussara, é promovido pela Administração Municipal de Içara para orientar a boa postura dos alunos.

A Administração Municipal de Içara implantou o projeto “Escola de Postura” no bairro Jussara, bairro modelo do Projeto Mesa do Prefeito na Comunidade por apresentar os menores índices de desenvolvimento. O fisioterapeuta, Milton Ricardo de Medeiros Fernandes, elaborou e executa o empreendimento.

O trabalho já está sendo realizado na Escola de Ensino Fundamental Padre Pacífico Dagostim com os estudantes da quarta série do Ensino Fundamental. Objetiva-se orientar a comunidade escolar (direção da escola, professores, pais e alunos) dos cuidados necessários para uma boa postura através de sessões educativas que orientarão sobre a prática das posturas corretas no transporte de mochilas escolares, quantidade de carga transportada, modelo de mochila utilizada, modo de transporte de mochilas, e medidas necessárias para evitar o surgimento de alterações musculo-esqueléticas que venham a causar algum tipo de dor.

É a correção postural e reeducação corporal, com atenção especial e peculiar àqueles docentes que apresentem alguma alteração na postura. “Hábitos posturais incorretos adotados desde o ensino fundamental podem gerar alterações irreversíveis nas crianças, considerando que as estruturas que compõem a unidade vertebral (ligamentos e discos) sofrem um processo de degeneração ao longo da vida e não apresentam mecanismos de regeneração. Assim, justifica-se a elaboração de programas de prevenção para diminuir os riscos de alterações e dores na região da coluna vertebral em escolares pelo uso inadequado de mochilas, considerando que para a criança, a meta de vida é brincar e qualquer dor que a prive disto é preocupante”, explica Fernandes sobre as causas multifatorias que provocam alterações de postura na maioria das crianças.

Estão previstas a adoção de visitas mensais à escola mantendo orientações e cuidados.

Este é um projeto piloto que visa atender os demais colégios da rede de ensino municipal de Içara, sendo realizado sempre no primeiro semestre de cada ano letivo”. A “Escola de Postura” compreende três etapas: avaliação postural, palestras e escola de postura, onde serão disponibilizadas atividades específicas para crianças com alteraçãos ou dores e para aquelas que não apresentem nenhum tipo de dor ou alteração postural.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Atendimento está comprometido na Delegacia Civil do Rincão

Infiltrações de água no sistema elétrico e falta de policiais são os motivos que tornam atendimento à população rinconense prejudicado na Delegacia de Polícia Civil do Balneário Rincão.

A situação na Delegacia de Polícia Civil do Balneário Rincão é preocupante no que diz respeito à infraestrutura e segurança, não referente à criminalidade, mas a própria estrutura física do local, que coloca em risco o único policial civil funcionário do local e a comunidade em geral que precisa ir à Delegacia registrar alguma ocorrência.

Há cerca de três anos, o problema da infiltração de água pelo teto e pelas paredes vêm causando danos, principalmente nos móveis de madeira.

Ultimamente, com as decorrentes chuvas, a infiltração de água é tanta que ela escorre pelas lâmpadas do corredor principal da delegacia, criando no piso poças de água.

Como a água está em contato com a energia elétrica, o risco de ocorrer uma descarga elétrica em quem pisar na água é amplamente possível.

Por esse motivo, tem-se evitado ao máximo acender uma lâmpada ou ligar o computador.

Como há apenas um funcionário atuando na delegacia, atender à população tem sido uma tarefa difícil.

Segundo o policial civil Leandro Klug, os cidadãos acabam pensando que existe má-vontade de atendê-los, quando se nega levá-los até a sala de registro de ocorrência, pois precisa-se passar pelo corredor alagado, correndo o risco de alguém levar choques.

A situação está sendo averiguada pelo delegado regional de Criciúma, Jorge Koch, que deu um prazo de duas semanas para reformar o telhado e interromper o fluxo das goteiras.

Quanto à falta de efetivo, espera-se o início de 2009 para a chegada de novos policiais que estão em treinamentos.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Avenida Centenário está em péssimas condições de tráfego

Içarenses que precisam ir constantemente para o município de Criciúma têm reclamado do estado em que se encontra a Avenida Centenário, que está intrafegável, devido ao número de buracos na via.

Eles têm se intensificado nos últimos dias de chuva, ficando escondidos sob as águas, fazendo com que motoristas passem por eles sem perceberem a profundidade dos mesmos.

Segundo o secretário de Obras de Criciúma, Abraão Arthur Souza, já está tudo preparado para inciar a recapagem, espera-se apenas a chuva parar, cuja previsão é para domingo.

Se a previsão se confirmar, duas equipes iniciarão a Operação Tapa-Buraco Emergencial. Cada equipe iniciará em um sentido da avenida (Próspera x Pinheirinho e vice-versa).

Geralmente, essas operações levam no máximo dois dias, se o clima cooperar.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Liberada uma das pontes do Nossa Senhora de Fátima

Depois de muitas reclamações dos moradores a Administração Municipal de Içara liberou uma das nove pontes do bairro Nossa Senhora de Fátima, que estava bloqueada há mais de um ano.

Administração Municipal de Içara entregou nesta quinta-feira, 10, a obra de reconstrução da ponte da Rua Santos Dumont, no bairro Nossa Senhora de Fátima. No mesmo dia foi realizada a limpeza da boca-de-lobo na Rua Padre Jesuíno, que segundo moradores era um dos principais motivos de alagamentos em época de chuvas.

“Estes problemas existem a muito tempo. Muitas pontes estão em estado precário por falta de manutenção, mas agora a solução está se tornando real. Os trabalhos foram iniciados e percebemos que a Administração Pública está dando a atenção que o bairro e a comunidade merecem”, comemorou o presidente da associação de moradores, Edson Cardoso, acrescentando que tem linha direta com o prefeito Gentil da Luz e o apoio da comunidade. “Tenho certeza que nossas solicitações serão atendidas” comenta.

A reconstrução da ponte atende diretamente 30% dos moradores do bairro.

Segundo o prefeito esta foi a primeira de 22 pontes que merecem atenção especial do Executivo. Gentil já esteve reunido com todos os presidentes de Associações de Moradores para o ‘Café com Prefeito’ e tanto para os representantes do Nossa Senhora de Fátima, quanto para os moradores de Esperança, Linha Frasson, Casagrande, Marili, Loteamento Santa Helena, Linha Pascoaline entre outros o pleito principal são construções de pontes.

“Estamos muito preocupados. As pontes estão em estado precário dificultando a acessibilidade, além de colocar em risco os moradores. Temos que contar com o apoio do Governo do Estado; já houve sinalização, mas estamos buscando definições. Uma lista de prioridades neste sentido já foram entregues ao governador Luiz Henrique a, e ao secretario de Desenvolvimento Regional, Luiz Fer-nando Cardoso, com os quais sabemos poder contar”, sublinha Gentil.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Ex-servidores aguardam decisão judicial

Os funcionário demitidos da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) têm audiência marcada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Criciúma, nesta segunda-feira (14) às 15h30min.

O processo é movido pelo Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional de Santa Catarina (Senalba) pelas verbas rescisórias que não foram pagas pela Administração Municipal de Içara.

Segundo o advogado da causa, Jamilton Colonetti, na sessão serão apresentadas possíveis provas para que o juiz emita parecer, ou seja, sentença em 1° grau do processo; cabendo recurso àquele cuja decisão não seja favorável. “O direito dos trabalhadores é legítimo. A prefeitura não quer pagar. Nunca sinalizou pelo pagamento, nem em dez vezes como determinou a lei aprovada pela Câmara de Vereadores do município. Foi só uma tentativa de acabar com a mobilização”, explica Colonetti.

De acordo com ele a Afasi deveria pagar os direitos dos ex-funcionários, como não tem dinheiro, a Justiça vai penhorar a prefeitura. Porém a disputa judicial deverá ser longa.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Internet gratuita só no fim do mandato de Gentil da Luz

Promessa de campanha do prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, a implantação da internet gratuita não sairá do papel neste ano, apenas em 2011, no final do mandato do peemedebista.

“A internet gratuita faz parte do meu Programa de Governo, mas meu mandato vai até 2012”, afirma o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB).

Isso significa que a promessa feita em entrevista ao Jornal Içarense (JI, edição 1.545 de 22 de janeiro de 2009) não se concretizará: “Esse será o meu primeiro compromisso de campanha. Içara será o primeiro município do Brasil a ter internet completamente grátis. A implantação do “Tele Içara” fará do município o lugar mais digital do país, e esse projeto será cumprido ainda neste ano”, revelou na ocasião, o peemedebista.

O chefe do Executivo içarense informou que os recursos para a viabilização do projeto estão sendo garantidos no orçamento do município. “Não haviam verbas destinadas a esse fim no Plano Plurianual (PPA)”, justificou.

Luz diz que o fato de não haverem proventos financeiros para pagar os custos de instalação da rede gratuita para os içarenses é justificativa plausível e aceita por aqueles que, por ventura, lhe façam cobranças no futuro.

“Tenho vontade de ir à Miami e meus filhos à Disneylândia, mas só faremos isso quando tivermos condições financeiras. O Projeto Cidade Digital está sendo desenvolvido, já foram garantidos R$ 900 mil no PPA, informatizaremos o serviço público, teremos um ônibus itinerante com internet, serão implantados quiosques na praia com acesso gratuito à web e, em 2011, toda Içara terá internet gratuita”, declarou o prefeito.

A Secretaria de Educação integra agora Ciências e Tecnologia e é o setor responsável por “tornar Içara a cidade mais digital do Sul do Brasil”, profetiza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Delegacia de Polícia Civil do Balneário Rincão

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Maso NIETTO

“Não tenho posicionamento, porque ninguém me falou nada, não estou a par da situação e nem parei para pensar no assunto”. Vereador Neuzi Berto Silveira (DEM), sobre a gestão compartilhada entre Casan e Samae, cujo presidente José Zanolli é do mesmo partido.

Aires Brito,
presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deixou claro, em entrevista do Jornal Folha de S. Paulo, que a mudança no número de vereadores só vale para 2012. A PEC dos Vereadores não pode substituir o resultado das eleições definiu Brito, que explicou: suplente de vereador não é vereador suplente.

A informação foi uma água fria nos suplentes Geraldo Baldissera (PDT), Dilnei Darcy Lima (PMDB), Fábio Della Bruna (PP), Edna Benedet da Silva (PCdoB) e Íara Amândio Martínez (PP).

Agora só falta definir se a Câmara de Vereadores de Içara terá 13 ou 15 representantes em 2013.

Representantes (1)
do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil e Cerâmica participam segunda-feira da Câmara de Vereadores de Içara. Eles pretendem mostrar aos vereadores que há uma empresa interessada em adquirir o imóvel da antiga Vectra, gerando empregos na cidade e pagando um valor que permitiria indenizar os ex-funcionários.

O sindicato (2)
não acha interessante o Poder Público de Içara comprar o imóvel, como o prefeito Gentil Dory da Luz já mostrou interesse e até elaborou um projeto que foi entregue ao governador Luiz Henrique, pois o valor anunciado, cerca de R$ 3 milhões, fica abaixo do montante necessário para pagar as dívidas trabalhistas dos 220 ex-funcionários.

Rápidas

  • O lixo da Linha Três Ribeirões, em Içara, passa a ser recolhido e destinado ao aterro sanitário. Mas no Centro a coleta não vem agradando os moradores.
  • O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro PSDB), anunciou pacote de obras com investimento de R$ 34 milhões nas áreas da Saúde, da Educação e de Obras.
  • Presidente da Câmara de Criciúma, Edinho Nascimento (PMDB), defende a realização de uma consulta popular para definir o número de vereadores.
  • Vereador Ézio Jevis Manoel, PDT, assumiu oficialmente a condição de pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2010.
  • A Secretaria De Estado da Saúde informou que até o momento foram confirmados 52 óbitos decorrentes da Gripe Influenza A (H1N1).
  • O presidente Lula da Silva deixou claro que será política a decisão final sobre a escolha dos caças para reequipar a Força Aérea Brasileira.
  • Senadora Ideli Salvatti (PT) está em Santa Catarina mas evitou fazer qualquer comentário sobre o valor de R$ 70 mil gasto em curso de especialização.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 2)

É uma doença provocada pela baixa concentração de hemoglobina na veia sanguínea.

Diz-se haver anemia (do grego, an = privação, haima = sangue) quando a concentração da hemoglobina sanguínea diminui aquém de níveis arbitrados pela Organização Mundial de Saúde em 13 g/dL para homens, 12 g/dL para mulheres, e 11 g/dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Diagnóstico
O hemograma é o exame fundamental para o diagnóstico da anemia. É feito, atualmente, em contadores eletrônicos de grande porte e alto preço, que contam e medem os eritrócitos e geram curvas de frequência com médias e coeficientes de variação, definindo os parâmetros numéricos da população eritróide. As melhores máquinas distinguem e contam os eritrócitos mais jovens (reticulócitos), permitindo-se assim uma avaliação da produção diária e da resposta regenerativa à anemia.

Complementando-se os números dessa fantástica tecnologia com a observação ao microscópio por um patologista-clínico experiente, a grande maioria dos casos de anemia pode ser caracterizada quanto a seu mecanismo de produção (patogênese), o que leva ao diagnóstico da doença ou evento básico causal (etiologia).

Deste modo: Quando a patogênese é a produção inadequada de hemoglobina, seja por falta de ferro ou por defeito genético na síntese, o hemograma evidenciará a presença de eritrócitos menores que o normal (microcitose), por faltar-lhes conteúdo.

Nas anemias decorrentes de inibição da proliferação eritróide, como na falta de vitamina B12, no uso de drogas antiblásticas (usadas no tratamento do câncer) ou em algumas doenças próprias da medula óssea, serão notados eritrócitos com volume médio superior ao normal (macrocitose).

Nas anemias que acompanham as doenças crônicas, infecciosas, reumáticas, renais, endócrinas, o hemograma caracteriza-se “por não ser esclarecedor”; devem ser procurados os sinais clínicos e os resultados de exames próprios de cada uma delas.

Nas anemias por excesso de destruição periférica dos eritrócitos (anemias hemolíticas) e nos dias que sucedem uma hemorragia, o hemograma mostrará aumento significativo dos reticulócitos, caracterizando a hiperregeneração reacional do tecido eritróide da medula óssea.

Tipos
As anemias mais freqüentes e/ou de particular importância tanto médica quanto social são:
- Anemia da carência de ferro (ferropênica);
- Anemia das carências de vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico;
- Anemia das doenças crônicas;

Anemias por defeitos genéticos:
- células falciformes;
- talassemias;
- esferocitose;
- deficiência de glicose-6-fosfato-desidrogenase (favismo).

Anemias por agressão periférica aos eritrócitos:
- malária;
- hemolíticas imunológicas;
- anemia por fragmentação dos eritrócito.

Anemias decorrentes de doenças da medula óssea:
- aplástica e leucemias e tumores na medula.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 1)
COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anemia (Parte 2)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1704: EDITORIAL - É momento da solidariedade

Até a noite de sexta-feira 73 cidades catarinenses registraram ocorrências com as chuvas que vem castigando Santa Catarina, sendo que 65 estão em situação de emergência.

Na Região Sul, Araranguá, Maracajá, Forquilinha, Criciúma, Siderópolis, Araranguá, Turvo, Sangão, Praia Grande, já tiveram diversas famílias desalojadas de suas casas.

Como ocorreu no final do ano passado, as chuvas tornam a causar mortes e estragos em solo catarinense.

E neste momento a solidariedade deve clamar mais alto. Ajudar os menos favorecidos é um ato de grandeza e de bondade. Vamos fazer a nossa parte.

Quem pensa em viajar por esses dias, deve dar uma pausa, e caso seja obrigado pegar a estrada, seja prudente e cuidadoso, para evitar uma dor maior aos familiares.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.