O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

CAPA: Edição2.126 - Içara, 11 e 12 de junho de 2011

Gentil recebe alunos dos PETIs
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Vândalos causam estragos em escola municipal
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


PSD criará umacomissão em 15 dias diz Zanolli
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Vandalismo em série atinge AMI

Os atos de vandalismos que vem ocorrendo com veículos do Administração Municipal de Içara (AMI) pode ser uma retaliação e pode ter sido feitos pelos mesmo elementos. AMI adquiriu 10 carros novos.
Se puxarmos na memória, pouco antes das eleições de 2004 e de 2008 ocorreram algo parecido, em menos proporção, mas em carros de políticos. Claro que pode ser conscidência.
O vandalismo é um ato de pessoas fracas e submissas que se alimentam de raiva e se tornam irracionais tendo por trás uma mente in-sana. Pode acreditar.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,

Conheça as temidas doenças de inverno (1)

As doenças de inverno mais co-muns são as que atingem a gargan-ta e o aparelho respiratório. Os alvos mais comuns são as vias respiratórias superiores (o nariz), a garganta, os ouvidos e os pulmões. Se tratadas adequadamente, essas doenças não têm maior gravidade, embora tra-gam grande desconforto. Mas, quando se complicam, podem levar à morte. Por isso, é fundamental conhecer as diferenças e ficar de olho nos sintomas.
Em geral, secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificulda-des respiratórias indicam a necessidade de tratamento de emergência, muitas vezes com hospitalização. Para evitar que isso aconteça, informe-se.
Principais doenças:
Alergia: O que é? É uma “resposta imunológica e-xagerada”, isto é, ocorre quando o organismo reage com exagero a alguma substância estranha. Em geral, ela tem motivação genética.
Sintomas: As alergias típicas do inverno são a tosse, a coriza e a coceira nos olhos, na garganta e, muitas vezes, na pele.
Agentes: Os causadores das alergias variam muito: podem ser alimentos, tecidos, pêlos ou penas de animais, poeira, mofo, pólen etc. No inverno, os mais comuns são o mofo e a poeira.
Prevenção: A primeira provi-dência é descobrir a fonte da a-lergia, que deve ser diagnosti-cada por um médico especialis-ta em alergias. Depois, é preciso encontrar meios de ficar longe do agente causador da alergia.
Tratamentos: Devem ser sempre prescritos por mé-dicos, e podem incluir remédios anti-alérgicos, corti-sona e, em alguns casos, “vacinas” que dessensibilizam o organismo.
Asma: O que é? A asma (também conhecida como “bronquite asmática” ou “bronquite alérgica”) é uma doença que congestiona os brônquios, impedindo que o ar chegue até os pulmões. Pode ser causada por diver-sos fatores, e ocorre em cerca de 10% da população brasileira, sendo mais freqüente nas crianças.
Sintomas: Os principais são a falta de ar e o “chiado” na respiração.
Agentes: A asma pode ser causada por uma reação alérgica ou por infecção das vias respiratórias.
Prevenção: Ficar longe dos agentes alérgicos e, em casos mais graves, tomar a medicação preventiva, pres-crita pelo médico.
Complicações: A asma pode causar enfisema pulmo-nar e morte por insuficiência respiratória.
Tratamentos: Os tratamentos de emergência só po-dem ser dados por médicos, e incluem a famosa “bom-binha”, a nebulização e medicação.
Bronquite: O que é? É uma reação inflamatória dos brônquios que impede o ar de chegar aos pulmões.
Sintomas: Catarro, tosse seca e com chiado. Com o agravamento, há tosse com escarros, dor atrás do osso do peito, fadiga, mal-estar geral e febre.
Agentes: Os causadores podem ser alergias, irrita-ções causadas pela fumaça ou pelo fumo, infecções respiratórias ou agentes ambientais, como a neblina.
Prevenção: Não permanecer em ambientes poluídos.
Complicações: Pode progredir para pneumonia.
Tratamentos: Depende da causa da bronquite e só pode ser prescrito por médicos. Em geral, é feito com expectorantes (para eliminar o catarro), inalação e, no caso de haver uma infecção, com antibióticos.
Continuamos na próxima edição.

POLÍTICA - PSD de Içara forma comissão provisória em até 15 dias

O DEM de Içara está tomando a frente para a fundação do PSD no município; José Zanolli, Renato Réus e mais 18 pessoas colheram assinaturas e uma comissão provisória será criada.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As quase 600 assinaturas de políticos interessados na fundação do PSD de Içara já foram devidamente entregues no Cartório Eleitoral da cidade.
O próximo passo das lideranças é formar uma comissão provisória.
“Entregamos o documento no cartório, está tu-do certo. Em 15 dias vamos reunir os companheiros para formar uma comissão provisória, até a fundação oficial do partido na cidade”, explicou o futuro pes-sedista, vice-prefeito José Zanolli.
O grande ato do PSD em Florianópolis, previsto pa-ra este mês, ainda não tem data marcada, segundo Zanolli.
No evento, com a presença do governador Raimun-do Colombo, já filiado à sigla, e outras lideranças, co-mo o fundador Gilberto Kassab, o PSD de Içara se-rá fundado oficialmente.
O partido precisa ser fundado até outubro deste ano, para que os filiados possam concorrer às eleições em 2012.
O vice-prefeito de Içara preferiu não adiantar os nomes das lideranças mais fortes da lista, que deverão integrar a comissão.
A lista de assinaturas, encaminhada ao Cartório Eleitoral, forneceu uma declaração, que será entregue às comissões provisórias estadual e nacional do PSD, já formadas.
Em Içara 20 pessoas estiveram mobilizadas na coleta das assinaturas.
Para o município, a meta era recolher 200 nomes.
Para todo Estado de Santa Catarina, o estipulado eram 12 mil assinaturas.
As listas servem para medir o interesse dos políticos em cada cidade em aderir ao PSD.

GERAL - Dia da Erradicação do Trabalho Infantil é lembrado em Içara

O Dia Contra o Trabalho Infantil é lembrado em todo o mundo no domingo, 12 de junho; em Içara a Administração Municipal realizou um evento no Paço, com a presença dos alunos dos PETIs.

(Bruna Borges/Jornal Içarnese)

Crianças dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) dos bairros Pedreiras, Esplanada e Ja-queline estiveram no Paço Municipal na tarde desta sexta-feira, dia 10, a fim de lembrar, junto com a Administração Municipal, o Dia da Erradicação do Tra-balho Infantil, comemorado em 12 de junho.
Na ocasião, o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli falaram sobre a im-portância do envolvimen-to do governo para o combate ao trabalho infantil.
“Ter meus direitos garantidos é viver feliz. Refletindo sobre este tema, pensamos em nossa tarefa, enquanto homens públicos, de garantir os direitos das crianças como escola e saúde de qualidade, alimentação saudável, um lar, e tantos outros. Temos o dever de garantir estes direitos e não vamos desistir até consegui-los para estas crianças”, disse o vice-prefeito.
O prefeito chamou à frente, para estarem juntos com as autoridades, os professores dos três PETIs, representantes mirins da Administração Municipal e servidores da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Renda.
“Peço uma salva de palmas para estes profissionais, que se dedicam dia-a-dia por vocês. Eles nos representam lá on-de vocês estudam”, falou Gentil às crianças.
Em seguida, os alunos do PETI do bairro Jaqueline encenaram uma peça teatral mostrando a importância do estudo para a vida.
Após o teatro, o professor do PETI do bairro Pedreiras, Leandro Borges, tocou e cantou uma música de sua autoria, com o título “Para tudo tem um tempo”. As crianças cantaram em coro o refrão da canção, afirmando que “agora é tempo de brincar, aprender e crescer”.
Ao final, o prefeito Gentil da Luz e os professores distribuíram pirulitos para os alunos. A gerente de Assistência Social Trabalho e Habitação da SDR-Criciú-ma, Glacis Fabris, também participou Ddo evento.

POLÍCIA - Mais dois casos de vandalismo são registrados no município

A manhã de sexta-feira foi movimentada na Polícia Civil pois foram registradas duas ocorrên-cias de atos de vandalismo, um contra os carros da SAMAE e outro contra uma escola municipal.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os atos de vandalismo deram dor de cabeça na Po-lícia Civil (PC) de Içara nesta sexta-feira dia 10, já que mais dois casos de estrago ao patrimônio público foram registrados na cidade.
O primeiro a ser registrado na polícia foi a depredação aos carros da empresa de Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SA-MAE). Logo cedo, outra ocorrência foi anotada na Escola Ângelo Zanellato.
O fato no Samae, ocorreu por volta das 21h, de quinta-feira, quando os veículos, um Fiat Palio e duas Fiat Strada, foram sujos por colas e tubos de óleo. Sacos de cimento também foram abertos e jogados pelo pátio da emprea pública.
Os funcionários estiveram na Delegacia de Polícia Civil para registrar o boletim de ocorrência, mas não havia ninguém, no local. Já que o único plantonista estava atendendo a uma outra ocorrência.
Ainda não há suspeitos, e caso houver ligação entre o caso dos carros da su-bprefeitura, que também foram depredados, a polícia do Balneário Rincão participará das investigações. “Não temos suspeitos, mas caso houver a ligação com o ato do Rincão, encaminharemos o caso aos investigadores de lá, para que possam fazer uma análise mais profunda do fato”, concluiu o delegado Fernando de Fáveri.
O segundo caso a ser apontado pela PC foi na Escola Ângelo Zanellato, no bairro Primeiro de Ma-io. Os vândalos arrombaram a porta da biblioteca e da sala de educação física, danificando, além de livros, um amplificador, impressoras, computadores e equipamentos de aula.
Dalva de Mello Martig-nago, diretora do estabelecimento de ensino, conta que algo deve ter interrompido a ação dos vândalos. “Eles quebraram tudo que era eletrônico, e defecaram na frente de algumas salas. Alguma ação interrompeu o ato, pois uma tesoura estava na rede da trave da quadra, e parecia que seria usada para algo”, afirmou a diretora.
As salas invadidas são as únicas que não possuem alarmes, isso deve ter cooperado com a ação dos marginais.
O secretário de educação, Antônio de Mello, foi chamado para analisar o estrago. A Polícia Civil também esteve no local.
Outros dois atos de vandalismo são investigados pela polícia e podem ter ligação. O primeiro aconteceu na subprefeitura do Balneário Rincão e o segundo na Samae em Içara.
As sequências de crimes já trouxeram a cidade um prejuízo que ultrapassa R$ 18 mil aos cofres públicos de Içara.
A principal suspeita da Polícia Civil é que todos os casos tenham uma ligação. Nunca na história criminal de Içara tantos atos de vandalismo haviam sido re-gistrados pelos órgãos de segurança. Em cerca de uma semana os ataques foram constantes seguindo apenas um padrão, órgão públicos ligados a Prefeitura Municipal de Içara.
O primeiro deles aconteceu na madrugada de quinta, quando três carros da Subprefeitura foram totalmente depredados. O caso está sendo investigado pela PC do Rincão, mas como parecem ter a mesma ligação os investigadores irão trabalhar juntos.
Fernando de Fáveri confirmou que ainda não a suspeitos dos crimes, e que “nas três ocorrências nada foi levado, demonstrando ser um ato de vingança”.

VARIEDADES - Feira do Peixe da Colônia Z-33 passa a atender a semana toda

O sucesso da Feira do Peixe da Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão, foi tanto que o atendimento teve de ser ampliado para a semana inteira, e não mais só nos finais de semana.

(Foto/Divulgação)

Devido à grande quantidade de peixes vendida du-rante os finais de semana e à crescente procura, a Feira do Peixe da Colônia Z-33 foi ampliada.
Agora, é possível comprar peixe fresco dos pescadores da colônia durante toda a semana.
A barraca da feira está localizada ao lado da sede da colônia, na Rua Laguna, no Balneário Rincão, e atende de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.
“Neste final de semana temos bastante tainha, com ova e sem ova, por causa do arrastão que teve no Torneiro, onde foram pegas nove toneladas”, conta a secretária da colônia, Maria Aparecida Luciano.
Segundo a secretária, desde a última quarta-feira, dia 8 de junho, já foram vendidos cerca de 1.800 quilos de peixe.
Maria Aparecida esclarece que a colônia não tem nenhum lucro com as vendas. “São três pescadores que organizam tudo. Eles recebem o ‘kit feira’ do Governo Federal, que é aberto a todos os pescadores. Então, o lucro é deles. A colônia tem que apenas conferir se o peixe oferecido está fresco”, explica.
Atualmente o valor da tainha ovada é R$ 7,50 o quilo e a não ovada R$ 6,50. Já a sardinha na bandeja custa R$ 2,50 o quilo.
“Quando a feira é divul-gada na imprensa, percebemos que enche de gente”, ressalta a secretária.

ESPORTE - Criciúma treina no CT do Atlético Goianiense

O Criciúma já está em Goiás onde neste sábado irá enfrentar a equipe do Vila Nova pela quarta rodada do CampeonatoBrasileiro da Série B e Edson Gaúcho ainda acerta a equipe.

(Divulgação)

O Criciúma treinou na manhã desta sexta-feira no CT do Atlético Goianiense, último trabalho antes da partida com o Vila Nova neste sábado, ás 16h20min no Serra Dourada.
O time viajou no início da tarde de quinta-feira dia 9, escalado por Edson Gaúcho: Andrey, Fábio Santa-na, Rogélio, Toninho e Marinho Donizete, Carlinhos Santos, Pirão, Diogo Oliveira e Pedro Carmona, Roni e Zé Carlos.
Estão relacionados para o jogo como opções para o banco de reservas, o goleiro Fábio, lateral Thoni, o zagueiro Nirley, o volante He-nik, os meias Aloísio, Breitner e Rubbo e o atacante Lincom.
O jornal O Dia, do Rio de Janeiro, informou em uma de suas edição sobre o interesse do Fluminense pelo futebol do meia atacante Ro-ni, craque do Campeonato Catarinense pelo Criciúma.
Já a direção do Criciúma afirma que não existe nenhuma negociação (veja na coluna ao lado).
O atacante Schwenck foi julgado pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ontem, devido à expulsão contra o Duque de Caxias pelo Brasileiro, após fazer gestos obscenos para a torcida. O jogador acabou punido com dois jogos de suspensão, mas está livre para enfrentar o ASA, terça-feira, pela quinta rodada da Série B. Com a suspensão automática cumprida pelo cartão vermelho, ele foi vetado pelo departamento médico do jogo de hoje devido a uma amigdalite.