O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de março de 2011

CAPA: Edição2.066 - Içara, 17 de março de 2011

Colisão com trem deixa
dois feridos

(Miguel Nietto/Jornal Içarense)


Boca pede a Executiva do PP punição para Carpes
(Arquivo/Jornal Içarense)


Boca pede a Executiva do PP punição para Carpes
(Arquivo/Jornal Içarense)


Morador não foi indenizado a ponte do Torneiro avança
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Carpes tem apoio de dois vereadores

Desde que assumiu a presidência da Mesa Dire-tora da Câmara de Verea-dores de Içara, Darlan Bi-tencourt Carpes, tem sido alvo de criticas por parte de sete vereadores, que forma-ram um bloco de oposição contra o progressista. O motivo: a demissão dos 10 assistentes, atendendo o parecer do Tribunal de Contas do Estado.
O colega de bancada, Jo-aci Domingos Pereira, o Boca, foi mais longe, e pe-diu que a Executiva cobre de Carpes os compromis-sos firmados quando ele foi eleito presidente da Me-sa Diretora, no dia 23 de dezembro.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS



Amor

O amor é um mundo saliente no meio do mundo obscuro. Manifesta-se nos maus momentos, na dúvida, no mar dos descobrimentos. O amor obedece o coração mas não respeita as regras. As regras são claras, o amor: uma revolução.
Curvemo-nos as leis do amor! Submetamos a quebrantar o interior com o rompimento da estrutura humana tradicional. Nada se compara ao amor. O sentimento mais forte, tudo sofre, tudo espera, tudo vê, tudo suporta.
O mundo e seus conceitos vão e vem, o a-mor fica. O a-mor acrescenta e sempre complementa. Reveste e envolve o todo para que o todo seja tudo e a circunstância seja na-da. O amor está acima do raciocínio, muito além da lógica. Ninguém vive sem conhecer sua plenitude.
Tudo o que a mente constrói, a vida aprova, não opina, apenas prepara suas surpresas para que o ser humano viva as reflexões. Somente o sentimento forte é profundo, vai até onde o infinito permitir. A intensidade é incontrolável. O controle é desprezível. O sentimento é aprofundado.
Somente quem ama sa-be contar a história com seus detalhes. Sabe as particularidades, conhece seus horizontes e anda sobre ele a espera dos seus infinitos. Quando o tempo acin-zentado vem, seus conceitos e valores são questionados, a insegurança vem a tona, os planos desabam, os castelos caem, esperanças morrem, porém, no meio de todas do-res o amor prevalece, mesmo com suas feridas.
Vivamos o amor! Nossas intenções são o caminho para as nossas conquistas. O tu-do pode ter máscara de nada e do na-da pode se construir o tudo.
Não deixe o maior sentimento da vida estar escondido nos contos de existência.
Estejamos dispostos a viver uma grande experiência. Não nos envergonhamos. Reconheçamos que o amor bate em nossa porta a cada manhã que nasce. Eu não sei se acabamos com o amor porém o amor nunca acabará co-nosco.
Até a próxima semana.

POLÍTICA - Boca entrega ofício de repúdio à Executiva do PP em reunião

A bancada do PP na Câmara de Vereadores está descontente com o presidente da Mesa Diretora; Darlan Carpes, e Boca entregou um ofício à Executiva do partido pedindo providências.

(Arquivo/Jornal Içarense)


(Arquivo/Jornal Içarense)

A exoneração dos assistentes parlamentares da Câmara Municipal de Içara, feita pelo presidente da Mesa Diretora, Darlan Bi-tencourt Carpes (PP), gerou uma divisão dentro da Ca-sa Legislativa. Agora existe o grupo de sete vereadores descontentes com as medidas adotadas pelo presidente e o grupo de três vereadores que está na defensiva, formado pelo próprio presidente e pelos colegas que o apoiam, Acir-ton Costa (PMDB) e Neuzi Berto Silveira (DEM).
Entre a bancada do PP a revolta foi ainda maior, po-is os vereadores alegam que compromissos assumidos informalmente pelo presidente progressista, en-quanto candidato, não estão sendo cumpridos.
A reclamação foi levada pelo vereador Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, até a Executiva do partido, em reunião realizada na noite desta terça-feira, dia 15.
Boca entregou um ofício explicando que a Executiva havia determinado que os membros do partido deveriam votar em Carpes pa-ra a presidência da Mesa Diretora. “Ocorre que esta presidência assumiu informalmente compromissos que até a presente data não estão sendo cumpridos”, dizia o texto, sem explicar quais eram os acordos.
Através do documento, Boca expressou o descontentamento da bancada. “Os vereadores cumpriram o acordado, elegendo o vereador Darlan Carpes, o qual insiste em desobedecer ao que fora anteriormente definido”, escreveu.
Ao final do ofício, o vereador declarou “que até a data de hoje, nem a presidência do partido, tão pouco o vereador Darlan, tomaram qualquer atitude a fim de solucionar o entrave”.
O presidente do Legisla-tivo estava na reunião e, após as argumentações de Boca, deu a sua resposta. “Falei mais de 30 minutos. Expliquei para Executiva aquilo que já venho dizendo há algum tempo, sobre a auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Santa Catarina, que constatou a existência de 63% a mais de cargos comissiona-dos do que efetivos na Câmara”, disse Carpes.
De acordo com o presidente, a determinação do TCE/SC “jogou por terra” os compromissos que havi-am sido feitos com os vereadores. “Quando assumi os compromissos, não sabia que o TCE/SC iria pedir providências quanto a-os comissionados. Não posso ficar com esta bomba na mão, que pode explodir no futuro”, ressaltou.
Carpes alega ainda que, durante a reunião, algumas pessoas foram favoráveis a ele, incluindo o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.
“O Pedro Gabriel concordou comigo. Disse que eu não tinha outra saída”, conta Carpes.
Segundo o presidente do Legislativo, tanto ele quanto a Executiva do PP sugeriram que os vereadores descontentes fossem até o TCE/SC para tirar dúvidas. “Se eles acharem uma solução para o problema, junto com o TCE/SC, que não vá me comprometer no futuro, me disponho a re-contratar os assistentes”, prometeu Carpes.
O presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Ju-nior, avaliou a manifestação do vereador Boca como justa. “Mas, este é um assunto interno do partido. Durante a reunião houve as argumentações do Boca, do Darlan e as minhas. O vereador Boca disse que nós não nos reunimos para discutir o assunto e eu mostrei a ele que nos reunimos sim. Em seguida o presidente da Câmara deu as justificativas dele”, relatou Lodetti.
O líder do PP de Içara disse que não quer se manifestar sobre o assunto, por tratar-se de interesse interno do partido.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Não conversaram comigo e nem com o partido, isso ocorreu somente entre Gentil da Luz e Ar-naldo Lodetti Júnior”. Adilton Tra-montim, Presidente do PMDB de Içara, em novembro, sobre a possível coligação entre PMDB e PP nas eleições municipais de 2012.

Vereador André Mazzuchello Jucoski
o Polakinho, propõe comissão da Agricul-tura. Na discussão so-bre o futuro da fumi-cultura no Brasil, a Câ-mara Municipal de Içara também deverá se mobilizar. E isto acon-tecerá através de uma comissão especial.
Conforme Polaki-nho, a criação do gru-po é projetada já para a próxima sessão do Legislativo içarense, na quinta-feira. Ainda segundo ele, a iniciativa tem como foco a garantia de trabalho para as famílias que vivem no campo em prol da atividade rural. O mesmo tema já está na Assembleia Legislativa de Santa Cata-rina (Alesc), onde atua na comissão da agricultura o deputado içarense Adilor Guglielmi.

Presidente do PP
Arnaldo Lodetti Júnior foi cobrado pelo ex-prefeito Júlio Cechinel e pelo ex-presidente Júlio César de Lucca, que o partido tinha que se retratar sobre os comentário da possível coligação entre PP e PM-DB . “Comentei que se for o fato o assunto tem ser rebatido e discutido dentro da Executiva. Sempre respeitei a opiniões de todos e gostaria que respeitassem a minha. Mas se a minha posição for voto vencido acatarei a decisão do partido”, finaliza.


Essa “possível”
aproximação entre PM-DB e PP, que não foi notícia criada pela imprensa, divide opiniões dos dois partidos, principalmente na ala dos históricos, que sempre deram a cara pra bater e se xingaram até a última eleição, o que não faz muito tempo.
Dos vereadores do PP, Boca tem sido o único que se aproximou de Gentil da Luz, tendo viajado à Brasí-lia e participado do carro alegórico do prefeito no CarnaRincão. Vamos ver quanto tempo dura!!!!

É de estranhar
que nenhum representante do Executivo e do Legis-lativo de Içara tenham participado da reunião com o Ministro de Transpote, Alfredo do Nascimento, nesta quarta-feira, em Brasília, para tratar sobre a BR-101.
O deputado estadual Adilor Guglielmi (PSDB), juntamente com outros deputados, prefeitos e vereadores de Santa Catarina, se fizeram presentes. Quem também participou do encontro foi o ex-vereador Wagner Pizzetti, fiel escudeiro do deputado Manoel Mota (PMDB).

Naelti Vianna (1)
vice-presidente da comissão pró emancipação do Balneário Rincão disse que tem uma lei estadual que determina a munici-palização. “Continua valendo o plano diretor da se-de, mas o orçamento tem que ser feito pelo novo município, que precisa de uma transição, pelo menos 6 me-ses antes das eleições”.

Empresário (2)
Custódio Abílio da Silva comenta que a comissão precisa de rumo. “Es-tamos discutindo, discutindo e discutindo e para chegar nesta caminhada temos que nos fundamentar na lei para sabermos o que é nosso por direito. Porque, sem isso, vamos ficar no eu acho e chegar em nada”, finalizou.

“A política e os destinos da humanidade são forjados por homens sem ideais nem grandeza. Aqueles que têm grandeza interior não se encaminham para a política.” (Albert Camus - Escritor francês -1913-1960).

GERAL - Prefeitura de Jaguaruna aguarda projeto para Ponte do Torneiro

A Ponte do Torneiro está quase concluída; projeto da Construtora Confer vai definir se a casa que impede a construção da cabeceira vai receber muro de contenção ou será desapropriada.


Há um mês o secretário de Obras da Prefeitura Mu-nicipal de Jaguaruna, Mário Goulart Ferreira, informou que havia se deparado com um problema du-rante a construção da Ponte do Torneiro, sob o Rio Urussanga, na divisa entre Balneário Rincão, em Içara, e Jaguaruna.
O entrave, segundo Fer-reira, foi provocado pelo proprietário de uma casa localizada na estrada onde vai ser colocado o aterro e a cabeceira da ponte.
“Ele não quer desapropriar a área. Já acionamos o setor jurídico para cuidar do caso”, ressaltou o secretário, ainda em fevereiro.
Porém, nesta terça-feira, dia 15, o dono da residência, José Silvano Silveira, que mora há seis anos no local, disse que o então secretário de Administração e atual vereador, Edenilson Montino da Costa, entrou em contato com ele duas vezes. Mas, até agora, não foi definido nada.
“Ninguém fez proposta oficial para desapropriação da área. Apenas disseram que poderia ser feito um muro de contenção. Mas, eu não quero este mu-ro porque vai ficar bem em cima da minha casa e vai ser perigoso”, enfatizou o morador. Silveira ainda comentou que sem acordo, não sai do local.
Edenilson Montino da Costa voltou a atuar na Câ-mara Municipal de Jagua-runa. Porém, continua ajudando na execução da o-bra, por estar a par do processo. Ele assumiu a Secretaria de Administração por um tempo.
“Estamos esperando um projeto que vai ser entregue esta semana pela Construtora Confer, responsável pela continuação da obra. Com o projeto em mãos, va-mos saber se poderemos fazer um muro de contenção ou se será necessário desapropriar o local”, explicou Costa.
O vereador informou, a-inda, que a ponte foi con-cretada e está em fase de a-cabamento. Resta apenas que as prefeituras façam as cabeceiras.
“Já conversamos com o dono de um terreno próximo, que também está na parte onde vai ser feita a cabeceira, e ele liberou. Falta verificarmos a situação da casa”, reforçou Costa.
Ricardo Soares, dono da RS Empreiteira, executora da obra, disse que até dia 14 de abril a equipe termina a sua parte, ficando os aterros nas cabeceiras para serem feitos pelas prefeituras de Içara e de Jaguaruna.

POLÍCIA - Construção é alvo de roubo no Rincão

Polícia Militar recebeu a denúncia de furto no distrito do Balneário Rincão, e desta vez o alvo foi uma casa em construção no Centro, que teve materiais e equipamentos levados pelos ladrões.

(Divulgação)

O fim da temporada de verão no Balneário Rincão chega ao fim oficialmente neste domingo, dia 20, e com isso a segurança dentro do Distrito volta a ser discutido. Parece que os bandidos já estão aproveitando o fim da temporada para cometer os crimes com tranquilidade.
A ousadia dos ladrões parece não ter limite, nem as construções estão a salva dos ataques, como ocorreu em uma obra localizada no Centro do Rincão.
Conforme a Polícia Militar (PM), um homem com um caminhão furtou barras de ferros e uma betoneira de da construção. Uma pessoa percebeu a ação e acionou a polícia. Os policiais efetuaram rondas, mas não localizaram o envolvido.
O caso foi repassado pa-ra a Polícia Civil que começa as investigações sobre o furto. A testemunha será convocada para prestar declaração que possa ajudar na identificação do ladrão.
Na semana passada a PM do Rincão também a-tendeu a ocorrências de furto, e o alvo dessa vez foi uma residência, de onde foram extraídos alimentos e objetos de valor. O serviço da Polícia Militar foi rápido e o responsável pelos arrombamento foi localizado na mesma semana, ainda com os produtos furtados.
Na terça-feira, em Pedreiras, a residência de F.R.S., 44 anos, foi arrombada, os ladrões levaram a chave e documento de um Gol, u-ma máquina digital e um aparelho Play Station 2.
Em outra ocorrência, na localidade de Barracão, duas casas de uma mesma rua foram arrombadas. Populares viram um elemento, em um Gol branco, retirando objetos (vara de pesca, tarrafa, máquina digital, telefone celular,ferro de passar roupas e um botijão de gás) das residências.
O delegado regional Jorge Koch informou que na Operação Veraneio foram registradas 825 ocorrências no Balneário Rincão.

VARIEDADES - Içarense grava depoimento para nova novela do SBT

A escritora içarense Derlei Catarina De Luca foi convidada pela emissora de Silvio Santos para gravar um depoimento para novela, sobre a experiência vivida durante a ditadura militar.

(Divulgação)

Devido à participação em uma comissão nacio-nal que busca por desapa-recidos da Ditadura Mili-tar, a içarense Derlei Cata-rina De Luca foi escolhida, junto com cerca de 50 pes-soas, para gravar um de-poimento para a próxima novela do SBT.
A trama Amor e Revo-lução estreia no dia 31 de março, e gira em torno da Ditadura Militar no Brasil.
“O autor, Tiago Santia-go, procurou por pessoas que haviam passado por torturas durante a ditadu-ra a fim de coletar depoi-mentos que, ao final de ca-da capítulo, serão exibi-dos”, explica Derlei.
A içarense, que é profes-sora e escritora, conta que a intenção do autor é mos-trar ao público que as cenas condizem com a realidade da época, ou seja, não são fictícias. Por isso, a necessi-dade de depoimentos de pessoas que passaram pe-los sofrimentos.
“Estive na sede do SBT, em São Paulo, no final de fevereiro. Lá fui muito bem recebida. Tive tratamento vip, com tudo pago. Além de gravar o depoimento, que foi bem longo, deixei o meu livro, junto com uma autorização para que o au-tor da novela possa usá-lo”, relata Derlei.
Em 2002, a escritora lan-çou um livro no qual conta as experiências vividas durante período de 1969 e 1970. Ela preparou comí-cios, organizou manifesta-ções, foi presa e torturada.
Segundo Derlei, a trama está sofrendo grande resis-tência por parte dos milita-res, que fazem campanha contra. “A gente sabe que estas campanhas e e-mails que estão sendo enviados para o SBT se devem à con-corrências entre as redes de televisão”, fala Derlei, so-bre o receio das outras e-missora à novela, que pro-mete ser sucesso.
A içarense declara que a-ceitou participar porque é “uma brecha para falar do assunto”.
“Apenas uma pessoa de São Paulo se recusou a dar depoimento. Mas, acredito que é bom participar, por-que só quem viveu a situa-ção pode falar como foi, pa-ra que as outras pessoas entendam”, ressalta.
Derlei informa que a co-missão da qual participa pede pela abertura dos ar-quivos das Forças Arma-das, julgamento dos tortu-radores e entrega dos cor-pos às famílias.
“Aproveitamos a opor-tunidade para pedir o em-penho do Governo Federal na questão orçamentária, técnico-científica e, parti-cularmente, na disposição política em abrir os arqui-vos. Somente tais documen-tos poderão fornecer as respostas sobre a localiza-ção dos restos mortais que procuramos a mais de 20 anos”, enfatiza Derlei.
A emissora de Silvio San-tos está preparando uma página na internet na qual vai disponibilizar vídeos dos depoimentos.
A trama conta com os atores Cláudio Lins e Gra-ziella Schmitt (José Guerra e Maria Paixão), que já no pri-meiro capítulo fazem a cena de um casal sendo preso e torturado por militares na época da ditadura.

ESPORTE - Fim de semana decisivo com as disputas do Coroa e Praião 2011

As finais dos dois campeonatos mais importantes da Fundação Municipal de Esportes, Coroa Bom de Bola e Praião A 2011, acontecem na arena montada na orla do Balneário Rincão.

(Divulgação)

As disputas finais dos Campeonatos Coroa Bom de Bola 2a Taça Coopera-liança, e Praião Séries A e B, Taça Jorge Zanatta, serão realizadas nesse final de semana na arena do Praião, no Balneário Rin-cão, em Içara.
Organizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME), os campeonatos reúnem as melhores equipes das categorias no futebol de praia da região, atraindo centenas de torcedores na beira-mar.
A decisão do Coroa Bom de Bola acontecerá às 16h de sábado, dia 19, com a partida entre Contabilidade Pierini/Carbonífera Metropolitana e CPAI. No domingo, dia 20, a partir das 9h, acontecem as finais das Séries A e B do Praião. Brasil Pedreiras e Quarta Linha se enfrentam primeiro pelo título da Série B. Em seguida, pela Série A, a disputa será entre Esporte Clube Praia e CPAI.
A entrega das premia-ções aos vencedores e participantes vai ser feita pelo prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz; pelo vice-prefeito, José Zanolli; presidente da FME, Flávio Felisberto e pelos patrocinadores.
A competição sofreu muitos atrasos durante a temporada de verão, mas alcançou as espectativas esperadas tanto pela FME quanto pelos atletas e dirigentes dos clubes.