O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Edição 1758: EDITORIAL - Prevenção não dói

O Programa Municipal de Içara de DST/HIV/AIDS, iniciou as ações para a Campanha do Dia Mundial na Luta contra a AIDS, nesta terça-feira, 1º de dezembro.
A prevenção ainda é o melhor remédio e o uso da camisinha é indispensável.
O número de pessoas infectadas assusta, principalmente na terceira idade. E pode se dizer que não é por falta de informação.
A juventude tem sido menos relapxa que os adultos, mesmo assim a proliferação do vírus da AIDS é alta.
O prazer é gostoso, mais prazeroso é fazer um sexo seguro, afinal prevenção não dói.

POLÍTICA - Valvassori diz que sua contribuição já foi dada

Ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP), declara que já contribuiu para o desenvolvimento do município, em cargo eletivo, e que realmente não se candidatará para o próximo pleito.

As contas de campanhas do ex-prefeito de Içara, Heitor Valvassori (PP), foram aprovadas com ressalva pela Justiça Eleitoral do município, o processo foi arquivado e desta forma, por esse ângulo, o pe-pebista tem legitimidade para candidatar-se.
Contudo pesa ainda sobre o ex-prefeito a rejeição de contas, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), da Administração Municipal de 2007 e 2006 e grande possibilidade de que acon-teça o mesmo com as contas de 2008. O parecer do TCU deverá ser votado na Câmara de vereadores do município no mês de dezembro, conforme declarou o presidente da Casa, Acirton Costa (PMDB). Segundo ele ainda, deverá pautar-se na a-nálise do Tribunal, ou seja, votar pela rejeição das contas, que para serem aprovadas precisam de sete votos favoráveis.
O nome de Valvassori não figura da lista de pré-candidatos do Partido Progressista para as futuras eleições à prefeito do município, que segundo a sigla acontecerá ainda em 2010, visto que acreditam na confirmação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da cassação do prefeito Gentil Dory da Luz e do vice, José Zanolli, decretada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Há quem acredite que as prévias com a escolha de cinco prefeituráveis pepe-bistas para a realização de pesquisa popular que determine o candidato do partido seja articulação em prol do nome de Valvassori. Sobre o assunto é enfático. “A minha parte por Içara eu já fiz, não tenho vontade de me candidatar e não é pelo fato de ter perdido as eleições de 2008”, declara.

GERAL - Cobradora da CDL começou a funcionar nesta segunda-feira

O Departamento de Cobrança da CDL foi inaugurado, oficialmente, nesta segunda-feira, dia 30, com o objetivo de resgatar o débito dos consumidores içarenses junto ao comércio.



O Departamento de Cobrança da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara foi oficializado nesta segunda-feira, dia 30, num coquetel para imprensa e associados.
O presidente da entidade, Jader Ednei de Souza, lembrou que esse sonho foi buscado e pensado pelos empresários do varejo durante quase uma década e finalmente é fato concreto.
O advogado, Lauro Mor Cardoso, responsável pelo Departamento de Cobrança agradeceu a credibilidade, confiança e apoio da CDL nesse novo desafio.
O objetivo da Cobradora é resgatar o débito dos consumidores inadimplentes no município abrindo novas possibilidades de crédito e contribuindo para a recuperação do capital de giro dos cerca de 215 empresários associados.
O Departamento funcionará junto as sede da associação e integrará uma equipe com dois advogados e três profissionais que irão usar o sistema de carll center para a cobrança com visita de dois motoboys.
Notificações também serão enviadas pelo correio. “Iremos fazer um acordo com o consumidor para quitar o débito a partir do valor do título”, explica.
O comércio de Içara iniciará nesta semana o horário especial de Natal.
No próximo sábado, as lojas ficarão abertas até às 17h e a partir da próxima semana o horário do comércio será estendido até às 21h.

POLÍCIA - Proerd encerra atividades de 2009 com formatura de 480 estudantes

Formatura do Proerd em Içara, aconteceu segunda-feira, no Ginásio Ergino Januário Borges. O programa realizado pela PM visa orientar as crianças sobre os riscos do envolvimento com drogas.




O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou a solenidade de formatura de 484 estudantess, nesta segunda-feira, 30 de novembro, em Içara.
A entrega de certificados aconteceu no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, sendo a décima lição do programa que compreende num primeiro momento o reconhecimento dos perigos que as drogas causam na vida de uma pessoa e posteriormente trabalha a análise, pelas crianças, dos amigos e companhias do seus cotidi-anos.
O Proerd foi desenvolvido em 12 escolas municipais e três estaduais, com alunos das quartas séries do Ensino Fundamental.
De acordo com o soldado Hélio de Sousa Nascimento, responsável pelo programa no município, o Proerd durante os oito anos de existência vem conquistando credibilidade e aceitação dos alunos e pais.
O cabo José Américo e o soldado Reginaldo dos Passos Nunes também desenvolveram o programa.
“O fruto que a Polícia Militar quer obter é contribuir para que as crianças não se envolvam com drogas ou violência”, enfatiza o soldado Hélio acrescentando que “a semente foi plantada, cabe às famílias regá-las e cuidar para que frutifiquem”, finaliza.

VARIEDADES - Destaque Içarense é sucesso e homenageia 100 seguimentos

Premiação foi entregue, sábado, para as personalidades eleitas como Destaque Içarense 2009, e evento teve, além da entrega de troféus, um mjantar dançante para homenageados e convidados.

O Jornal Içarense (JI) realizou neste sábado o Destaque Içarense, premiando os melhores do ano em Içara e ratificando, pelo 11º ano consecutivo a marca registrada.
Os 100 ícones do município entre personalidades, empresas e entidades que fizeram a diferança durante 2009 na cidade, receberam os troféus através da escolha por voto popular.
Foram premiadas categorias como vereador, empresário, supermercado, arquiteto, advogados, floricultura, esportista, educador e escolas.
Segundo um dos sócios da Casa do Rock (que foi escolhida na categoria Danceteria), Valmor da Silva, o Mô, é sempre importante uma homenagem como esta. “É um orgulho sermos escolhidos e para o município é importante por destacar as empresas. Para nós é o reconhecimento de que somos umas das melhores de Içara”, enfatizou o empresário.
Já na avaliação da funcionária do JI, Gisele Fernandes, esta foi uma das melhores edições e a expectativa é que a cada ano o evento seja melhorado. “Tivemos quase 100%dos homenageados presentes no evento, recorde em prestígio. Agradecemos aos premiados e convidados pelo maravilhoso Destaque Içarense que nos proporcionaram. Em 2010 nos superaremos mais uma vez e lembramos que o próximo escolhido pode ser você, basta ser o diferencial naquilo que se faz”, ressaltou Gisele.
Conforme o jornalista Vilmar Santo Nietto, o Maso Nyetto, a premiação foi merecida, pois são pessoas e empresas, que não somente, durante, esse ano, mas há muito tempo vem contribuindo para o desenvolvimento social, esportivo, político e econômico da cidade.
O Destaque Içarense marca também mais um ano de conquista do Jornal Içarense, que completa 16 anos de periodicidade em Içara, ajudando, também no crescimento do município, ao registrar os fatos diários na cidade mais doce do Brasil.
Nietto enfatiza que a participação da comunidade içarense tem sido de grande importância para o forta-lecimento e continuação, tanto do Jornal Içarense, quanto do Destaque Içarense. “O fator principal da aceitação é a forma transparente e séria de levar as informações aos leitores"., finaliza o jornalista.

ESPORTES - Caiçara elimina Caravággio e está na final do Regional


O júnior do Caiçara, foi até Nova Veneza, conseguiu um empate heróico que garantiu o direito de disputar a final do Campeonato Regional da LARM, contra o Meleiro, no próximo fim de semana.

O Caiçara pode conseguir, em 2009, um título inédito até então: o de campeão Regional Júnior da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
A vaga para a final foi conquistada neste sábado, dia 28 de novembro, em Nova Veneza, após empatar, em 1 a 1, com o Caravággio. Contudo, o placar não proporcionou o carimbo imediato no passaporte. A garotada definiu a permanência da competição nos pênaltis. E nos tiros livres, se classificou ao vencer por 4 a 2.
Ainda na mesma cidade, porém em outro estádio, o Meleiro se tornou finalista ao vencer o Metropolitano por 2 a 1.
Entre as equipes titulares que restaram na Série A, o returno das semifinais teve que ser decidido na prorrogação.
A final será entre Caravággio e Cocal do Sul.
No primeiro confronto de sábado o Mãe Luzia venceu no tempo normal por 3 a 1, com gols de Marcelo Torres, Filipe e Bruno, enquanto Dênis decontou.
Já na prorrogação, o Caravággio mostou a força da equipe e venceu pelo mesmo placar, com gols de Jean Vitorassi, Dirceu e Murilo Zanette. O gol de honra do Mãe Luzia foi marcado por Dal. O time de Nova Veneza está na final de mais campeonato regional da LARM.
No segundo jogo da rodada de sábado Cocal do Sul venceu o Metropolitano por 3 a 2 e garantiu vaga na final da competição.
Gilson marcou os dois gols do time de Nova Ve-neza, enquanto Everaldo e Testa empataram para o Cocal do Sul. Como houve empate, também em 2 a 2, no primeiro confronto, a decisão foi para a prorrogação. Testa marcou o gol da vitória que garantiu vaga na final contra o Caravággio.
O título da Segunda Divisão ficou com o Internacional, de São Defende, que venceu o Ipiranga, por 2 a 0, e retorna a Primeira Divisão em 2010. Já na categoria juvenil o campeão foi o São Luiz que ganhou de 2 a 1 do Ipiranga.
Bonsucesso saiu na frente da decisão do título do Regional Feminino ao vencer por 3 a 0 Cocal do Sul.