O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de maio de 2011

CAPA: Edição2.097 - Içara, 3 de maio de 2020

Gentil da Luz abre Fesival Literário
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Presidente do TRE confirma eleições em 2012 no Rincão
(Kenia Pacheco/Divulgação)


Motorista capota carro na ICR-252 e sai ileso do acidente
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

CHARGE

EDITORIAL - Morte de Osama é festejada no MundoMundo

Um dos maiores terroristas deste século, Osama Bin Laden, foi morto neste domingo, no Paquistão, por tropas americanas, após 10 anos de procura. Ele foi responsável pelo ataque as torres gêmeas do World Trader Center, que causou mais de 3 mil mortes de pessoas de várias nacionalidades.
Entrou para o terrorismo, com apoio dos Estados Unidos, através da CIA, contra a Rússia, na época da Guerra Fria. Depois, com a paz e-tre os dois países, formou as células do Al-qaeda, e se voltou contra os antigos aliados, espalhando terror pelo mundo. Osama é acusado de matar mais 50 mil pessoas, e a morte dele é um alívio para muitos países, que vivi-am com medo constante do terrorista.

De olhovivo no Mundo

Morte de Osama bin Laden é um
alívio para líderes de vários países


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira, dia 2 de maio, a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, res-ponsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista durante a semana passada. Neste domin-go, um pequeno grupo de soldados americanos conse-guiu matá-lo em uma casa de dois andares em Abbo-ta-bad, próximo a Islama-bad, capital do Paquistão. Houve troca de tiros, mas, segundo Obama, nenhum militar ficou ferido na ope-ração e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teri-am sido usados na opera-ção. A casa ficou em cha-mas após o atentado. ”Foi feita justiça”, disse Obama. “Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças.”
Funcionários do governo e um congressista disse-ram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas não havia informação oficial sobre isso. Enquanto Obama fazia o pronunciamento, dezenas de norte-a-mericanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.
Procurado há dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de três mil mortos. Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas da Otan, no que ficou co-nhecido como “guerra ao terror”. O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Membro da proeminente e milionária família Bin La-den, Osama bin Mohammed bin Awad bin Laden, nas-cido a 10 de março de 1957 em Yeda, na Arábia Saudita, foi o fundador e líder da organização terrorista Al-Qaeda. Ele integrava a lista das 10 pessoas mais procu-rados pelo FBI, e o Departamento de Estado dos EUA oferecia recompensa de US$ 50 milhões pela captura.
Alguns pesquisadores estimam que ele tenha se gra-duado em engenharia civil, outros afirmam que foi ad-ministração pública. Outras fontes defendem que o lí-der da Al-Qaeda deixou a universidade no terceiro ano, após perceber que o grande interesse era a religião islâmica.Durante a juventude, ele ainda realizou traba-lhos beneficentes e escreveu poesias. Depois, veio a parti-cipar, de forma voluntária, do levante islâmico contra os soviéticos, em 1980, no Afeganistão, organizando e financiando milícias armadas. Neste período, ele teria recebido ajuda de organismos de inteligência america-nos, interessados em patrocinar os guerrilheiros no combate contra os soviéticos. Após este período, se es-tabeleceu no Sudão e iniciou a estruturação da Al-Qa-eda. A cria (Osama) virou-se contra criador (EUA).

POLÍTICA - Eleição no Balneário Rincão é confirmada pelo TRE/SC

A comissão de líderes do Balneário Rincão esteve na sede do TRE/SC nesta segunda-feira, dia 2, com deputados e secretário para tratar da emancipação e das eleições do novo município.

(Divulgação)

A possibilidade de não haver eleição em 2012, para escolha da primeira Administração Municipal e vereadores do Balneário Rincão, preocupava a Comissão Pró-emancipação do Distrito.
Nesta segunda-feira, em Florianópolis, as lideranças do Rincão se reuniram com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), Desembargador Sérgio Torres Paladino, que tirou as dúvidas dos i-çarenses.
De acordo com o presidente da comissão, o sub-prefeito Jairo Celoy Custódio (PMDB), a eleição no novo município em 2012 está confirmada. “Está tudo certo. Teremos eleições no Rincão. Aqueles que têm os títulos de eleitor registrados na Zona Eleitoral do balneário continuarão votando lá”, explicou o subprefeito, esclarecendo a dúvida com relação aos documentos.
Custódio conta que ficou a cargo do TRE/SC estudo sobre as filiações partidárias, se os diretórios serão pro-visórios ou efetivos, o prazo para formação dos diretó-rios, entre outras questões relacionadas.
“Agora vamos esperar o TRE/SC dar as respostas para fazermos os encaminhamentos nos partidos”, comunica o subprefeito.
Estiveram na sede do TRE/SC, Jurê Bortolon, Maureci Batista, Naelti Vi-anna, Jorge Rodrigues, Mauri Viana, Olírio Lino, Jorge Rodrigues, Francisco Mota, Vilson Zanoni, Jorge Costa, Geovani Mar-tins, mais os deputados estaduais Manoel Mota (PM-DB), Valmir Comin (PP) e A-dilor Guglielmi, o Dóia (PS-DB). Além deles, o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB) e secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande (PMDB).
Por parte do Executivo, o prefeito Gentil da Luz já escolheu pessoas para junto com a comissão tratar da divisão da contabilidade dos municípios, prevista na Lei Complementar 135/1995, da Constituição do Estado de Santa Catarina. São eles: o secretário de Administração Anildo Zanardi, o contador Júlio Cruz e os advogados Joel Casagrande e Fabiano Castanhetti.
Os limites do Balneário Rincão já estão traçados. Desta forma, as discussões vão girar em torno da divisão do patrimônio móvel do município de Içara.

GERAL - Número de vacinados em Içara é considerado baixo

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontece até dia 13; sábado foi o Dia D; porém a quantidade de vacinados em Içara foi baixa, onde mais de 7,5 mil pessoas devem ser vacinadas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Neste sábado, 30, “Dia D" contra a gripe, 65 mil unidades de saúde ficaram disponíveis à população em todo o Brasil.
Em Içara, apesar dos postos estarem abertos das 8h às 17h, a exemplo do resto do país, o número de vacinados no dia de mobi-lização e durante a semana não foi o esperado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.
“Nós consideramos baixo o número de vacinados até o momento. Pela quantidade de dias que já esta-mos vacinando, mais de uma semana, a quantidade de pessoas deveria ser bem maior”, observa a enfermeira da Vigilância Epi-demiológica da Secretaria de Saúde de Içara, Iane Silveira.
Até o momento foram vacinadas 620 crianças de seis meses a dois anos (48% do total), 185 trabalhadores da área de saúde (32%), 251 gestantes (31%) e 2.612 idosos (53%).
“O que nós tivemos menos foram gestantes e crianças. Por isso, pedimos que os pais levem seus filhos para vacinação e as gestantes se dirijam às unidades de saúde. Mesmo que a campanha vá até o dia 13, não é bom deixar para a última hora”, enfa-tiza a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, divulgado pelo Ministério da Saúde, informa que 6.470.896 pessoas se vacinaram, em todo o Brasil, até as 17h10min de sábado. O número representa 21,96% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta é vacinar 80% dessa população (cerca de 24 milhões de pessoas) até o dia 13 de maio.
Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo Ministério, Secretarias Estaduais e Municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses, para todos os estados e municípios brasileiros. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

POLÍCIA - Motorista capota nas margens da ICR-252

Neste último sábado foi registrado um acidente grave, com um jovem, que segundo informações repassadas pela Polícia Militar o mesmo estava alcoolizado, mas se negou a fazer o bafômetro.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

No sábado a noite o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender um acidente na ICR-252, em frente a Usipe, no bairro Cristo Rei, em Içara.
M.S., 32 anos, perdeu a direção do Uno placas BNG-9426, de Içara, e caiu as margens da rodovia. De-pois correu para os fundos do Campo do Cichella, on-de foi resgatado pelos amigos, alcoolizado. A Polícia Militar (PM) de Içara também foi chamada, mas o motorista se negou a fazer o teste do bafômetro.
Os bombeiros de Içara encaminharam o mesmo ao Hospital São Donato, onde recebeur atendimentos médico. Um grande nú-mero de curiosos chegaram na hora da capotagem.
A PM informa sobre os principais risco ao dirigir com qualquer quantia de álcool no sangue.
Um grave acidente com a morte de pedestres foi registrado no Km 365 da BR-101 Sul, na cidade de San-gão, por volta das 21h55min deste sábado.
Um motorista atropelou três adolescentes que caminhavam no a-costamento da rodovia federal e dois deles morreram no local.
E.S., de 28 anos, conduzia o Vectra placas MKC-7000, de Sangão, quando atingiu os adolescentes. J.N. e J.B.A., ambos de 15 anos, que morreram na hora, enquanto J.C.R., de 16 anos, teve lesões graves.
Um outro adolescente que estava com os demais não foi atropelado. O motorista do Vectra também foi conduzido ao hospital com lesões graves.

VARIEDADES - Festival Literário e Feira do Livro iniciam em Içara

A abertura oficial do Festival Literário e Feira do Livro de Içara contou com a participação da equipe da Administração Municipal, Secretaria de Educação e alunos da rede municipal.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Foram abertos oficial-mente nesta segunda-feira, dia 2, o Festival Literário e Feira do Livro de Içara.
Até o próximo sábado, dia 7, na Praça da Matriz São Donato, a Administra-ção Municipal e a Secreta-ria de Educação e Cultura estarão promovendo atra-ções artísticas e culturais, venda de livros e palestra do escritor e músico Gabri-el, O Pensador.
“Nossa cidade continua no caminho do desenvolvi-mento e da qualidade de vi-da. Este festival é mais um exemplo de que a educa-ção de Içara é destaque em ensino e interatividade com a população”, desta-cou o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
Durante a abertura, a Secretaria de Educação fez a entrega de um cheque de R$ 1 mil para o estudante Rafael Aires Pinto, da Es-cola Municipal Quintino Rizzieri. Ele foi o vencedor do concurso que definiu a logomarca do evento.
“Fiquei super contente com o prêmio. Recebi o che-que no palco, das mãos do prefeito. Eu não sabia que existia prêmio até o dia de preencher a ficha de inscri-ção. Foi, então, que a direto-ra falou para os alunos que o vencedor ganharia R$ 1 mil”, comemorou o estu-dante, que está na 7ª série e tem 13 anos.
O jovem Rafael explicou que a inspiração para de-senhar a logomarca nasceu dos elementos usados pe-los estudantes na escola, como lápis, caneta etc, e a ideia surgiu em uma das caminhadas de volta para a casa. “Eu sempre vou para a casa caminhando e pensando. Quando soube do concurso, fiquei muito animado. Então, fui embo-ra da escola pensando co-mo seria a logomarca. Quando cheguei, fui direto desenhar”, contou.
Para o secretário de Edu-cação, Antônio de Mello, o Festival Literário é uma o-portunidade para refletir sobre a necessidade da lei-tura para o dia-a-dia. “As-sim como apresentarmos os talentos içarenses, cada vez mais destacados na li-teratura da região e do es-tado”, enfatizou Mello.
Para auxiliar na aquisi-ção de livros, cada estu-dante da rede pública mu-nicipal recebeu um vale li-vro, que possibilita des-contos na compra de no-vos exemplares.
Durante toda a semana a programação se estende sempre a partir das 9h, com destaque para decla-mações de poemas, poesias e contos.
A palestra com Gabriel, O Pensador acontece na quarta-feira, dia 4, às 19h 30min. O artista participa de feiras de literatura por todo o Brasil, falando sobre os personagens infantis que criou. O evento é aberto ao público em geral com entrada gratuita.

ESPORTE - Chapecoense empata com o Avaí e fica com o título

Com o empate em 2 a 2, com gols de Aloísio, o Verdão do Oeste, jogando no Arena Condá, ficou com o título do Returno e decide o Campeonato Catarinense 2011 contra o Criciúma.

(Divulgação)

Ele é rápido nos deslocamentos, costuma deixar as defesas adversárias em pânico e gosta de balançar as redes. O nome dele? A-loísio, artilheiro da Chape-coense no Campeonato Ca-tarinense e autor de dois gols na final do returno contra o Avaí, no domingo, no Índio Condá, em Chapecó. E ainda teve um gol anulado.
O que ficou evidente é que quando quer, Aloísio desequilibra. Após um primeiro tempo pouco inspirado e a equipe perdendo por 2 a 0, o atacante voltou dos vestiários energizado. No primeiro lance, aos 11 minutos, invadiu a área em velocidade e foi derrubado pelo goleiro Renan. Pênalti marcado e convertido por ele próprio.
O Avaí ainda assimilava o golpe quando recebeu outro. Aos 14, a Chapeco-ense recuperou a bola na defesa e Marcos Alexandre lançou Aloísio. O atacante dominou a bola com estilo, livrou-se da marcação de Bruno e tocou na saída de Renan. Era o gol do empate, que mais tarde seria o gol do título.
Para festejar a conquista, o artilheiro não poupou esforços. Ficou pendurado à grade de proteção da arquibancada para pegar uma bandeira da Chape-coense. Sem camisa, enrolou-se nela e deu a volta o-límpica no gramado.
As atuaçõ-es de Aloísio, agora com 14 gols no Estadual, chamaram a atenção de equipes como o Figuei-rense, que já teria assinado um pré-contrato com o jogador. Por enquanto, é só especulação. Ninguém con-firma, mas há boas chances de o atacante defender o Alvinegro no Brasileiro. Revelado pelo Grêmio, o camisa 9 do Verdão nasceu em Araranguá e, com 18 anos, se transferiu para o FC Chiasso, da Suíça.
No ano passado voltou para o Caxias-RS, mas não se firmou no time. Neste a-no, foi emprestado pelo clube gaúcho à Chapeco-ense e, logo na partida de estreia, contra os reservas do Avaí, na Ressacada, fez a diferença. Marcou um dos gols da vitória por 2 a 1 e afirmou que queria entrar para a história da competição. Além de goleador, Aloísio mostrou que tem estrela e pode fazer a diferença nas finais do Estadual.
Com o resultado além da equipe se garantir na final do Catarinense contra o Criciúma também conseguiu uma vaga para a Copa do Brasil de 2012.
Agora, será adversário do Criciúma nas finais. O primeiro confronto acontece no domingo, dia 8, no Heriberto Hülse, e a final será em Chapecó, no dia 15 de maio. A Chapecoense jogará por dois resultados iguais para ser campeã estadual de 2011.