O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

CAPA - Içara, 30 de julho de 2010

Decisão do Bocha será hoje na Cancha do Nanico







Políticos deverão ser banidos da diretoria do HSD







Polícia Civil investiga estupro com adolescentes de Pedreiras

EDITORIAL - HSD quer ficar longe de políticos

Um novo estatuto deverá ser aplicado na instituição hospitalar com o intuito de aumentar a fiscalização, substituindo o regimento vigente há 10 anos. Entre as novas normas, está a desvinculação de pessoas que exerçam cargos políticos ou que possuam ligações partidárias, o que teria sido uma solicitação dos integrantes do Conselho Diretor. Quando as mu-danças serão válidas? Ainda não se sabe, resta acompanhar o processo e descobrir.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Convocado presidente do Sindicato das Olarias de MF

O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), convocou para comparecer ao Legislativo o presidente do Sindicato das Cerâmicas Vermelhas para falar sobre estragos nas estradas.

O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), convocou para comparecer ao Legislativo de Içara, o Presidente do Sindicato das Cerâmicas Vermelhas de Morro da Fumaça, Sérgio Pagnan, para prestar informações sobre a retirada de argila no município.
“Recebemos reclamação das estradas, que estão ruins por causa da retirada do barro. Queremos saber se há algum projeto para as estradas, visto que nas gestões passadas eles ajudavam com o areão, e agora queremos saber como ficará a contribuição”, argumenta o edil sobre o caso.
De acordo com o presidente da Fundai (Fundação do Meio Ambiente de Içara), Geraldo Baldissera, foi realizada há aproximadamente 15 dias uma reunião entre a entidade, a Secretaria de Obras juntamente com Pagnan. “Foi traçado um acordo para a recuperação das estradas”, relata, acrescentando que quando foram verificar as denúncias sobre as ruas “as licenças estavam todas em dias”, finaliza dizendo que a localidade que mais efetuou reclamações junto a Fundai foi em Estrada do Rio Acima.
O presidente do Sindicato afirmou que não dará entrevistas sobre o assunto, e que somente se manifestará na Câmara, no dia 5 de agosto.
Até o fechamento da edição do JI, não foi possível entrar com contato com o secretário de obras José Eloir do Nascimento, que estava com o celular, mais uma vez desligado.
É importante lembrar ao leitor que Pagnan, em outra oportunidade, alguns anos atrás, esteve na Câmara de Vereadores para falar sobre o mesmo assunto e de lá pra cá não houve nenhum avanço.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O prefeito Clésio Salvaro está igual rato em guampa. Não tem mais saída, para onde ele sair fica ruim porque a maioria está aderindo à campanha da Tríplice. Acredito que se conversar, acaba se entendendo”. Ex-prefeito de Criciúma, Anderlei Antonelli (DEM), sobre a birra do tucano em querer apoiar a candidata adversária Ângela Amin (PP)

Segundo a assessoria de imprensa
da Administração Municipal de Içara a equipe técnica do Poder Público e a arquiteta Grasiele da Silva Pedroso, representante da empresa Hardt Engemin, de Curitiba, responsável pelo Plano Diretor (PD) da cidade, trabalharam na correção e complementação do volume de levantamentos do plano diretor municipal. “Foram atualizados e corrigidos os dados existentes”, argumentou Grasiele.
Na tarde da última quarta-feira (28), o coordenador do núcleo gestor, Gilmar Axé, acompanhado do procurador do município, Walterney Réus, estiveram na Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (CODESC) para viabilizar um novo crono-grama de trabalho em conjunto com o consórcio, tendo um prazo maior de conclusão. A meta é de que, no prazo, máximo, de 100 dias seja concluindo o Plano Diretor, com a participação efetiva da comunidade.
Nesta sexta-feira, às 17h, haverá uma reunião com o núcleo gestor do Plano Diretor para apresentação dos trabalhos realizados durante o mês com a dis-cussão do cronograma.
É, está na hora do PD sair do papel e ser colocado na prática. Deixar o blá blá blá para o vamos ver. O povo está de olhovivo.

Rápidas
* O primeiro santinho de candidatura de 2010 que recebi e vi foi do Engenheiro Paulo Squizzato, que é vereador de Treviso e disputa uma vaga na Câmara Federal em 3 de outubro. É a tal falta de grana
* Depois de 15 anos os quiosques na orla do Balneário Rincão devem ser retirados Não cabe mais recurso contra decisão judicial que determinou a demolição até dia 19 de agosto.
* O Cartório Eleitoral de Içara, segundo o Cadastro Nacional de Eleitores, repassou que 42.341 eleitores estarão aptos para votarem nas 135 secções espalhadas em 43 locais. Já titulos cancelados são 2.443.
* Além do deputado federal João Pizzolatti (PP) , que teve candidatura rejeitada pelo TRE, Sérgio Nercides de Oliveira (PMDB) e Adilson Mariano (PT), Décio Góes (PT) e Wellington Roberto Bielecki (DEM).
* Os advogados de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), afirmaram que não recorrerão contra algumas multas aplicadas pelo TSE), que variam de R$ 5 mil a R$ 20 mil. Marina Silva ainda não foi multada.
* O senador Fernando Collor de Mello (PTB), candidato ao governo de Alagoas pelo PTB, terá que tirar o jingle: “ê Lula apoiando Collor, e Collor apoiando Dilma pelos mais carentes... e os três para o bem da gente.”
* Ao contrário do sobrinho Clésio Salvaro (PSDB), prefeito de Criciúma, o empresário Henrique Salvaro definiu apoio ao candidatos da Tríplice Aliança, Raimundo Colombo (DEM) e Eduardo Moreira (PMDB).

Frase
”O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas tudo quanto diz”. (Aristóteles - filósofo grego - 64 a.C - 124 a.C)

GERAL - Novo estatuto do HSD poderá desvincular políticos da diretoria

Modelo do novo estatuto deverá ser apresentado em reunião no próximo mês; e regimento prevê ainda a criação de um Conselho Deliberativo para aumentar fiscalização na instituição.

Conforme solicitação do Conselho Diretor do Hospital São Donato de Içara, a instituição deverá adotar novo estatuto, o qual terá modelo apresentado no próximo mês.
Entre as principais modificações implantadas está a desvinculação de pessoas políticas no comando do hospital.
“Se os membros do conselho acreditam que os políticos fazem má gestão, então será uma mudança boa”, declarou Acirton Costa, que é presidente da instituição e da Câmara Legislativa de Içara.
Para o político, o novo estatuto proporcionará maior transparência nos trâmites administrativos, já que prevê a criação de um Conselho Deliberativo, composto por 18 pessoas. “A fiscalização será maior, o que diminuirá as chances de desvios. O hospital ficará mais aberto à população”, acrescentou.
Na reunião em que o regimento será apresentado, os membros do conselho poderão sugerir alterações, além de decidir se será aplicado no mandato atual ou no próximo.
A diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias, destaca que na ocasião será realizada também a prestação de contas deste ano, que vem sido fundamentada há alguns meses.
Já a Polícia Federal permanece ouvindo os envolvidos nos procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o delegado Rafael Broietti, a auditoria realizada pela Secretaria Regional de Saúde se encontra próxima da conclusão, apesar de não estimar uma data. Novos agentes deverão ser enviados, para que a investigação seja estendida a todos os setores da instituição hospitalar.

POLÍCIA - Polícia Civil de Içara investiga caso de estupro no bairro Pedreiras

A Polícia Civil de Içara começou a investigar na manhã de ontem, um estupro contra duas adolescentes, residentes em Pedreiras, no Distrito Balneário Rincão, e ainda não tem suspeito.

Os investigadores da Polícia Civil de Içara começaram uma delicada investigação na manhã desta quinta-feira. Eles estão a procura pelo suspeito de estuprar duas adolescentes na noite desta quarta-feira, no bairro Pedreira, no Distrito Balneário Rincão, em Içara.
De acordo com informações do delegado Rafael Iasco Marin, as garotas, uma de 15 e outra de 16 anos, teriam saído para fazer um lanche em um estabelecimento próximo da residência no bairro Pedreiras, homem teria se aproximado das garotas, em uma moto e teria ameaçado as duas com uma arma. Depois de levar as adolescentes para um lugar deserto na Urussanga Velha, ele teria cometido o estupro nas duas menores, que ficaram sobre a mira do revólver.
“As meninas estão muito assustada ainda, fazendo com que o depoimento demore um pouco para se finalizar, nossos investigadores já estão nas ruas colhendo novas informações sobre os meliantes”, comentou o delegado, que ainda não tem nenhum suspeito.
Marin confirmou que o responsável pode ser uma pessoa conhecida, já que conhecia a movimentação da localidade. “O que mais aconselhamos é que jovens mulheres e crianças, nunca saiam sozinhos mesmo que sejam em sua localidade, tipos de marginais como esse aproveitam o descuido de moradores para realizar atos semelhantes”. finalizou o delegado.
A polícia tem conhecimento de que um homem que comete o crime com essas mesmas características estaria atuando também na região de Criciúma.
Na tarde de ontem um traficante foi preso em flagrante no Balneário Rincão depois de oferecer uma quantidade de maconha aos delegados Rafael Iasco Marin e Fernando De Faveri, que estavam atrás de pista do estuprador. Ao perceber que havia oferecido a droga as pessoas erradas o traficante estava detido.

VARIEDADES - Projeto Segundo Tempo troca bola por festa julina

O Projeto Segundo Tempo, idealizado pelo Ministério dos Esportes, atende 11 núcleos com mil crianças, em parceria com Administração Municipal e Sindicato dos Servidores Públicos.

O Projeto Segundo Tempo, ação criada pelo Ministério dos Esportes, é realizado em Içara numa parceria entre o Instituto Contato, o Sindiserpi (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara) e prefeitura municipal, cuja proposta é a realização de atividades escolares, proporcionando assim esporte e lazer a crianças e adolescentes em desvantagem social no contra turno das aulas em escolas públicas.
Atualmente o Projeto conta com 11 núcleos, atendendo aproximadamente mil crianças e adolescentes com idades variando entre seis e 17 anos.
Conforme o coordenador técnico do Recreio nas Férias do “Segundo Tempo” em Içara, professor Paulo Roberto Sabino Joaquim, essa é uma atividade realizada com as crianças durante o recesso escolar.
Para finalizar essa etapa, acontecerá nesta sexta-feira, dia 30, entre às 9h e 16h, uma festa julina no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng. Encerra assim o “Recreio nas Férias”, desenvolvido desde segunda-feira pelo Programa Segundo Tempo.
O objetivo da iniciativa é manter as mais de mil crianças e adolescentes atendidas pelo programa em 11 comunidades de Içara, com atividades de lazer, esporte e cultura durante esse período sem aulas nas redes públicas de ensino.
Segundo Sabino, a festa julina contará com todos os ingredientes tradicionais – pinhão, pipoca, cachorro-quente, entre outros -, e apresentações de danças típicas (quadrilha).
Os núcleos do programa das comunidades Presidente Vargas, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Silvana, Cristo Rei, Bairro Aurora (Mineração), Boa Vista, Vila Nova, Pedreira, Lagoa dos Freitas, Balneário Rincão e Barra Velha organizaram os grupos de danças (quadrilhas) e se apresentarão durante o dia.
Além disso, outras apresentações artísticas como o “Bate-lata” e de hip-hop estão agendadas.
O Programa Segundo Tempo é mais um programa idealizado pelo Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a principal fina-lidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.
O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional. Público alvo: O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais.

ESPORTES - Decisão da Bocha será no Jaqueline


Tudo pronto para a decisão do Campeonato Içarense de Bocha, Taça Salmi Automóveis/Toninho Estofaria, hoje, às 19h45min, na Cancha do Nanico, no bairro Jaqueline, entre Gonçalves Esportes e Transportes Raichaski.
Na terceira colocação ficou a Vidraçaria Santa Luzia, enquanto o Darolt conquistou a quarta posição.
A competição, organizada pela Fundação Municipal de Esportes, iniciou em 30 de março com a participação de 30 equipes dos diferentes bairros da cidade, totalizando cerca de 180 atletas, que deram uma verdadeira amostra de esportividade durantes os jogos em diversas canchas.

ESPORTES - Últimos dias para se inscrever na corrida de São Donato

As escolas e as pessoas que quizerem participar da Corrida de São Donato tem até o final do dia de hoje para se inscrever pelo e-mail da FME ao na sede da entidade, no Módulo Esportivo.

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara realiza no dia 7 de agosto, a partir das 14h, a 1ª Corrida de São Donato, com percurso entre o Bairro Aurora (Mineração) e o Centro da cidade, diferenciando a trajetória por categorias.
As inscriçõesencerram nessa sexta-feira, dia 30 de julho. Os interessados devem comparecer na sede do órgão municipal, no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, ou confirmar a participação pelo e-mail fme@icara.sc.gov.br.
O evento também contará com a participação das escolas que serão premiadas, se tiverem o maior número de inscritos, com troféu de participação mais um kit esportivo (uma rede de voleibol, três bolas de vôlei, duas bolas de futsal, duas bolas de basquete, duas bolas de handebol, quatro raquetes de tênis de mesa, dois suportes com rede de tênis de mesa e 10 bolinhas de tênis de mesa).
Além dos estudantes das escolas os interessados em participar da 1ª Corrida de São Donato poderão se inscrever nas categorias Aberto (acima 19 anos) – 12 km; Sub-16 (14 a 16 anos) – 7 km; e Sub-13 (10 a 13 anos) – 4 km.
A corrida marcará um ciclo de competições que deverão acontecer todos os anos durante as comemorações do padroeiro da cidade de Içara, São Donato.
A tendência é de que a Fundação Municipal de Esportes de Içara implante novas modalidades no decorrer dos anos.