O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1616 - quinta-feira, 7 de maio de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Santa Catarina: Estiagem provoca perda na agricultura.

Criciúma: Onda de assaltos na cidade.

Criciúma: Rapaz é baleado no bairro Meller.

Tráfico: Casal de traficantes é preso pela Polícia Civil.

Drogas são achadas em creche.

Carreta e motoristas desaparecem.

Operação da Polícia Federal prende 15 pessoas em Santa Catarina.

Casos de Gripe A (Suína) passam para 1,5 mil.

Carro-bomba mata 11 no Iraque.

Britânico ganha "melhor emprego do mundo".

Inter vence Náutico e pega Flamengo pela Copa do Brasil.

Brasil continua em 4° no ranking da Fifa.

Grêmio bem perto das quartas na Libertadoers.

Barão do Rio Branco completa 65 anos.

Canastra: Dinho e Pepa são campeões.

Notas com Rô: fotos sociais e recados.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - A bola vai rolar no Campeonato Içarense de Futebol com 12 equipes

A Liga Atlética Içarense confirmou que a competição municipal terá início em 17 de maio e a disputa será efetuada por 12 clubes, sendo que a última equipe a confirmar presença foi o São José.

Com o término do Campeonato de Futebol Suíço do Barracão, que teve como campeã a equipe da Farben, que venceu nas penalidades o Esporte Clube Praia, as atenções se voltam para o início do Campeonato Içarense 2009, que contará com a participação de 12 clubes.

De acordo com a coordenação da Liga Atlética Içarense (Lai) a última equipe a confirmar a participação na competição foi o São José, vice-campeão do ano passado. Os times serão divididos em dois grupos. O sorteio das chaves já foi feito e a tabela já está pronta.

O municipal terá início no terceiro domingo de maio, dia 17 de maio. Nesta data, será realizado um desfile com todas as equipes e o confronto entre o Presidente Vargas e o São José, campeão e vice da edição passada.

Chave A: Presidente Vargas, Esporte Clube Praia, União do Sul, Atlético Içarense, Barão e Barracão.
Chave B: São José, União da Praia, Jaqueline, Vila Nova, Barra Velha e o novato Copaza.

A primeira rodada foi dividida em dois fim de semanas. Na abertura o jogo de exibição ficou entre o São José e o Presidente Vargas. Os demais jogos terão seguimento no dia 24, com Praia x Vila Nova, União do Sul x Jaqueline, Atlético Içarense x União da Praia, Barão x Barra Velha e Barracão x Copaza.

A LAI espera que as equipes mantenham a disciplina e que a lealdade predomine dentro de campo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Artista Plástico adota Içara como palco de inspirações para suas obras

Nascido em Morro da Fumaça, o artista plástico, Ademir Luiz Gonçalves, escolheu Içara para viver e tem várias obras expostas na Casa da Cultura do município até dia 25 deste mês.

“Içara é um lugar muito bom, tranquilo, que me inspira e me faz bem”, conta Ademir Luiz Gonçalves, artista plástico há 20 anos (mas brincando com arte desde criança), sendo que há 28 é morador de Içara e há 21 trabalha como letreiro por conta própria.

Gonçalves tem uma paixão por barcos, pelo mar e pela serenidade que esses elementos lhe transmitem. “Assim como estar no alto de uma montanha e avistar o horizonte, assim me sinto quando velejo e contemplo o imenso mar”, comparou o artista.

A primeira exposição foi em Içara, oito anos depois que veio morar aqui.

Atualmente, ele tem duas de suas obras expostas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de Içara, na Primeira Mostra Coletiva de Artes Plásticas, projeto criado pela coordenadora do departamento de cultura, Lilian Rosane Philippi, e pela chefe do departamento de cultura, Sanete Monteiro Dagostim, em parceria com a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), Escola Especial Sonho Dourado.

“A mostra foi de artistas que estão há mais tempo na carreira, como eu, o Shiro Yanaguita e o Manoel da Silva, junto a iniciantes e portadores de deficiência, como o Júnior da Rosa, que cria quadros lindos, pintando com os pés”, relata.

Os dois quadros retratam barcos em um calmo mar sob um céu tão pacífico quanto.

Gonçalves ainda faz arte em garrafas de vidro e pinturas manuais em azulejos.

Outras coisas que lhe atraem são casaris antigos, com monumentos históricos de Santa Catarina, no qual se inspira para fazer as pinturas.

Entretanto, em relação aos grandes pintores da história, renomados e famosos, Gonçalves diz não ter muita inspiração neles, no sentido de sujeito das obras, mas absorve a apreciação das cores, trazendo os conjuntos para as obras.

“Eu não sou copiador, sou criador de obras. Ainda que eu fizesse mil trabalhos iguais, seriam mil telas diferentes, pois sempre muda algo, cor, forma, essas coisas”, explicou Gonçalves.

O artista cursou o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo e fez exposições em diversos municípios da região sul-catarinense. Inclusive, em 2001, foi vencedor do prêmio Destaque Içarense, evento promovido pelo Jornal Içarense às personalidades e empresas que se destacaram durante o ano no município.

O e-mail de Ademir Gonçalves é ademirgoncalvespintor@hotmail.com

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Comissão do Senado proíbe venda de tinta spray à crianças

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, em Brasília, projeto de lei que proíbe a comercialização de tintas em aerossol para pessoas com menos de 18 anos.

O texto que veio da Câmara dos Deputados não foi alterado na comissão e agora será apreciado em plenário.

De acordo com o projeto, as tintas em spray só poderão ser vendidas a adultos mediante apresentação de documento de identidade. Além disso, toda nota fiscal emitida deve ter a identificação do comprador. O projeto prevê ainda a obrigatoriedade da inscrição nos vasilhames das frases “Pichação é crime” e “Proibida a venda a menores de 18 anos”.

O comerciante que for flagrado vendendo tintas em spray a menores de 18 anos serão enquadrados na Lei de Crimes Ambientais, que estabelece penas que vão desde advertência até apreensão ou destruição dos produtos usados na infração e suspensão parcial ou total das atividades do estabelecimento.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Próximo pagamento do IPVA é na segunda-feira

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ser pago já na próxima segunda-feira, dia 11 de maio, para as placas com números 3, 4 ou 5 como últimos algarismos.

Quem possui qualquer automóvel, cuja placa termine com os algarismos 3, 4 ou 5, deve realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no dia 11, segunda-feira.

Seguindo a tabela das datas de pagamento do IPVA, segundo os números finais das placas, na segunda-feira, os veículos com placas finais de número 5 devem pagar a primeira parcela do imposto (ou em cota única até o dia 31 de maio).

Os de número final 4 nas placas pagarão a segunda parcela e os que terminam em 3 pagam a última.

O pagamento poderá ser realizado diretamente nos bancos ou através de alguma empresa de despachante.

De acordo com o auxiliar de escritório de uma dessas empresas em Içara, Antônio José da Silveira, que trabalha na área há oito anos, é mais tranquilo para o cliente usar um despachante, pois a finalização é mais rápida, economizando cerca de cinco dias, o custo adicional é apenas o da empresa, que fica em torno de R$ 40,00.

Através da internet também é possível realizar o pagamento. O Banco do Brasil disponibilizou um guia com as principais perguntas e respostas, à disposição no site oficial.

O contribuinte que optar por pagar por documentos impressos poderá obtê-los no site do Detran, em Criciúma. A emissão de Documento de Arrecadação de Receita Estadual deve ser feita pelo site da Secretaria da Fazenda.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Cancelamento de contrato pode deixar município com sinalização desligada

O TCE-SC emitiu irregularidades no contrato com a empresa Kopp & Cia Ltda, responsável pela manutenção dos semáforos e radares de Içara e o impasse pode gerar o desligamento dos aparelhos.

Em 2005, quando foi assinado o contrato da empresa Kopp & Cia. Ltda. com a Administração Municipal de Içara, a empresa SPL Construtora e Pavimentadora Ltda, entrou com um recurso no Tribunal de Contas alegando que a cobrança era feita por porcentagem, o que não é permitido. A denúncia foi processada, mas foi neste ano, exatamente no dia 27 de maio, que foi decidido pelo Tribunal de contas que essa cobrança não poderia ser cobrada a porcentagem.

“A empresa cobrava 67% dos valores arrecadados nas multas. Isso é um absurdo, e foi assim que o representante do TCE definiu a situação em visita que fiz ontem (dia 5 de maio)”, explicou o gestor do setor de trânsito do município, Paulo Preiss Neto.

De acordo com Preiss, a Administração Municipal ainda não recebeu notificação oficial sobre o parecer. “Assim que recebermos o parecer nós temos 60 dias para romper o contratoe quando isto acontecer entraremos em contato com a empresa para fazer tudo de forma amigável”, contou.

Caso a administração não consiga a resolver o impasse de forma “amigável”, a empresa Kopp & Cia Ltda, que é a responsável pela implantação e manutenção dos radares e semáforos de Içara, poderá desligar os aparelhos. Como conseqüência a população ficará sem sistema de segurança até que uma outra empresa seja contratada pela prefeitura municipal.

O cancelamento do processo, de acordo com Preiss, não resultará em prejuízo financeiro para a população. “O Tribunal de Contas aplicou três multas, de R$ 2 mil, de R$ 3 mil e R$ 4 mil, resultando em R$ 9 mil. Mas quem pagará essa multa será o antigo gestor de Içara, o município não terá nenhum prejuízo”, garantiu.

Se a situação não for regularizada em 60 dias, o prefeito poderá ser responsabilizado.

Semáforos
Paralelo a esta questão, a população do município tem alegado que as sinaleiras estão sendo ligadas mais tarde que de costume, às 10 horas. O gestor de trânsito afirmou que já entrou em contato com a empresa. “Eles me falaram que poderia ser problema no relógio interno dos equipamentos. Na semana passada verifiquei e o problema ainda era realidade, porém a empresa me garantiu que em breve daria uma solução”, garantiu Paulo Preiss.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Ministério do Trabalho e Emprego liberará mais de R$ 42 mil para Programa PROJOVEM no município

A petição do recurso foi feita na antiga administração. Contudo, foi neste ano que a liberação do dinheiro veio para Içara.

Conforme ofício emitido da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego à Camara Municipal de Içara deverão ser liberadas 10 parcelas de R$ 42.926,62, sendo que a primeira já está na conta da Administração Municipal desde 26 de março.

O que é o PROJOVEM?

De acordo com o site oficial do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, o objetivo deste programa é ingressar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, cujas famílias recebam renda per capta de até meio salário mínimo.

A contrapartida do município de Içara, será de R$ 4.769,62 por mês conforme planilha de custo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Prefeito Gentil Dory da Luz recebe Dado Cherem e Ronaldo Benedet

O Secretário Estadual de Saúde afirmou compromisso de ajudar a área de saúde do município, acrescentando que essa também é a vontade do governador Luiz Henrique da Silveira.

Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, recebeu na tarde desta quarta-feira, o Secretário Estadual de Saúde, Dado Cherem, e o Secretário de Segurança Pública, Ronaldo Benedet. Em discussão a questão da saúde do municipio.

A Gestora Municipal da Saúde, Mira Dagostim, entregou documentos reivindicando ações que solucionem as dificuldades da área em Içara.

Entre as solicitações da Administração Municipal estão à construção de oito unidades de saúde e providências que eliminem as filas de espera por cirurgias eletivas. Para o Hospital São Donato as solicitações são de recursos para a conclusão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e para a reforma e ampliação do centro cirúrgico.

Gentil salientou a qualidade da equipe da Saúde, mas que os recursos são necessários para que o processo funcione efetivamente. O prefeito também ressaltou que “melhorando o atendimento nas unidades de saúde aliviamos o hospital. A lista de solicitações é extensa, mas a situação exige. A saúde ficou muito tempo sem investimento”.

Atualmente as filas de espera por cirurgias ultrapassam dois anos. “Existem mais de 400 cirurgias represadas no município; nossa cota não supre a demanda, mas ficamos satisfeitos com a vinda do Secretario de Saúde que se mostrou sensibilizado tanto com os problemas de estrutura física como também das cirurgias eletivas”, frisou Mira.

Cherem recebeu os pedidos e declarou que está pronto para dar o auxilio que o municipio espera. “Gentil, afirmo meu compromisso de ajudar, o que também é uma vontade do governador. O pleito é justo”, declarou Cherem.

Benedet disse que é preciso buscar qualidade no que faz. “gestão de excelência requer coragem e vocês estão no caminho certo”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

OPINIÃO - Demitidos da Afasi

Gostaria de esclarecer que todos os desfechos até o momento foram resolvidos na justiça do trabalho, em audiência na 2º vara, referente ao pagamento do salário de dezembro, décimo terceiro salário, liberação do FGTS depositado e seguro desemprego.

Foram autorizados por um alvará judicial e não levou mais que 40 dias.

Os demitidos da Afasi, representados pelo SENALBA, contarão com assessoria jurídica gratuita sem ônus.

Nós vamos ingressar na justiça com um pedido de cumprimento do acordo (Lei complementar 36/2009) que autoriza o pagamento das rescisões em dez parcelas, proposta feita pelo prefeito Gentil Da Luz, aceita pelos trabalhadores, aprovada pelo Legislativo e sancionada pelo Executivo.

Em nenhum momento se falou em desconto de 1, 5 ou 10%. Cobrança essa indevida e não recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado.

O que o prefeito quer fazer com os trabalhadores da Afasi é uma extorsão! Mostrou ser irresponsável, propor um acordo sancionar uma lei e não cumpri La.

Só para justificar a nota, dizer que acreditamos na justiça assim como tivemos êxito nas audiências anteriores, estamos confiante na decisão da justiça em determinar o cumprimento da lei, onde receberemos nossas rescisões em dez parcelas assim como foi acordado.

Rodrigo da Silva Gonçalves, Membro da Comissão dos Demitidos da Afasi

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1616: EDITORIAL - Semafóros e redutores de velocidade sob controle

Com a intenção da Administração Municipal de Içara em cancelar o convênio com a Kopp & Cia, empresa responsável pela sinalização eletrônica, atendendo uma solicitação do Tribunal de Contas do Estado, que apontou irregular o contrato de licitação realizado em 2005, pode ser que Içara fique um tempo sem controle nas sinalizações.

Até lá uma nova licitação deverá ser feta e uma nova empresa contratada. Mas antes será revisado o valor do repasse, que hoje é de 67% para a empresa. que é dona dos equipamentos para controlar o sistema de trânsito de Içara.

Com a rescisão do contrato a Kopp pode retirar as sinaleiras e novas deverão ser instaladas. Mas um alerta aos motoristas: até lá as sinaleiras e os redutores de velocidades continuarão funcionando e as multas sendo aplicadas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.