O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.204 - 4 de outubro/2011

MASO NYETTO/JI
Geral: Moradores do Centro pedem agilidade nos serviços da Setep
Buracos abertos há mais de 30 dias não foram tapados e empresa promete reiniciar os serviços de pavimentação.


MASO NYETTO/JI
Política: Juiz julgou procedente a ação e decidiu pela cassação de Gentil
Decisão de Sérgio Renato Domingos foi publicada nesta segunda-feira, dia 3 de outubro




DIVULGAÇÃO
Polícia: PM recupera moto furtada em 2010 com menor de 14 anos




.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Juiz decide pela cassação de Gentil


O assunto na cidade, nesta segunda-feira, foi sobre a cassação de Gentil da Luz (PMDB) e de José Zanolli (PSD), decidida pelo juiz eleitoral, Renato Sérgio Domingos.
O prefeito passou o dia em Florianópolis em busca de uma válvula de escape, mas avalia que vai dar expediente normal no Paço Municipal até que a justiça se pronuncie. Ele está confiante em uma reviravolta no processo. Em caso do afastamento de Gentil, assume o presidente da Câmara de Vereadores, Darlan Carpes, que reassumiu o cargo no dia 23.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Juiz decide pela cassação do mandato de Gentil e Zanolli

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, julgou procedentes as acusações da coligação do PP contra o prefeito Gentil Dory da Luz e o vice-prefeito José Zanolli.

MASO NYETTO/JI
A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que a coligação do PP moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009; teve julgamento na sexta-feira, dia 30, e publicação da decisão ontem, dia 3.
Fundada na prática de abuso de poder econômico e fraude durante a campanha dos candidatos em 2008, a decisão do juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, foi pela cassação do mandato.
“Esta situação é muito triste. A decisão veio no momento mais adverso possível, no qual Içara está recebendo muitas obras e que teremos a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, na quinta-feira”, lamentou o prefeito. Para Gentil, a decisão é infundada. “O Zé Zanolli e eu não merecíamos isto. Lamentamos que um juiz, que não tem nada a ver com a cidade, nos julgue sem nos conhecer. Fizemos uma campanha legal. Houve erro na prestação de contas. Mas, tenho fé e acredito que vamos reverter a situação”, falou.
Gentil destacou a dedicação à cidade e a confiança nos advogados. “Depois da minha família, o que mais me dedico é à política e à cidade. Tenho bons advogados que estão cuidando do caso”, disse.
Sobre a possibilidade do presidente da Câmara Municipal, Darlan Bitencourt Carpes (PP), assumir a Administração Municipal, o prefeito falou que “está à disposição para ajudá-lo”.
“Ficarei à disposição dele para ajudar a dar encaminhamento aos projetos. Continuarei trabalhando pela cidade. Este é um momento único, em que Içara comemora 50 anos. Torço para que possamos reverter esta situação e para que a minha biografia não seja manchada. Os trabalhos para comemoração dos 50 anos não vão parar. A cidade não para em função dos nossos problemas”, afirmou. Gentil também agradeceu às manifestações de solidariedade.
“Estamos recebendo muito apoio das pessoas. Eu e o Zé Zanolli agradecemos as manifestações de solidariedade”, acrescentou, pedindo desculpas aos opositores.
“Àqueles que ficaram felizes com a decisão, peço desculpas por não ter feito o que eles imaginavam para a cidade. Mas, afirmo que tenho me dedicado muito por Içara e vou continuar”, enfatizou o prefeito.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Estou confiante na minha defesa, vai dar tudo certo, vamos sair desta. Vou continuar trabalhando normalmente, nesta terça-feira estarei despachando no Paço Municipal”. Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), nesta segunda-feira, após saber do decisão do juiz sobre a cassação do mandato.

Sábado

a Juventude do Partido do Movimento Democrático Brasileiro de Içara (JPMDB) realizou um encontro de filiações, alcançando a marca de 300 novos militantes. O deputado federal Ronaldo Benedet, a secretária de Justiça e Cidadania de Santa Catarina, Ada Faraco De Lucca, e o secretário de estado da Articulação Nacional, Acélio Casagrande, abonaram a ficha de 53 novos filiados ao PMDB de Içara, dentre eles o presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Silvana, vice-presidente do Sindserp e treinador do Esporte Clube Caiçara, Rodrigues Mendes, o Sapinho.
“Estou no PMDB por compartilhar das mesmas ideias do Prefeito Gentil e dos líderes do partido. Quero contribuir com muito trabalho e dedicação”. ressaltou Sapinho.
De acordo com o presidente da JPMDB, Max de Mello, a ideia é trazer 100 novos membros da juventude ao partido. “Estamos com uma diretoria renovada, motivada, que trabalha muito para melhorar a vida dos jovens içarense. Nossa meta foi alcançada, mais de 50 jovens aderiram a JPMDB neste quarto encontro da Onda 15. O trabalho é pra chegarmos a uma centena de novos militantes, até o fim do ano”, comenta.

Agora
é esperar o manifesto dos partidos, das entidades sobre a cassação de Gentil da Luz.
A manifestação a favor ou contrária vai mostrar se o prefeito e o vice são populares ou não.
Gentil, acredita que vai conseguir reverter a situação no Tribunal Regional Eleitoral e que não vai fugir da sua responsabilidade, estando hoje no Paço Municipal.

O juiz
Sérgio Renato Domingos chamou a responsabilidade para si e canetou pela cassação de Gentil e Zanolli. Se fez isso é porque encontrou alguma irregularidade.
Mas a justiça tem que ser mais rápida, neste momento, essa cassação atrasa o desenvolvimento da cidade e se transforma em um prato cheio para a oposição, que não tem muito o que falar.

Os vereadores de Içara
aprovaram, em consenso, na sessão desta segunda-feira, dia 3, projeto de emenda à lei orgânica do município para criação de mais uma cadeira no Legislativo. Apenas o vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), foi contra. Para ele devem permanecer dez ou aumentar para 13.
"Agradeço aos vereadores que entraram em consenso para este substitutivo ao projeto, aprovando o aumento para 11 vereadores", falou o presidente da Casa, Darlan Bitencourt Carpes (PP).

Frase
“Procure ser um homem de valor em vez de ser um homem de sucesso .” (Albert Einstein).


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Moradores da Antônio Zago reclamam do péssimo estado da rua

MASO NYETTO/JI
Moradores da rua Antonio Zago, no Centro de Içara, reclamaram na manhã desta segunda-feira, dia 3, da demora da repavimentação da via depois da passagem das obras de saneamento básico. De acordo com a moradora Salete Maria Saravi, os buracos foram abertos há mais de 30 dias e ainda não tinham sido colocadas as lajotas no lugar. Porém, de acordo com o engenheiro José Carlos Rocha, da Ceal, empresa fiscalizadora, o prazo é normal e não passou de 30 dias. “Na tarde desta segunda-feira, os trabalhadores da Setep foram para o local a fim de iniciar a repavimentação. Este tempo de espera é necessário para a compactação do solo”, explicou Rocha.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Duas motos são recuperadas no Centro e no Rincão pela PM

Em rondas pelo Bairro Corda Bamba a guarnição da Polícia Militar flagrou um menor com motocicleta, que tinha registro de furto, e a outra foi na Zona Sul do Rincão, furtada na madrugada de segunda-feira.

DIVULGAÇÃO
Entre sábado e segunda-feira a Polícia Militar de Içara recuperou duas motocicletas, uma com registro de furto e outra não.
No último sábado, dia 1º, uma guarnição da Policia Militar em rondas pela Rua Geral do Bairro Corda Bamba, nas proximidades da rótula que dá acesso a Unisul, avistou uma motocicleta sem a sinaleira e realizou a abordagem de rotina, contudo, foi flagrado um condutor de 14 anos. Ao ser consultada a placa, LXB-4661, de Criciúma, acusou ser de uma Honda Today, ano 1990, cor prata, o que não condizia com a realidade. Ao consultar o número do chassi da moto, acusou ser uma Honda 125, ano 1985, placa LXR-9748, de Içara, com registro de furto/roubo em fevereiro de 2010. A motocicleta e o adolescente foram apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Na madrugada desta segunda-feira, 3, um vigia de rua ligou para a Central de Emergência informando que dois masculinos abandonaram uma motocicleta nas proximidades de um Mercado, na Zona Sul do Balneário Rincão. Chegando ao local, a guarnição encontrou a Yamaha YBR 125, placa MET-0605, que não possuía registro de furto e foi levada ao pátio do destacamento. Horas depois, uma moradora da Rua Antônio Pagani, informou o furto da moto e também de um som automotivo, de um vizinho, que não foi achado.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Encontro da Família Réus é considerado um sucesso

Ocorrido neste domingo, dia 2, o 33º Encontro da Família Réus foi considerado um sucesso pelos organizadores; descendentes de Eleotério e Luísa Réus se reuniram para confraternização.

Clique aqui para ver a galeria de fotos >>>

O 33º Encontro da Família Réus (Torpri), realizado domingo, dia 2, no Complexo Esportivo Gonçalves, no bairro Cristo Rei, em Içara, foi marcado pela participação de novos integrantes da família.

Além dos tradicionais participantes, descendentes de Eleotério e Luísa Réus, pessoas com sobrenome Réus de vários lugares e outras, ligadas à família de alguma forma, formaram um grupo de cerca de 150 pessoas, que se confraternizaram e resgataram a história familiar.
“Foi tudo de bom. Gente que nunca tinha participado compareceu. Novos Réus”, enfatizou uma das organizadoras, Sidnei Réus Borges, a Nei.
Ela ressaltou a família do Tio Cido Teixeira, que esteve presente “em peso” nesta edição do evento. “O Tio Cido trouxe, desta vez, a família inteira. Isto foi muito importante para nós. Assim como a participação de todos os outros que se esforçaram para estarem presentes”, observou uma das organizadoras.
O torneio de futebol suíço foi o destaque do dia, reunindo crianças e jovens.
“Voltamos a fazer o campeonato que tinha sido interrompido, por que os jovens começaram a ficar adultos. Mas, agora retomamos, para unir os primos, que nem estavam se conhecendo mais. Foi muito bom bom, entregamos medalha de ouro para os vencedores. Alguns jovens, de lugares distantes prometeram vir no próximo encontro já com o time formado. Nossa intenção é continuar o campeonato e fazer os próximos ainda melhores”, declarou Nei.
O encontro teve início com uma cerimônia religiosa. Logo após, foi servido o almoço À tarde, brincadei-ras e jogos garantiram bons momentos de diversão durante o dia.
A escritora e historiadora Elza de Mello Fernandes fez um breve relato da origem da família.
Segundo ela, os Réus surgiram na Alemanha com o sobrenome Roys, e foram se espalhando por demais países da Europa até chegar a Portugal, na Ilha do Faial, que situa-se no arquipélago dos Açores, de onde vieram para o Brasil.
O casal Luiza e Eleotério Réus viveram na Vila São José (Rua da Palha), e por último, até a morte, no Centro de Içara, casa onde mora uma das filhas, Laide. Eles tiveram 12 filhos, sendo um deles adotivo: Maria Zélia Réus Silveira (em memória); Vitalina Réus Cardoso (em memória), Maria Reús Vieira, Balduíno Réus (em memória), Eleotério Joaquim Réus (Do-ca - em memória), Caulina Réus Borges; Lindoca Reús Goulart (em memória), Terezinha Réus Borges, Benta Reús Cardoso, Eulina “Laide” Réus Nietto, Tarcília Reús Zaniboni, Eugênia Reús Mendes e Alcídes Teixeira.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Caiçara é desclassificado da LARM com goleada

ARQUIVO/JI
Com apenas um ponto a equipe titular do Caiçara realiza uma péssima campanha no Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), Taça Empresas Rio Deserto.
No domingo, jogando no Estádio Diomício Freitas, o time içarense foi envolvido por total pela Carbonífera Criciúma, e saiu de campo goleado por 5 a 2, em partida válida pela sétima rodada, deixando a torcida decepcionada.
O Colorado não tem mais chance de classificação a próxima fase e deve somente cumprir tabela nas próximas duas rodadas.
Já, a equipe júnior do Caiçara, mesmo com a derrota de 1 a 0, tem chances de passar a etapa seguinte da Taça João Zanette. Com sete pontos, em seis jogos, com duas vitórias, um empate e três derrotas, o Caiçara tem mais três jogos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.