O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 5 de março de 2009

ESPORTES - Trilheiros do Mel preparados para o 5º Passeio da Lua Cheia


A equipe que tem a maior quantidade de membros apaixonados por trilha no município prepara-se para mais um evento tradicional na cidade de Içara com competidores de toda a região.


Uma modalidade esportiva que está se fundindo muito bem na Região Sul e principalmente na cidade de Içara são os trilheiros, que fazem dos finais de semana uma nova aventura.

Essas competições que a cada ano que passa estão se tornando uma tradição na cidade, como é o caso do Enduro da Lua Cheia que todos os verões trazem amantes do esporte e do ronco forte dos motores de várias partes do Estado até o Balneário Rincão.

A próxima competição que está na agenda dos trilheiros será o 5° Passeio da Lua Cheia organizado pelos Trilheiros do Mel, acontece no próximo dia 21. O valor da inscrição é de R$ 40, dando direito a troféu, camiseta e jantar. O horário da largada está marcado para às 19 horas do Centro Comunitário do Bairro Tereza Cristina, em Içara, com a chegada prevista para às 23 horas.

A cidade tem uma das maiores equipes de trilhei-ros, totalizando 30 membros já registrados, que participam de competições locais e até mesmo nacionais, como a Corrida da Independência, realizada todo o dia 7 de setembro, na Capital Federal.

Vilmar Gonçalves Crescêncio afirmou que a cidade está com um foco grande de trilheiros devido ao relevos da região. "Já participo das competições a 30 anos e não me canso do que faço, a cada dia novas gerações se apaixonam pelo esporte radical".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Garota Verão: representante do município fica entre as 50 finalistas


Içara será sede do maior concurso de beleza realizado no sul catarinense. E a representante Jéssica Martinhago, que a princípio representava o município, estará disputando com as 49 concorrentes.

No último sábado, dia 28 de fevereiro, as representantes das cidades de Santa Catarina foram a Laguna onde disputaram a semifinal para o concurso Garota Verão.

A estudante Jéssica Martinhago, que foi eleita a representante do município, teve que mudar a faixa e ser representante da Lagoa dos Esteves. Isso porque o concurso será realizado em Içara, sendo assim a cidade não poderá ter candidata.

Além de Jéssica também foram escolhidas na semifinal as candidatas de Criciúma, Balneário Rincão, Tubarão, Meleiro, Esplanada e Morro dos Conventos, que elegeu a candidata por ter a torcida mais animada durante o evento.

No local houve torcedores que levaram faixas e cartazes animando o concurso e incentivando as candidatas. O concurso aconteceu nas areias da praia do Mar Grosso, em Laguna. Antes de desfilarem as garotas estiveram no Hotel Mar Grosso, onde foi realizada uma prévia dos jurados com cada uma. Elas se apresentavam e os júris faziam perguntas.

A escolhida de Tubarão, Daiane Budny, que é moradora do bairro Vila Nova, conta como foi a ansiedade e o medo na hora da escolha. "No momento foi complicado, já que auto-confiança não é o meu forte. Neste ano, as meninas são todas muito bonitas e a disputa foi bem acirrada", contou. "A parte mais difícil foi a prévia com os jurados. Esta sempre dá aquele friozinho na barriga. Eles vêem agente bem de perto, o que da ainda mais nervosismo", lembrou a candidata de Tubarão que também participou do concurso em 2008, contudo, não foi escolhida na semifinal.

A etapa final acontecerá entre os dias 12 e 14 de março no Balneário Rincão em Içara, onde será escolhida a mais bela Garota Verão do Sul catarinense. No último dia o concurso terá cobertura ao vivo pela RBS TV, afiliada da Globo no estado. Serão 50 garotas a desembarcar no litoral sul-catarinense.

O evento foi uma viabilização do prefeito Gentil da Luz, que comemora o acontecimento, já que Içara esta próxima a completar 50 anos."Será a primeira vez que um município do Sul do Estado sedia a final da Garota Verão. Estamos definitivamente entrando em uma nova etapa do turismo. Depois das apresentações dos cantores Daniel e Ivete Sangalo e do Carnaval, que com certeza foi marcante, vamos trazer este evento promovido pelo Grupo RBS e que tem grande repercussão no Estado", ressalta Gentil, orgulhoso pelos eventos ocorridos no município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Conseg comemora iluminação da Praça da Matriz de Içara

Uma semana após a reunião realizada com o Conselho de Segurança, a Polícia Militar e um representante da Cooperaliança o pedido foi acatado e o local não gera mais medo à população.

O medo e a desconfiança não atingem mais a população içarense que, diariamente, precisa passar pela Praça Matriz São Donato em horários escuros. O local já está iluminado e a Polícia Militar tem facilidade em monitorar os acontecimentos.

No dia 17 de fevereiro a equipe da Conseg e um representante da PM discutiram com o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonísio Gabriel a possibilidade de maior iluminação na área. Isso porque a comunidade tinha problemas em frequentar a praça a noite.
Segundo o presidente da Conseg, Custódio Abílio da Silva, com pouca luz o beco tinha se transformado num ponto de uso de drogas, o que constrangia e gerava medo à população. A reunião e o problema foram registrados no JI na edição do dia 18 de fevereiro. Nesta data, o representante da cooperativa se prontificou a ajudar no que estivesse ao seu alcance.

Na semana seguinte, no dia 20 de fevereiro, os agentes da Cooperaliança deram início à instalação da parte que era escura e o impasse foi resolvido. "A participação do Conseg e da Polícia Militar foram fundamentais para a resolução deste caso", analisou o presidente do conselho de segurança que também reconheceu a agilidade e a disponibilidade em que a Cooperaliança se fez presente.

Fotos: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Moradores do Presidente Vargas reclamam do descaso

Buracos, rachaduras e até esgoto a céu aberto, essa é a situação da rua Adolfo Sandrini, no bairro Presidente Vargas, em Içara, que há muito tempo vem prejudicando os moradores e o comércio local.

"A Prefeitura ignora a situação da nossa rua e as nossas reclamações", assim o cabeleireiro José Carlos Antônio, 45 anos, criticou a respeito do descaso com a rua Adolfo Sandrini, do bairro Presidente Vargas (PV). "Já perdi vários clientes, que reclamam que a estrada é de difícil acesso", disse.

Seria até compreensível se fosse uma rua recente, sem muitas casas ou sem estabelecimentos comerciais, mas não. A estrada em questão é nada menos do que a que abriga o campo de futebol oficial do bairro, onde ocorrem jogos importantes e campeonatos.

Morador da rua há mais de 25 anos, Antônio conta que, por muitas vezes, ele e os vizinhos já tentaram falar com alguém da Secretaria de Obras e também com o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, mas sem conseguirem uma resposta convincente. "Eles diziam, na época, que a prefeitura não tinha recursos, mas o contribuinte não tem culpa disso", exclama.

Há uns oito anos, no início do governo municipal de Deobaldo Pacheco (PMDB), foi colocado sobre a rua uma camada de massa, conhecida como anti-pó, que não chega a ser chamada de asfalto, é muito fina e, com o tempo, devido a chuva e os carros, passou a rachar.

O casal de moradores, Carlos e Rosinete Teixeira Fernandes, diz que transitam pela rua muitos carros e caminhões, porque é a mais importante no bairro, e que por isso, formaram-se buracos tão grandes que até o encanamento de esgoto ficou exposto. Eles tiveram que controlar a situação colocando cimento para que os canos não estourassem e a rua pudesse ser parcialmente restaurada.

Já em outros pontos da rua, o esgoto emtupiu e transbordou, deixando um rastro de água suja e mal-cheirosa.

Segundos os moradores, um ano antes das eleições que elegeram Heitor Valvassori (PP) como prefeito, em 2004, foi conseguido uma restauração mais qualificada, mas, por causa de desacordos entre a prefeitura (em época de eleição) e a empreiteira, as obras foram apenas no trecho entre a rua geral do PV, a Santa Rita de Cássia, e o campo de futebol do bairro. Trecho este que não era o mais necessitado. O restante da rua, com verdadeiras crateras ficou em situação precária, até hoje.

Um dos moradores chegou a fazer uma reportagem televisiva, na qual denunciou a situação e até tentou entrar em contato com os responsáveis públicos pela estrada, mas nem isso foi suficiente. Pelo contrário, segundo os moradores, a resposta "não-oficial" dos responsáveis foi a seguinte: "Por chamarem a TV, agora sim que não faremos nada".

O presidente da Associação de Moradores do Bairro presidente Vargas, Paulo Silveira, disse que ainda não manifestou-se politicamente a respeito da rua, mas que o fará em breve, pedindo a retirada da camada de anti-pó, que só atrapalha, e que uma máquina conserte a rua, para que ela se torne um local, no mínimo, transitável.

A Secretaria de Obras de Içara não quis se pronunciar a respeito, pois, segundo o engenheiro civil, Márcio Peruchi, esse é um assunto muito antigo e que, nesta semana, será feita a substituição do atual secretário de obras, Silvio Vianna, por um ainda a ser escolhido pelo prefeito Gentil da Luz e que, aí sim, poderão recomeçar a pensar sobre o que deve ou não ser feito com a Adolfo Sandrini.

Justamente por ser um problema antigo é que já deveria ter sido solucionado. Agora, mais uma vez, resta à população esperar (sempre com esperança) pela nova administração.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Vereador busca esclarecimento sobre emancipação

Buscar recursos para o município foi o real motivo da viagem à Brasília do prefeito, Gentil da Luz (PMDB), e dos vereadores, Jurê Bortolon (PMDB) e Darlan Carpes (PP). Eles permanecem na capital até sexta-feira, dia 6. Entretanto, Bortolon supõe que voltará à Içara com novidades a respeito da emancipação do Rincão.

"A meta, em princípio, é a de buscar recurso. Contudo, assim que eu tiver um tempo disponível estarei indo atrás de todos os docu-mentos da emancipação a fim de esclarecer o assunto e buscar o apoio com quem for preciso", certificou o vereador peemedebista, que adiantou já ter buscado com o senador Neuto de Conto.

Bortolon conferiu junto a Câmara Federal a publicação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que regulamenta a emancipação do Balneário Rincão, em Içara, e também de Pescaria Brava, em Laguna, os únicos dois distritos do pa-ís e regulamenta outros 56 cidades que dependem deste aval.

Assim a Lei aprovada na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, que foi cassada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), passa a valer. Com o parecer favorável do Congresso Nacional, é possível de que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determine eleições nos dois distritos em 2012, o que desmembra automaticamente Balneário Rincão, de Içara, e Pescaria Brava, de Laguna.

E neste espaço de tempo entre a publicação da PEC e as eleições municipais, que acontecem daqui três anos e meio, o governador Luiz Henrique da Silveira poderá nomear um prefeito interino em cada distrito.

A emancipação do Balneário Rincão é um sonho antigo que envolve várias lideranças do Distrito, entre elas o ex-vereador Jairo Celoy Custódio (PMDB) e e o ex-vice-prefeito Naelti Vianna (PP), que sempre tiveram junto com Bortolon nesta luta.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1575: POLÍTICA - Gentil da Luz, Jurê Bortolon e Darlan Carpes buscam recursos em Brasília


O prefeito e os dois vereadores de Içara retornam nesta sexta-feira de Brasília e trazem na bagagem recursos que serão liberados ainda neste ano nas áreas da educação, da saúde e de transporte.


Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), acompanhado dos vereadores Jurê Bortolon (PMDB) e Darlan Carpes (PP), visita deputados e senadores, em Brasília, na busca por emendas que beneficiem o município de Içara. Em audiência com o senador Neuto de Conto (PMDB), em pauta a saúde e a viabilização do 24h. Com a senadora Ideli Salvatti (PT): recursos para o Hospital São Donato.

Entre os deputados visitados, estAVA Jorge Boeira (PT), que declarou enorme carinho por Içara e afirmou ter compromisso institucional "acima de tudo", e com quem se discutiu sobre educação, com ênfase as creches. Com Ângela Amim (PP), o tema foi pavimentação. Através de emenda apresentada pelo deputado Djalma Berguer (PSB), a pedido de Acélio Casagrande (PMDB), foi disponibilizado R$200 mil para a pavimentação da Avenida Diomício Freitas, no bairro Presidente Vargas. E mais R$ 600 mil para patrulha através do deputado Edinho Bez.

Turismo também entrou em pauta com a visita ao ministério para a viabilização de projetos para o Balneário Rincão e para a Festa Nacional do Mel que acontece nos dias 28, 29 e 30 e agosto. O prefeito encerrou a agenda com audiência com o Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, acompanhado dos deputados Acélio Casagrande, Edinho Bez e do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves. Na ocasião foram apresentados projetos na área da educação infantil, saúde, esporte, saneamento básico e turismo.

Segundo Da Luz, Içara precisa sair da situação vergonhosa que se encontra quando o assunto é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). "Içara é último município em IDH da Região Carbonífera e o 193º do Estado, por isso temos que ter ações fortes para que o município saia desta situação vergonhosa. Nosso trabalho está voltado ao crescimento e, principalmente, pelo desenvolvimento de Içara. Uma cidade que merece crescer, se desenvolver e ter o devido reconhecimento".

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.