O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CAPA: Edição2.138 - Içara, 1º de julnho de 2011

Perseguição pelas ruas de Içara deixa um ferido
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Pinguins aparecem mortos na orla do Balneário Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gonçalves fica com o título do Içarense de Bocha
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Pinguins morrem na orla do Rincão

Para fugir do frio e buscar alimento, os pinguins da região da Patagônia acabam chegando ao litoral brasilei-ro nesta época do ano.
Já apareceram onze ani-mais no Balneário Rincão, e apenas um com vida, que foi levado ao centro de reabilitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Imbituba. A falta de um cen-tro de recuperação de ani-mais marinhos faz com que os pinguins venham a mor-rer mais rápido.
A Polícia Ambiental de Maracajá e a Fundai de Iça-ra deveriam dispor de uma estrutura para atender qualquer tipo de animal marinho que apareçam na região litoranêa.

POLÍTICA - AMI garante nova empresa na área industrial de Poço Três

Novos postos de trabalho serão criados em Içara com a instalação da filial da Metalúrgica Maestro; a empresa vai funcionar na área industrial de Poço Três e fornecer empregos para 150 pessoas.

(Divulgação)

Esta semana foi iniciado o serviço de terraplanagem para a construção dos pa-vilhões que abrigarão a fi-lial da Empresa Metalúr-gica Maestro, na área indus-trial de Poço Três, em Içara.
A Administração Muni-cipal, por meio da Secreta-ria de Planejamento e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econô-mico, fez a doação, no ini-cio deste ano, de um terre-no para a empresa.
A metalúrgica irá inves-tir aproximadamente R$ 5 milhões e gerar diretamen-te cerca de 150 empregos.
“Esta parceria vem de encontro com a nossa pro-posta de governo, que é tra-balhar para o desenvolvi-mento de Içara. Novos em-pregos serão gerados e, com isto, o município irá arrecadar mais”, destacou o secretário de Planejamen-to da Administração Mu-nicipal, Emer-son de Jesus, enquanto a-companhava o início das obras da em-presa.
“Vamos dar preferência para os mora-dores daque-la região. Pre-tendemos, o mais rápido possível, es-tar contratan-do mais de 150 emprega-dos”, enfati-zou Salmir Pacheco, diretor da Meta-lúrgica Maestro.
O prefeito Gentil Dory da Luz, também reiterou seu contentamento com a vin-da de mais postos de em-prego para Içara.
“Estamos fornecendo infraestrutura, conseguin-do novos empregos e hu-manizando cada vez mais nossa cidade”, emendou o prefeito.
A Metalúrgica Maestro é fabricante de fogões a le-nha, carrinhos de mão e es-cadas de alumínio , comer-cializa seus produtos para o todo o Brasil e alguns países do Mercosul e da A-mérica Central.
A matriz da Metalúrgica Maestroestá instalada na cidade de Urussanga e gera 400 empregos diretos naquele município e vem para somar em Içara.

GERAL - Pinguins são achados mortos na orla da praia do Rincão

A migração dos pinguins da Patagônia para águas mais quentes trouxe 11 deles à praia do Balneário Rincão; apenas um conseguiu resistir e foi levado para um centro de reabilitação.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Para fugir do frio e buscar alimento, os pinguins da região da Patagônia, na Argentina, acabam chegando ao litoral brasileiro nesta época do ano.
Nesta quinta-feira, dia 30, um deles, encontrado vivo por um morador, na orla da praia do Balneário Rincão, foi levado para o centro de reabilitação da Área de Proteção Ambien-tal (APA) de Imbituba.
“O morador recolheu o pinguim, que estava sujo de óleo, levou para a sua residência e o limpou. Depois, ligou para a Fundai e, nesta quinta-feira, levamos o animal para o centro de reabilitação em Imbi-tuba”, explicou o biólogo da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ricardo Garcia da Silva.
O biólogo ressaltou também que, nos últimos dias, já foram encontrados, além desde pinguim vivo, mais dez, que estavam mortos.
“Eles vêm do norte do Uruguai e os mais novos acabam indo para mais longe. Muitos ingerem óleo ou ficam presos em redes, o que faz com que cheguem às praias. Os que ingerem ó-leo ficam muito debilitados e acabam morrendo. É raro encontrar algum pinguim vivo”, observou Silva.
A Fundai aconselha que os animais encontrados vi-vos sejam colocados em u-ma caixa de papelão, pa-ra que sejam sinalizados na praia, e a pessoa que o encontrou entre em contato imediatamente com a Fundai, através do telefone (48) 3432-6418 ou (48) 3432-2733.
“A equipe da fundação vai até o local e analisa as condições do animal. Caso ele tenha chance de sobrevivência, é levado ao centro de reabilitação em Imbi-tuba. Porém, se, no local, percebermos que está muito fraco e que não vai resistir, deixamos na praia”, esclareceu o biólogo.
A Polícia Ambiental de Maracajá também pode ser contactada nestes casos, através do telefone (48) 3240-1270.
Um golfinho também foi encontrado morto na orla do Balneário Rincão.

POLÍCIA - Bombeiros alertam para cuidados com incêndios

Os bombeiros de Içara passam informações para evitar incêndios, e fazem uma alerta as pessoas que tem residência de veraneio no Rincão, onde foram registrados diversos casos de incêndios.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As ocorrências no Distrito Balneário Rincão tem se tornado constantes nos últimos meses, tanto dentro da segurança quanto pelos atos de vandalismo.
O Corpo de Bombeiros de Içara, que atende as ocorrências dentro do município, confirmou que metade dos casos de incêndio re-gistrados durante o ano acontecem no balneário.
Nesta terça-feira, dia 28, mais uma ocorrência foi atendida pelos bombeiros. Por volta das 13h28min, o quarto de uma casa na Rua Henrique Lage, no Balneário Rincão, acabou incendiado. A dimensão do fogo só não foi maior porque os vizinhos entraram em ação e evitaram que o incêndio se alastrasse dentro da residência. O dono foi informado pela guarnição da o-corrência
Os soldados do Corpo de Bombeiros informam que muitas casas são utilizadas apenas para o veraneio, e, por isso, ação de vândalos torna-se muito maior e mais frequente. “Nossos registros de incêndios mostram que as casas pouco utilizadas pelos donos no Rincão são alvos de atos de vandalismo e de consumo de entorpecentes, as principais causas dos focos de incêndio”, explicou o Tenente Henrique.
Ao ser questionado sobre os cuidados que seve ter, Henrique alerta: “A principal recomendação é não deixar a casa em total abandono, como gramado alta, isso sempre chama atenção de vândalos e de usuários de drogas, e em caso de a-bandono é aconselhável o desligamento total da energia elétrica e um aviso aos órgãos públicos”.
Na última semana o Corpo de Bombeiros de Içara atenderam a dois incêndios em pontos distintos do Balneário Rincão.

VARIEDADES - Casa da Cultura apresenta “A memória do verde”

A exposição “A memória do verde”, da artista de Nova Veneza, Neusa Milanez, discute as ações do homem em favor dos avanços tecnológicos e como isso afeta os demais seres vivos.

(Divulgação)

A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de Içara, recebeu nesta quinta-feira, dia 30, a exposição de arte “A memória do verde”, da artista Neusa Milanez, de Nova Veneza.
Neusa apresentou as o-bras durante todo o dia. As peças mostram um apelo silencioso, um protesto que, ao mesmo tempo, também é registro e memória. Seu conteúdo discute sobre as ações do homem em favor dos a-vanços tecnológicos e como isso afeta diretamente o seu ambiente de vida e de todos os demais seres vivos. Outra questão abordada refere-se a “cultura da imagem”- as aparências sedutoras e seus conteúdos enganosos. Assim como uma janela, as obras de arte apresentadas assemelham-se a uma abertura, uma possibilidade de ver através.
Materiais inusitados, cores vibrantes, espaços mo-nocromáticos e muita dua-lidade compõem o cenário desta exposição de arte.
“Além de trazer obras que despertam um olhar crítico, a artista trouxe material didático aos educadores de arte, para que eles possam trabalhar a arte contemporânea com seus alunos, tendo maior compreensão das obras expostas”, diz a coordenadora pedagógica de artes da Ad-ministração Municipal, Li-lian Rosane Philippi.
Como parte da cerimônia de abertura da exposição, alunos das oficinas de expressão teatral da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes apresentaram a per-formance “Seres da Natu-reza” onde, através do corpo e voz, expressaram um apelo do meio ambiente, por socorro.
A performance teve a direção do professor da oficina de expressão teatral João Gabriel da Rosa.
Estiveram presentes na abertura da exposição os conselheiros da cultura, re-presentantes de associações étnicas e arte educadores.

ESPORTE - Clube dos 50 prepara novas competições para este ano

Com a reta final do Campeonato Interno de Futebol Suíço, a diretoria esportiva já preparam mais dois novos campeonatos para os sócios neste ano, um de bocha e um outro de canastra.

(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Com o Campeonato In-terno de Futebol Suíço do Clube dos 50, Taça Super-mercado Castagnetti/Casa do Lanche, chegando na reta final, a diretoria es-portiva já planeja novas a-tividades para o semestre.
Os próximos eventos es-portivos do União Clube dos 50 anunciados serão os de canastra em dupla e bocha, duas modalidades muito praticadas dentro do município de Içara.
Por exemplo, o Içarense de Bocha, realizado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara, encerrou ontem.
Os interessados em par-ticipar devem entrar em contato com a secretaria do clube, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, para preencher as fichas de ins-crições. O telefone para contato é o (48) 3432-3550.
As duas competições fa-zem parte do calendário elaborado para 2011 pela nova diretoria, que deve organizar, ainda neste ano, as disputas dos Campeo-natos de Futebol Suíço Es-colar e Veterano.
O presidente Valmor da Silva deu total liberdade para que o diretor esportivo Claúdio Blissari efetuasse as competição, sempre visando os associados.
A diretoria do Clube dos 50 informa que a sauna já está funcionando de se-gunda a sexta-feira.
Maiores informações na secretaria.