O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.926 - Içara, 11 de agosto de 2010

Desabamento da agência dos Correios completa cinco anos






Gentil da Luz prestigia Michel Temer em SC






Motoristas reclamam dos buracos nas ruas

EDITORIAL - Lembra em quem votou em 2006?

A tradicional “falta de memória política” dos brasileiros que na maiodas vezes conseguem se lembrar em quem votaram na eleição passada inspirou o empresário Fernando Barreto a criar o site que vai ajudar . É o www.eulembro.com.br, que pretende ser uma espécie de memória eletrônica dos eleitores. O voto dos internautas ficará sempre salvo no portal, que já está no ar, para que se lembrem em quem votaram.. E você? Lembra em quais candidatos votou em 2002, 2004, 2006 e 2008. Então use o site para não esquecer.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (56)

Diariamente os meios de comunicação apresentam comerciais que procuram vincular um sentido através de emoções e valores, status e vantagens, estilo e beleza, sedução e erotismo, aos produtos anuncidos. As pessoas por meio desses instrumentos aprendem a consumir novos produtos ou a manter a fidelização aos já conhecidos e consumidos. E se o produto é desconhecido e de difícil aquisição, como produtos da tecnologia atual, há uma intensa campanha dirigida a população mundial. O resultado é a transformação do planeta numa aldeia global dado aos complexos industriais gigantescos. E o final do processo tecnológico foi o entendimento do significado de qualidade de vida que se entende atualmente como o máximo de satisfação das necessidades básicas: alimentação, moradia, vestuário, saúde, relacionamentos. Seguem-se as necessidades secundárias que estão relacionadas aos sentimentos de valorização, autoestima: educação, segurança, dignidade, estética, beleza, criatividade, entre outras necessidades que estruturam o narcisismo positivo de uma população.
E quando o consumismo é a busca para preencher insatisfações como a baixa autoestima e o vazio próprios do narcisismo negativo, os produtos são oferecidos como promessa de felicidades. Um exemplo claro tem sido a propaganda e o estímulo para a aquisição da beleza eterna, do corpo perfeito segundo o esteriótipo de beleza. Outra busca é voltada ao modelo perfeito, o super-herói seguido do prazer virtual e o devaneio para as drogas. E assim, o estudo sobre as necessidades humanas nas diversas fases do desenvolvimento tem sido objetos de pesquisas.
A fase humana de maior atenção há algumas décadas é a criança. Há um apelo muito grande dos fabricantes e dos publicitários com o brinquedo educativo, o programa de televisão adequado, as escolas adaptadas a esta ou aquela metodologia ou teoria, a medicação mais eficiente, etc.. o mesmo vem acontecendo com os adolescentes que têm si-do merecedores de empenho para compreendê-los desde a educação até a sexualidade. Os shoppings têm se preocupado em oferecer lojas atrativas e serviços envolventes. Mas uma questão crucial precisa ser observada e, se possível resolvida. Diante de tanta sedução, onde fica a criatividade humana? Se passarmos a ser apenas consumidor, como ficará o vazio existencial depois dos quarenta? Sabemos que a população dessa faixa etária ainda cultiva valores básicos como a leitura convencional. Se perguntarmos aos adolescentes, eles nos responderão que livros é coisa do passado. O adolescente gosta mesmo é da leitura virtual, das pesquisas na net, do bate-papo virtual e outros tantos apelos tecnológicos. É uma verdade. Eu vejo professores encaminhar os alunos para as pesquisas na net e darem notas (até ótimas) para recortes de textos sem nem mesmo compreendê-los. Muitos resumos e interpretações são retirados e colados sem o aluno ao menos abrir o livro e ler um só parágrafo. E então eu me pergunto: como será o futuro desses alunos, sobretudo porque eles serão profissionais. Como fica um professor que não lê, não se informa, não aprimora o conhecimento sistematizado? Como o médico vai trabalhar com a vida humana, as diversas possibilidades de curas, a evolução da medicina além dos recortes que pesca na mídia? Como um engenheiro irá aprimorar o conhecimento embasado na experiência do construtor e na gama de recursos que a tecnologia moderna põe e dispõe na velocidade vertiginosa da era tecnológica. E o advogado que não tiver o hábito da leitura, como ficará diante de tantos adendos e emendas de leis? Ainda penso que leitura é fundamental. Pois bem, a feira literária está em andamento na cidade de Criciúma. A AILA – Academia Içarense de Letras e Artes, engajada com a cultura do içarense está participando do evento. Somos trabalhadores e não somos dispensados e nem recebemos recurso alguma para participarmos. Porém, cientes de que a cultura de um povo fica registrada na escrita, buscamos estar em espaços onde nos acenem com um convite para a nossa participação e, sobretudo onde possamos mostrar o nosso fazer literário. Pena que não possamos fazer com tanta frequência, pois nosso município é alheio ao nosso amor pela literatura. Parece que não há espaço na cultura municipal para a literatura, embora o içarense seja um povo tão criativo. Mas, fazer o quê... Continuamos sonhando e participando com quem nos acolhe. A agenda é rica e até sábado Criciúma fala de literatura e acolhe os escritores que lutam pela vida da literatura como o maior registro cultural de um povo. E nós, da AILA, estamos entre eles...

POLITICA - Plano de habitação é tema de reunião na SDR Criciúma

O levantamento de informações sobre a realidade habitacional do Estado está sendo realizado nas 36 Secretarias Regionais e plano deve estar concluído até dia 31 de dezembro de 2010.

O Plano Catarinense de Habitação de Interesse Social (PCHIS) foi tema da reunião que aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 10, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma (sdr).
Equipes de habitação dos 11 municípios que compõem a regional, a Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (COHAB/SC) e a Secretaria Regional analisaram e debateram problemas e necessidades habitacionais da região carbonífera.
Cada cidade teve espaço para expor as principais carências em áreas como disponibilidade de terras, infraestrutura e os obstáculos para criar políticas no âmbito regional.
O PCHIS será usado para planejar as ações de governo a fim de garantir moradia digna aos catarinense.
O Governo do Estado começa a elaborar o plano por meio da COHAB/SC, que é o órgão responsável por implementar a política de habitação.
O PCHIS é uma exigência do Governo Federal para que estados e municípios possam ter acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Todos têm que elaborar os planos de habitação até 31 de dezembro de 2010. “Poucos municípios apresentaram o plano até o momento”, explicou a assessora técnica, Andreia Castro, da Demacamp Planejamento Projeto e Consultoria, empresa que presta serviços para a elaboração do PCHIS.
“O objetivo é fazer um planejamento mais técnico que atenda as reais necessidades da população de acordo com seu poder aquisitivo”, infomou a coordenadora do PCHIS em Santa Catarina, Kátia Regina Schappo.
Além dos dados para o diagnóstico, serão oferecidos seminários temáticos.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero contar com o apoio dos içarenses durante as eleições, meu partido é Içara”. Candidato à deputado estadual Adilor “Dóia” Guglielmi (PSDB), que colocou o bloco na rua em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catrina, em 3 de outubro.

Ada Faraco De Luca (PMDB)
candidata a reeleição na Assembleia Legislativa de Santa Catarina estará fazendo visitas em Içara.
A candidata tem como cabos eleitorais no mu-nicípio o Prefeito de Içara, Gentil da Luz, e o Presidente da Câmara, Acirton Costa, que devem acompanhá-la nas visitas.
Ada, que é esposa de Valmor de Luca, Presidente da Casan, tem como adversário dentro do partido Acélio Casagrande e Ivo Carminatti, que tem como cabos eleitorais em Içara o ex-prefeito Deobaldo Pacheco e os vereadores Jurê Boretolon e Antônio de Mello, respectivamente.
É importante os candidatos tenham compromisso com Içara, que é um grande celeiro de votos.

O Telecentro
do bairro Pedreiras está desde abril sem funcionar. Dos 11 computadores, três funcionam e apenas um tem acesso a Internet.
Os dois computadores disponíveis estão servindo para as crianças jogarem virtualmente. Alguém dormiu de toca neste caso. Acho bom acordar e colocar o Telecentro em funcionamento.

Quando assumiu
Acirton Costa prometeu aos vereadores fazer uma reunião mensal para discutir o andamento da Câmara Municipal, já que é administrada a vinte mãos. E isso não ocorreu até o momento.
Parece que os vereadores fizeram pacto de silêncio sobre o Hospital São Donato e o Grêmio, que ainda estão em investigação. Por quê será?

A tradicional
“falta de memória política” dos brasileiros que quase nunca conseguem se lembrar em quem votaram na eleição passada inspirou o empresário Fernando Barreto a criar o site www.eulembro.com.br, que pretende ser uma espécie de memória eletrônica dos eleitores. O voto dos internautas ficará sempre salvo no portal, que entra no ar hoje, para que se lembrem em quem votaram. No site, eleitores poderão consultar trajetória, patrimônio, notícias de jornal, votação em eleições anteriores e promessas de praticamente todos os políticos, de forma a cobrá-los por suas posições e projetos. Os eleitores também terão acesso a Twitter, gravações no YouTube e inserção dos candidatos nas redes sociais. Haverá ainda um fórum de discussões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
E você leitor, lembra em quais os candidatos votou nas eleições passadas? Não? Então, neste ano, memorize bem o candidato de sua preferência, faça uma ficha limpa dele, verifique como se comporta, quantos processos tem, o que fez para ajudar a sociedade. Talvez assim você, eleitor, poderá ajudar a filtrar a política, que precisa ser purificada e bem. É claro que tem candidatos bons, mas também tem os ruins. Pense nisso na hora de votar.

Frase
“A política é a condução dos assuntos públicos para o proveitos dos particulares”. (Jornalista americano).

GERAL - Pavimentação do município apresenta pontos precários

Em alguns pontos do município, ruas apresentam buracos que atrapalham o tráfego, podendo causar danos aos veículos; DNIT informa que as vias laterais da BR-101 serão continuadas.

Içarenses enfrentam um desafio diário ao volante: driblar os buracos. Em meio as principais reivindicações da comunidade do município a pavimentação é a mais recorrente.
Entre as ruas que apresentam maiores transtornos está a Donato Valvassori, no Centro, aonde dois buracos grandes têm sido a causa de dribles dos condutores. O transporte público com destino ao Distrito Balneário Rincão, faz acesso ao trecho. Outro buraco está localizado na Rua Amaro Maurício Cardoso.
Na rua Vitória, próximo ao trevo da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), a cobertura de areão aplicada na abertura asfáltica, já apresenta precariedade e pode causar acidentes.
Referente as obras de pavimentação asfáltica nas vias laterais da BR-101 Sul, o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT), informou que os trabalhos serão retomados. A obra situa-se nos trechos de acesso ao Balneário Esplanada, nas vias de acesso ao Espigão Primeiro, entre o Km 371, e nas vias laterais próximas ao Km 379, em Vila Nova.
Após reivindicações da comunidade local, o DNIT comunicou que está providenciando a continuedade dos serviços na rodovia, mas não estimou um prazo dos serviços.
Até o fechamento da edição não foi possível entrar em contato com o secretário de Obras do município, José Eloir do Nascimento. A assessoria de comunicação informou que ele estava realizando atendimento e que o telefone móvel apresenta problemas.

POLÍCIA - Famílias aguardam sentença cinco anos após tragédia

Filha de uma das vítimas relata que família não recebeu assistência, nem foi procurada em audiência; o advogado do acusado diz que aguarda encaminhamento do processo e o julgamento.

O dia ontem foi marcado por sofrimento na lembrança dos cinco anos do desabamento do prédio da agência dos Correios de Içara. A instalação situada na rua São Donato cedeu por volta das 9h15, vitimando quatro pessoas e deixando feridos.
Segundo Ketelli Fernandes, filha de Nivaldo Fernandes, falecido no desabamento, nenhum membro da família foi chamado em audiência. “Desde do acidente ninguém nos procurou. Isso mostra que a Justiça no estado é lenta”, relatou a jovem.
Para o irmão do falecido, Alexandre Brígido, “a Justiça apontou as quatro vítimas como os culpados”.
Não foi possível entrar em contato com o advogado da família.
Na época, os laudos do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), apontaram falhas na elaboração do projeto do prédio, falta de fiscalização e uso de metragem e materiais fora do padrão.
Assim em 2008, a 2ª vara criminal da Comarca de Içara, condenou o engenheiro civil, M.P., por responsabilidade do desabamento. Absolvendo o mestre-de-obras J.B. e o proprietário da casa J.C. Mas, desde 26 de maio do ano seguinte, o processo está sob grau de recurso no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Conforme o advogado do engenheiro, Sérgio Francisco Graziano Sobrinho, aguarda-se o encaminhamento à Brasília para que o julgamento seja realizado.

VARIEDADES - Resgate Music reúne milhares de jovens na Festa de São Donato

O show católico do cantor Diego Fernandes, que fez parte dos eventos da Festa de São Donato, no dia 7 de agosto, foi um sucesso de público na segunda edição e animou a juventude içarense.

O último final de semana foi marcado pela 60ª Festa de São Donato, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de agosto. No sábado, dia 7, aconteceu o 2º Resgate Music, evento que reuniu cerca de 3 mil jovens, segundo os organizadores.
No início da noite, o Padre Eloir Borges celebrou a Missa da Juventude, que e teve como tema “O Discípulo de Jesus e a Vocação à Santidade”. Após a missa, os fiéis dirigiram-se ao palco principal da festa para prestigiar o show nacional com o cantor Diego Fer-nandes, que faz parte da Comunidade Canção Nova.
O Ministério de Música Sacrário Vivo abriu o show de Fernandes. A banda toca todos os sábados nos encontros do Grupo de Jovens, evangelizando através da música.
Diego Fernandes, cantor nacional, conhecido na região por sua participação no Retiro de Carnaval Vinde e Vede 2010, por participações na Televisão Católica Canção Nova e por seu programa semanal na TV Século XXI, subiu ao palco e agitou a juventude católica. Ele pulava e cantava músicas próprias, mas já conhecidas pelos frequentadores dos Grupos de Oração da Diocese de Criciúma.
“Foi um show com muita unção. As pessoas que por ali passavam por acaso eram contagiadas pelo amor de Deus que ali pairava. Muitos ficavam impressionados ao ver no palco um jovem cheio de vida e alegria em Deus, o que hoje é ser radical para o mundo em que vivemos”, conta Diego Vieira, do departamento de Comunicação Social do Grupo de Jovens Sacrário Vivo.
De acordo com a estimativa dos organizadores, aproximadamente 3 mil pessoas estiveram no local.

Diego Fernandes, com 8 anos começou a frequentar novenas nas casas e acompanhar um grupo de senhoras que realizava círculos bíblicos na vizinhança em Itajaí/SC. Aos 14 anos foi para o Seminário Menor Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis. Aos 17 anos entrou para a Comunidade Canção Nova. Atualmente tem 28 anos e mora em Campinas-SP. Participa de retiros e encontros e faz shows por todo o país.

DISTRITO - Impasse entre Grupo da Terceira Idade e CAEP do Balneário Rincão

A Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais explicou a presidente da entidade que precisaria do salão de festa para reforma do telhado e para evitar problemas trocaram a fechadura.

Confusão permeia Grupo da Terceira Idade do Balneário Rincão e Paróquia São Miguel de Vila Nova, que comanda a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, no Distrito.
Conforme a presidente do grupo, Maria Fraga,a Comissão de Assuntos Econômicos Paroquiais solicitou que os idosos deixassem a sala que utilizam para as atividades, para que fossem efetuados reparos no telhado. Maria relatou, que na última quarta-feira, 4, percebeu que a fechadura do local havia sido trocada. “Não nos derão tempo nem de retirar os utensílios que usamos nos encontros. Não recebemos nenhuma explicação”, disse.
A presidente acrescentou ainda que o consumo de energia elétrica poderia ter motivado a atitude da paróquia. “Nos entendemos que o salão é da paróquia. Mas, não aceitamos a maneira como fomos expulsos”, acrescentou.
No salão o Grupo da Terceira Idade costumava realizar cafés e festas com animações musicais para os associados e também para convidados que vinham de outras cidades.
O grupo composto por 57 idosos, realizará no dia 19, um café no Centro Comunitário do Distrito Balneário Rincão.
Por sua vez, Valter Guilherme Vagner, explica que o grupo usou o local por muito tempo, pagava apenas uma taxa mensal de R$ 10 e que realizam apenas tardes dançantes nas quinta-feiras. “É norma da Diocese que não podem fazer baile no salão. E também vamos mexer na armação, que esta cheia de cupins e precisamos do salão desocupado”, comenta.
“Ela foi convidada para participar das reuniões para discutir o assunto, como não compareceu, a comissão resolveu trocar a fechadura, pois ela alegou que faria baile na quinta passada”, finalizou.

ESPORTES - Caiçara estreia domingo no Regional da LARM

O time colorado, que é o único representante da cidade na primeira divisão da Liga Atlética da Região Mineira, joga, neste fim de semana, contra o Itaúna, em busca do título regional,

O Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM) inicia neste fim de semana e a cidade de Içara é representada em duas divisões.
O Caiçara, que já entra em campo neste domingo pela primeira divisão contra o Itaúna, está confiante de que vai ter uma boa atuação, com resultados ainda mais positivos do que o ano anterior, quando terminou em quinto lugar na classificação geral.
O técnico do Caiçara, Dirlei da Silva, o Pintinho, afirmou que este ano foi feito um investimento pesado, principalmente no setor da zaga, no ataque e nas laterais, onde a equipe tinha maior dificuldade. “Atualmente temos um grupo de 22 jogadores, sendo quatro deles das categorias de base, pois a meta do clube é preparar atletas pa-ra ter uma equipe forte no futuro”, ressaltou.
O técnico continuou. “Teremos quatro desfalques para o jogo de abertura, que só estarão à disposição na segunda rodada”, explicou Pintinho.
O Caiçara vai aproveitar o mando de campo para garantir os três pontos. “Todos sabem que uma estreia é sempre complicada até mesmo para uma equipe com experiência, mesmo jogando em casa os atletas entram em campo nervosos, pois só o que querem é garantir o resultado positivo”, finalizou Silva.
A outra equipe é o Atlético Içarense, que vai disputar a Série B do Regional.
AS Empresas Rio Deserto é quem patrocinam o campeonato.