O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Edição 1820: EDITORIAL - Disputa da Uaci deverá ser na justiça

A chapa 2, encabeçada por Rodrigues Mendes, não reconhece a vencedora da chapa 1, Simoni Serafim, como presidente da União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci), e deve entrar com uma ção no Fórum de Florianópolis para anular a eleição ocorrida dia 5 de março.
A entidade já teve como presidentes o Prefeito de Içara, Gentil da Luz, e o presidente da Câmara de Vereadores, Acirton Costa.

CHARGE

COLUNISTA - Marion Silveira


Aposentadoria: o que fazer se o cálculo não for o esperado

Já falamos aqui nesta coluna sobre o Fator Previdenciário que foi criado com a finalidade de reduzir o valor dos benefícios previdenciários, no momento da concessão, de maneira inversamente proporcional à idade de aposentadoria do segurado. Quanto menor a idade de aposentadoria, maior o redutor e conseqüentemente, menor o valor do benefício.
Ao requerer a aposentadoria, o segurado não tem conhecimento da renda mensal inicial que passará a receber, nem a incidência do fator previdenciário no cálculo do benefício. Essas informações somente são fornecidas na carta que o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) envia comunicando que a aposentadoria foi concedida.
Se o segurado entrou com pedido de aposentadoria e ao receber o comunicado do INSS informando qual o valor que irá receber e caso não ficar satisfeito com o valor do benefício, poderá desistir da aposentadoria.
A condição, no entanto, é não sacar o primeiro pagamento depositado pelo Instituto Nacional do Seguridade Social, nem o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou o Programa de Integração Social (PIS). A condição anterior que era de 30 dias para a desistência foi alterada pelo Decreto nº 6.208, de 19 de setembro de 2007, que estabeleceu as novas condições citadas.
Em caso de desistência, o processo de requerimento do benefício já concedido será arquivado, e o segurado poderá aguardar a data que melhor lhe convier para entrar com novo requerimento de aposentadoria.
A imposição do prazo de 30 dias para cancelamento causava prejuízos irreversíveis aos segurados da Previdência Social. Isso acontecia, por exemplo, com um segurado que decidia adiar por mais algum tempo a aposentadoria em troca de um benefício maior, mas só fazia as contas depois da concessão, que é quando o INSS define os valores que serão pagos mensalmente.
O decreto garante ao segurado a condição de optar ou não pela aposentadoria após saber o valor do benefício e fazer os cálculos que achar convenientes. Somente com a efetivação do saque é que ele estará confirmando a aposentadoria
No caso de o segurado optar por cancelar o pedido de aposentadoria, ele deverá se dirigir à Agência da Previdência Social (APS) em que deu entrada no requerimento para comunicar a decisão.
Na próxima semana estarei de volta.

POLITICA - Vereadores pedem o afastamento de Felisberto

Os representantes da Câmara Legislativa de Içara já haviam assinado, desde o mês de fevereiro, um abaixo-assinado pedindo o afastamento do presidente da Fundação Municipal de Esportes.




O abaixo assinado que foi realizado pela Câmara de Vereadores de Içara, pedindo o afastamento do presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) Flávio Felisberto, já estava assinado desde o mês de fevereiro.
Conforme o idealizador da proposta, o vereador Jurê Bortolon (PMDB), a história começou após os os vereadores aprovarem a honraria ao Mérito Esportivo. “Depois de aprovado, ele nunca nos procurou para indicar nenhum nome, e depois relatou que foi até a Câmara, mas que ela estava fechada”declara Bortolon, afirmando também que pouco tempo depois, Felisberto também realizou uma homenagem esportiva. “Esse ato não teve a aprovação de ninguém, foi uma afronta”, desabafa o vereador, citando que o presidente da FME só pensa ao seu redor, não valorizando também as iniciativas do Distrito Balneário Rincão.
Outros fatores que indignaram os vereadores, foi fato de a galeria que tem as fotos dos ex-presidentes da FME estar mal cuidada, e também a falta de organização durante a competição esportiva do Praião. “Foi realizada uma reunião no começo, mas ele tratou mal os presidentes dos clubes. Além disso, os meios de comunicação falavam que estava uma bagunça, e que Flávio não comparecia a nenhum jogo”, declara o vereador, que presta um esclarecimento sobre o fato de ele ser presidente do Esporte Clube Praia, que participou da competição. “Isso não tem nada haver com os jogos. Já fui cogitado a ser presidente da FME mas nunca aceitei. Ali é um cargo passageiro, mas ser o presidente de um time, não”, finaliza o vereador.
Para Felisberto, o Destaque Esportivo era de responsabilidade da Fundação. “Mas, se eles achavam que poderiam fazer, era o certo, mas o Amigo do Esporte sempre teve o intuito de homenagear as pessoas que contibuíram em prol do município”, destaca o presidente, que faz uma análise do ano de 2009. “Foi um ano muito bom, re-pleto de atividades, juntamente com as atividades de verão e a retomada dos projetos para 2010”, completa Felizardo.
Sobre o ato dos vereadores, ele revela que devido ao fato de toda a equipe estar engajada e realizando um ótimo trabalho, ele não esperava que isso acontecesse. “Mas isso deu um novo ânimo, de intensificar ainda mais os trabalhos, e mostrar a nossa competência”, argumenta o presidente, que também comenta que é apto para estar no cargo, devido a sua formação técnica e seu currículo, pois é formado e pós-graduado em educação física e qualidade de vida, além de já ter trabalhado em diversas áreas relacionadas com o esporte, como no Serviço Social do Comércio (SESC), onde foi coordenador de esportes.
O documento, que foi redigido pelo vereador Dar-lan Carpes (PP), será entregue ao Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), assim que ele retornar da viagem para Brasília, nesta sexta-feira.

COLUNISTA - Maso Nyetto


”Temos que tirar o chapéu para o ex-prefeito Heitor Valvassori, apelidado de Zé Pracinha, que construiu uma grande obra como a Praça da Juventude, onde as pessoas tem um local para caminhar e se encontrar”. Vereador Darlan Carpes (PP), elogiando o ex-prefeito de Içara, que tem fama de construir pracinhas e escolas em Içara, dando um tapa de pelica na administração .

O presidente do PP de Içara
Arnaldo Lodetti Júnior, acredita que o cerco está se fechando para o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice-prefeito José Zanolli (DEM) e que num prazo rápido de tempo serão obrigados a deixar o comando do Poder Executivo.
O PP entrou, -através dos advogados Gabriel de Souza e Fabiano Castanhetti, com várias ações no Fórum de Içara pedindo a cassação do prefeito e do vice.
Os progressistas estão bem confiantes na cassação.

Defesa
de Gentil da Luz entrou com agravo no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE), em Florianópolis, para que o processo suba ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e seja julgado pela esfera federal.
O processo tem mais de 12 mil cópias e todas tem que ser autenticadas.

Parece
que a briga entre o vereador Jurê Bortolon e o presidente da FME, Flávio Felisberto, é uma amostra da desunião dentro do PMDB, onde tem muito cacique pra poucos índios.
A equipe da FME pode ter as suas falhas mas está fazendo um bom trabalho na área esportiva do município.

PSDB de Içara
realizou ontem, na Câmara de Vereadores de Içara, uma reunião com filiados tucanos para discutir os assuntos relacionados ao SAMAE e a MINA 101, e também colocaram em pauta a escolha do coordenador do PSDB para a pré-campanha à deputado estadual de Adilor Guglielmi, o Dóia.
Além de Henrique Guglielmi e de Neka Dal Pont, quem aderiu a campanha do tucano içarense foi o jornalista Ricardo Fabris, até há pouco tempo estava filiado no PMDB.

DEM de Criciúma
deve lançar o médico Celso Menezes e a vereadora Rommana Remmor como pré-candidatos à deputados federais pela AMREC. Os dois estão bem sintonizados.

Içara
será beneficiada com investimento de R$ 3,3 milhões para dragagem do canal no bairro Nossa Senhora de Fátima, proveniente da Secretaria Nacional da Defesa Civil.

Frase
”Em política, o importante não é ter razão, mas que a dêem a alguém”. (Konrad Adenauer - advogado e político alemão - 1876-1967).

GERAL - Por motivos técnicos audiência do Plano Diretor é cancelada

Foi cancelada a quarta audiência pública, que seria realizada na noite de quinta-feira, no auditório da Cooperaliança e que teria como tema explicar o processo de zoneamento da cidade.



Por motivos de ordem técnica entre a Administração Municipal de Içara e a Secretaria de Planejamento, foi cancelada a quarta audiência pública que aconteceria na noite de ontem, no auditório da Cooperaliança, para a discussão do zoneamento do Plano Diretor Participativo, já que alguns pontos que seriam discutidos com a comunidade, não estavam totalmente esclarecidos, o que poderia gerar um não entedimento.
“Pedimos desculpas pelo transtorno causado e em breve estaremos comunicando a nova data para darmos continuidade aos trabalhos do Plano Diretor que trata do desenvolvimento e crescimento de nosso município de forma participativa e sustentável”, explica o secretário de Planejamento de Içara, Diego Vitorassi.
A audiência, que ainda não tem uma nova data definida, contará com a presença de representantes da empresa responsável pelo projeto Herdt Engemin, assim como a arquiteta responsável pela área de zoneamento, Yona Bresciani.
Na noite desta quinta-feira também seria definida a data da próxima audiência pública, que terá como tema a legislação que envolve todo o processo do Plano Diretor.

POLÍCIA - Policiais são homenageados após prenderem estupradores

Soldado da Polícia Militar homenageia delegado e investigadores que trabalharam em caso de prisão de estupradores, na segunda-feira, depois de levar um susto, envolvendo a filha.



A manhã de ontem foi de homenagem na Delegacia de Polícia Civil de Içara.
O soldado da Polícia Militar, Reginaldo Colaço Nunes, juntamente com a filha de 11 anos homenagearam o delegado Rafael Iasco, e os demais investigadores que participaram na última segunda-feira, dia 8 de março, da prisão de G.V., 45 anos, e J.S., 26, ambos acusados de estuprar menores na região.
A homenagem do militar se deve ao fato de ter levado um susto com a filha, sendo que um dos acusados pelos crimes tentou aliciar a menor. “Eu falando como pai, o que mais tenho a agradecer neste momento, é o bom trabalho de homens como esse, que nos fazem ter esperança em levar uma vida melhor”, diz Colaço, que completou ainda. “Pode não ter acontecido nada com a minha filha, mais lembro das famílias das outras jovens que só pensam em justiça em um momento como esse”, finalizou o soldado.
O delegado da Polícia Civil de Içara Rafael Iasco, ficou emocionado com a homenagem do colega. “Fazemos mais que o possível para produzir um bom trabalho na cidade, mesmo com problemas que ainda devem ser revistos, mas ver uma jovem desse ou um pai agradecido com o nosso trabalho torna ainda melhor nossos passos futuros”, finaliza o delegado.
O bom trabalho feito pela Polícia Civil está se refletindo, a cada dia com as novas prisões, com a busca incansável, na solução de alguns casos, e em novas operações que são criadas para coibir o tráfico de drogas e o índice de roubos na região.
O caso
Segundo informações da Polícia Civil, G., responde inquérito policial pelos crimes de tentativa de estupro e outro de sequestro para fins libidinosos. Já o outro acusado, J., responde por tentativa de estupro.
De acordo com a investigação, os homens esperavam as vítimas na saída do colégio no bairro Presidente Vargas e as levavam para o carro. Em alguns casos eles passavam as mãos nas partes íntimas das meninas e diante dos gritos as libertavam e em outras vezes chegaram a cometer o estupro com as menores.
Familiares das vítimas e dos suspeitos de estupros compareceram na Delegacia de Polícia Civil.
Na tarde de quarta-feira foi anunciado que subiu para cinco o número de testemunhas. Uma mulher de 31 anos reconheceu, segunda-feira, o jovem por tentar estuprá-la no ano passado. Com isso, o acusado, preso preventivamente, vai responder por três tentativas de estupro contra vítimas de 16, 18 e 31 anos perpetradas em 2009, um estupro de vulnerável realizado em 2010 e uma tentativa cometida contra uma menina de 11. O tio do jovem , G.V., foi reconhecido como autor, em 2008, de um sequestro de uma garota de 11 anos, para fins libidinosos, de uma tentativa de estupro em 2008 contra uma menina de 9, de um estupro consumado no ano passado e de outro em 2010 contra uma vítima de 14 e outra de 19 anos. Também por atos obscenos cometidos a uma jovem de 17 e outra de 18.

VARIEDADES - Escolas municipais promovem palestras com pais e alunos

O palestrante Jairo Martins, ministrará palestras motivacionais em 15 escolas municipais de Içara, incentivando as pessoas a sempre buscarem o melhor dentro de si, causando mudança.






O palestrante Jairo Mar-tins, reconhecido por ministrar palestras focadas em projetos de qualidade de vida e também motivacionais, estará em Içara no mês de março para palestrar em 15 escolas da cidade, entre elas a Ângelo Zanellato, Tranqüillo Pissetti, Salete Scotti dos Santos, Dimer Pizzetti, Antônio Guglielmi, Augusto Bassis, Antônio Colonetti, Maria da Glória e também na Ma-ria Arlete Lodetti.
O objetivo do evento é levar mensagens motivacionais aos alunos, pais e professores no sentido de levar um pensamento de qualidade de vida as pessoas, abordando relações cotidianas com muito bom humor e descontração.
Dentre as escolas que receberam o ciclo de palestras, está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Tranquillo Pissetti, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, cujo tema escolhido para o ano letivo de 2010, em parceria com o Projeto Político Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação, foi “Eu e Você: todos pela educação”.
A escolha do tema foi intencional, aproveitando que a comunidade já foi levada à reflexão sobre a união entre escola e família, visto que há ações veiculadas pela mídia televisiva.
Na terça-feira, dia 9 de março, houve a primeira discussão sobre o assunto, juntamente com Martins, que conversou com pais, mães e professores sobre o poder de decisão que é inerente a cada ser humano, acrescentando que é preciso que as pessoas decidam fazer os dias melhores, serem pessoas melhores e mais felizes, oportunizando assim referências positivas às crianças e aos jovens, para que também consigam ser melhores para si mesmos e para a sociedade como um todo.
O encontro culminou com abraços fraternos entre os participantes do encontro e com a entrega de cartas previamente escritas pelos alunos para os pais e mães, integrando o tema a outra ação pedagógica que é o Serviço de Correio Escolar desenvolvido pela escola há dois anos.
A agradável surpresa, em receber uma carta escrita por seus filhos, fez com que alguns pais se emocionassem e percebessem a real importância da família no dia-a-dia da escola e também dos alunos.

ESPORTES - Barracão tem que vencer para seguir na Copa Sul

Domingo será realizado o jogo de volta da Copa Sul do Campeões, e a equipe içarense tem que reverter o placar, depois da derrota de 3 a 0 na estreia, contra o Santos, de Capivari de Baixo.



Neste domingo será realizado os jogos de volta da Copa Sul dos Campeões, e o Barracão, a única equipe representante de Içara na competição, joga em casa tentando reverter o resultado negativo da estreia, quanto perdeu de 3 a 0 para o Santos, de Capivari de Baixo.
O time içarense vai tentar se aproveitar do fator de jogar em casa para conseguir reverter o resultado, pois o apoio da torcida sempre tras mais ânimos aos jogadores.
A segunda rodada da Copa Sul dos Campeões teve três jogos com locais alterados. O Barracão, por exemplo, transferiu a partida que ocorreria no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq, no Centro, para o Estádio da Colina, no Bairro Aurora.
Apesar da mudança dos estádios, a data e o horário continuam mantidos para domingo às 15h30min.
O Praia desistiu da com-petição devido a Liga Atlética da Região Mineira (LARM) não ter aceito trocar a data da estreia, no último domingo porque a equipe decidiria o Praião contra o Vila Nova.