O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Esportes: Guerreiros/Cooperaliança é bicampeão de Futsal

Guerreiros/Cooperaliança sagrou-se bicampeão de futsal ao conquistar o Campeonato Içarense 2008.
Em partida realizada no recém inagurado Ginásio de Esportes Nicolau Becker, no bairro Presidente Vargas, o Guerreiros venceu o Riccieri por 2x1.
Em princípio a decisão seria realizada no Ginásio Esporti-vo Ergino Januário Borges, no Centro de Içara, mas foi transferido para o Presidente Vargas, devido a inaguração do centro esportivo.
A partida foi bem disputada, a artilharia da competi-ção ficou com Charles, do Guerreiros; com 8 gols, Devid, do Guerreiros, foi o goleiro menos vazados, com 4 gols.

Polícia: Promotor exige maior policiamente em casos de violência política

Os últimos atos de violência em casos políticos preocuparam o promotor da 79ª Zona Eleitoral, da comarca de Içara, Mauro Canto da Silva, que, devido aos atos de vandalismo e atentados com bombas pediu às Polícias Civil (PC) e Militar (PM) do mu-nicípio para que aumentem a segurança da população.
Ele encaminhou às duas entidades um requerimento oficial para que reforcem o policiamento desde agora até o dia 5 de outubro. O objetivo é e garantir um pleito seguro à comunidade. "Nós temos que reprimir o que vêm acontecendo com investigações da PC, para que encontrem os culpados. Além disso, a PM deve realizar uma ação preventiva para evitar que possíveis atos criminosos voltem a acontecer", explica o promotor. Segundo ele, a maioria dos crimes não é eleitoral. "São crimes comuns, mas com motivação política", relata.
De acordo com o comandante da 2a Companhia de Polícia Militar de Içara, Capitão Cristian Dimitri, as rondas nos locais onde houve denúncia de violência já foram intensificadas e os policiais estão abordando todos os carros suspeitos. Além disso, eles irão aumentar o policiamento nas passeatas e carreatas políticas. "Só a presença de mais viaturas já coíbe a violência", afirma o capitão.
Segundo ele, os policiais estarão atentos a tudo e, a qualquer irregularidade, agirão. "Nós vamos passar a registrar termos circunstanciais por lesão corporal e ameaças na hora do acontecimento. Os envolvidos serão encaminhados ao juizado especial criminal e responderão por isso", conta o militar.
O delegado da Polícia Civil de Içara, Alfeu Orben, também recebeu o documento, mas o jornal Içarense não conseguiu contato com ele, pois o mesmo estava em reunião.

Geral: Bens da antiga Vectra devem ir à leilão

O edital do leilão dos bens imóveis da massa falida da Cerâmica Vectra sai nesta sexta-feira. Em 15 dias, é a vez do edital dos bens móveis ser publicado no Diário da Justiça.
Os bens estão avaliados em mais de R$ 21,8 milhões e o leilão está previsto para o dia 5 de novembro, às 14h30min. São terrenos em Içara e Criciúma, veículos, computadores, máquinas etc.
Segundo Itaci de Sá, presidente do Sindicato dos Trabalhadores, a lei determina que os bens da massa falida sejam leiloados para que o pa-gamento dos trabalhadores seja realizado. Os débitos trabalhistas da Vectra giram em torno de R$ 3,5 milhões.
A ameaça à cooperativa
É ai que está o problema: estes ex-trabalhadores estão hoje participando da Coopervectra, cooperativa que abriu as portas depois da falência da antiga cerâmica. "Eles vão resolver um problema pequeno e formar um enorme. Somente para mim, a empresa deve três anos, mas se somente me pagar e tirar meu emprego, de que serve?", questiona Danilo Rufino, responsável pela cooperativa.
Hoje, 70 ex-funcionários trabalham em empregos diretos na cooperativa, além de mais 120, que operam em empregos indiretos.
Segundo Rufino, se este leilão acontecer, a cooperativa terá que fechar as portas, deixando desamparadas cerca de 70 famílias de Içara. Ele diz que ficou sabendo do leilão pela imprensa e a notícia deixou todos preocupados. "Nós nos assustamos, mas vamos continuar trabalhando. Só assim podemos manter empregados estes trabalhadores, que têm famílias para sustentar", afirma.
A intenção da Coopervectra é adquirir os bens da massa falida para que as atividades sejam garantidas.
Ricardo Bittencourt Custódio, diretor financeiro da Coopervectra, relata que os cooperados entrarão com um plano de compra dos bens para a justiça o mais rápido possível. "Temos uma garantia para apresentar. Firmamos parceria com a Sul Brasil e o fato de estarmos produzindo para uma empresa, vai acabar atraindo outras parcerias", afirma Custódio.
A palavra da lei
De acordo com a advogada Clélia Mara Fontanella Silveira, especializada em direito do trabalho, a possibilidade de não haver leilão é cogitável. "Mas tem que se analisar detalhadamente o caso e ver em que termos a cooperativa foi formada", explica a advogada.
Caso o leilão ocorra no dia 5 de novembro de 2008, os bens serão vendidos por preço igual ou superior à avaliação. Se os bens não forem arrematados, um outro leilão será realizado em 19 de novembro, às 14h30min. Nessa data, irá arrematar os bens quem oferecer o maior lance, mesmo que seja um valor inferior ao avaliado.

Edição 1.474: Política: Agricultores e entidades protestam com tratoraço

Com um atraso de uma hora o Movimento Içarense Pela Vida, que é representado por 70 entidades, realizou na tarde desta quinta-feira um tratoraço pela cidade.
O manifesto, que é um protesto pela instalação da Mina 101, de propriedade das Empresas Rio Deserto, nas localidades de Santa Cruz e Esperança, teve início na Avenida Procópio Lima, passou pelo Fórum, depois passou em frente a Câmara Legislativa, da Prefeitura Municipal, seguiu em direção ao centro pela Rua Marcos Rovaris, encerrando o manifesto em frente a Igreja Matriz São Donato.
Durante o trajeto os manifestantes entregaram um informativo denunciando quais os vereadores que são favoráveis e contrários a instalação da mineração em Içara.

Esportes: Empate do Cricíuma deixa técnico entre a tristeza e o orgulho

O empate em 1 a 1, em casa, com o Vila Nova, nesta terça-feira, deixou o técnico Paulo Campos dividido. Triste por desperdiçar dois pontos diante da torcida, o comandante disse que não poderia deixar de se sentir orgulhoso pelo empenho e bom futebol apresentados pelos jogadores. Isso porque o Tigre só cedeu o empate nos acréscimos, após dominar a maior parte da partida, no Heriberto Hülse.
Ele afirmou ter ficado triste pelo resultado final, mas ficou orgulhso pela apresentação da equipe. "Nós jogamos contra o segundo colocado, uma equipe fortíssima, mas desde o início da partida até aproximadamente 15 minutos do segundo tempo, o Criciúma teve uma grande atuação. Tivemos a oportunidade de matar o jogo, não aproveitamos, mas tenho que realçar que o que valeu acima de tudo foi a vontade do grupo todo", declarou a imprensa.
E mesmo que dois pontos tenham sido desperdiçados em casa, e nenhum somado em Fortaleza, no último sábado, o técnico está confiante no grupo.
Paulo Campos afirmou que as apresentações da equipe estão cada vez melhores e que isso pode representar um grande salto nas rodadas seguintes da Série B.
A próxima disputa é sexta contra o Paraná, às 20h30min, valido pela 28a rodada, e o time será definido em Curitiba.

Polícia: Quanto mais perto das eleições, maior é a violência em Içara

As ocorrências sobre violência registradas em Içara estão cada vez mais freqüêntes. Depois de placas destruídas e carros depredados, a moda agora são as bombas de fabricação caseira. Há onze dias das eleições, mais dois casos de atentados com bombas foram registrados no município de Içara.
A bomba em baixo de um carro
O primeiro atentado foi no Jardim Silvana, por volta das 21h de terça-feira. A bomba foi lançada na garagem da casa da mãe de Rodrigo Mendes, conhecido por Sapinho, presidente da Associação de Moradores do bairro. Ele estaria morando com ela, temporariamente. No momento da explosão, Sapinho estava em uma reunião do partido. Sua mãe estava em casa com mais cinco pessoas, incluindo a mulher de Rodrigo e um bebê de um ano e quatro meses, filho do casal. "Eu estava dentro de casa e quase tive um ataque quando escutei o barulho. É muita falta de respeito. Meu filho nunca fez mal para ninguém", conta Maria Ambrosina Mendes, mãe de Rodrigo.
"Poderia ter acontecido uma tragédia. Isso é terrorismo. Pior é que paguei a primeira prestação do carro segunda-feira. Quem fez isso vai se arrepender mais tarde", comentou Sapinho, muito abalado com o ocorrido.
Segundo Ambrosina, o carro era movido a Diesel e isso fez com que o estrago não fosse tão grande. "Se fosse à gasolina, teria queimado toda a casa. A quantidade de fumaça que se espalhou na hora foi horrível", relata. A explosão destruiu o forro da garagem, partes da rede elétrica e jogou partes do veículo, uma Sportage, para todos os lados. Segundo a polícia, a bomba caseira teria sido colocada propositalmente em baixo do carro, e não arremessada. A dona da casa confirma o caso: "Aqui o portão sempre ficava aberto, pois é um local tranqüilo de morar". Os policiais ainda afirmaram que depois de rondas por to-do o bairro, nenhum suspeito foi encontrado. Alguns vizinhos dizem ter visto uma Blazer preta, com ocupantes armados, rondando o local na hora do atentado, mas a polícia não os encontrou.
Segundo Mendes relatou à polícia, a motivação do crime seria política, já que ele é cabo eleitoral de uma candidata a vereadora.
Bomba é jogada dentro da residência
O segundo caso de atentado com bomba caseira ocorreu na madrugada de ontem, por volta das 2h30min. O alvo, desta vez, foi no bairro Vila Nova. Ali, os vândalos teriam quebrado o vidro da frente da casa e jogado a bomba na cozinha. A casa, completamente de madeira, ficou com uma janela, parte do assoalho e o forro destruídos. "Vi de longe aquela fumaceira e vim conferir. Quando eu vi estava essa desgraça", diz o agricultor Aloar Borges Velho, a-pontando para o vidros quebrados na janela frontal da casa. Os peritos do IGP estiveram na residência e encontraram um pedaço de foguete de vara (usado em festividades) sobre o assoalho, que ficou parcialmente destruído com a explosão.
Segundo uma vizinha de porta do dono da casa, a desconfiança ali, o motivo também é político, mas em um caso diferente. "Pagaram para ele colocar uma placa em frente à casa, ele colocou, mas logo tirou. Eles foram lá e a pregaram de novo e ele tirou de novo. Então acho que foi por vingança", afirma.
Conforme o delegado Alfeu Orben, apenas um inquérito policial foi aberto porque os dois casos podem ter a mesma autoria. Ele vai encaminhar os casos ao juíz eleitoral de Içara.

Geral: Trecho duplicado da BR-101 entre Içara e Criciúma é liberado

Dois trechos duplicados da BR-101 foram liberados para o tráfego normal na manhã de ontem, no Sul do Estado.
Um deles vai do km 385 ao 391, entre Criciúma e Içara, e o outro do km 459 ao 465, entre os municípios de Passo de Torres e de São João do Sul.
Estes são os primeiros trechos duplicados de abrangência da Polícia Rodoviária Federal de Araranguá a serem concluídos.
A previsão do Departamento Nacional de Infra-estrutura (Dnit) é de que as obras sejam entregues até 2010.
Trecho interrompido
A BR-101 Sul terá o tráfego interrompido nesta quinta-feira, no km 328,5, em Capivari de Baixo, há cerca de 50 Km de Içara. O bloqueio na rodovia será das 12h às 14h para a detonação de rochas em continuidade das obras de duplicação no acesso Sul. Por isso, motoristas devem se precaver. Em caso de mau tempo, o serviço será cancelado.
A previsão para o local é a construção de oito passagens inferiores, viadutos, seis passarelas e uma ponte.

Edição 1.473: Política: LHS prestigia comício de Gentil da Luz e Zé Zanolli

O governador do Estado de Santa Catarina, Luis Henrique da Silveira (PMDB), prestigiou o comício de Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM-25), juntamente com diversas lideranças peemedebistas, com o objetivo de fortalecer ainda mais a coligação "Por Uma Içara Mais Humana" e dar uma injeção de ânimo aos militantes e candidatos à vereadores dos 14 partidos.
O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, no Salão Paroquial do bairro Vila Nova e contou com a presença presidente estadual do PMDB, Eduardo Moreira; deputado licenciado Ronaldo Benedet; deputados Manoel Mota e Ada de Lucca, o presidente da Casan, Valmor de Lucca, e o presidente do BNDES, Cacildo Maldaner, entre outros.
Valmor de Lucca disse que ao ver aquela multidão lotando o salão tem a certeza que vão ganhar a eleição. "Mas vamos ficar bem alerta, por-que eles tem mania de comprar votos. Se baterem na sua porta, pegem o dinheiro e votem contra".
Moreira por sua vez, falou que Gentil é o melhor para Içara para que a saúde e educação tenha maior destaque e os içarenses tenham qualidade de vida. "Precisamos de muito trabalho para eleger Gentil e Zanolli!, declarou.
LHS afirmou que Gentil é a Luz que Içara precisa, por isso, pediu que o povo vote nos candidatos da coligação, que vai deixar a Içara mais humana. "Conheço o Gentil e sei da capacidade dele, e a-gora vocês devem dar a ele a oportunidade de ajudar a cidade a crescer", comentou o governador de Santa Catarina.
Da Luz pediu que o Luiz Henrique da Silveira dê apoio a proposta de governo da coligação, que depois de eleita, vai desenvolver um planejamento estratégico junto com as duas universidades da região (Unisul e Unesc), criando projetos para captar recursos nas esferas federais e estadu-ais. "O nosso projeto é fazer de Içara uma cidade mais humana, para isso precisamos que os militantes trabalhem até às 17h do dia 5 de outubro, para sairmos vitoriosos nas urnas, e com certeza, formaremos o governo mais popular que a história de Içara já viu. Sinto na rua o sentimento da mudança, pois o povo quer novas idéias e por isso acredita na nossa proposta de administração", finalizou.