O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.233 - 18 de novembro/2011

BRUNA BORGES/JI
GERAL: Cooperaliança beneficia famílias de Içara com o PEE





BRUNA BORGES/JI
POLÍTICA: Darlan Carpes critica Marzinho e solta o verbo contra o PP e PPS
Marzinho disse que Carpes e Itamar deram um golpe ao tirá-lo da liderança da bancada e o presidente da Câmara afirmou que ele estava equivocado


DIVULGAÇÃO
ESPORTES: Santiago ganha medalha de bronze no JASC

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Dirigir alcoolizado e sem cinto gera multa

Com a chegada do Verão, ao programar a viagem de férias, os usuários das rodovias estaduais e federais precisam estar atentos para um detalhe fundamental: o uso correto uso do cinto de segurança, dispositivo de proteção é fundamental para evitar lesões graves.
Em caso de acidentes, o cinto de segurança evita que o motorista tenha o rosto projetado contra o párabrisa ou lançado para fora do veículo. Outra lesão grave que pode ser evitada com o uso do cinto é o esmagamento da caixa torácica contra o painel ou o volante do veículo. Portanto, o uso de cinto de segurança é essencial para a vida.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Carpes contabiliza melhorias na Câmara durante presidência

Próximo de completar um ano na presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, o vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP) investiu na modernização da sede legislativa.

O vereador progressista Darlan Bitencourt Carpes (PP), eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara no dia 23 de dezembro de 2010, contabiliza as melhorias que o Legislativo teve desde a posse.
Foram instalados neste ano: porta automática; sistema de cadastro de visitantes; câmeras de segurança, que também transmitem as sessões via internet. “O equipamento de cadastro de visitantes está funcionando desde abril. Com ele, é possível tirar foto dos visitantes, registrar impressões digitais, criando um banco de dados, com informações e endereços. Isto tem facilitado o trabalho da Câmara”, explica Carpes.
Segundo o presidente, recentemente foi disponibilizada rede WiFi para os jornalistas que acompanham as sessões e precisam utilizar a internet. Uma solicitação dos próprios profissionais.
A Câmara também adquiriu um novo veículo. O carro Corsa, que era utilizado pelo Legislativo, vai ser doado para o Executivo para que o mesmo repasse ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps).
“Eles estão precisando, pois levam pessoas aos centros de recuperação. Vamos conversar com o prefeito para que ele libere”, informa Carpes.
Entre os novos equipamentos que estão sendo orçados está o sistema para votação eletrônica. “Com esta modernização, não vamos mais votar por cédulas. A votação vai ser eletrônica. Pretendemos fazer o lançamento até março do próximo ano”, revela o vereador progressista.
Para dar suporte às inovações tecnológicas do Legislativo, novos cargos devem ser criados. “Tenho a intenção de fazer concurso público. Precisamos de agentes operacionais e de apoio, controlador e assistente de controlador. Estamos estudando outras vagas também, como alguém que entenda de áudio visual para cuidar das gravações das sessões e dos equipamentos da votação eletrônica”, acrescenta o presidente.
Carpes enfatiza também que os funcionários da Casa estão registrando, através de cartão de ponto, o horário de entrada e saída do trabalho. A lista de presença dos vereadores integrantes das comissões internas também já está sendo feita. “Um estagiário acompanha a presença dos vereadores. Aqueles que não comparecerem, terão a falta descontadas do salário”, informa o presidente do Legislativo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Famílias são beneficiadas pelo Programa de Eficiência Energética

Os 24 consumidores de baixa renda residentes na área de abrangência da Cooperaliança beneficiados pelo PEE receberam os certificados na reunião e os refrigeradores serão levados nas casas.

BRUNA BORGES/JI
Diretores da Cooperaliança realizaram na tarde desta quinta-feira, dia 17, a entrega dos últimos 24 refrigeradores do Programa de Eficiência Energética (PEE), ciclo 2010/2011.
A entrega do certificado de Família Beneficiada (já que as geladeiras serão levadas às residências dos contemplados na próxima semana), foi realizada em meio a apresentações de números dos últimos três Programas, e discursos sobre a alegria e satisfação em poder realizar as entregas. “Não existe coisa melhor do que saber que estamos fazendo algo que vai além do cumprir da legislação. Estamos ajudando as pessoas a economizarem dinheiro, e como já dizemos sempre, economizar dinheiro, é economizar vida. No fim do mês o dinheiro que era gasto com a energia consumida por essas geladeiras antigas, vai sobrar no bolso dos consumidores beneficiados para comprar outras coisas de maior necessidade. Saber disso já nos deixa felizes”, declara o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.
No PEE, ciclo 2010/20-11, que ainda não encerrou, serão beneficiadas 900 unidades consumidoras. Além dos 200 refrigeradores, serão distribuídas 2.800 unidades de lâmpadas compactas fluorescentes, e mais 20 padrões de entrada. Um total de 395,22 MWh/ano de energia economizada, e uma demanda evitada no horário de ponta de 112,83 kW.
Durante o evento que encerra uma das etapas do PEE, o Hospital São Donato, de Içara, recebeu do presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, a doação de materiais para o equipamento de Radiologia.
Segundo o Supervisor de Técnicas Radiológicas do hospital, Fernando Teixeira, os materiais usados na instituição já se encontram defasados, e podem alterar o resultado impresso nas radiologias. Os materiais doados pela Cooperaliança vão fazer com que os exames contenham informações mais precisas sobre o paciente.
O contato, entre o hospital e a Cooperaliança, foi intermediado pelo coordenador do conselheiro fiscal da empresa, Gelson Possamai, e acatado por toda a diretoria. O investimento saiu na casa dos R$ 2.5 mil.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Içara conquista cinco prêmios no Garopaba em Dança

O evento aconteceu entre os dias 12 e 15 de novembro e contou com a participação de dançarinos de diversos Estados brasileiros; e Içara se destacou na competição com cinco prêmios.
DIVULGAÇÃO
O Grupo de Danças Urbanas Soul Dance que faz parte das oficinas culturais desenvolvidas pela Administração Municipal de Içara, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes participou, entre os dias 12 a 15 de novembro, do 7º Garopaba em Dança.
Os dançarinos içarenses conquistaram premiações nas cinco coreografias disputadas. Foram dois segundos lugares (Grupo Soul Dance Sênior - 2° lugar na categoria infanto-juvenil; Conjunto - 2° lugar categoria infantil), e três terceiros lugares (Grupo Soul Dance - 3° lugar categoria juvenil avançado; Conjunto - 3° lugar categoria juvenil avançado e Solo - 3° lugar categoria infanto-juvenil).
A coreógrafa do grupo, Lidiane Frello, destaca a importância de representar o município em eventos deste porte que competem com grupos do Rio Grande do Sul, Curitiba, São Paulo e de toda Santa Catarina.
“Parabéns a todos os bailarinos e a todas as pessoas envolvidas na obtenção desta conquista. Para mim é uma emoção muito grande levar o nome do nosso município ao pódio e trazer cinco premiações no ano em que Içara completa cinquenta anos”, destacou. “É mais um presente para todos nós!”, emendou a coordenadora de artes do município, Lilian Phillipi.
O Grupo União Dança de Rua, da Unesc, ganhou o primeiro lugar na batalha de Hip Hop Dance em Duplas, com Caio César Jacques (Kaio Nerd) e Pablo de Oliveira (Pablo Uantpe).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.