O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Esportes: Enduro movimenta madrugada no Sul

A noite do fim de semana foi agitada para quem curte adrenalina e ronco de motores. A 21ª edição do Enduro da Lua Cheia movimentou a madrugada deste sábado, dia 14, no litoral sul-catarinense. Em um percurso que iniciou no Balneário Rincão, passando por localidades do interior de Içara, Jaguaruna e até Morro Grande, os trilheiros encerraram o caminho, de volta ao Rincão, somente ao meio dia de domingo.

No trecho, em meio ao mato, os pilotos encontraram as dificuldades do terreno somadas a necessidade de se enquadrarem no tempo estabelecido pela organização, acelerando na medida em que o percurso permitia.

Festa também para quem acompanhou de perto, mas não em cima das motos. Os apoiadores, parentes e amigos que seguem a trilha pelo asfalto dando auxílio aos competidores, aproveitavam de forma descontraída o tempo de espera pelos pilotos.

Ao chegarem na Arena de Shows, no Rincão, os competidores e grupos de apoios foram recepcionados com um churrasco.

Resultados do Enduro

Categoria Master:
Marcio Roberto Galatto
Fabricio Medeiros
Ivandel Faustino

Categoria Sênior:
Nei Alexandre
Márcio Luís Dalla
Marciano Alexandre

Categoria Over 40:
Edmar Santana
Eder Ficagna
Marcelo Francisco Pires

Categoria Júnior:
Paulo Gilberto Laske
Alex Carrador
Ademar Jose Silveira

Categoria Estreantes:
Lucas Cardoso Scremin
Everton Fontanella
Filipe Moretti Zanette

Categoria Cidade:
Silvano Vicenti
Rudmar Custodio
Stephan Witte

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Carbonífera Criciúma e Vila Nova e fazem a final do Praião

Depois de dois jogos bem disputados neste fim de semana, no Balneário Rincão,
Vila Nova e Carbonífera Criciúma garantiram vagas para a final do Praião 2009, no dia 1° de Março.

Atual campeã do Praião, a Carbonífera Criciúma vai a mais uma decisão no Balneário Rincão, em Içara.

Neste sábado, a equipe derrotou o Espaço Alternativo por 2x1 e garantiu presença na final da 2ª Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções. A decisão será no dia 1º de março, contra o Vila Nova, que eliminou a equipe do Trilho, vencendo por 2x0.

No primeiro tempo, Anderson Butiá, cobrando pênalti, abriu o placar para a Carbonífera Criciúma. Mas o Espaço Alternativo empatou, um minuto depois, também de pênalti, convertido por Borracha. Na sequência, Marcelo Silva marcou, de cabeça, o gol da classificação.

O árbitro Almir Bortolotto teve atuação destacada e a partida transcorreu com tranquilidade. No outro jogo, o Vila Nova se impôs sobre o adversário e abriu o placar com Gutierrez. Depois foi a vez do artilheiro Figueroa marcar o segundo gol da partida e nono dele no Praião 2008/2009.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Biblioteca Pública reabre com novo horário de atendimento

Cruz e Souza está de volta e traz novidades ao público leitor. A equipe, que estava em férias, iniciou o atendimento desde o último dia 9 de fevereiro com o Telecentro, totalmente gratuito.

Na sociedade contemporânea, a informação é o alicerce da globalização. Dessa forma, o papel da biblioteca pública torna-se fundamental à população quando atua principalmente para diminuir a desigualdade. Ela pode segmentar o mercado e oferecer produtos e serviços estruturados de acordo com as necessidades da comunidade.

Baseado na importância do acervo informacional, o município, que já possuía biblioteca Pública com o Telecentro anexado, muda o horário de atendimento para que a comunidade tenha mais facilidade e tempo para obter informações.

A partir do dia 10 de fevereiro, a biblioteca passou a funcionar das 8h às 18h e o Telecentro, que traz internet gratuita à população, com velocidade de 2 megabytes, dispõe de sete computadores para uso público e funciona até às 19h. O recurso pode ser usado para receber e enviar e-mails, elaborar currículos, gravar e copiar CDs, realizar pesquisas escolares e muito mais serviços que dependam da internet.

Atualmente a Biblioteca Pública Cruz e Souza, que fica localizada na Rua São Donato, ao lado do Clube Ipiranga, dispõe de dois funcionários no departamento do Telecentro e dois para dar suporte na recepção dos livros e todo o material impresso.

Segundo a responsável pelo estabelecimento, Rejane Augustinho, em uma semana após a abertura o local já recebia cerca de 30 visitantes por dia. O público é variado, pois os interesses são diversos.

O cadastramento para a utilização dos serviços do acervo pode ser feito apenas com o documento de identidade.

Professores, alunos e outros cidadãos que sentirem a necessidade do acréscimo de informações ou outros serviços que atualmente o “mundo digital” facilita já podem se deslocar ao setor público que preza, principalmente, pela inclusão social. O novo horário de atendimento objtiva facilitar as pessoas que trabalham em horário comercial no município.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: BR-101:colisão frontal tira a vida de quatro pessoas no início de domingo

Uma batida frontal no início da madrugada deste domingo matou quatro pessoas e feriu gravemente outras cinco. A colisão envolveu o veículo Honda Fit, placa MHM 4610, de Criciúma, dirigido por um adolescente de 17 anos, e o Celta, placa KEY 4669, do município goiano de Trindade, conduzido por V.S.R., de 38.

Sete pessoas estavam no Celta e duas delas, V. S., de 21 anos, e G.A.R., morreram no local. O motorista V. faleceu no Hospital Regional de Araranguá, para onde foram encaminhadas algumas vítimas.

Já o adolescente de Criciúma que dirigia o Fit foi transferido para o Hospital São José, em Criciúma, e submetido pela manhã de domingo a uma tomografia no Hospital São João Batista, mas passa bem.

No entanto, o passageiro A.B.M., de 19 anos, não teve a mesma sorte, vindo a falecer às 3h de domingo, no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio.

Sofreram ainda ferimentos graves A.P.R., 12, O.A.R., 14, K.A.A., de um ano, transferido para Florianópolis pela manhã de segunda-feira, e S.A.G.R., que ficou internado em Sombrio.

Devido à gravidade dos ferimentos, O. foi encaminhado no início da tarde para UTI do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Susto na madrugada: residência na Barra Velha pega fogo e deixa família desabrigada

O aposentado José da Rosa dormia quando as chamas se alastraram pela residência. Depois de a mulher sentir o forte cheiro de fumaça, conseguiram tirar os netos do local. Apesar da destruição, ninguém se feriu.

A madrugada do último sábado foi de agonia e medo para a família do mineiro aposentado José da Rosa, de Balneário Barra Velha. Isso porque, enquanto ele, a mulher e os netos dormiam, por volta das 3h30min, um incêndio tomou conta do local. Ao sentir o cheiro da fumaça, a esposa de Rosa levantou-se e correu para salvar os entes queridos. Ele conta que até tentou conter as chamas, mas elas se alastraram muito rapidamente.

De acordo com bombeiros que atenderam à ocorrência, um possível curto-circuíto pode ter causado o fogo, na Rua Jovino Manoel Antônio. No entanto, apenas um laudo pode dar o resultado definitivo. “Foram gastos cerca de 5 mil litros de água para conter o incêndio”, contam.

Além do aposentado e sua mulher, Marlize, estavam na casa três netas do casal, de 12, 11 e 2 anos.

Rosa ainda conseguiu salvar os documentos dele. Contudo, os da esposa ficaram nos escombros, como as roupas das crianças e todos os móveis da casa. “A comunidade está nos ajudando. Tudo que vier será bem-vindo, pois perdemos tudo”, lamenta-se Rosa, que está morando provisoriamente na casa de uma vizinha.

O vice-presidente da Associação de Moradores de Barra Velha, Mauri Viana, afirmou que será feita uma campanha de materiais de construção para reerguer a casa. “E, de imediato, vamos promover uma rifa para comprar algumas coisas que a família precise”, afirma.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Leilão não sai e caso da Vectra versus Coopervectra continua paralisado

Depois do último leilão da massa falida da Vectra, em novembro de 2008, nenhuma novidade sobre o caso tem sido divulgada.

Na ocasião, o juiz da 1ª Vara Cível de Içara, Fernando de Medeiros Ritter, afirmou que um novo leilão seria marcado até fevereiro de 2009, com a proposta de parcelamento do valor pedido.
Contudo, o segundo mês do ano já está quase no fim e nada foi definido.

Em janeiro, foi pedido u-ma nova avaliação dos bens internosda massa falida, mas, segundo o proprietário Agenor Daufemback, a proposta ainda está nas mãos do juiz, que não deu resposta.

Os trabalhadores da Coopervectra acusam o proprietário de querer leiloar os bens por um valor irrisório, que não cobriria nem os bens trabalhistas que a empresa é devedora.

A grande maioria dos cooperados também já está trabalhando em outros lugares, já que foram impedidas decontinuar na cooperativa desde novembro.

Ainda assim, a assessoria do juiz não soube repassar nenhuma informação adicional e o caso continua parado, mesmo havendo diversos interessados em arrebatar os bens da massa falida.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Faltam documentos para aprovados em seleção e PSF continua defasado

Grande maioria dos profissionais aprovados está irregular quanto ao Corem, ou ainda nem se apresentou. Possamai afirma que passará a convocar os próximos da lista para poder reabrir os Postos de Saúde.

Ao contrário do que afirmou a secretária de Administração de Içara, Pedra Valdir Silvano, há uma semana, os postos de saúde de Içara não voltaram à normalidade, nesta segunda-feira.

Apesar de os profissionais aprovados na seleção estarem sendo chamados há sete dias, grande parte deles ainda não conseguiu juntar a documentação necessária para começar a atuar no município ou ainda não se apresentaram para o trabalho.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Possamai, a maioria dos que estão sendo chamados está irregular quanto o Conselho Regional de Enfermagem (Corem) ou deixou de apresentar algum documento necessário na apresentação. “A idéia é restabelecer todos os serviços, mas temos que seguir a legalidade. Estamos presos na burocracia”, explica.

As unidades do Programa Saúde da Família estão sendo abertas desde a última sexta-feira e continuam reabrindo durante essa semana. “Conforme os profissionais vão se apresentando, vamos normalizando, mas ainda não conseguimos completar as equipes”, conta Possamai.

A grande reclamação da população é quanto ao serviço de médicos. “De que adianta o postinho abrir se não tem médico para atender?”, questiona uma moradora do bairro Raichaski, um dos postos que ainda não conta com médico.

Próximos da lista serão chamados

Como há muita irregularidade com os aprovados, Possamai afirma que os próximos da lista começarão a ser chamados. ”Não podemos esperar muito para que os outros juntem os documentos. Os postos têm de ser reabertos”, afirma.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Primeira sessão ordinária somente aprova comissões

Com o término de 60 dias de recesso, os vereadores participaram, nesta segunda-feira, da primeira sessão ordinária na Câmara Legislativa de Içara.

O encontro, que durou menos de 5 minutos, serviu apenas para a definição das comissões, como já tinha antecipado o presidente da Casa Acirton Costa (PMDB).

O restante dos projetos pendentes do Poder Executivo, o que cria a Fundação Assistencial de Içara (FAI) e o que altera a Requisição de Pequeno Valor (RPV), e possivelmente, o do Legis-lativo, que autoriza a contratação de 10 assistentes parlamentes devem entrar em votação nesta quinta-feira.

As comissões ficaram assim constituidas:

Constituição, Justiça e Redação
Presidente: Antônio de Mello (PMDB)
Vice-presidente: Darlan Carpes (PP)
Secretário: André Jucoski (PSDB)
Membros: Jurê Bortolon (PMDB) e Diogo Vitorassi (PDT).

Finanças, Orçamento e Contas
Presidente: Osmar Manoel dos Santos (PP)
Vice-presidente: André Jucoski (PSDB)
Secretário: Jurê Bortolon (PMDB)
Membros: Itamar da Silva (PP) e Neuzi Berto Silveira (DEM).

Serviços Públicos
Presidente: Diego Vitorassi (PDT)
Vice-presidente: Neuzi Berto Silveira (DEM)
Secretário: Antônio de Mello (PMDB)
Membros: Joaci Domingos Pereira (PP) e Osmar dos Santos (PP).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1565 - Política: Polakinho assume: “PSDB precisa nascer de novo”

O representante do PSDB no legislativo, André Jucoski, disparou a frase quando foi questionado sobre os motivos que levaram a Comissão Provisória do PSDB a ser desconstituída.

A Comissão Provisória do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), de Içara, foi desfeita pelo diretório municipal que terá de eleger um novo comitê.

De acordo com o ex-vice-presidente da comissão provisória, Dilnei Mendes, a decisão veio em busca do fortalecimento da sigla no município.

No dia 11 de fevereiro, o Jornal Içarense entrou em contato com o vereador André Mazzuchello Jucoski (o Polakinho) para obter informações sobre o andamento da comissão provisória do partido, já que alguns dos integrantes apoiaram coligações contrárias à do partido. Polakinho, por sua vez, afirmou que Silvio Viana permanecia na presidência do partido, o que foi publicado na edição nº. 1561 do Jornal Içarense.

Contudo, o vereador do PSDB omitiu a informação da dissolução da comissão, bem como da presidência de Silvio Viana, que já tinha se licenciado, deixando no cargo Mendes, como informou o próprio Viana. “Eu estou licenciado e nem estava sabendo da desconstituição do partido. Quem estava no meu lugar era Dilnei Mentes, que era o meu vice e então passou a ser o presidente”, afirmou o ex-vereador, que ainda explicou o porquê de ter abandonado a sigla. “O PSDB usa a sigla para se beneficiar. Não existem projetos políticos. Eles usaram o meu nome para favorecer o partido na época em que eu era presidente da Câmara. Nada disso faz parte dos meus princípios, então decidi me licenciar e deixá-los fazer o que consideram melhor”, esclareceu.

O vereador André Jucoski, que foi questionado sobre as decorrentes omissões dos fatos, “explicou” da seguinte maneira: “Até aquele dia, não tinha nada pronto. Ele ainda era o titular”. A informação foi infundada. Segundo Viana, o licenciamento se deu depois do dia 15 de janeiro de 2009.

Em contrapartida, o também ex-presidente da Executiva Municipal do PSDB, Antenor Ferreira D’Ávila, o Mano, afirmou que está descontente com os rumos do partido. Segundo ele, a sigla tornou-se um “barco sem navegador”. Criticou que os integrantes do partido, Francisco Benetti, André Jucoski, Adilor Guglielmi e Ademio Pavei, tomam as decisões entre si, beneficiando somente a eles mesmos. “Eles dominam as pessoas do partido, mas comigo não é assim. Por isso não me interessa participar da política de Içara com pessoas que não honram a palavra”, disparou o ex-presidente do partido tucano.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.