O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

CAPA: Edição2.096 - Içara, 01 de maio de 2020

(Polícia Civil diz que ocorrências deminuíram no Balneario Rincão
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Setep terá 30 dias para recuperar as ruas de Centro
(Divulgação)


JPP quer agilidade na intervenção da Estaduas em Içara
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Cartão vermelho para a Setep

Demorou, mas antes tarde do que nunca. A Administração Municipal de Içara puxou a orelha do responsável pelo Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto para colocar a casa em ordem. Isto é, só vai poder mexer na próxima rua depois que terminar as anteriores. E tem que exigir um serviço de qualidade, o que não está acontecendo nem na pavimentação com lajotas e nem tão pouco com a de asfalto.
Quem circula pelo Centro de Içara não dá conta de fazer desvios, devido os buracos nas ruas.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Alzheimer

Sintomas:
Na maioria das pessoas os sintomas da doença de Alzheimer iniciam de-pois dos 60 anos de ida-de. Cerca de 3% das pes-soas com idade entre 65 e 74 anos tem a doença mas quase a metade das que tem 85 ou mais são aco-metidas. Normalmente o diagnóstico é feito pelo menos um ano depois.
A doença de Alzheimer é uma enfermidade pro-gressiva e os sintomas a-gravam-se à medida que o tempo passa. Alzheimer é também uma doença cu-jos sintomas, a gravidade e velocidade variam de pessoa para pessoa.
Na doença de Alzhei-mer os sintomas mais co-muns são :
- perda de memória, confusão e desorientação.
- ansiedade, agitação, ilusão, desconfiança.
- alteração da persona-lidade e do senso crítico.
- dificuldades com as a-tividades da vida diária, alimentar-se e ba-nhar-se.
- dificuldade em reco-nhecer familiares.
- dificuldade em tomar decisões.
- perder-se em ambi-entes conhecidos.
- alucinações, inape-tência, perda de pe-so, incontinência uriná-ria e fecal.
- dificuldades com a fa-la e a comunicação.
- movimentos e fala repetitiva.
- distúrbios do sono.
- problemas com ações rotineiras.
- dependência progres-siva e vagância.
Esquecer onde coloquei as chaves, óculos é um processo natural do envelhecimento ou um sintoma da doença de Alzheimer?
Nem uma coisa nem outra. Perder memória não é normal em ne-nhuma idade. É comum à medida que vamos en-velhecendo. Problemas com a memória podem ser devidos a uma ampla gama de fatores. É nor-mal em qualquer idade esquecer de vez em quan-do nomes, compromis-sos ou objetos como cha-ves, guarda-chuva etc...
A causa pode ser: certos medicamentos(calmantes e hipnóticos), estresse, distração, tristeza, cansa-ço, problemas de visão ou audição, entre outros.
Continua...

POLÍTICA - Juventude Progressista de Içara realiza reunião neste sábado

Os jovens progressistas de Içara estão preocupados com os rumos que o partido vai tomar, pois continua sem a formação do Diretório e eles pedem que a Executiva Estadual agilize o processo.

(Maso Nyetto/Jrnal Içarense)

A Executiva da Juventude do Partido Progressista de Içara (JPP) estará em reunião, neste sábado, dia 30, às 17h30min, na sede do Diretório do partido, que está localizada na rua Sete de Setembro, Edifício Dona Nena, sala 104.
Na pauta de discussões está a criação do calendário anual de reuniões e a-ções sociais a serem feitas no decorrer do ano.
O presidente da JPP, Ro-drigo da Silva Gonçalves, informa que, provavelmente, a Executiva vai definir que os encontros sejam realizados no segundo sábado de cada mês.
Durante a reunião, o grupo também vai definir a da-ta de início de uma campanha de conscientização pa-ra doação de sangue entre os jovens no município. “Na campanha vamos ressaltar que o jovem é importante para a sociedade, pois pode contribuir ajudando outras pessoas. Vamos trabalhar com panfletagem e camisetas, mobilizando a comunidade”, ressalta.
Também hoje a Executiva da JPP vai elaborar um documento para ser entregue à Executiva Estadual do PP pedindo agilidade no processo de criação da uma comissão provisória, a fim de definir o novo Di-retório e Executiva no município.
“O PP de Içara está em uma situação complicada, pois não formou um Dire-tório ainda. Estamos a-guardando a vinda de integrantes da Executiva Estadual a Içara para definir o rumo que o partido vai tomar. Eles estão visitando outros municípios onde o-correu o mesmo problema. Mas, achamos que esta visita a Içara está demorando muito. Por isso, vamos pedir agilidade”, enfatiza o presidente da JPP.
O documento será elaborado neste sábado, com a presença do setor jurídico do partido, e encaminhado na terça-feira, dia 3, para a Executiva Estadual.
“O que nós queremos é que eles sejam mais ágeis neste processo”, explica Gonçalves.
A falta de consenso entre integrantes do Partido Progressista de Içara fez com que fosse suspensa a convenção que aconteceria no dia 26 de março, deixando o partido sem a formação do novo Diretório e Executiva.

GERAL - Unidades de Saúde estarão abertas sábado para vacinação

Teve início na segunda-feira, dia 25, a 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza H1N1; este sábado é o Dia D de mobilização.

Durante toda esta semana trabalhadores da área de saúde, crianças de seis meses a dois anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes puderam se dirigir às unidades de saúde de Içara para receber a vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza H1N1. Mais de 7,5 mil pessoas devem ser vacinadas no município.
Neste sábado, dia 30, a-contece o Dia D de mobili-zação da campanha.
Todas as unidades de sa-úde estarão abertas das 8h às 17h.
A dose da vacina é anual e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 80% do total levantado pela Gerência Regional de Saúde.
As doses de vacina foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a Içara pelo Governo Federal e atendem a-penas os grupos previamente selecionados como os de maior necessidade de imunização.
“Neste momento as doses encaminhadas são pa-ra crianças, gestantes, idosos e trabalhadores de hospitais públicos e grupos de saúde da família. Por determinação do Ministério da Saúde e pelo número de doses, não podemos abrir para outras faixas etárias”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Içara, Iane Silveira.
A meta a nível estadual é imunizar cerca de um mi-lhão de catarinense, o que corresponde a 80% da população alvo.
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acontece até o dia 13 de maio.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, estes grupos foram definidos em função de que as infecções respiratórias normalmente acometem os idosos e as crianças de seis meses a menores de dois anos.
O vírus Influenza é responsável por 75% dessas infecções. As gestantes constituem outro grupo vulnerável, respondendo por 35,1% dos casos entre mulheres na Influenza (H1 N1) em 2009.

POLÍCIA - Mesmo com ocorrências PC confirma que furtos diminuíram

O número de ocorrências em Içara vem ocorrendo no Balneário Rincão, onde a maioria das casas ficam fechadas depois da temporada de verão, mesmo assim polícia alega que ocorrências caíram.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O grande problema de furtos em Içara e Região que sempre deu dor de cabeça aos policias civis e militares foi o Balneário Rin-cão. Principalmente pelo auto índice de ocorrências, no período de veraneio e durante o inverno, quando a maior parte das residências fica fechada.
Nos últimos dias o número de ocorrências atendidas no Distrito foi significativo. Mas a Polícia Civil confirma que o número de atendimentos relacionados a furtos e arrombamentos tem diminuído gra-dativamente.
Na baixa temporada, em 2011, cercade cinco crimes já foram registrados por dia. Mas, atualmente, há dias em que nenhuma ocorrência é relatada na Delegacia do Rincão. Nesta semana, os problemas com furtos ocorreram na Zona Norte e no Mirassol.
O último caso foi informado às 14h desta quinta-feira, dia 28. A proprietária de uma residência na Rua Q, após retornar de uma consulta médica e encontrou a porta arrombada. Do local foram levados um botijão de gás e um aparelho celular.
Outro caso, também, foi registrado na quinta. O furto de materiais em uma ca-sa na Zona Norte do Balneário Rincão acabou frustrado. Isto, porque durante o crime o sistema de alarme disparou. E, a Polícia Militar apareceu no momento do flagrante.
Conforme o delegado Rafael Marin Iasco, J.A., de 30 anos, foi achado escondido dentro da propriedade. Ainda segundo ele, um microondas e um rádio já estavam prontos para serem levados.
A parceria entre as Polícias Militar e Civil de Içara tem sido de grande importância para a solução de alguns casos.
Nesta quarta-feira, após uma investigação, os militares encontraram nas proximidades da Plataforma de Pesca da Zona Norte, o Uno placas LYM-3574, de Içara, furtado na quinta.

VARIEDADES - Colégio Evangélico promove curso de formação continuada

Os educadores estão sempre se especializando para tornar o processo de ensino mais eficiente; por isso o Centro de Educação e Cultura Pedro Valentim Monteiro oferece vagas para curso.

O Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Va-lentim Monteiro está com inscrições abertas para o curso de formação continu-ada para professores com o tema “O perfil do educa-dor do século XXI”.
O curso é promovido pelo colégio em parceria com a Associação de Pro-fissionais de Educação de Içara. As aulas acontecem uma vez por semana, no período noturno, na sede do colégio, que está locali-zada Rua Getúlio Vargas, nº528, Centro de Içara.
Cada etapa do curso con-tém 40h, com quatro aulas mensais. As aulas aconte-cem até o final do ano. Pa-ra mais informações ligar para o número (48) 3045-0992 ou (48) 3045-0892.

ESPORTE - Silas ainda vai definir equipe para enfrentar Chapecoense

A decisão do returno do Campeonato Catarinense será domingo, na Arena Condá, entre Chapecoense e Avaí, e técnico Silas ainda não definiu a equipe, enquanto Mauro Velha está com time escalado.

(Divulgação)

Após o treino desta sexta-feira, Silas define quais os atletas que viajarão a Chapecó, para a decisão do Returno do Catarinense. O técnico não vai divulgar o time que começará a partida, embora ele já tenha isso definido desde ontem. Faz parte do jogo segurar a es-calação até momentos antes da partida.
Silas não poderá manter o mesmo time que venceu o Figueirense, pois dois titulares absolutos vão cumprir suspensão automática pelo cartão amarelo: Julinho e Marcinho Guerreiro. Nas posições deles é que o técnico fará mistério. Nas demais, não vai mexer. Não será surpresa se o Leão da Ilha vencer o jogo, afinal, é uma decisão.
O time de Mauro Ovelha é o que mais ganhou pontos na competição e tem a vantagem de jogar em casa e pelo empate, mas, até ser zebra o Avaí vencer, há uma diferença muito grande. Na verdade, vai classificar quem tiver mais ofen-sividade dentro de campo.
A Federação Catarinen-se de Futebol (FCF) divulgou a escala de arbitragem para a final do returno do Campeonato Estadual, entre Chapecoense e Avaí. A partida ocorre domingo, dia 1º, às 16h, no Estádio Índio Condá, em Chapecó.
Primeiro árbitro: Ronan Marques da Rosa, Auxiliares: Carlos Berckenbrock e Rosnei Scherer.
O vencedor enfrenta no dia 8 de maio o Criciúma, campeão do Primeiro Turno do Estadual.