O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CAPA: Edição2.132 - Içara, 21 de junho de 2011

Vila Nova vence o União da Praia na estreia do Içarense
(Bruno Dal Ponte/Divulgação)


Gentil divulga ações do governo
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


GAECO aponta cinco envolvidos no caso das cédulas
(Arquivo/Jornal Içarense)


TRE aprova resolução que vai tratar das eleições no Rincão
(Kênia Pacheco/Divulgação)

EDITORIAL - GAECO aponta cinco envolvidos

O Inquérito Policial nº 005/2011 que investigava possível fraude na votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de Lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai, foi finalizado na última semana.
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), de Criciúma, divulgou o resultado das investigações que aponta cinco pessoas, quatro vereadores e uma pessoa ligada a Cooperaliança.
Os nomes não foram divulgados para decepção da opinião pública.

CHARGE

POLÍTICA - Gaeco aponta quatro vereadores em fraude sobre voto marcado

A investigação do Gaeco sobre as cédulas marcadas na votação do veto do prefeito, na Câmara, em 16 de maio, confirmaram as suspeitas de fraude no processo, indiciando quatro vereadores.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Inquérito Policial nº 005/2011 que investigava possível fraude na votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de Lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai, foi finalizado na última semana.
Nesta segunda-feira, dia 20, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), de Criciúma, divulgou o resultado das investigações, que tiveram início devido a uma denúncia do Movimento Iça-rense pela Vida (MIV).
O inquérito apontou o envolvimento de quatro ve-readores, sem citar os nomes. Três deles “patrocinaram interesses particulares de uma Indústria Carbo-nífera que pretende se instalar no território do município de Içara, atos estes que configuram, em tese, os crimes de advocacia administrativa e prevaricação”, e mais um vereador, junto com um “alto funcionário da Cooperativa de Eletrificação”, que tiveram participação em “indevida marcação de voto”, “atos estes que configuram, em tese, os crimes de falsificação/a-dulteração de documento público e constrangimento ilegal”, confirmou a nota enviada à imprensa.
As investigações do Ga-eco citaram o envolvi-mento de Cooperaliança e que vereadores estariam sendo pressionados a atender interesses da cooperativa. “As investigações a-pontam que houve claro planejamento para marcação de voto visando à intimidação e represálias futuras a determinados vereadores, caso não agissem de acordo com os interesses da Cooperativa de Eletrificação de Içara”, disse a nota, completando: “Por fim, as investigações ainda detectaram a prática de possíveis atos de improbidade a-dministrativa contra alguns dos investigados, cu-jos indícios também estão sendo encaminhados ao Ministério Público da Co-marca de Içara para fins de instrução de eventual ação civil própria”. O Gaec, força-tarefa composta pelo Ministério Público estadual e as Polícias Civil e Militar, encaminhou o Inquérito ao Fórum de Içara. O ca-so agora está nas mãos do promotor Henrique da Ro-sa Ziesemer, que poderá entrar com ação penal e administrativa.
No dia 16 de maio, a equipe do Gaeco cumpriu ordem judicial para apreender as cédulas da votação secreta que decidia sobre a derrubada de veto do prefeito ao projeto de lei. A apreensão foi feita depois de finalizada a votação e anunciado o resultado.
O JI tentou contato com o responsável pela Coopera-liança sem sucesso.

GERAL - Gentil e Zanolli lançam revista para divulgar obras do governo

Elaborada pela Administração Municipal, a revista “Içara, uma cidade em transformação” foi apresenta nesta segunda-feira, no Centro de Eventos da FAI, na presença de políticos e servidores.

(Divulgação)

As obras e investimentos feitos nestes dois anos e seis meses de Administração Municipal do prefeito Gen-til da Luz e do vice José Za-nolli foram apresentados aos servidores da prefeitu-ra, secretários, políticos e comunidade em evento na manhã desta segunda-fei-ra, dia 20, no Centro de E-ventos da Fundação As-sistencial de Içara (FAI).
A apresentação contou com um vídeo relatando as benfeitorias da gestão mu-nicipal até então e a distri-buição de uma revista de 60 páginas, coloridas.
“Estou orgulhoso de fa-zer esta prestação de con-tas. É importante para que os membros do governo possam conhecer as nossas ações e transmiti-las a ou-tras pessoas. Alguns têm di-ficuldade de defender nos-so governo porque não têm os dados em mãos. A revista tem esta função”, explicou o prefeito durante a ceri-mônia.
O deputado estadual içarense, Adilor Gugliel-mi, o Dóia, também pre-sente no encontro e inte-grante da mesa de autori-dades, falou da ousadia do governo.
“O prefeito Gentil tem sido ousado devido a suas incessantes idas a Brasília em busca de recursos. Nós também estaremos à dis-posição para interceder junto com ele pelas obras de Içara”, enfatizou Dóia.
Quem também elogiou o trabalho do prefeito em Brasília foi o vereador A-cirton Costa, que compôs a mesa representando o Legislativo. “Muitos dizi-am que o prefeito estava mais em Brasília do que na prefeitura. Mas, se fi-carmos aqui esperando que osgovernantes tragam os recursos para nós, é muito difícil. Içara nunca viu tanto recurso como neste mandato”, ressaltou o ex-presidente da Câmara.
O vice-prefeito José Za-nolli exaltou a participa-ção dos servidores munici-pais. “Os servidores tam-bém são responsáveis pe-las conquistas deste gover-no”, destacou.
O prefeito ainda falou sobre o compromisso de tornar Içara mais humana.
“Quando eu e o Zé assu-mimos o governo, tínha-mos o compromisso de tor-nar Içara mais humana. Tomamos algumas medi-das que não agradaram a todos, mas hoje estamos vendo os resultados”, afir-mou Gentil da Luz.

POLÍCIA - Corpo de Bombeiros atendem a dois incêndios no Distrito

Corpo de Bombeiros de Içara atendeu neste fim de semana a dois incêndios na região litorânea, o primeiro foi contra uma casa no Rincão e o segundo atingiu um carro na Lagoa dos Freitas.

(Nicole Custódio/Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Içara teve muito trabalho neste fim de semana, já que teve que atender a dois incêndios no Distrito Balneário Rincão.
O primeiro deles ocorreu neste sábado por volta das 20h45min. Pela segunda vez em três dias, a casa an-tiga, de alvenaria, foi alvo de incêndio. A propriedade localizada na Zona Sul no Balneário Rincão mede cerca de 80 metros quadrados e, desta vez, teve dois cômodos atingidos pelas chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Içara, não havia moradores no local e poucos móveis ocupavam a casa. Na última quinta-feira houve a primeira tentativa de incendiar o imóvel, com aspecto de abandono. A suspeita é de que as in-vestidas contra a casa sejam criminosas. Não há indícios de que o local seja usado como ponto de tráfico de drogas. O fato está sendo investigado pelos peritos do Corpo de Bombeiros de Içara e caso seja confirmado que o ato foi criminoso a investigação passará a ser da Polícia Civil.
Na tarde de domingo, u-ma casa de madeira foi destruída por um incêndio, no bairro Imperatriz, em Criciúma. No local moravam A.C, com dois filhos adolescentes e ninguém estava em casa no momento. O ex-marido é o suspeito de colocar fogo no imóvel, porque não aceitava a separação. Vizinhos avistaram o homem momentos antes circulando pela rua.
O segundo caso atendido pelos Bombeiros de Içara foi registrado na madrugada de domingo. Os soldados foram chamados para conter um incêndio em um Pólo, na Lagoa dos Freitas. Eles usaram cerca de mil litros para fazer o rescaldo, pois o veículo ficou totalmente destruído pelo fogo.
Conforme informações da guarnição de bombeiros, o proprietário do veículo comentou que as chamas começaram na parte da frente e logo se alastraram. Ele relatou aos bombeiros a suspeita de que o fogo tenha sido provocado pelo GNV (Gás Natural Veicular). O prejuízo foi material, ninguém se feriu.

VARIEDADES - Professora de Içara é convidada a apresentar trabalho em Brasília

O estudo da professora de Içara, Édina da Silva Freitas, foi escolhidos para ser apresentado em um seminário organizado pela Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

(Divulgação)

A professora Édina da Silva de Freitas, da Escola Estadual Antônio Colonet-ti, em Içara, foi convidada para apresentar o trabalho O gênero de opinião do Pro-grama Escrevendo o Futuro Estudo de Caso, no seminá-rio organizado pela Olim-píada de Língua Portugue-sa Escrevendo o Futuro.
O evento vai acontecer em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2011, no Centro de Eventos e Con-venções Brasil 21.
Os convidados, que terão as despesas custeadas pela Olimpíada, participarão de três dias de conferên-cias, exposições de rela-tos, apresentações de pes-quisas acadêmicas sobre a Olimpíada e grupos de tra-balho. “Estou muito feliz pelo convite recebido. Para quem é professora da rede estadual, ser convidada para apresentação de tra-balho é gratificante. Reco-nhecimento e divulgação do estudo realizado du-rante o Curso de Mestra-do”, enfatiza Édina.
O encontro tem como o-bjetivo ser uma oportuni-dade de reflexão sobre a interlocução entre práticas didáticas e saberes acadê-micos; as possibilidades do ensino de língua portu-guesa com foco na escrita; a experiência de sala de au-la com vistas ao debate pú-blico; e as ações de forma-ção promovidas nas secre-tarias de cada escola.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Fu-turo é um programa de “for-mação em serviço” à dis-tância destinado a educa-dores de redes públicas en-volvidos com um concur-so nacional de redações, o ensino com foco na escrita.

ESPORTE - Criciúma se prepara para enfrentar Sport no sábado

O técnico Guto Ferreira prepara o tricolor catarinense para enfrentar o Sport no próximo sábado, dia 24, em Recife, Pernambuco, e uma derrota pode deixar o Tigre em má situação na tabela.

(Divulgação)

Depois do empate em 0 a 0 com o Boa Esporte Clube na sexta-feira, os jogadores do Criciúma retomaram os trabalhos ontem, e durante o período da manhã foram feitos apenas aquecimentos leves, enquanto na parte da tarde foi realizado um trabalho tatico no CT do bairro Cristo Rei.
A preparação visa o confronto de sábado diante do Sport Recife, fora de casa.
Para este jogo, o técnico Guto Ferreira não poderá contar com o zagueiro To-ninho, entregue ao departamento médico. Anderson deve ser o substituto. Nas demais posições, todos os jogadores estarão a disposição do treinador.
Os trabalhos acontecem até quinta-feira, quando a delegação segue para o Re-cife.
Nesta semana, a direção de futebol do Tigre poderá confirmar a contratação do zagueiro Igor.
O Criciúma ainda precisa de reforço para o meio-campo. É o que deixou a entender o técnico Guto Ferreira depois do empate com o Boa. Ele confirmou que a equipe está precisando de um jogador capaz de cartear e definir.
Quando questionado sobre a saída do meia Pedro Carmona no segundo tempo, o que gerou inúmeras vaias da torcida, Guto argumentou que faltaram op-ções. "Eu não tinha um ar-ticulador”, afirmou.