O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.034 - Içara, 28 de janeiro de 2011

Patrolados os principais acessoa do Rincão
(Alex Ccihella/Jornal Içarense)


PP DO Rincão oferece vaga de vice ao PMDB
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Caminhão -pipa abastece Demboski
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PP de Içara distante do PP do Rincão

No segundo semestre de 2010 houve um desmem-bramento no Partido Progressista de Içara, visando as eleições no Balneário Rincão em 2012. Parte dos filiados formou o Diretório do PP com 45 membros e aguarda o registro do Di-retório Estadual, que vai garantir os poderes legais.
Devidamente desvincu-lados do PP de Içara, os progressistas do Rincão já se mobilizam, totalmente desvinculados da Execu-tiva de Içara, que não tem poderes para interferir em qualquer negociação que ocorra com a participação dos progressistas rinco-nense, que descartam uma união com o PMDB.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Frases de aconselhamento

As pessoas são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons.
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la e sempre.
O insensato ouve e esconde. O sábio vive o que reteve de bom
A vida feliz consiste na tranqüilidade da mente.
O que não dá prazer não dá proveito. Em resumo, viva intensamente o que lhe agradar e saboreie o que te faz feliz.
Não é bom se angustiar por aquilo que não se pode remediar, nem se preocupar com o que ainda não a-conteceu
A consciência tem mais peso que a opinião do mundo inteiro, portanto siga seu valor interno e ca-minhe em direção do teu pensamento, ninguém viverá a sua vida por você
As lágrimas secam depressa,dar a volta por cima, prolongará o sorriso. Assim como gosto do jovem que tem dentro de si algo do velho, gosto do velho que tem dentro de si algo do jovem: quem se-gue essa norma poderá ser velho no corpo, mas na alma não o será jamais.
Entendo que as pessoas deveriam conduzir tu-do a este princípio: aqueles que eles conhecem, devem ser tão felizes quanto possível. O que fazer para isso ser uma realidade?
Não nascemos apenas para nós mesmos, mas para servir, para acrescentar aos outros, para ser resposta aos outros..
No meio das armas, calam-se as leis. Prefiro viver o amor e guardar as armas. Pois a maior lei de todas é amar.
Perdemos o apetite de viver quando nossas paixões dilaceradas, às vezes, nós mesmos somos os principais culpados.
Todo sofrimento breve é obrigatoriamente suportável, mesmo que intenso, ou seja, tudo passa e tudo serve de crescimento.

POLÍTICA - PP do Rincão encabeça chapa em 2012 e oferece o vice ao PMDB

O ex-vice prefeito de Içara e atual vice-presidente do PP do Rincão, Naelti Vianna, garante que o partido vai disputar as eleições municipais no balneário em 2012 como cabeça de chapa.

(Arquivo/Jornal Içarense)

No segundo semestre de 2010 houve um desmem-bramento no Partido Progressista (PP) de Içara, visando as eleições no Balneário Rincão em 2012.
Parte dos filiados formou o Diretório do PP do Rincão, com 45 membros.
O PP do balneário, após enviar os nomes ao Diretó-rio Estadual, aguarda o registro da sigla, que vai garantir os poderes legais.
Devidamente desvincu-lados do PP de Içara, os progressistas da Praia do Rin-cão já se mobilizam para as eleições em 2012, na qual o novo município estreia no pleito eletivo.
“O Diretório do PP do Rin-cão decidiu que vai ser cabe-ça de chapa nas eleições do ano que vem e abre o espaço de vice-prefeito para coligação com outro partido”, informa o vice-presidente da sigla no Balneário Rincão, Naelti Vianna.
Depois de ter dito, em de-zembro do ano passado, que não havia possibilidade de o PP e o PMDB estarem juntos no pleito do Rin-cão, Vianna agora não descarta mais a coligação. “A vaga de vice está aberta para qualquer partido. Até mesmo ao PMDB, se vier com um bom projeto, podemos conversar”, explica o vice-presidente da sigla.
De acordo com Vianna, o PP tem quatro nomes de possíveis candidatos a prefeito do Rincão: ele próprio, que também é ex-vice prefeito de Içara; o primeiro suplente do PP na Câmara Municipal de Içara, Fábio Della Bruna Vieira; o ex-candidato a vereador e liderança do bairro Pedreiras, José Luiz da Luz; e o ex-vereador Francisco Hortêncio Mota, o Teco.
De acordo com o vice-presidente, no momento o Partido Progressista está trabalhando no time de vereadores para o novo município.
O número de interessados, entretanto, está acima do necessário, o que deve a-carretar negativas para alguns pretendentes.
“Até agora 33 pessoas já manifestaram a vontade de serem candidatos a vereador. Estamos conversando com eles, um a um. Infelizmente, alguns não poderão concorrer. Vamos tentar chegar a um entendimento. Caso não seja possível, o Diretório vai votar. O critério, no momento, é ter pelo menos um representante de cada comunidade”, ressalta Naelti Vianna.
O PP do Rincão concordou que vai ser independente do partido de Içara.
Vianna acredita que se o prefeito Gentil Dory da Luz concorrer à reeleição em Içara, o PP do Rincão vai ser fa-vorecido, pois o prefeito deverá unir todas as forças pa-ra se reeleger e não sobrarão nem recursos e nem tempo para dedicação ao candidato do balneário.
O presidente da comissão pró-emancipação é Jairo Celoy Custódio, e Vi-anna é o vice.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“PDT de Içara espera que o PMDB honre o compromisso de nos apoiar na eleição da Coope-raliança”. Presidente da Fundai e suplente de vereador, Geraldo Baldissera (PDT), sobre o compromisso firmado em 2008, quando o partido apoiou a candidatura de Gentil da Luz (PMDB) à prefeito. Mas o PMDB não cumpriu o “acordo” ao optar ser vice de Pedro Deonízio Ga-briel ( PP). E agora? Quem o PDT vai apoiar?

Fábio Della Bruna Vieira
que é sobrinho do presidente da Cooperaliança, Pe-dro Deonízio Gabriel e esteve em contato com o Grupo de Posição “Agora é a Hora”, afirmou que as “lideranças” do Balneário Rincão querem ele como candidato a presidente e Márcio Realdo Toretti de vice. Mas acho que ele está desavisado, pois o Toretti não está mais na disputa, foi afastado pelo grupo para evitar retaliações. “Se ficar só eu, mesmo assim não vou desistir da disputa, pois como já dizia meu avô, não existe sangria desatada”, comentou. O grupo de oposição deve definir os nomes da chapa 2 até essa sexta-feira, confirmou Mário César Serafim, o Teda.

São grandes
os rumores de que PP e PMDB vão estar coligados em 2012, mas tem os que não acreditam, tanto de uma sigla quanto da outra, principalmente os históricos. Mesmo assim, é grande a possibilidade disso vir acontecer.

Darlan Carpes
não cogita exonerar ma-is assistentes parlamentares para se adequar a Lei de Responsabilidade Fiscal e acatar a decisão do Tribunal de Contas do Estado. Dos 10 contratados, quatro já foram demitidos, no início do ano.


A Polícia Federal
já tem uma certeza: houve irregularidade nos preen-chimentos das Autorização de Internação Hospitalar - AIH - do Hospital São Donato e com isso um super-faturamento nas contas do Sistema Único de Saúde (SUS). Sem muito o que dizer, a direção do hospital não fez a defesa em dezembro. Em abril, o caso vai completar um ano sem apontar culpados. E a dívida do Grêmio, de aproximadamente R$ 100 mil, como é que ficou? Onde está a diretoria que não dá explicações e os comerciantes que não reclamam o valor?

Danúbio Gervázio Vieira
aposentado e produtor de fumo em Içara, que planta em média 1,3 arrouba por ano (cerca de 20 toneladas), lembra que a cidade de Içara era a primeira produdora de fumo do país e perdeu o posto para Santa Cruz do Sul (RS).
Ele lembra que a única empresa fumageira que tinha no município, a Fumusul, foi vendida para a Universal, que se transferiu para Maracajá, que pouco produz como ocorre com as cidades de Araranguá, de Sombrio e de Blumenau, mas tem por lá uma empresa fumageira. “Esta na hora do Poder Público se empenhar em trazer uma empresa de porte grande para Içara, afinal somos o segundo maior produtor do país, e estamos desamparados”, comenta.

GERAL - Caminhões pipa abastecem residências no Demboski

Abastecimento deve ser normalizado nos próximos dois dias, enquanto isso comunidade recebeu água em copinhos e residências foram abastecidas com caminhões pipa na tarde de ontem.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Para amenizar o calor da temporada de verão, a água é uma alternativa certeira, se-ja no banho, em piscina ou para ingestão. No entanto, a falta da substância em algumas localidades do município tem tornado a estação ainda mais quente.
Na tarde de ontem, os moradores do Demboski receberam cerca de 20 mil copi-nhos de água e algumas residências foram abastecidas com caminhão pipa. A comunidade recebe também a notícia de que o abastecimento deve ser retomado nos próximos dois dias.
Enquanto a comunidade era atendida pela medida emergencial, engenheiros do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e da Casan se reuniam em busca de uma solução permanente. Conforme o presidente da au-tarquia, Paulo Preis Neto, os profissionais trabalham em cooperação pela retomada do serviço.
A problemática que tem se estendido há meses seria decorrente do tamanho insuficiente do reservatório, segundo o gerente da Casan, Ale-xandro Rabelo.
Mas, Preis aponta que o abastecimento, realizado desde 2005, vem apresentando falhas há algum tempo. “Já vi água encolher roupa, mas reservatório não. A água nem chega pelo cano”, comenta.
Para Rabelo, a solução à falta de água demandaria um reservatório maior. “A Casan deixou um reservatório quase pronto no Mareli e até hoje não foi utilizado pelo Samae. Está claro que não houve investimento no município nesta área”, ressalta o gerente da Casan.
O presidente do Samae rebate, dizendo que o serviço tem trabalhado para aprimorar o atendimento no município e anuncia que na próxima segunda-feira, dia 31, será iniciada a fase de testes no reservatório mencionado. No entanto, Preis salienta que o reservatório do Loteamento Mareli servirá para bombear mais á-gua para os bairros Jardim Silvana, Mareli, Tereza Cristina e parte do Jardim Elizabete.

POLÍCIA - Homem internado em POA procura família em Içara

Homem de cerca de 35 anos está internado em abrigo e diz ser natural de Içara, ele afirma também que se chamar Pedro Donato, e o abrigo procura familiares do homem desorientado.

(Divulgação)

Um abrigo da Capital gaúcha procura família de suposto içarense que está internado por lá. Apesar da pouca consciência, o homem diz se chamar Pedro Donato, e afirma ser natural de Içara. Ele ficou por algum tempo internado em um hospital de Porto Alegre, mas foi recentemente encaminhado ao abrigo Bom Jesus pela Secretaria de Assistência Social. Ele permaneceu sob os cuidados do abrigo para evitar que retornasse às ruas da capital gaúcha.
O homem tem cerca de 35 anos e não sabe dizer como chegou em Porto Alegre. A única lembrança que tem é de receber remédios da mãe para dormir. Ele comentou ainda que já passou três noites em frente ao Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.
Maioress informações podem ser repassadas no abrigo pelo telefone (51) 3338-0704, falar com Rosa.
Nesta semana o desaparecimento de u-ma adolescente causou mobili-zação na região. Uma jovem de 14 havia sumido da residência em que morava em Morro da Fumaça. Ainda em circunstâncias desconhecidas, ela teria sido vista no município de Itajaí, e já retornou para casa.

VARIEDADES - ONG WSPA de proteção animal recruta voluntários

A World Society for the Protection of Animals (WSPA) é uma ONG internacional que, no Brasil, vem promovendo o bem-estar animal há mais de 29 anos; em Içara está há três meses.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os trabalhos da ONG WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal (World Society for the Pro-tection of Animals) em Içara começaram através da iniciativa de cinco amigos a-dolescentes que não concordaram ao ver animais sendo mal tratados em um circo da região.
O diretor júnior da ONG de Içara, Max Amaral, explica que, a partir daquele momento, os jovens começaram a pesquisar sobre instituições que combatiam práticas contra o bem-estar animal.
“Nesta procura descobrimos o trabalho da WS-PA Brasil. Entramos em contato com eles e nos filia-mos”, conta Amaral.
Desde novembro de 2010 o estudante de 15 anos, fundador da ONG, percorre a cidade com o intuito de averiguar denúncias. Ele conta com a ajuda da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai).
“Recebo a denúncia, normalmente por telefone, e vou ao local apurar. Depois recolho o animal e dou toda a assistência, com a ajuda da Fundai. Em seguida o animal é encaminhado para adoção”, relata o diretor júnior.
De acordo com Amaral, a ONG precisa de voluntários. “Precisamos de pessoas dispostas a ajudar, que tenham no mínimo 14 a-nos, tempo disponível e disposição para caminhar no sol”, informa o jovem.
Todo o trabalho da ONG é feito com recursos dos próprios voluntários. Por isso, qualquer ajuda financeira é bem-vinda. “Precisamos de doações para manter o trabalho, como ração, entre outras coisas”, ressalta Amaral.
A WSPA de Içara recebe cerca de cinco chamadas por semana com denúncias de maus tratos. “As demais chamadas são para a-visar sobre cachorros de rua. Mas, neste caso não podemos fazer nada, pois não existe um canil municipal”, observa o jovem.
A campanha Circo Legal Não Tem Animal está sendo promovida pela ONG iça-rense. A mobilização visa incentivar o Plenário da Câmara dos Deputados a aprovar o PL 7291/2006, Projeto de Lei pela proibição federal do uso de animais em circos.
A WSPA no município não possui sede física, mas tem planos para se instalar em um local em março.
As novidades sobre a campanha e ações da ONG em Içara estão no blog www.wspasc.blogspot.com.
Para denúncias o telefone é (48) 9660-8233.
No Brasil, a WSPA começou a atuar em 1989, quando apoiou organizações de Santa Catarina na luta contra a Farra do Boi e divulgou a prática internacionalmente.
A história da instituição brasileira e as formas como os voluntários podem ajudar estão no endereço www.wspabrasil.org.

ESPORTE - Rodada definiu os últimos classificados do Suíço Noturno

Na noite de quinta-feira foram realizadas as três últimas partidas da segunda fase do Suíço Noturno da Zona Sul, com eles foi conhecido os três último classificados para a próxima etapa.

(Divulgação)

As três partidas realiza-das ontem definiu os últi-mos classificados à terceira fase do Campeonato de Fu-tebol Suíço Noturno, Taça Pierini Forros de PVC.
Os classificados são Em-preiteira Massirol, GFM Sports e Auto Posto Anel Vi-ário que voltam a arena de areia na próxima semana para a disputa das quartas-de-final da competição. Do-is jogos serão na terça-feria e outros dois na quin-ta.
No primeiro confronto, a Empreiteira Massiroli aproveitou a vantagem do empate, por ter a melhor campanha na primeira fase, e se classificou ao em-patar em 2 a 2 com o Darolt. A terá como adversário nas quartas o Vampiro, que le-va a vantagem de jogar pelo empate.
Na sequência da roda-da, o GFM Sports ficou com a outra vaga ao derro-tar o Real Amigos por 3 a 2 e na próxima fase, vai en-frentar a Imbralit, tendo a vantagem do empate.
E finalizando os jogos da noite, o Auto Posto Anel Vi-ário fez o dever de casa e venceu por 3 a 2 o RR Auto Center que ficaria com a vaga se empatasse.
Na próxima etapa, terça-feira, o Anel Viário enfren-ta o Open Market, que tem a vantagem do empate.
Já o Posto Barp, jogando pelo empate, encara o De-cas em busca de uma vaga na semifinal.
A organização da com-petição é de responsabili-dade de Kuquy Salvador.