O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESPORTES - Farben e Barreira vencem no Campeonato Suíço da Lesc

Em partidas realizadas na noite de ontem no Campo do Toni, no Bairro Aurora, a Farben venceu o Caldeirão, enquanto o Barreira ganhou do Grêmio Içarense, pela competição de suíço.

Nesta quarta-feira foram realizadas dus partidas do 1° Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC).

A Farben venceu o Caldeirão por 3 a 1, com gols de Tico e Bicudinho (2), descontando Udson.

Já o Barreiras ganhou de 2 a 1 do Grêmio Içarense, gols de Gabril e Guilherme, e de Manolo (Grêmio).

Até o momento foram realizadas 8 partidas com um total de 27 gols estes números marcam uma média de 3,4 gols por partida, foram aplicados 14 cartões amarelos e 5 cartões vermelhos. E o artilheiro da competição é Udson, do Caldeirão, que tem 3 gols, seguido de Everaldo, da Praia, e Moacir, da Blauth, com dois cada.

Na sexta-feira jogam Primos x São Domingos e Blauth do Brasil x Poço 8.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Caminhada sobre brasas em tradicional Festa Junina

Pelo quarto ano seguido, a Família Brogni, comemora uma grande Festa Junina com direito à fogueira, quadrilha infantil e um tapete de brasas, onde os convidados caminham descalços.

A Família Brogni realiza há quatro anos, no bairro Cristo Rei, em Içara, uma tradicional Festa Junina sempre na véspera do Dia de São João. Na noite desta terça-feira, dia 23 de junho, reuniu mais de 200 pessoas, entre familiares, vizinhos e convidados.

Entre as atrações típicas de uma festa junina, como pinhão, quentão, quadrilha das crianças, amendoim torrado, cachorro-quente, pipoca e a grande fogueira, mas o que sempre se destaca no evento é o tapete de brasas.

As brasas da fogueira são dispostas pelo chão formando um pequeno corredor, por onde os familiares e convidados caminham.

Para Laudir Brogni, essa é a atração mais esperada. “Temos de passar na véspera de São João, assim manda a tradição”, explica ele.

De acordo com um dos organizadores da festa e amigo da família, Bruno Neka Dal Pont, a tradição diz que somente na véspera do Dia de São João, caminhar sobre as brasas não machuca ou arde o pé.

“Uma senhora calmamente tirou as sandálias e caminhou tranquila sobre as brasas. Foi de arrepiar para quem assistia”, conta Neka, que, ao contrário de alguns na festa, não quis se arriscar a andar por sobre as brasas.

História da Festa Junina:
Os festejos juninos começaram na Europa antiga, onde durante o solstício de verão (dia mais curto com noite mais longa do ano) era comemorado o início da colheita. Nessas festas eram oferecidos alimentos e animais a um deus Juno (“deus da fertilidade”), além da fogueira, para espantar os maus espíritos, e danças características.

Com a difusão do catolicismo, os festejos se transformaram e acabaram homenageando os santos que nasceram no mesmo período da antiga festa.

Para o Brasil, os jesuítas trouxeram a cultura. Porém, antes disso, os índios já festejavam a época, para que a colheita fosse boa. A essa mistura foi acrescentado o jeitinho brasileiro, que acabou na festa junina.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - PM forma mais um grupo do Proerd no combate às drogas

Ocorreu ontem a formatura de 564 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas de Içara, coordenado pela PM e amanhã será a vez de mais 254 formandos no Balneário Rincão.

A Polícia Militar de Santa Catarina, através da 2ª Companhia de Polícia Militar de Içara, realizou nesta quarta-feira a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), no Ginásio Ergino Januário Borges, em Içara. Todos os formandos cursam o 5º ano do Ensino Fundamental (antiga 4ª série) e têm em torno de 10 anos de idade.

O Proerd acontece em nove encontros semanais em sala-de-aula e, no décimo encontro, é a formatura, na qual os estudantes recebem camisetas do programa e certificados de conclusão.

A professora Terezinha Cichella Niero, da Escola Municipal Ângelo Zanelatto, do Bairro Primeiro de Maio, acompanhou os 53 alunos durante as nove aulas semanais e conta que eram bem dinâmicas e com trabalhos em grupo.

“No momento das aulas, os alunos não pareciam que iam se apropriar do que estava sendo ensinado, mas durante as outras aulas, quando um assunto geral era abordado, eles argumentavam bem de acordo com a visão que era passada no Proerd, isso significa que o curso está dando resultados”, explica a professora.

A formatura acontece em duas etapas, a primeira foi ontem à noite, quando foram formados 564 alunos, de 11 escolas içarenses.

A segunda etapa será nesta sexta-feira, 26 de junho, no Ginásio da E.E.B. Melchíades Bonífácio Espíndola, no Balneário Rincão, onde serão formadas mais 254 crianças.

A ex-aluna Jéssica dos Santos afirmou que uma das melhores experiência que teve no Proerd foi amplo conhecimento sobre os efeitos com as drogas.

“É o mais importante programa de prevenção da Polícia Militar. Os resultados são colhidos depois de um certo tempo quando as crianças se tornam cidadãos”, diz o major Jorge Luiz da Silva, comandante da 2ª Companhia da PM.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Inscrições para oficinas gratuitas só até amanhã na Casa da Cultura

Música, Street Dance, Ballet, Desenho e Teatro são as cinco oficinas oferecidas gratuitamente pela Casa da Cultura de Içara, mas inscrições só podem ser realizadas até sexta-feira, dia 26.

A Administração Municipal de Içara, em parceria com a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes e várias escolas do município, oferecem cinco oficinas à população içarense. As aulas já começaram nesta semana e as inscrições vão até sexta-feira, dia 26 de junho.

De acordo com o assessor cultural, Reginaldo Laurindo, não há limite para número de estudantes. “Criaremos quantas turmas for preciso para que todos possam ter as aulas, mas como elas já iniciaram, não podemos colocar, por exemplo, um aluno novo em uma turma que já está aprendendo há muito mais tempo”, explica o assessor.

Os cursos (de música, ballet, street dance, desenho e teatro) serão ministrados tanto na Casa da Cultura quanto em outras escolas de diversos pontos de Içara, por isso é importante que a matrícula seja feita no local onde se quer ter as aulas.

Na Escola Quintino Rizzieri, no Bairro Jardim Elizabete, serão ministradas as oficinas de música, street dance e teatro. Na Escola Tranquilo Pissetti, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, as de teatro.

Já no Bairro Aurora (Mineração), as aulas serão de música, Teatro e desenho. Na Escola Maria Arlete Lodetti, no Raichaski, as de música e de Street Dance.

As aulas de desenho serão oferecidas no Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) de Içara.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Não serão cobradas mensalidades, a Administração Municipal oferece os cursos gratuitamente. Basta levar uma cópia da carteira de identidade ou da certidão de nascimento.

No curso de música, há aulas de bateria, violão e musicalização (partituras). Enquanto na oficina de desenho, haverá aulas técnicas de artes plásticas, desenho livre, mangá e pintura em tela.

A duração das aulas é de duas horas semanais para as oficinas de desenho, de street dance e de teatro e de 50 minutos para as de música e de ballet.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Serafim desaprova desisão do STF

O deputado estadual José Paulo Serafim (PT), protocolou terça-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina duas moções em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Após votação no plenário da ALESC, que deve ocorrer nas sessões da próxima semana, uma moção será enviada ao STF repudiando a decisão, em nome do Poder Legislativo Catarinense, e outra será encaminhada ao Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, em solidariedade à classe e reafirmando a luta para encontrar alternativas que revertam essa situação.

“Não é possível aceitar essa desqualificação da atividade jornalística. Percebo claramente a necessidade da qualificação técnica para exercer a profissão como forma de colocar o jornalista em um compromisso maior com a verdade e a ética”, afirma Serafim.

O deputado defende ainda a formação acadêmica em favor das classes sociais.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Representantes mirins do Demboski são eleitos no Projeto Mesa do Prefeito

Em mais uma ação da Administração Municipal, agora no Bairro Demboski, em Içara, o prefeito Gentil da Luz tenta consciliar a participação das crianças nas ações públicas desde cedo.

Os representantes mirins dos cargos de prefeito, vice-prefeito, secretários de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social e Esportes, do Bairro Demboski, em Içara, foram eleitos na manhã desta quarta-feira, dia 24.

O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, visitou a Escola Municipal Ignácio João Monteiro nas 3ª e 4ª séries e coordenou a eleição das crianças que serão empossadas no próximo sábado, durante o encerramento do Projeto Mesa do Prefeito na comunidade.

“A participação das crianças nas ações públicas deve ser incentivada desde cedo e nossa intenção é auxiliar nesse envolvimento, fazendo com que elas possam nos ajudar a elencar as dificuldades e dirimir os problemas”, destacou o Gentil da Luz.

Além da eleição dos representantes mirins, o prefeito também acompanha as ações das Secretarias de Obras, de Educação, da Assistência Social e da Saúde, que desde a segunda-feira estão executando atividades no Bairro Demboski para sanar as dificuldades imediatas e destacar as ações futuras na comunidade.

O Demboski, localizado no limite entre Criciúma e Içara, possui cerca de 1,5 mil moradores. E dá acesso a Cocal do Sul e Morro da Fumaça. A Escola Municipal João Ignácio Monteiro de Ensino Fundamental atende a crianças de primeira a quarta séries.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane MENDES: Faça uma transação imobiliária segura

Para garantir uma transação imobiliária segura é necessário fazer uma análise dos documentos.

Antes de adquirir um imóvel é imprescindível que o comprador tome alguns cuidados antes de concretizar o negócio, do contrário, o que era pra ser a concretização de um sonho poderá causar inúmeros transtornos, se tornando um verdadeiro pesadelo.

É muito importante, em negociações imobiliárias, que antes da compra seja realizada uma correta análise dos documentos, tal prevenção pode evitar dores de cabeça futuras ao novo proprietário.

É preciso conferir, por exemplo, se o imóvel não está sendo hipotecado, com cláusula de inalienabilidade, penhorado por execução de dívida ou se é objeto de usufruto. Também se deve conferir se o imóvel está realmente transcrito em nome do atual proprietário, uma vez que se assim não o estiver, este não poderá transferir o imóvel ao comprador.

Outro fato que também não é incomum é que o imóvel ofertado contenha pendências tributárias. Assim, o pretenso comprador não pode esquecer de analisar tal possibilidade, antes de concluir a negociação.

O ideal é que o comprador já obtenha as certidões antes de consolidada a transação, mesmo antes de qualquer pagamento a título de antecipação. Portanto, para evitar que se invista em um negócio duvidoso, é de suma importância que antes da efetivação da compra de um imóvel a documentação seja cuidadosamente analisada pelo futuro dono.

Sendo assim, quem vai investir as economias na compra de um imóvel deve cercar-se de toda segurança, inclusive procurando profissionais de sua confiança para garantir que o negócio não lhe traga problemas futuros. O que pode parecer uma economia hoje, pode amanhã causar sérios prejuízos.

Até a proxima semana com mais um assunto.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - STJ diz não ser crime pagar por sexo com adolescentes

Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concluíram que dois homens que pagaram para fazer sexo com garotas de programa adolescentes não cometeram crime de exploração sexual de menores. A decisão a Justiça do Mato Grosso do Sul revoltou especialistas em Direito da Criança e do Adolescente.

Os réus foram acusados de contratar os serviços de três garotas de programa em 2006. Teriam pago R$ 80 para duas adolescentes, que na época tinham 12 e 13 anos, e R$ 60 para uma mulher.

O caso chegou ao STJ porque o Ministério Público argumentou que o fato de as meninas serem prostitutas não exclui o crime de exploração sexual. Mas, na decisão do STJ o cliente “ocasional” que contrata uma adolescente que já é prostituta não pode ser acusado de submetê-la à prostituição ou à exploração sexual, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Eles foram apenas condenados por terem fotografados as menores em poses pornográficas.

Para especialistas em Direito da Criança e do Adolescente a decisão abre prescedentes perigosos e dá espaço para que a exploração seja continuada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1649: EDITORIAL - Prevenir é o melhor remédio

A iniciativa do Comando da Polícia Militar de Santa Catarina em criar o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd - que alerta os adolescentes para os perigos das drogas, tem sido de grande valia para a sociedade, que ainda se mantém refém dos traficantes, que usam os menores para venda e consumo da maconha, crack, cocaína entre outras drogas.

Depois de nove encontros semanais em sala de aula ocorreu ontem a formatura de 564 alunos do Centro de Içara, numa grande festa no Ginásio Ergino Januário Borges. Com o certificado na mão, os adolescentes se tornam cidadãos e vão ajudar no combate às drogas, como agentes conscientizadores.

Sexta-feira é a vez de mais 254 estudantes içarenses, desta vez do Distrito Balneário Rincão, receberem o certificado do Proerd.

Dar educação às crianças para formar adultos conscientes no futuro é o melhor remédio à prevenção.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.