O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.984 - Içara, 9 de outubro de 2010

Plano de carreira do Samae deve entrar em votação ainda esse ano
(Divulgação)


Moradores pressionam e trajeto de ônibus muda de itinerário
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Júlia Dias deve lançar CD com músicas próprias
(Divulgação)

EDITORIAL - Ensino de Içara é de ótima qualidade

Quando se escreve um texto sem conteúdo ou com erros, seja em um jornal ou na escola, é motivo de critica, mas quando um texto é escolhido como um dos melhores do Brasil, como ocorreu com o aluno Jonas Tei-xeira Ignácio, da Escola Ma-ria Arlete Lodetti, na Olimpíada de Língua Portuguesa, é porque tem uma educadora dedicada.
Não é a primeira vez que estudantes de Içara se classificam entre os melhores do país. Parabéns aos professores, aos alunos e a Secretaria de Educação que investe em aprendizagem de qualidade . Que continue assim.

CHARGE

De olhovivo na Educação

Defensoria recomenda ao MEC anulação do Enem

A Defensoria Pública da União (DPU) recomendou nesta segunda-feira (8) ao Ministério da Educação que seja anulada a prova de sábado do Enem (Exame Nacional do Ensino Mé-dio). Caso o governo não atenda à recomendação em um prazo de 10 dias, a DPU deve entrar com uma ação civil coletiva na Justiça Federal contra a União, fazendo a mesma solicitação.
Para o defensoria pública federal a solução encon-trada pelo MEC de aplicar outra prova para os can-didatos prejudicados pelos erros no caderno amarelo não é satisfatória. Ao aplicar uma prova com questões distintas para os demais candidatos o MEC poderia estar distorcendo o grau de exigência, aferindo um grupo com uma medida e outro grupo com outra pro-va, que pode não ter o mesmo grau de dificuldade, comenta em nota a defensoria.
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, a-nunciou que o órgão vai disponibilizar a partir da próxima quarta-feira a página online para os estu-dantes pedirem a correção invertida das provas do sábado por causa da troca do cabeçalho do cartão-resposta. O prazo para o preenchimento do requeri-mento vai até o dia 16 de novembro, segundo ele.
Para o DPU, a simples inversão da correção da prova de uma por outra não é suficiente para sanar as irre-gularidades, tendo em vista que foi quebrado o prin-cípio da isonomia dos candidatos. Por isso pede a a-nulação das provas de sábado.
A Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, determinou em liminar a suspensão do Exame Nacional do Ensino Médio 2010 (Enem) em todo o país. Segundo a juíza Carla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, o erro de impressão das provas - que invertia questões entre o cabeçalho de Ciência e Natureza e de Ciências Humanas - prejudicou os candidatos.
O Ministério da Educação (MEC) afirmou em nota que a Teoria de Resposta ao Item (TRI) assegura condi-ções de igualdade aos concorrentes que se sentiram prejudicados por erros de impressão na prova.

POLÍTICA - Destino do antigo lixão do Poço 8 continua indefinido

Através de requerimento aprovado por todos os vereadores, foi realizada ontem uma reunião na Câmara Municipal de Içara para tratar da recuperação do antigo lixão do bairro Poço Oito.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O destino da área degradada pelo antigo lixão do Poço Oito, em Içara, continuará indefinido até que técnicos realizem um estudo das condições do terreno.
Em reunião, na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores de Içara, convocada pelo vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), representantes da Santec Resíduos, da Prefeitura Municipal de Içara, vereadores, e outras lideranças, entraram em consenso quanto à necessidade de se fazer um estudo para determinar se os rejeitos depositados no lixão, desativado há cinco anos, devem ou não ser retirados do local.
A intenção do vereador Polakinho foi discutir a possibilidade do terreno ser recuperado para a instalação de empresas. Porém, segundo o engenheiro sanitarista da Santec, Leandro Rosso Fernandes, a recuperação da área degradada não é uma tarefa fácil e pode causar muitos transtornos, além de ter um custo elevado. “Se olharmos a área onde era o lixão, hoje, só vamos ver vegetação. Mas, se formos tirar o lixo que está debaixo da terra, vai levantar um odor muito forte, que só vai parar quando o local for aterrado por completo”, explica.
Ainda de acordo com o engenheiro, para tomar alguma providência, a Santec precisa receber da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) um novo projeto, com a licença ambiental, ex-pedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
Conforme o secretário de planejamento da prefeitura, Emerson de Jesus, este projeto já está sendo feito “e a Santec vai ter que cumprir com o compromisso de executar o serviço”.
Questões políticas como o não recebimento de verba do Governo do Estado e a decisão da administração municipal passada, de mudar o projeto, retardaram uma definição para a situação dos quatro hectares de área degradados. Em maio deste ano, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou uma ação civil pública em face do município de Içara, diante da omissão na obtenção das licenças ambientais necessárias para que possa ser cobrada da Santec a execução do projeto.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Vamos conciliar as reivindicações dos moradores dessas ruas com as necessidades dos usuários do transporte coletivo. A solução definitiva vai ser tomada depois que conversarmos com todos os interessados, mas esse paliativo vai auxiliar moradores e veranistas”. Subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio, no encontro com moradores da Rua Lauro Müller, nesta segunda-feira.

O ex-prefeito Deobaldo Donato Pacheco
foi atropelado na madrugada de domingo, no Distrito Balneá-rio Rincão, em Içara. Bado saia de uma festa de uma casa de amigos um pou-co depois da me-ia noite quando foi atropelado por um motoci-clista alcoolizado, que trafegava em alta velocidade.
O ex-prefeito fraturou a perna em dois lugares e precisou passar por uma cirurgia para colocar platina
Bado passa bem e deve ter alta em dois ou três dias. O motociclista foi preso em flagrante pela Polícia Mili-tar do Balneário Rincão.
Bado, que anda meio afastado da política, dedican-do mais tempo ao seu comércio, teve a última aparição pública na visita que Eduardo Moreira (PMDB) e Raimundo Colombo (DEM), fizeram em Içara, depois de eleitos em 3 de outubro.

O peemedebista
Antônio de Mello convida, através do Requerimento 202/10, o secretário municipal de Obras, Gentil da Luz, o secretário de Planejamento, Emerson de Jesus, e um representante da promotoria pública para uma reunião sobre os lotea-mentos irregulares em á-rea rural de Içara.

O tucano
André Mazzuchello Jucoski (PSDB), o Polaki-nho, convida os representantes das Câmaras Municipais de Criciúma e de Morro da Fumaça, além de Acii e CDL de Içara pa-ra reunião na cidade de Tubarão, no próximo dia 16, às 9h, na sede do Dnit, para tratar sobre às obras no Lote 29 da BR-101.

Três assaltantes
roubaram na noite de ontem cerca de R$ 5 mil, entre cheques e dinheiro, de uma loja de material de construção, localizada nas margens da SC-444. Eles fugiram em Ford KA localizado, abandonado, pouco tempo depois pela Polícia Militar, no Posto de Combustíveis Nicão, na Avenida Procópio Lima, no Centro.

Itamar da Silva (PP)
criticou na sessão de segunda-feira, que em quase dois anos de administração de Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM) foram poucas as indicações atendidas pelo governo da coligação “Por Uma Içara Mais Huma-na”. Toda sessão o progressista dá um lembrete.

O mesmo PP
liderado pelos deputados estaduais Joares Pon-ticelli e Valmir Comin, que acusou Raimundo Colombo de ser ficha suja, enviando pela internet cópias dos processos que o Democratas responde na justiça é o mesmo que está pedindo vagas no governo. Que incoerência.

O supervisor de Obras de Içara
Márcio Toretti, um dos que está levando essa administração nas costas mesmo não sendo do PMDB, pela competência, deveria sair candidato a vereador em 2012. Está na hora de buscar espaço dentro do PP.

Frase
“No Brasil não basta vencer as eleições, é preciso ganhar a posse”. (Getúlio Vargas - Ex-presidente do país).

GERAL - Moradores das Ruas Lauro Muller e José Manoel de Souza apresentaram prejuízos causados pelo tráfego de veículos pesados e Administração Munici

Moradores das Ruas Lauro Muller e José Manoel de Souza apresentaram prejuízos causados pelo tráfego de veículos pesados e Administração Municipal busca alternativas para problemática.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Detrimento das ruas, poeira, perigo aos pedestres; segundo os moradores das ruas Lauro Muller e José Manoel de Souza, esses fatores estão sendo desencadeados pelo transporte coletivo. Em busca de uma solução, comunidade e o subprefeito Jairo Celoi Custódio se reuniram na manhã de ontem.
Na ocasião, foi definido que até a próxima quarta-feira, 10, os ônibus irão se deslocar até o terminal na Rua Criciúma, esquina com a Avenida Leoberto Leal e os passageiros que precisarem seguir até à Zona Sul, serão deslocados em um microônibus. Um representante da empresa Içarense, presente na reunião, deverá repassar a decisão aos responsáveis.
O subprefeito se comprometeu a realizar uma nova reunião com uma comissão representativa na segunda quinzena de dezembro, para tratar do transporte durante a alta temporada.
Morando na localidade há seis anos, Rai-mundo Germano, a-ponta que os pisos das residências estão se desprendendo em razão do impacto dos veículos pesados. “Reformaram as ruas há pouco tempo, mas não tem capacidade de sustentar trânsito de ônibus”, considera.
Os moradores ressaltaram ainda que não impedirão o tráfego de ônibus nas ruas, sendo que a Lau-ro Müller está interditada pelos moradores há mais de uma semana.
Conforme o subprefeito, a Administração Municipal de Içara não possui estrutura financeira para asfaltar a estrada, mas há intenção de implantar uma camada asfáltica na Avenida Leoberto Leal. “Esse paliativo vai auxiliar moradores e veranistas”.
Ao fim do verão, em março, a problemática será debatida novamente, com a proposta de reforma no itinerário dos ônibus.
No prazo de 30 dias a praia deverá estar cercada para impedir a ocorrência de estacionamentos na beira-mar, conforme determinação do Ministério Público.

POLÍCIA - Pelo menos seis acidentes são registrados no fim de semana

Três pessoas ficaram feridas em colisão na localidade de Esplanada; ex-prefeito, Deobaldo Donato Pacheco, foi vítima de atropelamento no Rincão; e passou por cirurgia na perna.

(Arquivo/Jorenal Içarense)

Pelo menos seis acidentes de trânsito foram regis-trados durante o último fim de semana no município de Içara. Dentre os quais, o de maior gravidade deixou três feridos no início da tarde desta domingo, na Estrada Geral, em Esplanada.
Por volta do meio dia, o veículo Renaul Clio, placas MGT-6758, de Cocal do Sul colidiu frontalmente com o Gol, placas MGH-2275, de Tubarão. O motoristado primeiro veículo, D.C., 23 anos, relatou sentir dores no tórax e dificuldades pa-ra respirar. O condutor do gol, M.S.G., 21, apresentou suspeita de fratura no braço e a caroneira, G.C., 20, sofreu escoriações leves. Todos os envolvidos foram encaminhados ao Hospital São José, em Criciú-ma. D. disse que a a-reia teria provocado o descontrole do carro, que teve perda total.
Na madrugada de domingo, o ex-prefeito de Içara, Deobaldo Donato Pacheco, o Ba-do, foi atropelado no Balneário Rincão. Por volta de 00h30, Bado deixava uma festa com familiares, quando foi atingido pela motocicleta CG 125 placa MHC-7087.
O ex-prefeito sofreu fratura na perna esquerda e passou por uma cirurgia de implantação de platina. Ele passa bem e deve receber alta dentro de três dias. O motorista que estava al-coolizado, foi preso em flagrante pela Polícia Militar do Balneário Rincão.
Outro motoqueiro, negou atendimento após envolvi-mento em acidente na tarde deste domingo, na Rodovia SC-444, no trecho de Pedreiras. I.C.S., que conduzia uma motocicleta CG 125 de Criciúma colidiu contra um Voyage da mesma cidade. Conforme o soldado Osvaldo, da Polícia Militar Rodoviária de Içara, outros três acidentes foram registrados, sem a o-corrência de vítimas. A causa principal seria a colisão traseira.

VARIEDADES - Escola Lúcia de Lucca leva alunos a pontos turísticos

Estudantes da 4ª Série da E.M.E.F. Lúcia de Lucca (Jardim Silvana), uniram diversão e aprendizado em viagens de estudo; os alunos conheceram pontos turísticos de Içara e de Laguna.

(Divulgação)


Os alunos da E.M.E.F. Lúcia de Luca, localizada no bairro Jardim Silvana, em Içara, foram além da sala de aula. Eles tiveram a oportunidade de conhe-cer mais da cultura do mu-nicípio, através de uma vi-sita de estudos a pontos tu-rísticos do Estado.
No dia 3 de novembro, os estudantes da 4ª Série, co-ordenados pela professora Rosiris Pavei, foram aos se-guintes lugares: limite do município de Içara, Rádio Difusora, Museu Ferroviá-rio, Jornal Gazeta, Platafor-ma Central Rincão, Miran-te do Rincão, Lagoa do Ja-caré, Museu Arqueológico, praia e Urussanga Velha.
As viagens têm como objetivo “valorizar os tra-balhos desenvolvidos em sala de aula”, explica a se-cretária escolar Patrícia Rodrigues.
No dia 28 de outubro, os alunos da 4ª série da pro-fessora Sônia Angela Scott Colle também realizaram uma viagem de estudos, mas, desta vez, à cidade histórica de Laguna.
“No passeio, os alunos puderam interagir com os pontos históricos e turísti-cos mais marcantes da historia da Região Sul cata-rinense”, conta a secretária escolar do Lúcia de Luca.

ESPORTE - Tigre perde nos pênaltis e Argel Fucks se despede

Depois da desclassificação do Criciúma no último domingo a equipe tricolor começa a fazer os preparativos para 2011, o foco principal é a escolha do novo técnico para a temporada.

(Divulgação/Site Criciùma)

Acabou a temporada pa-ra o Criciúma. Na manhã de domingo, o Tigre perdeu para o Ituiutaba nos pênal-tis por 4 a 2, após empate por 1 a 1 no tempo normal, em Uberlândia, e foi eliminado nas semifinais da Série C, porém, com acesso garantido à Série B do Campeonato Brasileiro de 2011.
O Ituiutaba vai à final contra o ABC-RN, que eliminou o Salgueiro-PE. Os jogos estão marcados para os dois próximos sábados, dias 13 e 20, com horários ainda indefinidos.
Depois do empate por 1 a 1 no primeiro jogo, em Criciúma, o Ituiutaba fez prevalecer o mando de campo abriu o placar com Peri, aos cinco minutos do segundo tempo. Aos 38, Lucca deixou tudo igual. Mas nos pênaltis, ele perdeu a última cobrança e deu a classificação ao time mineiro.
Argel Fucks, que assumiu o time às vésperas da Copa Santa Catarina, disse que sai tranquilo. “Saio de cabeça erguida. Para minha carreira, foi muito importante promover o time para a Série B”. O acesso é citado por Argel como o terceiro em seis times on-de atuou. “Não tenho dúvidas de que serei um dos grandes técnicos do Brasil. Passei uma prova de fogo e amadureci”. O treinador salienta que queria muito decidir o título da Série C. “Fizemos o possível. O time jogou bem contra o Ituiuta-ba, mas faltou o gol”. Argel deixou um agradecimento à cidade. “São muitos amigos feitos aqui. Fui muito bem tratado em Criciúma”. O destino do técnico será o interior de São Paulo. “Tem realmente três clubes paulistas negociando comigo, times que jogam Série B do Brasileiro e Paulistão”, confirmou Argel, que se despediu-se dos jogadores ainda no Estádio Parque do Sa-biá, em Uberlândia.
Atual treinador do São Caetano, o paulista Toni-nho Cecílio está bem cotado para assumir o Criciú-ma. O diretor de futebol Clementino Bolan comentou que gosta do trabalho do profissional, e o citou como um perfil pretendido pelo clube. "O mais cedo possível nós queremos a-nunciar um técnico. Pode acontecer de até a próxima sexta-feira ter esse acerto".
Cecílio, 43 anos, foi zagueiro e jogou em vários clubes. Treinou o Guaratin-guetá em 2007, e comandou Grêmio Prudente e Vitória na temporada de 2010, antes de assumir o São Caetano. Uma emissora de rádio de Campinas, interior de São Paulo, informou que Vágner Mancini, técnico do Guarani, de Campinas, estaria negociando com o Criciúma.
Agora o Criciúma terá pela frente a disputa do Campeonato Catarinense, com estréia programada para o dia 16 de Janeiro no Heriberto Hülse, e o Brasileiro da Série B, em março.