O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

POLÍTICA - Toninho de Mello faz críticas a respeito da Administração

Durante a sessão de segunda-feira, o vereador do PMDB fez algumas ressalvas sobre o que deveria ser modificado na Administração Municipal, e prefeito de Içara esclarece as críticas.



Falta de receituário azul nos postos de saúde, falta de funcionários no departamento de trânsito e morosidade no atendimento ao público na Fundai: essas são algumas das reclamações do vereador Antônio de Mello, o Toninho (PMDB), a respeito de tópicos referentes à Administração Municipal. “Algumas coisas estão bem, como a educação, mas temos outras necessidades, como a contratação de um motorista para o transporte dos pacientes para outros lugares. Carros a saúde tem, o que falta são os motoristas. Assim como o conselho tutelar, que também não há motorista para o transporte das conselheiras de Içara”, diz.
Toninho também acrescenta que a FAI está sem gestora, já que Ivonete Zanolli deixou a direção, e que o Procon não está realizando o atendimento aos consumidor de maneira correta.
Para o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB), as críticas são compreensíveis. “Ele tem razão, pois como vereador está preocupado com o bem estar da sociedade, além do fato de ele ser professor e conhecer a realidade do município”, argumenta Gentil, acrescentando. “Não posso realizar mais contratações pois, assim, faltará recursos para investir em outras obras, como creches e escolas. Se eu contratar mais servidores, atrasarei os salários”, explica.
Sobre a FAI, ele relata que a esposa, Marineusa, assumiu o lugar de Ivonete Zanolli, que está afastada do cargo pelo período de 30 dias.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Isso vai virar uma bola de neve o que a imprensa quer é ver sangue, buscar fofoca, quanto mais ibope é melhor”. Presidente da Câmara Legislativa de Içara, vereador Acirton Costa (PMDB), na sessão de segunda-feira, se referindo aos jornais e rádios de Criciúma, que estão colocando o nome do Hospital São Donato na lama.

Secretaria de Obras de Içara

iniciou nessa semana os trabalhos de revitalização do trevo de acesso ao bairro Presidente Vargas e seguem para o bairro Liri ainda esta semana. Também começou nessa segunda-feira (3) a construção de uma ponte de madeira no sítio Santa Helena, no bairro Tereza Cristina, onde também estão sendo feitos os trabalhos de patrolamento e revestimento em areão.
A programação segue de acordo com as prioridades levantadas pelo secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, juntamente com a equipe de trabalho.
Só pra lembrar as paradas de ônibus da rodovia SC-444, da Rua Sete de Setembro precisam de conserto, além do buraco que precisa ser tapado na Rua Amaro Maurício Cardoso, no Centro.

Nas última semana
foram feitas cerca de seis tentativas de falar com o secretário, mas sem sucesso. De Batman, que fica escondido na bat caverna, ele passa a ser o homem invisivel.
A liga está quase completa, só falta um super-homem para colocar ordem na casa.
Não atender o celular é uma falta de respeito.

Outro
que foi procurado várias vezes e não foi encontrado é o ex-presidente do Hospital São Donato, Valmir Dagostim.
É importante que ele dê esclarecimentos, afinal o fraude no SUS ocorreu enquanto ele era presidente das instituição.
O Jornal Içarense quer ver o lado de Dagostim sobre esse caso.

A coordenação
do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IF-SC), Pólo de Içara, comunica que as inscrições para os cursos de Modelagem Têxtil (vespertino) e Costura Industrial (vespertino e noturno) foram prorrogadas até o dia 10 de maio.
Os interessados podem inscrever-se gratuitamente no próprio pólo, bairro Elizabete, de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, portando documento de identificação. “É necessário que o candidato tenha idade mínima de 16 anos”, explicou a coordenadora do instituto, Maria Neli Vieira de Souza.

Prefeitos
da Amrec criam um cartel e servidores recebem apenas reajuste de 5,3%.
Parece que uma greve generalizada pode ocorrer nos próximos dias nos 11 municípios.

Senadora
Ideli Salvatti (PT) estará dia 27 de maio em Criciúma, com lideranças petistas. Ela continua irredutível e não abre mão da pré-candidatura ao governo de Santa Catarina.

DISTRITO - Causa de morte de peixes em lagoas ainda é desconhecida

Fundai ainda não chegou a um laudo oficial sobre mortandade dos peixes nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito Balneário Rincão.



Mais de três meses após o aparecimento de peixes mortos nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, os órgãos ambientais competentes ainda não descobriram a causa da mortandade.
Segundo o biólogo da Fundação Municipal de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ricardo Garcia, até o momento as análises não apontaram o motivo das mortes, e uma última análise, denominada bacteriana, poderia solucionar os episódios.
Essa análise é feita com no mínimo dez peixes vivos, mas devido a época, na qual os peixes se refugiam no fundo da lagoa, não foi possível a realização. “Es-tamos esperando o sucesso dessa análise, mas se não houver faremos o laudo com as informações que temos”, disse o biólogo.
Para os órgãos ambientais, os dois casos de mortandade de peixes foram similares e apresentaram os mesmos sintomas, o que indicaria uma, possível, doença bacteriana.
Garcia disse que “a temperatura da água estava muito elevada, o que baixa a imunidade dos peixes”, facilitando a propensão às doenças. E acrescentou que foi realizada avaliação da água, mas nada foi encontrado até o momento.
Moradosre relataram que há alguns anos, foram introduzidas espécies exóticas, o que poderia ter afetado a naturalidade do ambiente. Na Lagoa do Faxinal teriam morrido entre 1.000 e 2.000 peixes, e na Lagoa da Esteves estima-se um número maior. Após os dois episódios não apareceram mais peixes mortos.

Edição 1.856: EDITORIAL - Quem ganhou com o desvio

O assunto do momento em Içara é o desvio de dinheiro do SUS, envolvendo médicos e funcionários do Hospital São Donato. Se a Polícia Federal (PF) está cuidando do caso é porque a situação é grave e pode dar cadeia, caso seja comprovado culpa de alguém. É óbvio que o fato era de conhecimento de alguns, agora tem que se saber quem ganhou com a irregularidade e quem vai ser punido.
O peixe pequeno ou o grande. Neste caso, é necessário que a PF faça uma acareação entre os envolvidos, a direção, os médicos e os ex-presidentes para saber quem está falando a verdade.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas em Crônicas (43)

Neste ano precisei ter um olhar mais direcionado a minha saúde. Como sempre fui saudável, fazia uso de certos cuidados com a saúde e as muitas receitinhas que nos são repassadas, sobretudo as receitas que nos acompanham em família.
E a vida ia seguindo, afinal a juventude é um aliado importante ao bem estar humano, mas depois dos quarenta, ai tudo vai a declinar e passamos aos achaques depois dos cinquenta. Mas... tudo bem!
Afinal a medicina está evoluída e tenho um plano de saúde que me proporciona acesso a alguns dos benefícios do novo século, com um retorno de cooparticipação mais suavizado. Fui a luta!
Minha primeira comparação foi com a clínica onde realizei a minha consulta. As meninas muito atenciosas e tudo tão imaculadamente branco e limpo que demonstrava o compromisso com a saúde. Lembrei-me então de minha primeira consulta médica no posto de saúde com o competente médico Raimundo Perez. Ao ver minha mãe com os cinco filhos em consulta, todos com o mesmo número, ele fez o mesmo diagnóstico dizendo-nos ser verminose pois minha mãe queixou-se que tínhamos inapetência e outros sintomas que estavam retratados, em nós e em todas as crianças daquela época que brincava de pés descalços e tomava água em qualquer nascente.
Então ele nos receitou os terríveis comprimidos vermífugos seguidos de um intervalo de sete dias para iniciar com o fortificante, o famoso biotônico, aquele mesmo que Monteiro Lobato, na literatura brasileira, fez a propaganda ilustrativa com o Jeca Tatu. E desse tempo em diante, nunca mais houve consulta médica para nós.
De lá para cá, muita coisa aconteceu em meu município. Onde funcionava com todos os atendimentos da época (e gratuitamente) o posto de saúde, há uma clínica ginecológica (particular) com um casal de bons médicos. Ele, Geraldo da Silva prestou atendimento pelo SUS e FUNRURAL por décadas a várias mães que, agradecidas, deram o nome de Geraldo aos seus bebês. Era o reconhecimento pela dedicação e carinho que o médico recém-formado dispensou a população içarense, sobretudo a população mais carente.
Até então a única gratuidade dirigida às mulheres era o atendimento do exame ginecológico preventivo, trazido pela perseverança de Terezinha Sampaio Gastaldon e continuada por várias içarenses abnegadas. O jaleco corderosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer é o símbolo do trabalho voluntário em prol da saúde da mulher içarense.
Mas como o meu plano me dá certas possibilidades, procurei o laboratório da UNIMED para os exames. Onde morava o seu Érico Possamai com a sua família, funciona atualmente o laboratório. Há um atendimento especial e tive a grata surpresa em saber que o meu exame seria apenas coletado ali. O exame final seria feito na Espanha. Calculei o tempo do Voo até a Europa e confesso que fiquei com um pouquinho de vontade de voar junto. Mas tudo bem, afinal voltaria o resultado em quinze dias e neste tempo eu ficaria esperando para o retorno. Afinal, mesmo com o plano da UNIMED eu precisei esperar onze meses para a consulta com o endocrinologista e, feito os exames estou a esperar mais dois meses pelo retorno. Até lá, vive-se porque Deus quer. Era assim que acontecia antigamente. Antes de mim muitos viveram e muitos morreram e o diagnóstico era: morreu porque estava na hora, porque Deus precisava dele mais que todos aqui da terra. Eram tão boas palavras, havia quem se sentisse dando um prêmio a Deus. Hoje, se não fizermos tantos exames e tantas consultas nos dirão com certeza: morreu porque não quis gastar, não cuidou da saúde; que mão-de-vaca! E assim marcha a humanidade. Mas enquanto isso vai se desenvolvendo a assistência médica no município, e as coisa passadas ficam como um mote para a reflexão do ontem e do hoje.

GERAL - Caso HSD: vereadores devem convocar médico

Na sessão Legislativa de segunda-feira, vereadores discutiram a convocação do médico Lauro Nogueira e envolvidos na investigação para esclarecimentos sobre denúncias de fraude. no HSD.



Entre as problemáticas debatidas na sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, foi tratada a convocação do autor das denúncias de fraude no Hospital São Donato (HSD), o médico ginecologista Lauro Nogueira, para dia 20 de maio.
O vereador e presidente do HSD, Acirton Costa, disse que o “assunto já está exaustivamente na imprensa”, e que o interesse no caso é somente político. “Essa convocação me cheira a uma verdadeira politicagem. Cabe a Polícia Federal investigar quem é o verdadeiro culpado. Já expliquei aos vereadores o que ocorreu, tudo o que ele vai falar eu já falei, estão querendo polemizar o assunto”, declarou Acirton.
O vereador Diego Vitorassi respondeu que não duvida das palavras do presidente. ”Como ouvi sua parte, quero ouvir a outra parte. Não estou levando para o lado político. Sei que o senhor vai fazer um bom trabalho no HSD”.
O edil Jurê Carlos Bor-tolon, sustentou que deveriam ser convocados o antigo presidente do hospital Valmir Dagostim e a diretora administrativa Morgana Zoche.
Joacir Domingos Pereira, o Boca, se posicionou a favor da convocação do médico, e acrescentou que “o presidente vai colocar rédeas curtas no hospital e fazer aquele pessoal trabalhar”.
Nogueira afirmou que já foi procurado, mas que não houve determinação de uma data. ELe acredita ser “importante que o povo entenda o que aconteceu, como aconteceu e como as coisas estão sendo vistas”.
A diretora administrativa Morgana Zoche, atualmente em período de férias, disse que não haverá problema nenhum em responder ao Legislativo se houver um convite.
Já o ex-presidente Valmir Dagostim não foi encontrado para se posicionar sobre o caso. Por três oportunidades ele foi procurado no estabelecimento de trabalho e pelo telefone, mas o mesmo não deu retorno.

POLÍCIA - Novo delegado apresenta projetos para cidade de Içara

Içara conta agora com dois delegados, a cerca de uma semana chegou Fernando De Faveri, transferido de Brusque que já começa a mostrar trabalho, disponibilizando atendimento ao público.



Formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, casado, Fernando De Faveri, 28 anos, é o novo reforço da Polícia Civil de Içara. Ele assumiu o comando da Delegacia a cerca de uma semana. E fica sozinho no cargo até o próximo mês. Será quando atuará então juntamente com o colega de academia, Rafael Marin Iasco, que permanece de férias.
Sobre a nova cidade, De Faveri diz que já pleiteava um local de trabalho próximo. Isto porque tem família em Cocal do Sul. Em Brusque, onde atuava, ainda se considerava distante dos parentes.
Em relação ao currículo, o delegado destaca que já atuou como oficial de Justiça no Tribunal do Distrito Federal. Além de terminar Direito, também quase concluiu a faculdade de Ciências Contábeis, pela UnB. Na academia policial, foi o primeiro colocado. Com o peso deste título, foi diretamente para Brusque. Ficou pouco mais de um ano por lá. E saiu contrariando um abaixo assinado que pedia a permanência dele na cidade.
Questionado sobre a experiência que tem, o delegado afirma a necessidade de combater o tráfico de drogas. Na avaliação dele, diminuiu diversos outros delitos menores. Por isso, focará o trabalho em Içara também na repressão a venda de entorpecentes. Ele enumera entidades que deverá buscar parcerias, entre elas, o Ministério Público, Câmara e Prefeitura Municipal, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e Associações de Bairros.
As sextas-feiras a Polícia Civil está reservada para a comunidade, quando o delegado faz os primeiros atendimentos sob a sistemática que utilizava em Brusque.
Das 8h às 12h e das 14h às 17h, o expediente de Fernando de Faveri será totalmente direcionado ao contato direto com a população no prédio da comar-ca, no bairro Primeiro de Maio. Segundo ele, a intenção é conhecer melhor os problemas e anseios da população, trazendo mais segurança à cidade.

VARIEDADES - Nova opção em educação para Içara

O Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Valentim Monteiro, fundado em 2008, mas que ´so começou a funcionar em 2009, já possui cerca de 160 estudantes, do jardim à 5a série.



Fundado em 1º de julho de 2008, o Centro de Educação e Cultura Pastor Pedro Valentim Monteiro, que inicialmente atendia 40 alunos, finalizou o ano com 64, e está atendendo, durante o ano letivo de 2010, 160 estudantes.
O Centro de Educação atende crianças do jardim até o 5o ano, sendo que nas séries iniciais o máximo são nove alunos por sala, e nas séries maiores, 24. A 3a e 5a séries tem aulas no período matutino. Também há a disponibilidade do período integral, visto que 30 estudantes, além das atividades curriculares, as chamadas oficinas, como música e aulas extras.
De acordo com uma das fundadoras e atual diretora, a pedagoga Adriana Fernandes, a Assembleia de Deus é a mantenedora da escola. “Temos crianças de todas as denominações religiosas. Também temos vagas voltadas para crianças carentes. Nossa mensalidade é a metade do que é cobrada pelas escolas particulares da cidade”, relata, emendando que, dentre os 18 funcionários, a maioria também não segue a religião. “A aceitação da sociedade foi melhor do que esperávamos. Temos turmas em que não há mais nenhuma vaga”, relata a diretora, acrescentando que em breve a escola terá uma sede própria.
Já na parte curricular, a educação é feita por princípios. “Pautamos os conteúdos curriculares juntamente com os preceitos bíblicos. Dessa forma, conseguimos trabalhar com a formação do caráter,a ssim como as questões compor-tamentais”, enfatiza a diretora.
Conforme a coordenadora pedagógica Ivaneile Alves, ainda há projetos desenvolvidos por cada turma. “Além do individual por turmas, estamos também desenvolvendo o nosso Projeto Maior, que é um projeto anual com o tema A Mordomia (que vem do servir) na diversidade cultural, resgatando valores para formar vencedores, e o projeto Leitura e Escrita. “Esses são trabalhados em todas as turmas conforme o centro de interesse de cada uma”, esclarece a coordenadora.
Para quem quiser conhecer, o Centro Cultuiral está localizado na Rua Getúlio Vargas, número 538, bairro Centro. O telefone é o 3045 -0992, e ainda há o site www.cecpvm.com.br.

ESPORTES - Início do Interfirmas será nesta quarta-feira

Terá inicio nesta quarta-feira o Campeonato Interfirmas 2010 Taça ACII, organizado pela FME Içara, a competições reune a empresas da região em uma competição de futsal.



De acordo com a Fundação Municipal de Esportes FME Içara o Interfirmas 2010 terá 15 times na disputa pela 2ª Taça ACII (Associação Empresarial de Içara). E, será disputado na primeira fase com a divisão dos planteis em três chaves. Os jogos acontecerão duas vezes por semana, nas quartas e quintas-feiras, no Ginásio Ergino Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.
Os jogso terão início às 19h15min, com uma tolerância de 15 minutos em cada disputa.
As primeiras disputas da competição serão hoje. Pela Chave A, o duelo terá Rio Deserto x Moniari e pelo Grupo B, Rio Sul x Torrecid e Giassi x Samae.
Na quinta-feira, dia 6 de maio, jogam Smalticeram x Triene e Usipe x Gráfica Otomar pela Chave B. Enquanto, pela Chave A se enfrentam Farben x Castanhetti. Folgam na primeira rodada as equipes da Copaza, do Chromo Embalagens e do Budny.
Pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Interfirmas de Futsal terá o patrocínio da ACII.
Chave A: Moniari, Farben, Castanhetti, Rio Deserto, Copaza/Coposul;
Chave B: Smalticeram, Usipe, Gráfica Otomar/Kasburg, Triene/Giassi e Chromo.
Chave C: Giassi, Rio Sul, Torrecid, Samae e Budny.
A competição, organizada pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara visa ser um elo de ligação entre as empresas do município e também tem como meta descobrir novos talentos no esporte.
Somente pode disputar o campeonato os atletas que trabalham nas empresas, não podendo contratar pessoas que não tenham vinculação.