O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

VARIEDADES - Associação de Funcionários da Cooperaliança elege diretoria

O novo presidente da A.F.Cooper, Itamar Henrique, o Laska, tem como filosofia de vida a ale-gria em primeiro lugar; ele quer focar a sua gestão na associação com a promoção de esportes.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Bom humor e determi-nação são as principais ca-racterísticas do novo presi-dente eleito da Associação de Funcionários da Coope-raliança (A.F.Cooper), Ita-mar Henrique, conhecido como Laska.
Com isso, ele consegue unir a determinação em realizar as metas, com a ca-pacidade de fazer os outros sorrirem até quando o as-sunto é sério. Tudo isso, é claro, sem nunca perder o foco das ações.
Na última eleição para presidente da associação, Itamar procurou montar uma chapa com pessoas que tem a mesma linha de trabalho que ele, pessoas que prometem levantar o nome da A.F.Cooper, e o resultado não poderia ser diferente. “Procurei juntar pessoas de todos os seto-res. Funcionários que as-sim como eu querem o bem da associação. Acho que, por isso, não tivemos opo-sição”, brinca Laska.
Logo nos primeiros dias de comando Laska já pro-moveu os primeiros encon-tros. Segundo ele, todas as quintas-feiras, “é de lei” um jogo de futebol com ti-mes de fora.
“Tivemos jogos com os times da Milano, Vila São José, Independentes, Cer-moful, e Cergal, e embora os Galáticos não tivessem vencidos os últimos jogos, a amizade e a alegria do esporte nos deram a vitó-ria”, comenta Laska.
E se engana quem pensa que nessa associação só os Galáticos, time masculino de futebol da Cooperalian-ça, tem vez. As Galáticas, nome provisório do time femino, também já estive-ram no calendário de even-tos da A.F Cooper.
O jogo, até então inédito, aconteceu contra o time do bairro Mãe Luzia.
Apesar de nenhuma téc-nica, e menos prática ain-da, o jogo, que terminou empatado, foi o pontapé inicial para que os outros fossem marcados.
“Tenho em mente que o esporte é a peça funda-mental para a integração. Ele une, faz rir, faz nasce-rem novas amizades, e é um hábito saudável. É a-través do esporte que nós vamos cumprir nossas me-tas”, explica Itamar.
A meta, em que fala, se trata da construção de um quiosque próximo ao cam-po de futebol. Um local pró-prio para o churrasco, e confraternização após as partidas. O presidente ide-aliza ainda a construção de uma cancha de bocha. “Aos poucos a gente chega lá”, declara.
Os funcionários que não são amantes do futebol vão ao local para disputar par-tidas de canastra, sinuca, ou mesmo, só para jogar conversa fora.
Os eventos semanais são promovidos para a integra-ção dos colaboradores. Mas, a sede da A.F. Cooper é aberta ao público desde que agendada com antece-dência. O agendamento deve ser realizado median-te contato pessoal com o presidente da Associação. Pelo aluguel é cobrada uma taxa de R$ 140,00. “A taxa na verdade, é só para a ma-nutenção, porque a gente acaba tendo gastos tam-bém”, ressalta Henrique.

ESPORTE - No primeiro jogo o Jaguaras goleou o Bairro Aurora, por 9 a 4, enquanto o Samae empatou em 2 a 2 com os Amigos do Pavei, e a rodada segue na

No primeiro jogo o Jaguaras goleou o Bairro Aurora, por 9 a 4, enquanto o Samae empatou em 2 a 2 com os Amigos do Pavei, e a rodada segue na quinta-feira com mais dois confrontos.

(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

Na noite de ontem foi realizada a última rodada da primeira fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Clube dos 50, Taça Chef Lazzo.
Quatro equipes entraram em campo, na sede do clube no bairro Jaqueline.
No primeiro jogo da noite, o Jaguaras goleou por 9 a 4 o Bairro Aurora, com gols de França (7), Solima e Rodrigo, descontando Bicudinho (3) e Tico.
Numa partida truncada e de poucos lances de gols o Samae empatou em 2 a 2 com os Amigos do Pavei. Bruno e Saulo abriram o placar para os Amigos do Pavei, enquanto Diego mar-cou duas vezes.
A competição continua na próxima quinta-feira, dia 14, com duas partidas entre Perkas x Farmácia São Donato e Santec x Cones. Até o momento foram marcados 119 gols, em 15 partidas disputadas.

DISTRITO - Preservação dos sítios arqueológicos no Distrito

Em 2010, uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a Administração Municipal determinou a implantação de várias medidas para evitar a depredação do patrimônio público.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O projeto preparado no ano passado para os sítios arqueológicos do Distrito Balneário Rincão começa a sair do papel. Isto por que uma reunião entre representantes da subprefeitura, Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Secretaria de Educação com a coordenação de museus, discutiram os próximos passos para a ação de preservação aos sambaquis existentes na região.
O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 8, na sede da subprefeitura.
“As áreas já estão quase todas demarcadas. Falta colocar os arames e cercas novamente. Agora, vamos começar um trabalho de conscientização com a comunidade, para preservação os sítios arqueológicos da região do Mirassol, que contempla a primeira etapa”, informa o subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio.
A coordenadora dos mu-seus do município, Sanete Monteiro Dagostim, explica que o trabalho será realizado em dois sambaquis que foram invadidos por moradores, por falta de identificação.
“Os dois sambaquis, do Geraldo e da Maria, foram invadidos por pessoas que colocaram muito lixo no local. Agora, com a desapropriação e cercamento dos sítios, vamos conscien-tizar a população de que é preciso preservar. Para isso, contamos com a ajuda da subprefeitura, Secretaria de Educação e Fun-dai. É uma parceria”, comenta a coordenadora.
A Secretaria de Educação, por meio do departa-mento de cultura, vai fazer a identificação de todos os sambaquis, através de placas e fazer uma campanha de preservação no local.