O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

POLÍCIA - Suposto traficante de drogas absolvido por júri popular

Acusado de atirar em dois irmãos, suposto traficante de drogas foi considerado inocente por júri popular, em Içara, devido à falta de provas. Acusadores voltaram atrás nos depoimentos.

J.S., de 38 anos, foi absolvido por júri popular, em Içara, no dia 28 de julho, da acusação de usar de violência e atirar em dois irmãos, em julho de 2006.

Insuficiência de provas foi o motivo pela absolvição do acusado.

Segundo a técnica judiciária do Fórum de Içara, Mirela Mendonça, as supostas vítimas (os irmãos V.E.A.L. e A.J.) se desmentiram em relação aos depoimentos iniciais que embasaram o caso.

Segundo a acusação, J.S. estava “imbuído de intenção de matar”. Após atirar em V.E.A.L., que caiu no chão, o acusado começou a chutá-lo, caracterizando crime como “meio cruel” e por “motivo fútil” (discussão acerca de drogas).

O irmão da vítima, A.J., tentou impedir o agressor, mas também acabou levando um tiro, não vindo a falecer, por “má pontaria”, segundo o promotor de justiça, Márcio Cota.

O crime teria acontecido em 6 de julho de 2006, na Rua Amaro Maurício Cardoso, no Bairro Primeiro de Maio, em Içara.

Dias antes de ocorrer o júri popular, os acusadores alegaram não ter certeza se J.S. fosse o atirador, pois “estava muito escuro e ninguém viu diretamente ele desferindo os tiros”.

Anexo ao autos do processo, estão vários registros anônimos do Disque-Denúncia informando que o acusado era traficante e intimidava constantemente os moradores da comunidade.

O julgamento ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Içara, devido às pertinentes obras de ampliação do Fórum da Comarca do Município de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Trator Sul é representante da marca italiana Landini em SC

A empresa içarense Trator Sul é a única concessionária autorizada de tratores Landini, marca Italiana, além de trabalhar com vendas de tratores usados, implementos novos, e serviços.

A marca italiana de tratores Landini agora está disponível para venda em Içara. A Trator Sul se tornou a única concessionária autorizada, desde outubro de 2008, a vender a marca na região.

“O trator está sendo bem aceito no mercado brasileiro. Já vendemos vários tratores, sendo o primeiro para Antônio Zanolli, depois vieram outros, como Sérgio Soares, Fábio Pedro, Rogério Pedro e Adair Studizinski”, comenta a atual administradora da empresa, Zulma Rocha Vieira.

Segundo Antônio Zanolli, o primeiro cliente da Trator Sul a comprar uma Landini, há três meses, a máquina só lhe trouxe vantagens. “Ela é mais econômica e trabalha com mais força que as outros tratores, além de ser muito mais bonita”, acrescenta Zanolli.

Desde a fundação, em 1996, a Trator Sul sempre trabalhou com vendas de tratores usados, implementos novos e prestação de serviços.

A empresa tem uma equipe especializada em mecânica agrícola e serviços de torno. Também possui um convênio com o Banco do Brasil para venda de tratores e máquinas agrícolas.

Nestes 13 anos de existência, a qualidade, honestidade, inovação e a busca constante pela satisfação do cliente têm sido as características da Trator Sul.

Pela qualidade na prestação de serviços e vendas de tratores a Trator Sul foi indicada cinco vezes como Destaque Içarense.

Fotos: Miguel Nietto (1ª) e Djonatha Geremias (2ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Centro de Triagem inicia atendimento nesta terça

Como forma de evitar a proliferação do vírus da Gripe Influenza A (H1N1) no município a Secretaria de Saúde decretou estado de emergência e deve efetivar contratações de novos médicos.

“A ordem do momento na área da saúde em todo o Estado é informar, informar e continuar a informar a população sobre os sinais e sintomas bem como as precauções básicas relacionadas ao virus H1N1 (Influenza A)”, declarou a Gestora Municipal de Saúde de Içara, Mira Dagostin, após participar de reunião, na tarde desta segunda-feira, em Tubarão, com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Dado Scherem, da Secretária Adjunta Carmem Zanotto, Coordenador da Vigilância Epidemiológica do Estado Luis Antônio, e demais técnicos da SES.

Também participou do encontro o vice-prefeito José Zanolli que informou sobre a deliberação que o Governo do Estado está abrindo um cofinanciamento para abertura do centro de triagem que em Içara inicia atendimento a partir desta terça-feira, dia 11, atrás do Hospsital São Donato (HSD).

Sobre a suspensão das aulas, Zanolli explica que a orientação é de que cada município avalie sua realidade. “Temos autonomia para definirmos o que for melhor, por enquanto vamos intensificar os trabalhos de orientações e pedimos que as pessoas com sintomas de síndrome gripal saiam de casa apenas para procurar atendimento no centro de triagem e que, se for necessário, serão encaminhadas ao hospital”.

Içara decretou estado de emergência, na quinta-feira, dia 6, por razão da síndro-me e de acordo com Mira o decreto objetiva a contratação de profissionais, em caráter emergencial, para amenizar o número de atendimentos no HSD desviando o fluxo para o centro de triagem.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, assinou segunda-feira, o decreto de situação de emergência, em função da Gripe A.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Pai, soldado do lar

Pai - Seja rico, seja pobre
A tua missão é nobre.
Continua a trabalhar,
Levantando bem cedinho,
Abençoa os teus filhinhos
E não pares de lutar.

Pai - Tu operas ao
dia inteiro,
Médico, santo, pedreiro.
És um grande lutador,
Trazes faces enrugadas,
As tuas mãos calejadas,
Nas obras do Santo labor.

Pai - És um soldado do lar
Que jamais pode falhar.
Na vinha que o céu te deu
E no comando da Seara
Onde a vida te é mais cara
Tens a ajuda de Deus.

Pai - Tem fé no Onipotente
Que sempre está presente,
Abençoando os
passos teus.
Seja firme na jornada
És a luz desta estrada
Na missão que recebeu.
Pai - Quando tua
voz levanta
O amor se desencanta
E começa logo a cantar.
É uma suave melodia
Que eu canto todo dia
Papai – sempre
vou te amar.

Pai - Hoje
eu peço
ao Senhor,
Que te proteja com amor.
E a ti guardo um lugar
Bem dentro
do meu coração,
Onde vibra esta oração
Que acabo de rezar.

Pai - Aceita o
fraterno abraço
Nesta poesia que faço
Com sincera emoção.
Para este dia inesquecível
De um sentimento intraduzível
Pai, paiê – De amor
chora meu coração.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Gripe A e as paralisações

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - A Gripe Espanhola e a Gripe A (H1N1)

A Gripe Espanhola, entre 1918 e 1919, matou entre 50 a 100 milhões de pessoas em menos de 2 anos. A epidemia de Gripe Espanhola matou mais pessoas do que Hitler, armas nucleares e todos os terroristas da história somados.

No Rio de Janeiro, morreram 17 mil pessoas em dois meses. Os familiares, desesperados, jogavam os mortos na rua com medo de contrair a doença.

A influenza espanhola era mais severa que a gripe comum, mas tinha os mesmos sintomas iniciais como garganta dolorida, dor de cabeça e febre. Mas comumente em muitos pacientes a doença progredia para algo muito pior do que espirros.

Calafrios intensos e fadiga vinham acompanhados de fluido nos pulmões. Se a gripe passava do estágio de pequena inconveniência geralmente a pessoa já estava pré-destinada a morrer. Mesmo hoje não há cura para o vírus Influenza. Tudo o que os médicos podiam fazer na época era deixar os pacientes o mais confortáveis possível.

A cor azulada na pele dos doentes evoluía para marrom ou roxo e os pés ficavam pretos. Os “sortudos” se afogavam com o fluído nos pulmões. Os outros desenvolviam pneumonia bacteriana e agonizavam de uma infecção secundária. Como os antibióticos ainda não haviam sido inventados essa doença também não podia ser tratada.

Felizmente hoje temos como combater a pneumonia decorrente da gripe suína, o que aumenta muito as chances de sobrevivência à infecção.

Fonte: HipeScience
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1681: EDITORIAL - A Gripe Suína não é brincadeira

Todas as medidas estão sendo tomadas pelo Ministério da Sáude, Secretaria de Saúde de Santa Catarina e também pela Secretaria Municipal de Içara como forma de se prevenir contra a Gripe Suína (Influenza A H1N1) que tem tirado o sono da população brasileira, desde que o vírus surgiu no México, há menos de cinco meses.

A epidemia se espalhou rapidamente pelos quatro cantos do mundo em menos de cinco meses, sendo comparada a gripe espanhola, que matou milhões de pessoa em menos de 2 anos em 1918.

As cidades de Criciúma e de Tubarão são os municípios do Sul de Santa Catarina com o maior índice de casos, sendo que já acusaram três mortes, e Içara, está na linha de rísco, por estar bem próxima das duas cidades. Não se pode brincar de médico, pois a situação é preocupante e todo cuidado é pouco. É neste momento que a união é importante e não se pode esperar acontecer algo grave para se tomar uma atitude.

Até a chegada da vacina, que deve ficar pronta em outubro, é preventivo que se faça uma campanha de conscientização de que as atividades de grupo, como grupo de gestantes, grupos de idosos e outras programações que envolvam aglomeração de pessoas devem ser suspensas enquanto houver ocorrência de transmissão na área.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.